Gilson Lorenti 14 anos atrás
O texto a seguir é uma pequena contribuição do leitor livestrong sobre como aproveitar os dias chuvosos para conseguir ótimos resultados com a fotografia. Embora eu seja fã da luz difusa dos dias nublados e do efeito da água na paisagem, é sempre bom lembrar que a água pode produzir efeitos desagradáveis nos equipamentos. Sempre tenha a disposição sacolas ou bolsas impermeáveis. Também existem no mercado ótimos acessórios para se fotografar na chuva e ter o equipamento protegido. Dica de quem já tomou uma tempestade na orelha e ficou muito feliz por ter investido um pouco a mais em uma bolsa a prova d’água.
Fotografando em condições climáticas ruins
Vai desistir do passeio devido ao tempo ruim? Pense novamente... Com algumas dicas, o ambiente chuvoso pode produzir fotos tão boas quanto as conseguidas em dias ensolarados.
Dias nublados ou chuvosos ajudam a produzir um ambiente “dramático” devido as tonalidades de cinza predominantes:
Este tipo de sensação pode ser ainda mais acentuada utilizando-se recursos de preto-e-branco e um ISO mais elevado para aumentar a granulação da imagem:
Porém, muitas fotos com o ambiente cinzento pode-se tornar monótono. Para driblar essa situação, tente encaixar na composição algum elemento de destaque, que contraste com o ambiente predominantemente cinza, como o guarda-chuva na foto abaixo:
Se estiver com uma máquina que possua modo manual, tente “congelar” a chuva. Para que os pingos fiquem “parados” no ar, utilize uma velocidade de 1/125 ou maior. A foto abaixo foi registrada com uma velocidade de 1/500:
Abaixando a velocidade para 1/60 ou menos, a chuva virará “riscos no céu”.
E, sempre que possível escolha um fundo escuro para as fotos, pois assim os pingos se destacam melhor.
Utilize uma janela para registrar a chuva atrás de um vidro. Não utilize flash, evitando que a foto “estoure”.
Outra dica: caso ainda não tenha anoitecido, sempre que possível espere a chuva passar. Nessas horas, a luz do sol produzem cores saturadas que acentuam o contraste e permitem realizar excelentes fotos:
Tire algumas fotos dos raios de sol entre as nuvens. Experimente incluir na composição algum outro elemento de destaque para que não fique somente o céu na foto, como o lago e a movimentação da água na foto abaixo:
Aproveite o reflexo das ruas molhadas.
Tire algumas macrofotografias. As gotas em flores e plantas darão um destaque a mais nas fotos. Explore ângulos diferentes. Ajustando a profundidade de campo pode-se ainda dar mais destaque a gota.
Outro exercício legal é tentar capturar o reflexo da imagem nas próprias gotas:
Algumas fotos dão até pra duvidar 🙂
Após escurecer, abuse das luzes da cidade e dos faróis dos carros:
Leitores que tenham outras dicas, compartilhe-as conosco 😉