Andre Guerreiro 15 anos e meio atrás
Muitas vezes você se pergunta: como começar em TI? Qual especialidade é a melhor? Qual paga mais? Desenvolvimento? Qual linguagem: JAVA? .NET? Infra-estrutura? De que? Redes? Servidores? As certificações realmente diferenciam os profissionais? Como está o mercado brasileiro? E o mercado mundial? E seguem-se mais e mais perguntas sobre qual é o melhor caminho a seguir. Isso quando você não se depara com as mesmas perguntas durante o curso de sua carreira.
Bom, nesta série de matérias, vou comentar um pouco sobre cada interrogação. Não pretendo ter a resposta para todas as perguntas, e nem pretendo descobrir a fórmula mágica do sucesso. Tenho a intenção sim, de contar o que a experiência já me ensinou e o que percebo do mercado, estando nele há mais de 10 anos.
Vamos então à primeira questão: Como se preparar?
Estando na faculdade, cumpra suas obrigações com suas notas e aproveite o tempo para aprender o máximo que puder. Faça mais do que a média; a maioria das entidades de ensino no Brasil não prepara totalmente o profissional para o mercado.
Aqui vão algumas dicas dos conhecimentos que vão diferenciar você no mercado:
Aqui nos Estados Unidos, ter experiência fora da sala de aula é muito importante e é uma diferenciação na hora da contratação. No Brasil, isso significa: procure um estágio; ou procure um emprego que você possa conciliar com a faculdade.
Perece muita coisa para aprender, certo? Errado. Isso ainda é pouco. E a carreira de TI vai exigir que você esteja em constante processo de renovação dos seus conhecimentos. Portanto, é melhor se acostumar desde cedo.
Um ponto muito importante: não pense em vencer tudo isso de uma única vez. Disciplina de estudo e planejamento são fundamentais para conquistar todas as etapas. Estabeleça metas de aprendizado no ano, semestre, ou mês, e conquiste-as com o tempo. Você pode se planejar para aprender bases de dados neste ano, e dividir o seu estudo em pequenas partes para conquistar o objetivo final.
Parece trivial, mas não é. Para dar uma idéia do quão isso é importante no futuro, uma das características mais importantes de um grande profissional, especialmente um gestor ou técnico de TI, é ter a capacidade de quebrar um problema ou objetivo em pequenas partes, e ir gradualmente solucionando-as até a conclusão final.
Bom, por esta semana e só. Na semana que vem eu volto falando de certificações: qual a importância delas, e quais as mais quentes do mercado.