Ronaldo Gogoni 8 anos atrás
Uma das principais reclamações de usuários do Android 5.x Lollipop tem sido a autonomia da bateria. A atualização em aparelhos lançados antes do update revelou um maior consumo energético em diversos modelos, mesmo em smartphones bem servidos como o Moto Maxx.
Todos esperam que o Android 6.0 Marshmallow seja um pouco mais eficiente nesse quesito, e de acordo com os primeiros testes preliminares estamos de fato caminhando nessa direção.
O pessoal do site alemão Computer Base pegou dois Nexus 5, um rodando o Android 5.1.1 Lollipop e outro com a primeira Dev Preview do 6.0 Marshmallow e os deixou sem uso por dois dias, avaliando o consumo de energia em modo de espera em intervalos de 24 horas. Na primeira checagem, o aparelho com Lollipop havia consumido 12% da bateria, enquanto que o outro com Marshmallow sofreu apenas uma redução de 4,5%. Passadas mais 24 horas o consumo de energia se manteve no mesmo ritmo, respectivamente 24% e 9%.
Assim, o site fez as contas meio que por cima e chegou à conclusão de que enquanto o Nexus 5 com Lollipop levaria cerca de 200 horas para drenar a bateria em modo de espera, o modelo rodando a mais nova versão do Android resistiria por 533 horas. Isso representa uma durabilidade 2,7 vezes maior que o robozinho sabor pirulito.
Claro que algumas coisas devem ser levadas em consideração: primeiro, o Android 6.0 conta com o recurso Doze que utiliza detecção de movimento para ativar o modo de hibernação, caso ele fique inativo por muito tempo e que entrou em ação no teste. Com o Doze ativado entram em ação uma série de restrições, como desabilitar o acesso à rede (exceto notificações prioritárias do Google Cloud Messaging), ignorar Wake locks, desativar alarmes programados através da classe AlarmManager (os via setAlarmClock() e AlarmManager.setAndAllowWhileIdle() são mantidos), desligar scan de redes Wi-Fi e o JobScheduler.
Segundo, esta é apenas a primeira versão de testes do Android 6.0 Marshmallow e que muitas intervenções ainda deverão ser feitas até o lançamento final, o que pode significar uma autonomia ainda maior quando a nova versão for liberada (ou não); e terceiro, todos sabemos que o Android puro roda melhor nos dispositivos da linha Nexus, portanto os resultados podem e irão variar de um smartphone para outro.
Ainda assim, o teste mostra que muito provavelmente o Android 6.0 Marshmallow será uma atualização bem-vinda no que diz respeito a um melhor gerenciamento da energia de nossos smartphones. Vamos torcer.
Fonte: Computer Base (em alemão).