5 dicas para usar melhor o Facebook

Comentar as virtudes e impressionantes marcas do Facebook já é lugar comum. A rede social criada por Mark Zuckerberg é a maior do mundo, se aproxima dos 600 milhões de membros, e não para de crescer e ser aperfeiçoada. Novos recursos são criados e disponibilizados com boa frequência, o que mantém o sistema adaptado às mudanças da Web e os usuários, interessados e usando a ferramenta.

Aliás, é a grande quantidade de ferramentas que, em parte, afasta algumas ovelhas negras do Facebook. Comparado com a simplicidade do orkut, muita gente que ainda está na rede da Google levanta a bandeira da dificuldade para justificar sua decisão. Mas… Será que é tão complicado assim?

O Facebook “fala” português há um bom tempo, mas mesmo no idioma nativo, é difícil perceber alguns nuances, recursos que fazem a diferença no dia-a-dia. O que propomos, aqui, não é um “guia definitivo do Facebook”; longe disso, é apenas uma coletânea de dicas não tão evidentes quanto subir uma foto ou atualizar seu status para marinheiros de primeira viagem. Espero que seja útil!

Esconda atualizações de alguns contatos

No menu Conta » Configurações de privacidade, o Facebook oferece uma ampla gama de configurações padrão para diversas atividades permitidas na rede e informações do seu perfil. A primeira delas é “Seu status, fotos e publicações”, em resumo, o que submetemos ao site através do próprio — mensagens, fotos, etc.

Apesar dessa configuração universal, cada atualização pode ser configurada de forma independente. Quando estiver escrevendo uma atualização de status, clique no cadeado que aparece próximo ao botão “Compartilhar” para expandir a caixa de seleção. Existem alguns critérios pré-determinados (“Todos”, “Amigos de amigos” e “Somente amigos”), e um quarto item “Personalizar”. Esse é o que lhe dá mais flexibilidade, possibilitando incluir pessoas e/ou listas tanto num grupo de quem pode ver a atualização, quanto no dos que não podem.

Privacidade personalizada, no Facebook.

Privacidade personalizada, no Facebook.

Fotos em alta resolução

Recurso relativamente novo e, sinceramente, não sei se já disponível em todas as contas. Faz algum tempo que o Facebook permite que as fotos enviadas para lá o sejam em sua resolução nativa, sem redimensionamento. Essa opção não é padrão, logo, é preciso prestar atenção quando estiver subindo uma ou algumas foto(s).

Após selecionar as imagens e clicar no botão “OK”, o upload começa. Nesse momento, é preciso mudar um item na tela de progresso. O campo “Qualidade” fica, por padrão, em… “Padrão” (rá!). Basta um clique em “Alta resolução” para que o envio recomece, dessa vez das imagens em tamanho grandão.

Fotos em alta resolução, no Facebook.

Fotos em alta resolução, no Facebook.

Duas observações válidas: existe limite de tamanho por foto (5 MB cada), e as imagens enviadas assim podem ser baixadas na resolução real por todos aqueles que tiverem permissão de vê-las.

Oculte atualizações de aplicativos

Passe essa dica para aquele amigo pentelho que adora reclamar dos seus posts do FarmVille.

O Facebook permite que atualizações de determinado aplicativo sejam ocultadas da sua timeline. Não só, também permite que atualizações de um contato ou página também o sejam. Tudo acontece ao se clicar no “X”, por padrão oculto, de uma atualização. Ao passar o cursor sobre a atualização, na timeline, o “X” fica visível; clique nele, e algumas opções interessantes surgem.

Ocultar aplicativos no Facebook.

Ocultar aplicativos no Facebook.

A primeira oculta apenas aquela atualização, deixando tanto aplicativo, quanto contato/página com sinal verde para continuar aparecendo. A segunda opção, no nosso exemplo acima, se clicada ocultaria todos os posts da página do Meio Bit (não façam isso, é só um exemplo fictício*). E a terceira, mais importante aqui, oculta todas as atualizações do NetworkedBlogs, o aplicativo social que usamos para publicar os posts que saem aqui lá no Facebook. Fosse o FarmVille no lugar do NetworkedBlogs, bastaria clicar nessa opção para eliminá-lo da sua timeline.

Faz algum tempo, publicamos um tutorial mais completo sobre essa dica. O layout do Facebook mudou um pouco, mas a essência do procedimento continua a mesma.

*: eu ia usar algum joguinho social para ilustrar, mas já bloqueei todos e deu preguiça de desbloquear, achar algum contato que o use, depois encontrar uma atualização na timeline…

Revogue permissões de aplicativos

Instalar aplicativos sociais no Facebook é quase tão viciante quanto instalar apps em smartphones. Resultado: dezenas deles, muitos que sequer usamos, com acesso aos nossos dados, gostos e interesses. Vamos dar um basta nisso!

Vá ao menu Conta » Configurações de privacidade, e na tela que surgir, no canto inferior esquerdo, clique em “Editar suas configurações”, abaixo do título “Aplicativos e sites”. Outra tela surgirá. O primeiro item dela é “Aplicativos que você usa”, com um botão “Editar configurações” do outro lado. Clique nele.

Permissões de aplicativos, no Facebook.

Permissões de aplicativos, no Facebook. (Clique para ampliar)

Nessa tela ficam listados todos os aplicativos e jogos que você tem instalados em seu perfil. Para removê-los, basta clicar no “X” na linha do escolhido, simples assim. O mais bacana é que alguns itens, como a capacidade de publicar conteúdo no seu mural automaticamente, podem ser revogados individualmente. No three words, por exemplo, dá para eu manter o aplicativo instalado, mas impedi-lo de publicar no meu mural. Basta, nessa opção, clicar no link “Remover” (vide imagem acima).

Baixe seu perfil inteiro

Após a saraivada de críticas referentes à falta de privacidade, o Facebook implementou uma série de mudanças para atender aos anseios dos usuários. Opções de privacidade mais refinadas e claras, e portabilidade do perfil.

Backup do perfil, no Facebook.

Backup do perfil, no Facebook.

Em Conta » Configurações da conta, na aba “Configurações”, existe uma opção chamada “Download de suas informações”, com um link “saiba mais” ao lado. Clique nele.

Aparecerá uma tela que informa sobre o backup e da presença de dados sensíveis nele. Clique em “Baixar” e… espere. O download não é imediato, o Facebook precisar preparar o arquivo, o que, dependendo da quantidade de informações, fotos e vídeos hospedada, pode levar algum tempo. Quando estiver tudo ok, um email é disparado, contendo o link para download.

O arquivo é um *.zip com tudo o que você já fez no Facebook. Tem até um HTML simples, para mostrar suas atualizações e tal.

Para um tutorial mais detalhado, siga o link.

Finalizando…

O Facebook oferece ferramentas fantásticas de privacidade, configurações relativamente complexas que, se por um lado dão mais flexibilidade para o usuário, por outro pode acabar assustando novatos. As dicas mostradas aqui são bem simples, mas ajudam um bocado quem (ainda) não tem muita intimidade com o sistema. Conhece alguma outra que faltou comentar? Diga aí, nos comentários.

Relacionados: , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000164255388 Diego Farias Dos Santos

    Gostei. Eu uso facebook direto, mas não sabia da opção de baixar a conta.

  • Rodrigo8

    Publicado por Miguel Pieruccini em 11/01/2011

    Faz algum tempo que as redes sociais se tornaram algo lucrativo, que pode ser aproveitado por pessoas e companhias. Pois bem, muitos começam a se perguntar que estratégias tomar para aumentar seguidores no Twitter, ganhar mais Likes no Facebook, ou seja, o que fazer para serem mais relevantes.
    Como diz o site gringo Mashable, um conteúdo relevante, inteligente e engraçado deve ser o ponto central de qualquer estratégia nas redes sociais. Um bom conteúdo mantém as pessoas interessadas no que você está falando.
    Mas criar um conteúdo interessante não é algo que acontece do dia para noite, e não é nada fácil de ser feito. Abaixo, você pode conferir cinco dicas dadas pelo Mashable para tornar isso possível.

    1. Conheça sua voz
    Tudo o que você falar na web deve soar como a sua marca. Conheça os assuntos que você fala, seja engraçado, imaginativo e, claro, saiba argumentar sobre os temas que fala.

    2. Timing
    Saiba o tempo exato de dizer algo. Tenha certeza de que o que você falar seja relevante para onde as pessoas estão em suas vidas e a temporada em que se encontram. Por exemplo, ninguém liga para o papai noel em janeiro, mas muitos se interessam por vendas após o Natal.

    3. Conheça seu público
    Por que motivo alguém lhe segue? Por que alguém gosta de você? É porque a sua marca é interessante para essa pessoa de alguma forma. Tenha certeza que você entrega isso aos seus seguidores. Podemos citar o InsideTechno como exemplo. Não adianta um blog de tecnologia começar a falar de esportes ou culinária. As pessoas procurar o IT por quererem algo relevante à tecnologia.

    4. Resolva problemas
    Dê ao seu público as ferramentas para ele se ajudar. Ao fazer as coisas mais fáceis para os outros, você cria uma confiança. E confiança fortalece o relacionamento.

    5. Seja verdadeiro
    Um bom conteúdo não é falso. Não faça promessas que não poderá cumprir. O seu público irá abandoná-lo ao perceber que você está fingindo ser algo que não é. Porém, se você for engraçado, honesto e relevante, os seus seguidores o recomendarão para seus amigos. Não é para isso que a social media existe?

    • Saint-Clair Stockler

      (Não entendi o porquê de tantos votos negativos pra esse comentário… Algúem me explica?)

      • http://meiobit.com/author/Max_Laguna/ Emanuel Laguna

        @Saint-Clair Stockler, os votos negativos foram para um indivíduo que só tem comentários e tópicos bem escritos quando os kiba de outro lugar. No caso, ele plagiou o Inside Techno. 😕

  • Felipe Lima

    a melhor opção que o Facebook liberou rescentemente, foi dividar as vizualizações dos Feed de Notícias.

    Agora voce pode ver apenas atualizações das Páginas, dos Amigos, Links, Fotos, Videos, Jogos, etc.

    Só clicar no item “Mais recentes”

    att+

  • tiagodami

    Ghedin usando o forms e o three words??
    COOOL guy.
    Manda us linke aê.*
    Aliás, alguém usa o three words de forma produtiva?

    *frase comun na net, cobrando links ao invés de googlear por eles

    • http://www.rodrigoghedin.com.br Rodrigo Ghedin

      @tiagodami, meu three words virou um mural de xingamentos (suspeito que tenha alguma relação com o post que publiquei aqui no MB 😆 ).

      Sério, já desisti daquela porcaria…

      []’s!

      • Saint-Clair Stockler

        @Rodrigo Ghedin, eu fui só elogios pra você nas 3 palavrinhas O_o

  • javaesrj

    É impressionante como o mundo da suas voltas.
    Ate ha bem pouco tempo, reza a lenda, surgiu a falacia que o povo norte americano aderiu ao Facebook dada a invasão de latinos, pricipalmente brasileiros no Orkut. Agora, percebe-se claramente a tentativa desesperada da dos meios de comunicações em firmar o Facebook no pais. Como o povão do Orkut esta mais preocupado em colocar suas ultimas fotos das festas de fim de ano e as fotos recem tiradas na praia em seus albuns no Orkut, o povo da america do norte pode ficr tranquilo, pois tão cedo não precisarão procurar outras redes sociais porque esta dificil o Facebook decoloar aqui no no Brasil.

    • http://www.facebook.com/JoaquimJr Joaquim Oliveira Junior

      @javaesrj, Felizmente estou no facebook desde que abriu as atividades no Brasil. Estava cansado da crescente banalização do orkut, que abrigaria mais e mais gente que só quer postar fotos da “festinha do fim de semana” (qualquer semelhança com o link dos vírus de email não é mera coincidência).
      E hoje eu sou feliz por vários amigos que sentiram o mesmo que eu migrarem pro facebook. Muitos ainda se espantam pelo visual, por ser “mais difícil” e tiro, tiro-lá. E é bom saber que muitos usuários ajudaram a ‘popularizar’ o facebook remetendo a tradução da rede para o português do Brasil (dos quais eu fiz a minha pequena contribuição).

  • http://www.rapaduraht.wordpress.com beto_oliveira

    Nunca a musica do Roger fez tanto sentido: Nós vamos invadir sua praia!!!!
    @Rodrigo Ghedin parabéns cara ótimas dicas.

  • http://www.literis.com.br jcm357

    Rodrigo, otimo post! Uma duvida: as configurações, ex “Esconda atualizações de alguns contatos” fazem efeito se eu acessar a timeline por um app cliente, como o do Android ou pelo “novidades” do Motoblur?

    • http://www.rodrigoghedin.com.br Rodrigo Ghedin

      @jcm357, sim, vale pra tudo.

      []’s!

  • cidadao.tecnologico

    Pô valeu cara!
    Umas coisas que eu nunca tinha ouvido falar.

    Eu descobri esse programa aqui também que fica mais rápido pra usar o Facebook:
    http://ultradownloads.com.br/download/Fast-Facebook/

    Maneiroo…..

  • jean rocha

    o bonde esta sem freio