Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

CleanSpace One — suíços propõem nanossatélite Pac-Man para recolher lixo espacial

Por em 6 de julho de 2015 - 18 Comentários
Laguna_CleanSpace_One_the_Pac-Man_satellite

CleanSpace One “fagocitando” um detrito espacial (crédito: Engadget)

Ao contrário de certo país de tamanho continental que consegue gastar uma fortuna para não conseguir por um nanossatélite em órbita, a pequena Suíça tem obtido sucesso com os cubesats. Chamados de SwissCubes, um desses nano-satélites suíços deveria ficar em órbita por apenas 3 meses e conseguiu se manter operacional por mais de quatro anos.

Agora os suíços querem mais: a École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) quer que a próxima missão dos nano-satélites seja a de evitar a síndrome de Kessler. Os suíços querem usar alguns desses minúsculos satélites para fazer a faxina da órbita terrestre baixa.
continue lendo

emEspaço Indústria

Governo chinês processa Samsung e Oppo pelo bloatware incluso nos smartphones

Por em 5 de julho de 2015 - 50 Comentários
Laguna_Samsung_TouchWiz_crapware

TouchWiz, a eterna skin Android da Samsung (crédito: Engadget)

Na sexta-feira (03/07), a Comissão de Proteção aos Direitos do Consumidor de Shanghai entrou com um processo contra as fabricantes Samsung e Oppo. A acusação é a de que os smartphones delas supostamente incluiriam software não-solicitado pelos usuários.

Em uma amostra de vinte smartphones selecionados pelo órgão do governo chinês, a comissão de Shanghai descobriu que os aparelhos eram vendidos com vários aplicativos pré-instalados. E boa parte deles não podem ser desinstalados, sendo alguns desses apps responsáveis por roubar parte da franquia de dados do usuário sem este saber.
continue lendo

emDestaque Destaques Indústria Software

Streaming? As vendas dos LPs cresceram 38%, para a alegria da Taylor Swift

Por em 4 de julho de 2015 - 69 Comentários
Laguna_Vinyl_LP_on_electron_microscope

Agulha de diamante num sulco de LP ao microscópio eletrônico (crédito: Applied Science)

De acordo com o relatório da Nielsen divulgado quinta-feira (02/07), o consumo de música nos EUA durante o primeiro semestre do ano cresceu 14% em relação ao mesmo período de 2014. Para a surpresa de ninguém, quem liderou tal crescimento foi o streaming.

Lá na civilização, o streaming cresceu 92% em relação ao primeiro semestre de 2014. Somente de janeiro a junho de 2015, mais de 135 bilhões de canções foram executadas por streaming nos Estados Unidos. Por outro lado, as vendas digitais de música tiveram crescimento de 23 por cento.

Quem está soltando fogos é a indústria do vinil. Sim, a venda de LPs teve crescimento de nada menos que 38% em relação ao 1º semestre de 2014. Foram 5,6 milhões de discos vendidos nos seis meses de 2015, quase 1 milhão de LPs por mês.

E adivinhem quem está liderando as vendas dos bolachões? É, essa loura mesmo.
continue lendo

emDestaque Destaques Indústria Música

Leap Second — hoje você ganhou um segundo a mais de vida, então aproveite enquanto pode!

Por em 30 de junho de 2015 - 25 Comentários
Laguna_Doctor_Who_Leap_Second

Aproveite seu segundo extra de vida (crédito: Doctor Who Official)

Hoje, dia de 30 de junho, um segundo intercalar será adicionado ao fim do dia. Por causa da rotação mais lenta do planeta em relação ao tempo atômico internacional, segundos adicionais têm sido introduzidos com o passar dos anos ao fuso horário de referência, também chamado de tempo civil, o Coordinated Universal Time (UTC).

Isso quer dizer que o último minuto de hoje terá 61 segundos, ou seja: em vez de o relógio atômico do UTC passar do último segundo do dia 30 de junho (23:59:59) para o primeiro segundo (00:00:00) do dia 1º de julho, haverá entre eles o segundo 23:59:60. Ele é também chamado de Leap Second.
continue lendo

emAstronomia Destaque Destaques Indústria

Samsung apresenta sua versão de “caminhão transparente”

Por em 22 de junho de 2015 - 47 Comentários

samsung-safety-truck

Estradas matam, essa é a dolorosa verdade. Os fatores são muitos, desde sinalização porca, má conservação e outras, mas em boa parte a culpa recai diretamente no motorista imprudente. Sabe, aquela criatura que quando não está dirigindo e falando no celular ao mesmo tempo tenta a sorte com ultrapassagens ousadas.

O grande problema é quando há um veículo enorme vindo no sentido contrário, e aí Darwin cuida.

continue lendo

emDestaques Indústria

Microsoft lembra que vende software e volta atrás em upgrades gratuitos do Insider

Por em 22 de junho de 2015 - 98 Comentários
windoze2495

Perguntem a seus pais, crianças.

A Microsoft tem um passado complicado. Ela fez muita coisa feia, e nem me refiro ao Microsoft Bob. Em uma das atitudes questionáveis, quando você rodava Windows usando o DR DOS, o clone da Digital Research (e não Doutor DOS, como chamávamos) ao iniciar era exibida uma mensagem de erro. Puro terror psicológico.

Dando um desconto, era Velho Oeste, ninguém era santo, e todas essas empresas estão bem melhores agora, em tempos mais serenos. Mesmo a Microsoft, que era a vilã preferida do Slashdot (não é do seu tempo) hoje tem uma imagem bem positiva, ainda mais com o excelente comando do nosso indiano preferido. 
continue lendo

emIndústria Microsoft Software

Raspberry Pi agora conta com case oficial

Por em 21 de junho de 2015 - 41 Comentários
Laguna_Raspberry_Pi_case

Gabinete bonitinho (crédito: Engadget)

Em 2012 o primeiro Raspberry Pi se vendia como o menor e mais popular computador do mundo. Para manter o preço nos US$ 35, um dos luxos não era incluso no pacote: uma case que protegesse a pequena placa-mãe ARM.

Também pudera: o mais notório uso do Raspberry Pi foi para servir a projetos Faça Você Mesmo (DIY), onde espaço para acondicioná-lo não seria um problema. Só que outro uso muito popular para o Raspberry Pi é o educacional, onde temos uma distro Linux ARM que serve para ensinar programação. Em tal caso, se fazia necessário um pequeno gabinete.

É o que a Raspberry Pi Foundation só agora está a oferecer.
continue lendo

emAcessórios Destaque Destaques Indústria