Digital Drops Blog de Brinquedo

Campus Party Recife: inovação, conectividade e muita informação

Por em 24 de julho de 2014

campus_party_recife_1

Começou ontem a terceira edição da Campus Party Recife, que acontece no Centro de Convenções de Pernambuco até o próximo domingo, dia 27 de julho. Com mais de 4000 ingressos vendidos e 1500 barracas instaladas, a expectativa dos organizadores para o evento é de mais de 50.000 visitantes, dentro da arena e na Open Campus, espaço gratuito do evento. Serão mais de 300 horas de conteúdo com palestras, oficinas, hackatons e um foco em games e empreendedorismo. A área Startups & Makers, que fica na Open Campus, tem a presença de 50 startups, dentro de 300 indicadas.

A diferença em relação ao espaço do ano passado é imensa, e o evento em Recife tem pela primeira vez o clima de uma Campus Party, com um ambiente integrado com todos os palcos. Na cerimônia de abertura ontem de noite, o escritor Ariano Suassuna foi lembrado e homenageado com uma salva de palmas de pé por todos os presentes (ver foto abaixo).

homenagem_a_suassuna

Pela primeira vez na história das Campus Party, aconteceu uma apresentação no primeiro dia do evento, com a palestra de Daniel Matros da DICE, produtor dos jogos Battlefield, que contou como é possível usar os games para educação.

O evento continua hoje com a presença de Jon “Maddog” Hall, diretor executivo da Linux International, que vai falar no palco principal sobre como ganhar e poupar dinheiro usando software livre. Logo depois, teremos a presença de Matthew Reyes, estrategista da NASA e CEO da Exploration Solutions, uma empresa que cria conteúdo em alta definição para estimular no público o gosto pela educação científica.

O destaque do dia (e da Campus Party Recife) é Sean Carasso, fundador do Falling Whistles, um projeto que busca ajudar as crianças na guerra no Congo através da venda de apitos e investimento em programas sociais. O Falling Whistles é um grande sucesso, com mais de 100 mil pessoas participando da campanha. No sábado, o destaque é o gerente de marketing do Google, Daniel Sieberg.

barracas_campus_party_recife

Além de todo o conteúdo, a Campus Party também tem um outro atrativo para os campuseiros, a conexão de 10 Gb/s em uma rede dedicada de fibra óptica fornecida pela Telefonica Vivo, além de uma estação 4G e HSPA+ instalada dentro do evento para atender aos visitantes.

A Vivo também apresentou a nova versão do seu Kit IoT (Internet of Things) que conta com um controlador Arduino Leonardo, um Rapsberry Pi e sensores de iluminação, temperatura e presença, além de um modem 4G.

As inscrições para a arena estão encerradas, mas é possível visitar a Open Campus, que funciona de hoje a domingo das 10 às 21h. Confira a agenda completa da Campus Party Recife.

O MB está cobrindo a Campus Party Recife a convite de Telefonica Vivo.

emIndústria Meio Bit Miscelâneas

IBM e Apple anunciam parceria

Por em 17 de julho de 2014
steve-jobs-ibm-finger

Steve Jobs aponta para a IBM

Houve um tempo, eu aprendi nos livros, em que Apple e IBM não poderia ser mais diferentes. Havia perigo na esquina e esse perigo era o monstro, a IBM, que dominava de forma monopolista o mercado. O sinal estava fechado para os jovens, até que uma geração de piratas ficou encantada com uma nova invenção, o microcomputador, e sem-querer querendo mudaram o mundo.

Essa nova paixão que uniu Gates, Jobs, Woz, Kapor, Sinclair, Jay Miner e tantos outros gênios quase não nasceu. O IBM-PC era pouco mais que um brinquedo nas mentes caretas dos engravatados da IBM, que só aceitaram o projeto dos doidos do centro de pesquisas de Boca Raton como uma espécie de agrado, e afinal nem custaria muito. Melhor deixar Don Estridge e seus 11 engenheiros felizes, apesar de iludidos. Todo mundo sabe que computadores são máquinas imensas que ocupam salas inteiras.
continue lendo

emApple e Mac Destaques Indústria

Carros do Street View mapearam vazamentos de metano em cidades dos Estados Unidos

Por em 16 de julho de 2014

google-street-view-east-cambridge-adam-gerard-flickr

Já faz um tempo que os serviços de mapa do Google mudaram a forma como a gente vê o mundo, por diversos fatores, inclusive o literal.

Só que os carros da empresa fizeram mais que fotografar pessoas em situações embaraçosas, praias de nudismo e atropelar animais silvestres.

A empresa utilizou os veículos para dar uma ajuda ao Fundo de Defesa Ambiental, publicando mapas de vazamento de gás metano em cidades como Boston, Indianápolis e Staten Island (NY), nos Estados Unidos.

continue lendo

emGoogle Indústria

Samsung suspende negócios com fábrica chinesa após denúncias de trabalho infantil

Por em 15 de julho de 2014

Trabalho Infantil

A Samsung anunciou que suspendeu os negócios com um de seus fornecedores após a CLW (China Labor Watch) encontrar violações “sérias e persistentes” das leis trabalhistas em uma fábrica na China.
continue lendo

emHardware Indústria Mundo Estranho

Jaguar está desenvolvendo para-brisas virtual

Por em 15 de julho de 2014

2010 Jaguar XKR

A Jaguar é aquela fabricante de carros feios, lentos e bobos, fundada em 1922 na Inglaterra. Eles tem uma certa tradição, por assim dizer, e conhecem um tiquinho do negócio de carros, ao menos os que todo mundo queria mas ninguém pode ter.

Como toda empresa que precisa competir pelo dinheiro dos consumidores, a Jaguar investe muito em pesquisa e desenvolvimento. Agora estão testando um conceito bem interessante: um para-brisas virtual, com uma tela de LCD transparente, muito mais moderna que aquele sistema de projeção que alguns carros oferecem. E também é muito mais que um HUD. Não será um sistema passivo (ui!) de exibição de dados básicos, mas uma tela configurável e controlada via outra tecnologia da Jaguar: reconhecimento de gestos.
continue lendo

emAcessórios Destaques Hardware Indústria

Qualcomm fecha 116 repositórios Android, alguns dela mesma

Por em 7 de julho de 2014

qualcomm-patent-wall

A indústria das patentes é certamente uma das mais lucrativas do mundo. Ao invés das empresas de tecnologia baterem cabeça e buscarem melhorar seus produtos, em prol de realizar avanços e saírem na frente de seus concorrentes, muitas delas preferem apontar seus papéis uns para os outros, na maioria das vezes exigindo pagamentos de taxas consideráveis para engordar seus caixas. Que o diga a Microsoft, que ganha uma grana preta com o Android.

Nessa sanha de infringir processos e arrancar dinheiro, a Qualcomm apelou ao Digital Millenium Copyright Act, o nosso velho conhecido DMCA para obrigar o fechamento de diversos repositórios de código aberto, só que ela não esperava o feitiço se virar contra ela.

continue lendo

emComputação móvel Comunicação Digital Hardware Indústria Planeta Sem Fio

A Copa em 4K, cortesia da Oi TV

Por em 2 de julho de 2014
4k

Não é um tablet, é uma Sony Bravia de 55 ou 65 polegadas.
Clique aqui para engrandalhecer, veja a resolução!

No final de semana fui convidado pela Oi para assistir um jogo da Copa em alta definição. Aliás, alta não, imensa. UHD 4K, 3840 × 2160 pixels, 60 frames por segundo.

Eu sei, todo mundo já brincou com MacBooks Retina em 4K, mas uma coisa é ver vídeos de demonstração no YouTube, outra é acompanhar a tecnologia em condições reais e desfavoráveis como um jogo de futebol. Pois bem, meninos eu vi. O negócio orna.

Foi a primeira transmissão 4K via DTH, a Oi contratou os serviços da SES, uma empresa que controla uma frota de nada menos que 55 satélites geoestacionários. A Oi aliás está investindo pesado, são donos de quase toda a banda do satélite em questão, o SES-6. Os requisitos para transmissão 4K não são brinquedo, e somente o Maracanã está equipado para isso, nessa Copa. Lembre-se, não são só câmeras, todos os equipamentos, até os geradores de caracteres devem suportar a mangueira de bombeiro que é um sinal desses.
continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Destaques Entretenimento Hardware Indústria