Meio Bit » Arquivo » Hardware » Nicholas Negroponte endoidou de vez: Quer bombardear os pobrinhos com OLPCs

Nicholas Negroponte endoidou de vez: Quer bombardear os pobrinhos com OLPCs

12 anos atrás

O OLPC foi um projeto muito bem-intencionado, que criou sem-querer o mercado de Netbooks, mas em termos de resultados práticos ficou devendo, por vários motivos inclusive os descritos brilhantemente neste quadrinho da Nitrozac.

Pior do que ter uma solução à espera de um problema é ter uma solução que não funciona, mas mesmo assim o OLPC segue em sua saga, e para manter o bicho na mídia, vale tudo, inclusive idéias de jerico como…

Jogar OLPCs de helicópteros em aldeias remotas, sem nenhum tipo de manual de instruções, e voltar um ano depois para ver o resultado. Sério, de Hipácia de Alexandria e reencarnação do Piaget o Negroponte se autopromoveu para Entidade Alienígena criadora dos Monolitos em 2001.

Imagine a cena:

 Você está tranquilo em sua aldeia no Miserábia Setentrional, é Outubro mas sua pequena fazenda de tirar leite de formiga já rendeu os US$2,00 que é sua renda familiar anual, então dá pra acordar tarde, umas 4AM.

No horizonte você vê uma esquadrilha de helicópteros vindo em sua direção, tocando Cavalgada das Valquírias (inevitável). Como não é Terça-Feira, não estão atirando foguetes em sua direção, qual será o motivo da visita?

As marcas nas aeronaves indicam que são de algum tipo de ONG. Excelente, seu estoque de pílulas antimalária já está no fim, rebeldes levaram as muletas do pequeno M´bongo (de novo) e o posto de Correio está pensando em demiti-lo. Um pouco de auxílio será bem-vindo.

Do céu caem umas porcarias verdes que ninguém quer comprar pois os únicos interessados são hipsters no eBay, não são comestíveis, não dá pra matar um macaco com eles e sequer servem de tábua para cortar legumes.

Sério, dá pra entender os projetos onde doam OLPCs, mas jogar tablets em aldeias remotas e depois ver o resultado é de uma arrogância colonialista imensa. Isso é fazer experiências antropológicas com outros seres humanos, deixa de ser uma idéia meramente idiota e se torna algo questionável eticamente.

Negroponte está deixando de ser engraçado em sua insanidade.

Fonte: Extremetech

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários