Meio Bit » Arquivo » Games » Conheça o shmup brasileiro Razor2: Hidden Skies

Conheça o shmup brasileiro Razor2: Hidden Skies

Produtora do Rio Grande do Sul lançará shmup e conversa com a gente sobre o jogo.

14 anos atrás

dori_raz_31.05.10-4

Tive a oportunidade de conversar com o pessoal da Invent4 Entertainment, uma produtora brasileira com sede no Rio Grande do Sul e que está prestes a lançar o Razor2: Hidden Skies, um shoot 'em up muito promissor e que deverá agradar a todos aqueles que gostam do gênero. O bate-papo foi muito legal e serviu para conhecer um pouco mais do game, falar sobre fazer mais sucesso no exterior do que no seu país e saber das dificuldades em se produzir jogos no Brasil.

Além de terem sido muito atenciosos, o pessoal do estúdio ainda nos deu 3 registros para o jogo Bad Rats que é vendido através do Steam e para participar, basta twittar a mensagem “Quero ganhar o jogo Bad Rats da Invent4 que o @MeioBitGames está sorteando http://migre.me/HTa5” até às 14h do dia 28 de maio e torcer para ser um dos vencedores.

Agora fique com a entrevista e espero que gostem.

Meio Bit Games: Bom, pra começar, qual sua função dentro da Invent4 e fale um pouco da produtora sediada em Porto Alegre.
Augusto Bulow: Bom, sou Augusto, um dos diretores da Invent4 Entertainment. A Invent4 foi lançada em 2009, mas na verdade nossa equipe trabalha com games desde 99, antes com a Espaço Informática. Re-alinhamos nossos planos recentemente, e viemos com a Invent4.

O nome fala de nossa expectativa, de nossa busca, queremos trazer coisas novas, inventar entretenimento eletrônico de novas e melhores formas, dai o negócio vai além de games, estamos planejando coisas como simuladores e outros, por exemplo.

Em termos de games, Razor2 é o 11º, e felizmente temos publicações em mais de trinta países. Alias, agora em plataformas digitais, como Steam, o negócio não tem fronteiras mesmo. Temos vendas em praticamente todos os cantos do mundo (claro alguns lugares mais, e outros menos).

dori_raz_31.05.10 MBG: Mas então, sobre o Razor2, ele será exclusivo para PC ou existe planos de levá-lo a outras plataformas, como o iPhone ou mesmo consoles e portáteis?
AB: Na tecnologia atual, esta versão é para PC. Estamos atualizando nossa engine (onde programamos o game) e os próximos lançamentos, ou mesmo uma nova versão do próprio Razor, estará disponível para Mac, iPhone, e outros - ao menos teremos esta portabilidade (a engine atual é 3D Game Studio, mas a Unity3D deve vir por ai, justamente pela portabilidade).

MBG: Legal, por falar em engine, achei muito legal a qualidade gráfica do jogo, mas nesse aspecto técnico não há como deixar de elogiar a trilha sonora, algo de primeiro mundo. Fale um pouco sobre ela.
AB: Fizemos uma parceria com Rogério Dec, maestro, do Paraná. Inicialmente iriamos com um Rock ou Hard Rock que seria o esperado, mas então tivemos esta luz. Som orquestrado, uma sinfônica tocando, algo meio StarWars. Bom, fechamos com o Rogério, e a trilha ficou simplesmente incrível. A música bate forte, e ajuda muito no ambiente do game. É uma obra a parte, vale a pena ouvir - ainda mais jogando...

MBG: Ainda sobre a distribuição, você citou o Steam. Você pode dizer se o jogo será vendido por lá? E como um colecionador, não posso deixar de perguntar: Haverá uma versão com caixinha e manual?
AB: Em primeiríssima mão, o Steam acabou de confirmar o game. Estamos buscando distribuição em caixinha, temos um parceiro para a América do Norte, mas ainda estamos fechando os negócios com o game. No Brasil é que estamos um pouco órfãos. Nossos últimos games acabaram não saindo por aqui. Ao menos não em uma publicação específica. Claro, com a distribuição digital, o pessoal daqui pode comprar também (como o GamersGate, o Direct2Drive e o Steam).

MBG: Já há previsão de valores?
AB: Isso depende um pouco do distribuidor também. Somos favoráveis a preços justos, e acho que deve sair por algo entre U$10 e U$15. Porém, não confirmado ainda.

dori_raz_31.05.10-2

MBG: Você falou sobre a falta de apoio para lançar os jogos por aqui, mas com a chegada de grandes empresas no Brasil, como a Ubisoft, esse processo não foi facilitado?
AB: O mercado nacional é complicado, como todos sabemos, ou imaginamos. Nós tivemos jogos lançados por alguns distribuidores daqui, mas tivemos alguns problemas também. Algumas das empresas já não estão mais no mercado, e levaram junto alguns rendimentos que nos seriam de direito. Estamos sempre em busca de parcerias de distribuição, mas nos últimos anos ficamos com essa lacuna, vendendo praticamente só no exterior. A pirataria é um dos pontos mais relevantes, não só no Brasil, mas vamos combinar que também acho o preço de alguns games abusivo. Não mencionei os impostos, mas isso não é exclusividade de nosso ramo... Infelizmente.

MBG: Voltando ao Razor2: Hidden Skies, o que os fãs dos shmups podem esperar do jogo? Quantos estágios estarão disponíveis? Haverá multiplayer?
AB: Os melhores ingredientes de um típico Shmup. Centenas de inimigos, Bosses incríveis, e updates em todas armas e equipamentos da nave. Serão 8 fases e Razor2 é single player. Com tantos balas e inimigos, quase falta espaço pra nave do próprio jogador. Mas é possível de vencê-lo, certamente.

dori_raz_31.05.10-3 MBG: E o lançamento, já existe uma previsão? Haverá uma versão de teste?
AB: Não há uma data certa ainda, mas o game esta pronto, justamente na fase final de testes. Acredito que o jogo sairá ainda em junho, mas isso também depende um pouco da estratégia dos distribuidores. A versão, para testar o game estará disponível muito em breve.

MBG: Bom Augusto, gostaria de agradecer a atenção e por ter esclarecido um pouco para gente de como é trabalhar com games num país onde há pouquíssimo incentivo e aproveitar para dizer que como um apaixonado pelo gênero, já me tornei fã do Razor2. Espero que o game seja bem aceito pelos jogadores e que suas vendas sirvam para garantir que novas produções sejam realizadas.

Há alguma coisa a mais que gostaria de dizer?
AB: Só agradecer pela atenção também, e dizer que por aqui estamos trabalhando duro para trazer novidades, coisas que saiam um pouco da normal dos games. É aguardar para ver. Muito obrigado.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários