Rafael Lemos_games 15 anos atrás
A classificação etária dos games é sempre um assunto polêmico. Neste post veremos as organizações que fazem a classificação etária e detalhes sobre os sistemas de classificação.
ESRB
A ESRB (Entertainment Software Rating Board) é uma organização independente do governo, que possui o sistema de classificação utilizado pelos games vendidos nos EUA, Canadá e América Latina. O sistema de avaliação é composto pelas classificações (E - Everyone, M - Mature) e pelas descrições (Blood, Gore).
Para obter uma classificação da ESRB, a produtora de um game envia vídeos com gravações do game, preenche um questionário sobre o conteúdo dele e paga uma taxa para o game ser analisado. Três classificadores profissionais assistem à gravação e cada um recomenda uma classificação. Caso os classificadores não cheguem em um consenso, são chamados mais classificadores e uma classificação é finalmente obtida. Caso a produtora do game não esteja feliz com a classificação, ela pode editar o conteúdo do jogo e enviar outro vídeo, para tentar receber uma classificação menor.
Quando o game está pronto para ser lançado, a produtora envia cópias da versão final para a organização, onde é checada a caixa do jogo. Além disso, alguns empregados jogam o game para ver se a informação enviada à ESRB anteriormente bate com o conteúdo final do game.
As identidades dos classificadores é confidencial.
Classificações da ESRB
Descrições
As descrições acompanham a classificação do game, e estão sempre na caixa dos jogos. Atualmente, são muitos tipos de descrições diferentes, como Blood (Sangue), Lyrics (Refere-se as letras de músicas. Acompanha jogos como Guitar Hero e Rock Band) e Use of Drugs (Uso de drogas ilegais).
PEGI
A PEGI (Pan European Game Information) é o sistema europeu de classificação de jogos, que começou a ser usado em 2003. O sistema é usado na Áustria, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Portugal, Reino Unido, Suécia e Suíça.
Classificação
Descritores de conteúdo
São sete descritores de conteúdo, usados da mesma forma que as descrições da ESRB.
Da esquerda para direita: Discriminação, Drogas, Linguagem Obcena, Terror, Sexo, Violência e Apostas.
No Brasil
No Brasil, temos o DJCTQ, ou Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação, do Ministério da Justiça. Os games começaram a ser classificados pelo DJCTQ em 2001. Para games importados, não fabricados aqui, ainda se usa a ESRB.
O que você acha que deve ser feito para melhorar as classificações nos games?