As 5 músicas de games que mais me marcaram

Por ser uma forma de entretenimento extremamente ligada à visão, muitas vezes os jogadores estão mais preocupados se um game tem gráficos capazes de levar os consoles ao limite e acabam esquecendo de um aspecto de extrema importância na criação da atmosfera dos jogos, a trilha sonora.

Pensando nisso, resolvi fazer uma listinha com algumas músicas que me lembrassem rapidamente dos seus respectivos jogos e não sei dizer ao certo se os cinco escolhidos são títulos antigos porque naquela época jogávamos por mais tempo, o que facilitava a impressão daquelas faixas no nosso cérebro, ou se o motivo foi porque a limitação técnica dos 8 e 16-bits obrigavam o compositor a ser mais criativo, mas seja como for, aposto como as músicas que citarei trarão boas lembranças a muita gente.

Antes de irmos aos escolhidos, só quero mencionar que abaixo de cada imagem tem um player com a música escolhida e aproveito para dizer que meu intuito aqui não foi apontar qual música é melhor ou pior.  Sei também que muitos outros temas ficaram de fora, por isso peço que utilizem os comentário no final do post para dizer quais músicas mais lhes marcaram e fica o aviso, não me responsabilizo caso você fique assobiando essas obras-primas durante o resto do dia.

dori_top5_01.12-5

É inevitável, qualquer pessoa com mais de vinte anos que cresceu jogando Super Mario Bros. cantarola a música da primeira fase do jogo mesmo sem perceber. Até Nobuo Uematsu já sugeriu que o tema fosse transformado no hino do Japão, mas exageros a parte, se os games tivessem um hino, certamente seria a criação de Koji Kondo, pois provavelmente não existe música mais conhecida no mundo dos games.

dori_top5_01.12-3

Tudo bem, a música tema do Guile até virou meme, mas quer saber? Para mim nenhuma faixa representa melhor a série Street Fighter do que a tocada no estágio do Ken. Sinceramente não conseguiria lembrar quanto gastei nos fliperamas ao som dessa música e sempre que a ouvir me lembrarei da minha infância e do principal jogo de lutas de todos os tempos (pelo menos para mim).

dori_top5_01.12

Outro clássico memorável de uma época em que as trilhas licenciadas eram raras. Cansei de ir a uma locadora pagar por hora para jogar o Top Gear porque não tinha um Super Nintendo e bastava entrar no local para saber, apenas ouvindo essa bela música, que alguém já estava disputando corridas emocionantes em um dos melhores jogos de corrida da geração 16-bits. Só é uma pena a série ter morrido, mas se fossem para estragá-la, é melhor que tenha ficado mesmo apenas na nossa memória.

dori_top5_01.12-2

O meu primeiro videogame depois do Atari foi um Mega Drive e acho que nunca me esquecerei da primeira vez que joguei o Sonic The Hedgehog, que jogo fantástico.  Quando ele chegou ao console da Sega não existia nada parecido, os gráficos coloridos, a velocidade nauseante e claro, aquela trilha sonora fantástica, que já na primeira fase mostrava que estaríamos diante de algumas das melhores músicas já criadas para um game.

dori_top5_01.12-4

É claro que o primeiro lugar precisava ficar com o título que estreou meu Mega Drive e apesar de todas as músicas compostas pela lenda Yuzo Koshiro para o Streest of Rage serem de altíssima qualidade, aquela que mais me marcou foi a que toca na abertura, provavelmente por ter sido a primeira vez que ouvi algo mais elaborado do que os blip-blips do Atari ou das músicas tocadas nos Nintendinhos e Master Systems dos meus amigos.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Anônimo

    Acho q nós trilhamos um caminho muito parecido no mundo dos games! Concordo 100%.

  • Anônimo

    Massa!

    Dentre outras que fico alterando, Mario e Top Gear são as campainhas do meu celular.

    • Pode ter certeza que não é o único que alterna entre essas duas 🙂

  • Top Gear e o tema de Mario são eternos. Sempre presentes nos celulares de minha posse. Além desses coloco na minha lista toda a trilha de Street Fighter II, o tema de Final Fantasy, Super Metroid, a trilha de Donkey Kong (principalmente o 2), Xenogears…

    Em tempo, quem gosta de música de jogos deveria visitar este canal http :// www youtube com/ user / SupraDarky Cheio de música de músicas de jogos recentes e clássicos.

  • Anônimo

    Colocaria várias músicas de Megaman em uma lista de músicas marcantes. Adorava a música do Dr. Willy em MEgaman 1. A música da fase do Elecman também era muito legal.

    Já entramos nos 16 Bits, mas Megaman X tem uma trilha irrepreensível e F-Zero tem ótimas músicas também. Adoro Mute City e Big Blue.

  • Keaton

    MEU top 5 de músicas. Nem todas são da geração 8/16bits.
    1. Super Mario Bros
    – O que eu posso dizer? Essa dispensa comentários!

    2. Korobeiniki / Korobushka / Коробейники (Se tu não sabe de que jogo é essa, se mata… :D)
    – Não gosto muito da música original, gosto mais de alguns remixes principalmente ?v=zlmUKvdamRY

    3. Pokémon – Tema dos liders de Ginásio
    – Passei longos tempos jogando Pokémon, sério. Ainda gosto dessa série. Mas atualmente gosto mais do single player (não tenho tempo para criar estratégia, nem paciencia para ficar perdendo. haha).

    4. Gourmet Race – Kirby
    – Por que as músicas dos minigames de certos jogos é melhor que a música dos jogos? Eu gostava e ainda gosto do ritmo dessa música.

    5. One Minute Showdown – Suikoden
    – Suikoden foi um dos poucos RPGs que me prendeu a atenção de verdade. – Essa música era de um minigame que tinha no primeiro Suikoden.

    Menção honrosa: trilha sonora do Ghost Trick: Phantom Detective.
    – ok, a trilha sonora deste pode não ser das melhores, mas me marcou. Por que? Esse é o Opera do Nintendo DS, digo… melhor jogo do DS dos ultimos tempos, pena que quase ninguém jogou…
    Esse foi um dos poucos jogos que me fez ler a história, me fez rir de certas situações, ler os dialogos, me fez pensar em como resolver os quebra cabeças, me fez querer terminar para entender o que aconteceu…

    A grande maioria dos jogos é óbvia e não requer pensar.

  • Anônimo

    Fantástico! Simplesmente fantástico.

    Concordo com todas, principalmente Sonic e Top Gear, e incluiria os temas do Dr. Robotinik do Sonic 1 (?v=AMlM0-E5CjA), “Altered Beast” (?v=gSF6tei5OYg), Magus do “Chrono Trigger” (?v=5CW6kLFyyi8) e o Ending Theme do FFVI, que nada mais é que um pout-pourri (?v=RvCsHCF-LLo).

  • Carlos Eduardo de Andrade

    Tentei lembrar de todas as músicas citadas, sem escutá-las. A única realmente que não lembrei foi do Street of Rage. Eu sempre fui fã das trilhas sonoras dos 16-bit da Nintendo, que claramente eram melhores, dado que o processador de som do Super Nintendo é melhor.

  • Windson Mateus

    Ótima lista. Pra complementar ainda colocaria algumas músicas das séries Mega Man, Final Fantasy e Chrono Trigger.

  • Donkey Kong 1,2 e 3

  • Em uma lista de 5 músicas é pedir demais para que satisfaça a comunidade, né Dori? 😀
    Brincadeiras a parte, minhas predileções são os benditos JRPGs, aí viriam os clássicos do tio Nobuo Uematsu, Yasunori Mitsuda, Koichi Sugiyama entre outros. 😀

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis