Android Marshmallow será o melhor amigo da sua bateria

nexus-5-android-marshmallow

Uma das principais reclamações de usuários do Android 5.x Lollipop tem sido a autonomia da bateria. A atualização em aparelhos lançados antes do update revelou um maior consumo energético em diversos modelos, mesmo em smartphones bem servidos como o Moto Maxx.

Todos esperam que o Android 6.0 Marshmallow seja um pouco mais eficiente nesse quesito, e de acordo com os primeiros testes preliminares estamos de fato caminhando nessa direção.

O pessoal do site alemão Computer Base pegou dois Nexus 5, um rodando o Android 5.1.1 Lollipop e outro com a primeira Dev Preview do 6.0 Marshmallow e os deixou sem uso por dois dias, avaliando o consumo de energia em modo de espera em intervalos de 24 horas. Na primeira checagem, o aparelho com Lollipop havia consumido 12% da bateria, enquanto que o outro com Marshmallow sofreu apenas uma redução de 4,5%. Passadas mais 24 horas o consumo de energia se manteve no mesmo ritmo, respectivamente 24% e 9%.

Assim, o site fez as contas meio que por cima e chegou à conclusão de que enquanto o Nexus 5 com Lollipop levaria cerca de 200 horas para drenar a bateria em modo de espera, o modelo rodando a mais nova versão do Android resistiria por 533 horas. Isso representa uma durabilidade 2,7 vezes maior que o robozinho sabor pirulito.

Claro que algumas coisas devem ser levadas em consideração: primeiro, o Android 6.0 conta com o recurso Doze que utiliza detecção de movimento para ativar o modo de hibernação, caso ele fique inativo por muito tempo e que entrou em ação no teste. Com o Doze ativado entram em ação uma série de restrições, como desabilitar o acesso à rede (exceto notificações prioritárias do Google Cloud Messaging), ignorar Wake locks, desativar alarmes programados através da classe AlarmManager (os via setAlarmClock() e AlarmManager.setAndAllowWhileIdle() são mantidos), desligar scan de redes Wi-Fi e o JobScheduler.

Segundo, esta é apenas a primeira versão de testes do Android 6.0 Marshmallow e que muitas intervenções ainda deverão ser feitas até o lançamento final, o que pode significar uma autonomia ainda maior quando a nova versão for liberada (ou não); e terceiro, todos sabemos que o Android puro roda melhor nos dispositivos da linha Nexus, portanto os resultados podem e irão variar de um smartphone para outro.

Ainda assim, o teste mostra que muito provavelmente o Android 6.0 Marshmallow será uma atualização bem-vinda no que diz respeito a um melhor gerenciamento da energia de nossos smartphones. Vamos torcer.

Fonte: Computer Base (em alemão).

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Profissional de TI auto-didata, blogueiro que acha que é jornalista e careca por opção. Autor do Meio Bit e Portal Deviante, podcaster/membro fundador/Mestre Ancião do SciCast e host/podcaster do Sala da Justiça.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples