Digital Drops Blog de Brinquedo

Singapura vai criar uma rede de radares… em balões

Por em 31 de outubro de 2014
gballoon

Até o Vasco tinha balões

Mal foram inventados os balões chamaram a atenção dos militares, que vislumbraram uma vantagem tática: reconhecimento. Já no Século XVIII os franceses subiam soldados em geringonças precárias, mal tendo tempo de ver a movimentação do inimigo e já caíam com estilo, quando o ar dentro do balão esfriava.

Na Guerra Civil Americana ambos os lados fizeram uso intensivo de balões, bem mais sofisticados e com linhas de telégrafo. Com uma luneta o observador passava as informações do campo de batalha para os generais em solo. 
continue lendo

emHardware Segurança

Lucros da Samsung caem 74%; linha Galaxy perde tração

Por em 31 de outubro de 2014

sansung-galaxy-brand

Esta quinta-feira deve ter sido um daqueles dias em que a alta cúpula da Apple estourou várias garrafas de champanhe: a Samsung já havia avisado seus investidores que os números do terceiro trimestre não seriam animadores, e de fato não deu outra: os lucros da companhia caíram 74% em comparação ao mesmo período de 2013. Esse é o segundo menor patamar desde o segundo trimestre de 2011.

continue lendo

emComputação móvel Hardware Mercado Planeta Sem Fio

Prevenindo espionagem da NSA, cabo submarino vai ligar o Brasil à Europa

Por em 31 de outubro de 2014
Laguna_Cabos_Submarinos

Mapa-múndi dos principais cabos submarinos transatlânticos. Em cinza claro temos aqueles que ainda serão instalados. (Crédito: SCM)

Anteontem (29/10) a internet completou 45 anos.

Exatamente 5 anos atrás, o tio Laguna começava a rascunhar este texto comemorativo. Será que a internet mudou muito desde 2009?

Sim, com certeza. Aconteceu tanta coisa nestes 5 anos que fica difícil escolher as mudanças mais relevantes nas interwebs em si. De cara eu escolheria a computação na nuvem e as redes sociais, termos que mais se destacaram no período. Infelizmente uma coisa não mudou muito nestes últimos 5, 10, 45 anos de internet: boa parte de todas as comunicações na rede ainda passam pelos Estados Unidos, país pioneiro.

E isso inclui nosso Brasil. A maioria dos cabos submarinos que conectam o país ao exterior tem como alvo a América do Norte.

Temos apenas um único cabo submarino transatlântico já desatualizado (2000) e sobrecarregado (apenas 40 Gb/s), o Atlantis-2 que conecta o Brasil diretamente ao principal parceiro comercial: a União Europeia. Isso quer dizer que, na prática, a maior parte da comunicação feita entre a América Latina e a Europa passa pelos Estados Unidos.
continue lendo

emDestaques Geologia Hardware Internet Telecom Wireless e Redes

Zuckerberg: Oculus Rift tem que vender MILHÕES!

Por em 30 de outubro de 2014

koda-kumi-oculus-rift

Mark Zuckerberg tem atirado para todos os lados, isso é um fato. A aquisição do WhatsApp pode ter sido o assunto mais badalado, mas a compra da Oculus VR também não passou despercebida. Muita gente se pergunta até hoje o que ele pretende com uns óculos de Realidade Aumentada, mas independente disso o executivo deixou claro que não quer menos do que um produto de sucesso, capaz de vender de 50 a 100 milhões de unidades.

continue lendo

emAcessórios Áudio Vídeo Fotografia Computação móvel Computadores Destaques Entretenimento Hardware

Microsoft Band on the run

Por em 30 de outubro de 2014

572176de-d109-4101-a710-015fcb6c3c43

Demorou mas a Microsoft também entrou no mercado dos “vestíveis” (já que a moda é o horroroso termo wearables, chutemos logo o pau da barraca). A chamada Microsoft Band, parte da conspiração Illuminati também envolvendo Google e Apple para fazer com que  a gente volte a usar relógio de pulso.

Claro, a MB é mais que um relógio, é um daqueles monitores atléticos, que conectado a seu smartphone (Windows, Android ou iOS) toma conta do seu sono, te orienta a fazer exercícios, conta calorias, etc, etc, etc.

Do lado mais interessante para nerds sedentários, também serve como painel para visualizar compromissos, ler mensagens e notificações de redes sociais e até — pasmem — ver as horas sem pegar o celular.
continue lendo

emAcessórios Destaques Hardware Mercado Microsoft

Houston, temos um problemão — ou: a Morte do Cisne

Por em 30 de outubro de 2014

orbital_antares_explosion_onlookers_102814_945

Também serve “Incidente em Antares”, mas nenhum trocadilho besta vai alterar o fato que a exploração comercial do espaço é um negócio arriscado, e que sucessos anteriores não são garantia de sucessos futuros. Todo lançamento é perigoso. Você está lidando com pressões incrivelmente altas, gases que odeiam ser comprimidos e liquefeitos, centenas de toneladas de combustível altamente inflamável e temperaturas de metal incandescente. A tendência natural disso tudo é explodir, mérito é evitar que aconteça, o que nem sempre é possível.

Foi o que descobriram as dezenas de crianças do Student Spaceflight Experiments Program (SSEP) do Instituto Arthur C. Clarke de Educação Espacial (e outros), que tinham experimentos a bordo da cápsula Cygnus, que explodiu ontem junto com o foguete Antares, da Orbital Sciences. Vamos ver mais detalhes preliminares, mas primeiro o que todo mundo quer, eye candy, o show bem carinho e fogos de artifício:
continue lendo

emEspaço Hardware

Tim Cook: falta de peças matou o iPod Classic

Por em 29 de outubro de 2014

ipod-classic

Muita gente, eu incluso ficou triste à beça quando o iPod Classic foi enfim descontinuado pela Apple, pondo um ponto final numa bela história de 13 anos. Só que a decisão de matá-lo não foi de Cupertino somente, embora eliminar os aparelhos que ainda faziam uso do conector de 30 pinos fosse algo que ela desejasse (aliado ao fato de que os novos iPhones serão capazes de armazenar quase tantas músicas quanto o mesmo).

Em uma conversa durante a conferência WSJD Live em Laguna Beach, Califórnia, o CEO Tim Cook deu uma explicação simples e sucinta para a morte do MP3 Player: não existem mais peças para montá-lo.

continue lendo

emApple e Mac Áudio Vídeo Fotografia Entretenimento Hardware