Meio Bit » Hardware » Transforme seus cartões Micro-SD encostados num SSD

Transforme seus cartões Micro-SD encostados num SSD

Adaptador converte até quatro cartões Micro-SD em um SSD, numa solução interessante e barata a um disco de estado sólido!

10 anos e meio atrás

ssd-micro-sd-adapter-001

Todos nós sabemos que SSDs são o futuro, infelizmente devido sérias restrições orçamentárias não são o meu futuro próximo e nem o de muita gente. As fabricantes tem corrido atrás e produzido discos com capacidades cada vez maiores, mas o problema é que o preço acompanha a proporção. Hoje em dia um SSD para dados é absolutamente inviável, gastamos os tubos com um de 64 GB, que dirá um de 640 GB.

É aí que o acessório da foto acima entra. Ele é um adaptador que permite que você utilize até quatro cartões de memória Micro-SD esquecidos em sua gaveta ou em celulares velhos e os transforme em um SSD não muito bonito, mas que aparentemente entrega o que promete.

A montagem é tão simples quanto parece: como o site de vendas não deixa claro presumimos que o RAID exige que a capacidade dos cartões seja a mesma, e para melhores resultados cartões de mesma classe também são importantes, de preferência Classe 10. Feito isso é só espetar a plaquinha no desktop ou notebook - ou acomodá-la num case externo - e partir para o abraço. O adaptador suporta cartões de até 32 GB, o que dá um SSD de no máximo 128 GB; e por 80 dólares, é um bom paliativo.

ssd-micro-sd-adapter-004

ssd-micro-sd-adapter-003

Agora a pergunta, vale a pena para a gente? Depende de onde você tirar os cartões. Levando em conta que quase ninguém possui quatro cartões Classe 10 de tamanhos iguais sobrando façamos as contas: um Micro-SD oficial de 32 GB da Kingston sai em torno de R$ 130; um SanDisk, 100 contos. É possível que numa Santa Ifigênia da vida você encontre por um valor bem menor, o que no fim das contas pode compensar o investimento, já que um SSD da Kingston de 120 GB custa entre 500 e 700 pilas. Ainda que comprar os cartões dependa de uma boa grana, eu vejo esse adaptador como uma opção bem-vinda e ainda mais barata do que um SSD propriamente dito.

Fonte: GeekStuff4U via Gizmodo.

relacionados


Comentários