Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

DARPA faz campanha contra robofobia

Por em 30 de março de 2015

battlestar_galactica_cylon_3236

Em seu magnífico conto …That Thou Art Mindful of Him Isaac Asimov descreve como a Humanidade agia de forma preconceituosa e desconfiada em relação a robôs. As próprias 3 Leis da Robótica são questionadas, pois são falíveis diante de humanos mal-intencionados, e no final a conclusão é que não estamos prontos para conviver com máquinas altamente inteligentes.

A solução foi criar robôs simples, assemelhados a animais, como aves e insetos, que não seriam ameaçadores, cumpririam funções menores e nos acostumariam à idéia de inteligência artificial.
continue lendo

emHardware Robótica

LG G4 pode acabar com uma tela curva também

Por em 30 de março de 2015
lg-g-flex-2

LG G4 pode acabar ganhando curvas que podem ou não ser as mesmas do G Flex 2

A expectativa em torno do LG G4, o próximo top de linha da fabricante sul-coreana anda bem alta. Já sabemos que a intenção da companhia é fazer dele um aparelho “radicalmente diferente” do G3, tanto por dentro quanto por fora. Esse último já foi um smartphone excelente tanto em performance quanto em design, e como não há mais bobo no Android tais afirmações nos fazem crer que teremos um smartphone muito bom em breve.

Agora fontes apontam para uma decisão de design até que esperada, considerando o que a concorrente Samsung fez com seus novos aparelhos premium: o G4 pode contar com uma tela curva.

continue lendo

emCelular Hardware Mercado

Google e Johnson & Johnson vão desenvolver robôs cirurgiões

Por em 30 de março de 2015

futurama-robot-surgeon

Uma verdade que muita gente não percebe é que já automatizamos muito de nossas vidas. Algumas tarefas e procedimentos passam por mãos humanas apenas em casos muito específicos, como é o caso de toda a aviação comercial: o sapien só assume quanto o sistema dá pau.

No caso de plataformas médicas a incisão é mais embaixo. Muita gente ainda torce o nariz quando fica sabendo (depois, é claro) que foi operado à distância por um médico manuseando o Da Vinci, sistema utilizado em diversas partes do mundo. No Brasil ele está presente nos Hospitais Sírio-Libanês, Albert Einstein e Oswaldo Cruz.

Mas é preciso mais. E para isso o Google fechou uma parceria com a Johnson & Johnson para desenvolver mais e melhores robôs.

continue lendo

emGoogle Hardware Medicina Robótica

SSDs de 10 TB? OMFG EU QUERO!!!

Por em 30 de março de 2015
hd-5 mb-plane

HD do IBM 305 RAMAC, o primeiro da história: incríveis 5 MB

Fato: o melhor upgrade que alguém pode fazer em um computador velho de guerra é trocar o HD por um SSD. O ganho de performance é absurdo, meu notebook de 2011 virou outro depois que adquiri um HyperX de 120 GB da Kingston. Custou um braço e uma perna, mas valeu a pena.

Só que como tudo na vida não existe almoço grátis: o que uso veio para substituir um HD falecido de 640 GB e é claro, perdi muito em espaço local de armazenamento. SSDs ainda são caros demais, utilizá-los para backup, embora fosse o ideal por terem uma vida útil invejável (principalmente para alguém que viu um HD externo morrer com o famigerado “click da morte”; os anos 1990 ligaram e pediram o Zip Drive de volta) e termos modelos de até 1 TB no mercado, ainda é um custo inviável para muita gente.

continue lendo

emHardware Indústria

Inteligência Artificial poderia ter evitado o acidente da Germanwings?

Por em 29 de março de 2015

GW-20150327105412941

Não deu nem tempo da gente achar que a tendência havia acabado, outro alemão maluco mata um monte de gente. Dessa vez foi Andreas Lubitz, co-piloto do A320 no vôo 4U 9525, que decidindo se suicidar trancou o comandante do lado de fora do cockpit, programou o piloto automático para 30 m de altitude sobre os Alpes e foi prontamente pulverizado ao atingir as montanhas. Infelizmente 150 passageiros estavam no mesmo barco.
continue lendo

emDestaques Hardware Robótica

Caça Fail-35 agora com bug em detectar alvos em formação

Por em 29 de março de 2015

F35

O Fail-35, ou F-35 pra encurtar é o substituto para o carro-chefe da aviação de caça dos EUA, o F-18 Super Hornet, uma plataforma de 1995 que basicamente é upgrade de um avião de 1978. Só que o F35 está se saindo um programa de governo daqueles de fazer corrupto brasileiro ficar com vergonha alheia.

O desenvolvimento do F35 já comeu US$ 60 bilhões, e em sua vida útil o custo total da plataforma ultrapassará US$ 1,5 trilhão. Chineses e iranianos já hackearam os fabricantes roubando dados do bicho, que de qualquer jeito é um pato. Faz um monte de coisas, nenhuma delas muito bem.
continue lendo

emHardware Software

Google quer airbags para pedestres em seus carros automáticos

Por em 28 de março de 2015

Não que aquele Pokémon do Google seja rápido o suficiente para machucar alguém, mas talvez a preocupação sejam os carros do futuro, quando eventualmente o Google demitir os designers ecochatos e produzir carros de verdade.

Aí sim fará sentido a patente que conseguiram. A idéia é que quando o carro detectar uma colisão com um pedera — digo, pedestre, um airbag é acionado para amortecer a colisão. Só há um problema, demonstrado pelo GIF de abertura: inércia, Newton, essas coisas. É preciso que a pessoa não quique.
continue lendo

emGoogle Hardware