Ciência
Ciência
Digital Drops Blog de Brinquedo

Tesla iniciará programa-piloto de troca de baterias

Por em 20 de dezembro de 2014

6786843138_5ae40a848c

Para desespero dos ecochatos os carros da Tesla além de bonitos e confortáveis, apresentam performance top, humilhando qualquer Prius ou Leaf da vida, e boa parte dos carros convencionais. Também são o paraíso dos geeks, com seu painel de ficção científica, que serviu de inspiração pra cápsula Dragon da SpaceX.

O Tesla S com bateria de 85 kWh e tração nas 4 desenvolve 691 hp, 0 a 100 km/h em 3,2 segundos, velocidade máxima de 249 km/h. Entende o motivo de Formula E ser uma palhaçada? Os números deles são inferiores ao desse carro de linha.
continue lendo

emEnergia Hardware

Assista a Orion cair com estilo. Muito estilo!

Por em 19 de dezembro de 2014
d4b2b4c23b6dc8cd2a26401538e7926d

Orion pousada em um asteróide. Dica: faz mais sentido de lado.

Depois de um longo e tenebroso inverno a NASA começa a se reerguer, mostrando o que faz de melhor. O vôo de teste da cápsula Orion foi impressionante, lindo, admirável e completamente dentro do esperado. A NASA gerenciou um belo show, mas dadas as condições de banda larga além da órbita baixa, não dá pra fazer streaming 4K.

O que eles fazem é gravar tudo, estudar os vídeos e depois ir liberando aos poucos. E meninos e meninas, como liberaram!

Uma das características da Orion é que ela deve suportar uma reentrada a uma velocidade muito mais rápida que as naves normais. Imagine que você está em uma cápsula fechada. Fora algumas chapas finais de metal a única coisa entre você e a morte certa são ladrilhos de cerâmica térmica, iguais aos que protegiam o ônibus espacial.
continue lendo

emDestaques Espaço Hardware

DARPA demonstra mais tecnologia de ficção científica

Por em 19 de dezembro de 2014

lukehandbeta

Houve um tempo em que ficção científica se referia a acontecimentos muito distantes, no futuro (Star Trek) ou no passado (Star Wars) ou mais no futuro do passado (2001 — Uma Odisséia no Espaço ). Em comum o fato de ninguém imaginar aquilo como viável em um futuro próximo. De um lado é bom, não tínhamos que nos preocupar com malditos macacos sujos. Por outro lado, nada de phasers, sabres de luz e naves espaciais.

Também nada de armaduras e nada de mãos do Luke, nem nada de homens (ou cachorros) de seis milhões de dólares. Hoje vemos nos filmes cenas que são visões de um futuro próximo e provável (e nem falo de Mad Max). Uma das mais emocionantes foi na divisão de próteses cibernéticas da OCP, no RoboCop do Padilha. É raro ver ciência tão bem representada em ficção científica, assista:
continue lendo

emDestaque Destaques Hardware Medicina Robótica

LG promete que webOS 2.0 será “mais ágil e esperto”

Por em 19 de dezembro de 2014

lg-webos

A LG conseguiu um bom resultado com o webOS. O sistema da HP foi muito bem adaptado para o ecossistema de Smart TVs da companhia e oferece uma interface ágil, interativa, divertida e porque não esperta, como todo dispositivo da categoria deveria ser (tente manusear uma Smart LG geração 2012/2013 e você vai entender).

Só que os coreanos não vão parar por aí: já prometeram que para a CES 2015 irão demonstrar a segunda versão do sistema, que está mais ágil e esperto.

continue lendo

emÁudio Vídeo Fotografia Hardware

Paciência de Jó? Padre instala bloqueador de celular em igreja

Por em 18 de dezembro de 2014

priest-michelle-madonna

É um fato que os smartphones nos quebram um galho e tanto. Hoje em dia é possível fazer de tudo com ele, de checar redes sociais e SMS, conversar com seus amigos, ler feeds, trabalhar e jogar. E dizem, até realizar ligações. Mas o problema é que muita gente não tem desconfiômetro e acha que pode sacar seu aparelho a qualquer lugar e qualquer hora.

O clero em geral odeia essa conveniência. Não são raros os casos em que igrejas fixam avisos avisando para os fiéis desligarem seus celulares ao entrarem. Em geral padres e pastores odeiam ter seus sermões interrompidos com o toque dos gadgets e as pessoas respondendo, seja lá o que for. Só que um padre de Nápoles resolveu ser um pouco mais proativo.

continue lendo

emComputação móvel Destaques Hardware Miscelâneas Mundo Estranho Planeta Sem Fio

Curiosity acha indícios circunstanciais de hipotética, mas improvável vida em Marte. Ou não.

Por em 17 de dezembro de 2014

martesmall

O anúncio feito pelo JPL, embora bombástico é um belo exemplo de ciência feita direito. É baseado em resultados colhidos pelos sensores da Curiosity em Marte, no final de 2013 e começo de 2014. Durante um ano os dados foram estudados, hipóteses formuladas para explicar os resultados, técnicas e interpretações foram desafiadas, alternativas propostas e então, só então depois de resistir a um ano de escrutínio, a descoberta foi divulgada:

Acharam moléculas orgânicas e variações enormes de metano em Marte.

E?

Metano é importante, primeiro por ser intimamente associado a seres vivos. 90% do metano da Terra tem origem biológica. Ele precisa ser reposto, pois adora reagir com hidroxilas na atmosfera, e depois de uma série de reações, o que começou como CH4 e HO termina como CO2 e H2O. ♫It’s the Circle of Life metano♬.
continue lendo

emAstronomia Destaques Espaço Hardware Robótica

Que tal um jeans com Firewall e certificação Norton?

Por em 17 de dezembro de 2014

betabrand-jeans-rfid-protected

Um dos maiores problemas da tecnologia RFID é que ela não possui proteção contra interceptações. Pode não ser muito comum por aqui, mas lá fora o roubo de informações de cartões de crédito, gadgets e outros dispositivos que usam a tecnologia na rua é algo constante, graças a scanners de mão a que meliantes possuem acesso fácil.

Foi pensando nisso que a Betabrand, um grife de roupas faz uma parceria no mínimo inusitada com a Symantec, e apresenta o primeiro jeans com proteção contra roubos digitais do mercado.

continue lendo

emComputação móvel Destaques Hardware Internet Miscelâneas Mundo Estranho Planeta Sem Fio Web 2.0