Meio Bit » Arquivo » Mobile » Steve Jobs pergunta: Tem Culpa eu?

Steve Jobs pergunta: Tem Culpa eu?

14 anos atrás

A Internet é terreno fértil para respostas exageradas, pouco pensadas de cunho infantil e histérico, como a patética BadVista, criada pela Free Software Foundation para desacreditar o Windows Vista e denunciá-lo como um sistema operacional malvado cruel comedor de criancinhas.

Nota: O mais patético é que a FSF considera a campanha um sucesso e acham que foram os responsáveis pela péssima imagem do Vista no mercado. NÃO ESTOU MENTINDO, vejam o site deles.

Outro exemplo didático de Vergonha Alheia é esta Declaração de Independência de Sistemas Operacionais, se derretendo em elogios à Dell e à HP por escolherem WebOS e Android para seus telefones e Tablets. Segundo a Declaração, é o "Aviso Final para Quebrar o Monopólio da Microsoft".  Pena que no porão onde esses freetards moram as notícias dos últimos dez anos não chegam. Ou eles saberiam que a Microsoft NÃO EXISTE no mundo Mobile, o GRANDE nome é Apple, o mundo dos Tablets foi ressuscitado com o iPad e só se fala em Android.

Isso mesmo. Os caras estão tão preocupados em destruir a Microsoft que comemoram sua derrota em um campo onde ela NÃO ATUA de forma relevante tem uns dez anos. Voltará no final do ano. Com smartphones de vários fabricantes. Dell, inclusive.

Agora, a cereja do bolo: Outro grupo de histéricos criou o site Support Our Sites Apple. Lembram daquelas tentativas dos Foxiitas (agora com o Chrome já dá pra falar mal do Firefox, né?) onde scripts eram distribuídos para identificar visitantes com Internet Explorer e NEGAR ACESSO ao site? A idéia aqui é algo quase tão mal-educado. O site detecta se seu navegador suporta Flash. Se não suporta, é exibida a imagem abaixo:

Sim, Steve Jobs te odeia. Não importa as dezenas de milhões de usuários de iPhone satisfeitos, não importa que a PRIMEIRA coisa que os nerds façam é instalar FLASHBLOCK no Firefox, não importa nem que o Flash torne o Android 2.2 signficativamente mais lento.

Aliás não importa nem que quase nenhum celular rode Flash. O Nokia N97, ao menos com o navegador padrão roda uma versão antiga, subset da full e cuja grande qualidade é tornar a navegação impossível pois come todos os recursos do telefone para rodar banners de propaganda quando você visita algum site.

A culpa é do Steve Jobs.

Eu tenho um Motorola Dext que não tem Flash. Culpa do Jobs. Um HTC Touch sem Flash. Culpa do Jobs. Um LG Renoir. Jobs, claro. O N97? Jobs é o único culpado, ele é responsável pelo péssimo suporte a Flash na plataforma Nokia.

Para quem só tem martelo todo problema é prego, mas na vida real não funciona assim. O Flash tem muitas utilidades, mas não é a ferramenta ideal para uso no mundo mobile. O vídeo do Gizmodo mostra bem isso, e me desculpem os Flashtards mas eu passei toda a plataforma Palm só tendo Flash no Sony Clié por causa de um acordo louco qualquer, o Windows Mobile viveu de promessa de um player decente, o Android já está na versão 2.2 e o BETA ainda é totalmente bugado?

O Flash é de 1996, caramba. Até o Linux nesse meio-tempo saiu da pré-história e se tornou um sistema operacional viável no desktop. Será que a Adobe não percebeu que o consumidor não quer viver de promessa? Isso funciona para nerds, pessoas normais querem comprar, ligar e usar. Não roda Flash? Ele nem percebe, o vídeo de YouTube abre no Player, as Apps do Netflix e da ABC são simples e elegantes.

O que atitudes como a do grupo acima vão conseguir é desacreditar mais ainda o Flash, infantilizando um grupo de profissionais que ao invés de se aprimorar, se adaptar e se diversificar insistem em uma tecnologia que está em vias de extinção. Eu vejo o desenvolvedor que perde tempo com protestos como esse do Jobs como os Dodôs do Era do Gelo: Muito bonitinhos muito legaiszinhos, todo mundo gosta mas no final acabam extintos.

relacionados


Comentários