Espécie ameaçada salva por espécie invasora. Darwin aprova.

maxresdefault

Uma das coisas mais legais da Teoria da Evolução e da Seleção Natural é que são baseadas em pura observação. Darwin nem sonhava com o conceito de DNA e os mecanismos da hereditariedade, mas eles não importam para entender como a Evolução funciona.

Antes de tudo, esqueça aquilo de sobrevivência do mais forte. Seleção Natural é sobrevivência do mais adaptado ao meio-ambiente. Um panda por exemplo é um beco-sem-saída evolucionário, um bicho que acabou preso a uma dieta única, de baixa eficiência energética. Se bambus se extinguirem, os pandas vão junto. Eles só existem ainda por serem fofinhos.

O pessoal de Harvard fez um experimento famoso e lindo demonstrando na prática seleção natural. Nele faixas com mais e mais antibióticos são inoculadas com bactérias E.coli. Elas só sobrevivem na faixa inicial, sem antibióticos, mas aos poucos mutações aleatórias vão acontecendo e eventualmente surge uma variante resistente. Depois de 11 dias há toda uma população capaz de sobreviver em um ambiente com 1.000× a dose letal inicial.


Watch antibiotic resistance evolve | Science News

Os cientistas antigamente achavam que macroevolução era impossível, não veríamos grandes mudanças em poucas gerações em organismos complexos. Hoje percebemos que a Natureza é muito mais ousada e versátil do que imaginávamos.

Um exemplo perfeito foi descoberto por cientistas que estudam o gavião-caramujeiro (Rostrhamus sociabilis), uma espécie que até pouco tempo atrás estava ameaçada na Flórida, com as drenagens dos pântanos acabando com os caramujos que eles comem. A situação chegou ao ponto de haver menos de 400 casais em estado selvagem na região.

af655d2c953f8b6532d563f9a524e54d

De 2000 a 2007 a população seguiu em queda, eis que depois disso os números começaram a subir, a taxa de sobrevivência de gaviões jovens aumentou muito. Logo os cientistas descobriram que os gaviões estavam crescendo mais, bem-alimentados e fortes. O culpado? O caramujo-maça (Pomacea maculata), uma espécie invasora que chegou aos Estados Unidos na água de lastro de navios vindos do Rio da Prata.

aviary_tcpalm-com_picture_1_20110930162551_640_480

Obviamente é um pucta caramujo e os gaviões não conseguem carregar, ele não fazia parte da dieta dos gaviões quando começaram a aparecer na região, no final dos anos 90. O que mudou? Os gaviões.

Os cientistas descobriram que a espécie está a cada geração nascendo com bicos mais fortes e mas compridos, capazes de quebrar a concha e comer mais da carne do caramujo (gaviões vegans foram extintos, sorry).

Em algum momento uma mutação aleatória produziu um gavião com um bico um pouco maior. Isso deu a ele uma pequena vantagem, o suficiente para não morrer de fome, e ao contrário de outros, ele passou seus genes adiante. Se em suas andanças ele encontrou uma fêmea com uma mutação que gerava bicos mais fortes, melhor ainda.


v0o0d0o0 — Evolución de la vida, supervivencia del más fuerte

Em apenas 10 gerações os gaviões conseguiram se adaptar, isso é muito, muito pouco tempo. Deram sorte? Com certeza, de vez em quando o Universo é generoso, como a mutação que tornou um grupo de humanos tolerante à lactose, permitindo que adultos consumam leite, um excelente alimento mas que éramos geneticamente programados para rejeitar depois de adultos. Isso levou à domesticação de animais e ao começo da Civilização.

Aonde isso vai parar? Essa é a beleza da Evolução: não tem fim.

Link do Paper: Rapid morphological change of a top predator with the invasion of a novel prey.

Fonte: Futurity.

Relacionados: , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Anderson Fraga

    Acho que foi em Sapiens que li sobre um povo (Xerpas?) que se adaptaram em cerca de 10 gerações, também, a gastarem de forma mais eficiente o pouco oxigênio existente em altitudes elevadas. Também bem rápido (inclusive se alguém tiver mais detalhes… eu realmente não achei mais a fonte)

    • ochateador

      Sherpas são os sujeitos que vivem no Himalaia a 5 mil metros de altitude como a gente vive de boas a 0 metros a nível do mar. E os sherpas ainda conseguem carregar 100 kg nas costas até o pico do Himalaia…

      • Anderson Fraga

        Sim, mas não tenho certeza se é realmente esse o povo citado no livro 😉

        • Hemeterio

          O espirito da coisa a gente pegou. Os andinos bolivianos e peruanos que vivem no altiplano tambem sao mutantes.

          • Felipe Rafael

            Movidos a folha de coca.

      • O maU elementaU

        Eles tomam toddynho no cafe da manha? O_O

      • Felipe Rafael

        Aí depois os branquelos que não levam nem uma maletinha e sobem cheios de tubo de oxigênio ficam com os louros da expedição: “Oliver Ramone escala o Everest.

        Os Sherpas sobem aquilo todo dia, “ Xau amor, vou lá em cima levar aquele inglês xarope. Na volta eu trago pão”.

        Só que os grandes ocidentais saem de heróis…

        Inclusive, nos filmes os Sherpas são retratados como uma sub-raça covarde e supersticiosa que, vira e mexe, sai correndo com medo do “espírito da montanha”.

    • O maU elementaU

      10 geracoes de 60 anos cada uma = 600 anos? Acho muito.

      • Miguel Akira

        Não é assim que se conta gerações…

        • Zalla

          e como é então?

          • Lui Spin

            Quando a pessoa tem filho.

            Para uma geração nascer, não é preciso esperar a anterior viver a vida toda e morrer.

            Você pode estar na quarta geração, e a mais velha ainda estar viva, sei lá, com 80 anos.

          • Sophos Nsm

            Já vi caso de 3 gerações com 32anos. A avó tinha 32 a filha 16 e a neta 2.

          • Lui Spin

            Imagine ser avó com 32. kkk

            Mas não tem muito do que reclamar. a Filha dela teve filho com quase a mesma idade que ela.

          • Sophos Nsm

            pra mim foi um susto, mas ela me disse que é bem comum em goiás.

          • Sophos Nsm

            não 32 mas 36, 38, etc

          • Lui Spin

            Quer dizer, a mãe engravidou com 15 e a filha com 13?

          • Sophos Nsm

            isso, no caso mãe e filha são minhas alunas na mesma turma (ensino superior).

      • rssoares

        Tem que contar a idade média que nascem os filhos.
        Caso esse povo tenha filho com 20 anos, 10 gerações = 200 anos.

        • Il Padrino

          Filhões de gaviões, imagino

  • Hemeterio

    Fascinante.

    E pegando só a frase final: “Essa é a beleza da Evolução: não tem fim”…

    Quando os primeiros humanos nascerem em Marte, primeiro eles terão uma óbvia adaptação de fenótipo: ficarão mais altos e esguios que seus pais, posto que a gravidade será só de reles g/3.

    Eventualmente, esses marcianos pouco a pouco vao achar a Terra opressiva (no sentido politico e gravitacional), e talvez ate evitem viagens – a nao ser pra desfrutar de banhos de mar. Aí eu vejo vantagem, ja pensou, estar IMERSO em agua, rodeado por uma riqueza que faria o planeta Arakis chorar de vergonha.

    Depois de muitas geraçōes, aí sim, quem sabe, essas caracteristicas seriam incorporadas ao genótipo. Com sorte. Entao teriamos que criar outra variante da especie homo, algo como homo maris.

    • Ivan

      acho que só de passar uns anos em marte vc já não vai conseguir voltar pra terra devido a perda de massa ossea e muscular.

      • Hemeterio

        Tambem acho. O cara desacostuma. Voltar pra Terra é ir prum mundo onde tudo pesa tres vezes mais. Fora a porra do sol na cara.

        • RôShrek

          Acredito que até o ar daqui faria mal num caso desse.

          • Hemeterio

            Tem isso. o “ar de Marte” sera como o ar con do escritorio. Tudo sera como num ambiente climatizado e tal. Indo pra Terra, o cara vai ter que enfrentar poeira, polem, umidade do amazonas, secura de atacama, poluicao e.. cigarro.

            ir pra Terra vai ser como aquele ep em que o Homer vai pra NYC e so acontece merda. Ele odiava a cidade e depois entao, piora.

          • O maU elementaU

            Se os cariocas conseguiram se acostumar com o calor de la…

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Pobres Belters.
        EDIT: perdao cara, respondi no lugar errado!

      • gbitte

        Se vc chegar em marte vai demorar tanto tempo que não volta mesmo, fora a falta d combustível. Mas se astronautas vivem anos no espaço sem gravidade nenhuma é com ar controlado e voltam. A gravidade diminuida não seria um problema maior. Sobre várias gerações depois pode ser mesmo assim é possível espera uma retração em menos gerações como acontece com os porcos domésticos quando voltam a vida selvagem.

    • DumbSloth87

      Quem assiste The Expanse tá ligado.

      • Doomed

        E aí inimigos políticos de Marte serão torturados ao serem submetidos à incrível crueldade de… sofrerem a gravidade terrestre.

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Pobres belters.

    • Nilton Pedrett Neto

      vc acabou de descrever o cenário de The Expanse.

    • gbitte

      Não sei onde o povo tira que menos gravidade mais altura.

      • Rafael F. Silva

        Muitos livros de ficção tem esse estereótipo, mas acredito ser impossível descobrir a verdade até termos umas duas gerações de marcianos ou lunáticos, pelo menos.

    • Acho que não. Um sujeito mais alto em Marte não teria mais chances de sobrevivência do que um de altura normal. Provavelmente, sofreria até bullying por ser um “taquarão” e teria alguma dificuldade em se reproduzir.
      Já faz muito tempo que o ser humano aboliu a evolução. Antigamente, doenças de origem genética grave condenariam o sujeito a uma morte prematura. Hoje em dia, medicamentos de todo tipo garantem que, em vários casos, ele sobreviva, tenha uma vida normal e, por consequência, acabe passando seus genes problemáticos adiante.
      resumindo, a evolução natural garante que o mais adaptado ao ambiente sobreviva, mas nossa inteligência criou formas de burlar essa regra.

      • Lord Grim

        Ou seja, estamos mais adaptados do que qualquer ser vivo.

      • Sim e não. Nós nascemos programados pela evolução para acreditar em amigos imaginários, por exemplo, graças ao método de Seleção Natural medieval que, tão elegantemente, exterminava essa raça nojenta que somos ateus. Ou seja: alguma coisa dela ainda perdura.

        Talvez, num futuro próximo, fazer bico pra bater foto e postar no Instagram venha a se tornar pré-requisito à cópula de uma geração com gênero de maionese, o que vai levar a toda uma nova geração de pessoas com bico de papagaio e de pato andrógenos e… tá, pronto, parei…

    • elielcezar

      Não acontecerá. Nós já não somos mais afetados pela seleção natural. Ninguém faz mais ou menos filhos em função de suas características físicas.

      • Leandro

        Ainda somos afetados sim.
        Take a look:
        http://m.pnas.org/content/109/21/8044.abstract

        • elielcezar

          interessante, lerei sim =)

      • Hemeterio

        Voce esta analisando nossa especie a partir de um frame, num filme de tres horas. A Evolucao é caotica, e em geral é detonada por eventos cataclismicos, ninguem sabe o porvir.

        Spoilers de Planeta dos Macacos III abaixo

        Os macacos dominaram o mundo nao porque eram mais inteligentes, mas porque subiram em arvores, e os soldados nao. a avalanche dizimou 99% do punhado de humanos que restava na Terra.

        Se nao fosse isso, talvez ate desse pra coexistir, mas…

  • Cocainum

    Quando os gaviões conseguirem se alimentar de comentaristas de portal, nunca mais correrão risco de extinção.

    • André K

      Aí os comentaristas evoluem (involuem?) para algo pior ainda, exigindo nova adaptação dos gaviões… e o ciclo recomeça.

      • Claudio Roberto Cussuol

        A vida sempre encontra um meio.

        • MRJ está em hardware.com.br

          Inevitável a referência ao Jurassic Park.

      • Nilton Pedrett Neto

        é uma guerra armamentista… vão criar exoesqueletos em forma de malha, imunes à projéteis , posteriormente serão usados como super-soldados, terminando como nossa única esperança contra a Skynet e seus robôs e os alienígenas.

    • Thiago

      Que nada… Comentaristas de portal só serão dizimados se as hienas os descobrirem… um dos poucos adeptos à coprofagia.

    • Nícolas Wildner

      Ai eles voltarão a ser veganos(ou onívoros se o caramujo continuar na dieta) porque comerão “salsinha”…

    • Daniel Plainview

      E de youtubers? Os gaviões fariam um bem enorme à sociedade!

  • Bruno do Acre – (Etevaldo)

    Então em 10 gerações os cariocas podem ser imunes a bala perdida ?

    • SignaPoenae

      Como existe uma grande chance da vítima da bala perdida não sobreviver para se reproduzir, acredito que não vai rolar …

      • Bruno do Acre – (Etevaldo)

        Porém se a vítima sobreviver ela terá em média 8 crias…o índice de natalidade ( principalmente de mães menores de idade) é altíssima…

        • Rafael F. Silva

          Mas para se criar um carioca a prova de balas perdidas em 10 gerações, teríamos que balear o cara, seus filhos, netos, bisnetos…. Se algum dos infelizes morrerem no processo perdemos toda uma amostragem.

          E tem que ser por bala perdida, se for alvejado em um assalto por exemplo, podemos criar uma ramificação na árvore evolutiva para outra sub-especie de carioca.

          • Bruno do Acre – (Etevaldo)

            “Mas para se criar um carioca a prova de balas perdidas em 10 gerações,
            teríamos que balear o cara, seus filhos, netos, bisnetos….” Resumindo, apenas deixar o cotidiano do RJ acontecer normalmente….

      • Cesar

        Há controvérsias. No último réveillon uma repórter carioca levou um tiro de fuzil (bala perdida, só não entendo este conceito porque se a bala se alojou no pé dela, como estava perdida?) e sobreviveu.

        • Rafael F. Silva

          É igual eu ouvi em uma piada: “as balas perdidas não são perigosas, mas as balas achadas são”

    • O (ex)Datilógrafo da AEB

      Não, mas já sabemos diferenciar o som de escapamento de moto, fogos e tiros.

      • Wendell Oliveira

        sad but true

      • The Moon

        Já conhecemos até o calibre e de quais armas foram disparadas

      • Davos, o lord cebolito!

        Tem gente que já consegue reconhecer a arma utilizada e o calibre do tiro só pelo som, rapaz!

        • O próximo passo é reconhecer o traficante que usou a arma só pelo barulho.

    • Rene Oliveira

      Já temos armas de fogo há quantos anos? Uns 200 ou 300? Acredito que o número de sobreviventes de projéteis foram muitos. Como seres humanos já deveríamos te evoluído para uma pele mais casca grossa.

    • WHITE PORTUGUESE

      é a Prequel de Corpo Fechado

    • Daniel Plainview

      Alguém vai descer de tobogã pro inferno…

    • Ah mizerave

      Não rola. Lembre do final de Batman Begins. Escalada…

    • Igor Alves

      Eles podem voar para outro “meio”, foi o que eu fiz. :p

  • Alvaro Carneiro

    – “permitindo que adultos consumam leite, um excelente alimento”

    há controvérsias… busque no google documentários sobre isso.

    • Lui Spin

      Há controvérsias praticamente com qualquer tipo de alimento.

      Só pesquisar no google sobre.

    • Lucas Timm

      Claro que há.
      Mas, se os neanderthais em algum momento tivessem decidido beber leite, nós não estariamos aqui hoje.

      Eles ficavam com essa chatice vegana de “ui ui nós somos mais fortes e não precisamos nada de origem animal na nossa sociedade, veja como eu consigo puxar um arado melhor que aquele boi que você escravizou”, e deu no que deu.

      • Marcelo Mosczynski

        Os Homo-Ruminants ou veganos, são as tentativas da humanidade de eliminar os menos hábeis, conheci duas pessoas que tentaram ser vegan, mas depois de serem internadas, tiveram q voltar a comer proteína animal.
        Uma delas passou por uma cirurgia que não Sarava a incisão, até a médica dela dar a real é mandar ela comer um bife por dia por 2 semanas, o que não cicatrizou em 3 meses, em 1 semana sarou.
        Nego não sabe nem mijar sentado, quanto mais saber que o tipo sanguíneo permite ou não se privar de proteína animal

    • Não, não há. Prova: Olhe à sua volta.

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Cara, é nutritivo. A questão é que com o amadurecimento algumas enzimas começam a atrapalhar a vida de quem consome. Parte da humanidade não tem essa peculiaridade.

    • Sophos Nsm

      Nunca assista documentários. Nunca

  • Antônio Bonfim

    Evolução ou ADAPTAÇÃO? Os gaviões evoluíram para outro tipo de animal? Não? Eles só se adaptaram ao meio ambiente? O que tem demais nisso? Queriam que eles morressem de fome? Isso é instinto de sobrevivência… O darwinismo só deixa as pessoas mais idiotas do que já são.

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Evolução não é que nem no pokemón, cara. é gradual. uma série de adaptações com o tempo mostram a evolução daquela(s) espécie(s) – os parênteses é porque ela pode dar origem a outras espécies.

      • Antônio Bonfim

        “é gradual…”
        Nunca ninguém conseguiu provar que através dessas pequenas ADAPTAÇÕES uma espécie se transformou em outra espécie, não existe elo perdido, nunca foi nem pode ser observada, vc não acha isso no mínimo estranho?… Acorda pra vida, rapaz, saia desse engano.

        • Arminius Querusco

          Este problema existe apenas na sua cabeça. Imagine que uma pessoa de 70 anos de idade tenha tirado uma fotografia de si própria a cada mês de sua vida. Se ela te mostrasse 4 fotos específicas, uma de quando era criança, outra de quando era adolescente, outra tirada quando já adulta e mais uma quando idosa, você poderia muito bem caracterizar: nesta foto uma criança, nesta uma adolescente, etc.

          Mas e se esta pessoa te mostrasse todas as mais de 800 fotos que tirou? você poderia especificar o momento preciso em que ela deixou de ser criança e passou a ser adolescente? Poderia apontar aquela foto exata em que ela não mais era adolescente, mas já um adulto?
          É o que vc está tentando fazer com relação à evolução. Vc espera ver um animal “se transformar” em outro, e ignora que o mecanismo evolutivo da adaptação, muito antes de gerar uma nova espécie, gera incontáveis mudanças dentro de uma mesma espécie.

          • Mariano Santos

            Tu é professor, cara?

          • Antônio Bonfim

            Aí é que tá o problema rapaz, como eu já disse e vc ignorou, NÃO HÁ PROVAS PLAUSÍVEIS! Adaptação não é evolução no sentido de se transformar em outra criatura… No exemplo das fotos, a pessoa apenas passa por fases da vida, ela não deixa de ser “homo sapiens”, ela não se transforma em outra criatura! Ninguém jamais provou a evolução, ninguém jamais observou… Isso sim, é fato!

          • PugOfWar

            cara, acho que vc errou de site, peraí que vou te dar uma ajuda
            g1.globo.com

          • Antônio Bonfim

            Kkkkk não gostam de ser contrariados? Nem todo mundo é doente a ponto de acreditar na evolução, que tudo veio do acaso, que evoluímos do macaco,etc.

          • Rafael F. Silva

            Então para prova a evolução para você um macaco deveria se transformar da noite para o dia ou parir um ser humano?

            Estude sobre as ilhas de galápagos, onde em cada uma das ilhas (isso observado pelo próprio darwin) uma mesma espécie* de pássaros se desenvolveu de forma diferente e hoje não são mais da mesma espécie*

            *Não sei dizer se espécie é o termo correto.

          • Felipe Rafael

            Explica.

          • ricms

            Você refuta a evolução com base em alguma crença pessoal?

          • Antônio Bonfim

            A teoria da evolução por si só não se sustenta, não há base nenhuma pra crer em algo tão irracional, ilógico, sem sentido

          • ricms

            Jogo meus dois centavos que tu deve ser adventista.

          • Leandro

            Engraçado. A comunidade científica afirma com base em evidências em micro e macro escala, em níveis geneticos e molecular que a teoria sintetica da evolução é real. Mas o Antonio, um anônimo na Internet diz o contrário.
            Fiquei na dúvida agr em quem acreditar

          • Antônio Bonfim

            Não há evidências de macro evolução, não delira rapaz… A ciência nunca observou nem reproduziu em algum experimento a macro evolução, não seja ignorante

          • Leandro

            Quem está sendo ignorante aqui é vc, meu caro ignorante.
            A macro evolução foi provada qnd foi provada a especiação.
            E a evolução não depende de obsrrvar um peixe virar anfibio, até pq temos vários registros fosseis, com vários transicionais q mostram que a macro evolução ocorreu.

            Theobald, Douglas, 2004. 29+ Evidences for macroevolution: The scientific case for common descent.

          • Antônio Bonfim

            Cuidado pra não crescer o nariz, pinóquio kkk

            “Ao avançarmos mais na vereda da evolução em direção aos humanos, a caminhada parece distintamente incerta, mais uma vez devido à escassez de evidência fóssil” (Origins, de Richard E. Leakey e Roger Lewin, p.55).

            “Como sabemos, há grande divergência de opiniões entre os biólogos, não só quanto às causas da evolução, mas também, até mesmo, sobre o processo em si. Tal divergência existe porque a evidência é insatisfatória e não permite nenhuma conclusão abalizada” (W. R. Thompson – prefácio de uma edição centenária de A Origem das Espécies, de Darwin).

          • Leandro

            Vc está de sacanagem com a minha cara, Antonio?

            Eu postei um artigo científico com revisão de pares de 2004 mostrando 29 evidências da macro evolução e vc vem com W. R. Thompson um entomólogo do século passado com publicações que hoje sequer mereçam consideração por qualquer cientista sério.
            As observações dele hoje são inócuas e risiveis. Só pra vc ter uma noção, nessa época Richard Dawkins tinha 15 anos.

          • Antônio Bonfim

            Nada mudou, repare nesse artigo da revista National Geographic, que comparou o registro fóssil com um “filme da evolução, no qual 999 de cada mil fotogramas desapareceram” (National Geographic – Indícios Fósseis – novembro de 2004, página 61).

          • Leandro

            National Geographic?
            Hu-hum… Ok!

          • Tito Bellicus

            Evidência fóssil, amiguinho, é apenas UMA das diversas categorias de evidências.

            Quanto à citação do Thompson, está se referindo a esta edição?
            http://www.talkorigins.org/faqs/quotes/mine/part1-4.html#quote59
            Percebeu que ela é de 1956, quando apenas havia acabado de ser descoberta a estrutura do DNA?

          • Antônio Bonfim

            Deve ser por isso que se chama TEORIA… Ninguém tem certeza de nada, e a cada momento inventam uma suposição diferente, e os idiotas vão aceitando rsrs

          • Tito Bellicus

            Teoria científica, pequena fuinha, são deduções analíticas fundamentadas em evidências observáveis, não elucubrações nonsenses como as que ocorrem na cabeça de um crente religioso lunático (com o perdão da redundância).
            Do momento em que uma “suposição” (hipótese, para ser exato) ganha envergadura, até se transformar em uma teoria científica, já se transcorreu mais tempo do que o necessário para que vc consiga pastar um campo de futebol inteiro.

          • Tito Bellicus

            Ó, lêmure:
            http://www.talkorigins.org/faqs/comdesc
            Só nesse link vc pode ver 29 evidências para a Macroevolução.

            Aqui mais 8 exemplos acontecendo atualmente, enquanto vc ainda rumina:
            https://listverse.com/2011/11/19/8-examples-of-evolution-in-action

            No Blog deste biólogo vc pode ver mais alguns exemplos:
            http://evolutionlist.blogspot.com.br/2009/02/macroevolution-examples-and-evidence.html

            Quer mais? Aqui sobre experimentos de formação de novas espécies de bactérias:
            http://myxo.css.msu.edu/ecoli
            http://www.pnas.org/content/105/23/7899.full
            https://www.newscientist.com/article/dn14094-bacteria-make-major-evolutionary-shift-in-the-lab/#.VXnLN0Z_wg5
            https://arstechnica.com/science/2013/11/after-50000-generations-bacteria-are-still-evolving-greater-fitness

            Sobre o teu mantra de que “nada vem do nada”, é provado experimentalmente que a matéria vem do… sim, vc adivinhou.
            http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=materia-antimateria-criadas-nada#.WlPAfnlG3IU
            http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=confirmado--a-materia-e-resultado-de-flutuacoes-do-vacuo-quantico&#.WlPCgXlG3IU
            https://super.abril.com.br/ciencia/e-possivel-criar-materia-a-partir-do-nada
            E, claro, vale a ressalva de que o Universo pode não ter surgido do nada, mas ser o resultado de um multiverso.

            Agora só te resta retirar os antolhos e gastar algumas horas de leitura (não se preocupe, o pasto estará no mesmo lugar quando vc acabar).

          • Antônio Bonfim

            Isso é estória para doutrinar alienados que nem vc, que claro,nunca foi conferir se isso é realmente verídico, e como um animal irracional aceita qualquer merda… E pra acabar acredita em multiverso kkkk tem que sem muito acéfalo mesmo rsrs

          • Tito Bellicus

            “nunca foi conferir se isso é realmente verídico”
            HAHAHAHHAHAHAHA
            Ter lido isso de alguém que acredita que um homem nasceu de uma virgem e ressuscitou há 2000 anos foi de rachar!
            HAHAHAHHAHA
            Por que vc não acredita nas outras divindades que também fizeram isso, como Mitra?

            Ciência é um pouco mais que um grupo de embusteiros procurando desviar a humanidade (uma pequena parcela dela, na verdade) da crença no mesmo deus em que vc acredita.

            A dúvida que me resta é se vc é tão mentalmente debilitado quanto parece ou apenas disléxico. Onde foi que eu disse, pequena fuinha, que acredito em multiverso? Em ciência não se trata de “acreditar”, como na sua fé, mas de se ter evidências, entendê-las e aceitar fatos.

          • Antônio Bonfim

            Os falsos “mitos” não deixam rastros arqueológicos como o cristianismo, seu acéfalo, basta estudar um pouco. E quando vc diz que a ciência tem “evidências”, o cristianismo tem muito mais. Basta estudar um pouco

          • Tito Bellicus

            Acho que vc respondeu no lugar errado, porque eu em momento algum mencionei o cristianismo, só a figura idolatrada dele, cuja “divindade” está tao “repleta” de evidências quanto qualquer outro deus da antiguidade. Mas vamos lá…
            Para começar, um cara ali em baixo, com a maior generosidade e de mente aberta, te pediu para citar uma só evidência real que sustentasse a sua fé. Mas tudo o que vc faz é tentar impor sua crença porque acha que ela tem que ser verdadeira, e tudo o que a contrarie é plenamente falso. Por essa e por tudo o que vc bravou aqui, a única coisa que ficou evidente é o seu total desconhecimento a respeito de tudo, inclusive da sua própria religião. Aliás, vc já se perguntou o porquê de ser cristão? Acredita que “nasceu assim”? Acha que seria cristão se tivesse nascido em um país em que predominasse outra religião, ou em outra época? Ou mesmo de pais instruídos? Por que o deus em que vc acredita é mais “real” que todos os outros? A única diferença entre vc e um ateu é que o ateu não acredita em um deus a mais em relação a vc…

            O povo que “previu” a vinda do messias, que vc acredita ter sido Jesus, foi o povo judeu, no Pentateuco que foi incorporado pela Bíblia cristã. Vc não acha nem um pouco estranho que justamente o povo que teria previsto a chegada do filho deste deus abraâmico nega que ele seja Jesus? Por que os judeus dizem que Jesus era só mais um dos vários falsos profetas daquela época?

            Outro fato curioso: enquanto existem inúmeros relatos pormenorizados acerca de detalhes da vida de milhares de personagens históricos, inclusive de soldados e artesãos que viveram centenas de anos antes da era cristã, não existe NENHUMA menção à existência de um JC divino. O homem que atendia pelo nome de Jesus, sim, de fato existiu, e isso ninguém questiona. E, de todos os historiadores daquela época, os únicos que fazem menção a ele, em passagens curtas e sem importância, são Flávio Josefo, Tácito, Osorius, Plínio e Suetônio. E o fizeram não por Jesus em si ter chamado a atenção deles, mas porque estavam crescendo em quantidade aqueles que, motivados pela promessa de uma vida após a morte, não mais temiam o Império Romano, e se rebelavam contra a sua opressão (exatamente como fez a camada mais pobre na Revolução Francesa). E o que há em comum nos breves relatos daqueles historiadores, é que o tal Jesus teria sido a fonte deste rebuliço social. E isso é tudo!

            Poxa, cadê a parte legal, do cara que fazia milagres, tais como andar sobre a água e transformá-la em vinho, ressuscitar mortos, curar cegos e leprosos (a própria Bíblia não sabe se foi 1 cego ou se foram 2…), nascer de uma virgem, etc e etc? Aliás, que pouca originalidade a dos cristãos primitivos, já que dezenas de outras divindades já fizeram estas coisas muito antes de Jesus! O próprio fato destas histórias míticas sobre Jesus terem surgido somente décadas mais tarde após sua morte já fala por si…

            E ainda te pergunto mais: por que os relatos de Trifão, um teólogo que viveu no período em que estes mitos estavam sendo difundidos, e que afirmava ser a história de Jesus um mito da mesma estirpe que os mitos gregos, não seriam dignos de crédito? É mais fácil e tentador acreditar em milagres que ninguém mais além dos cristãos primitivos afirma ter visto, não é mesmo?

            Caso realmente nunca tenha se perguntado o motivo de aceitar o cristianismo como religião, um curto resuminho de história ocidental pode dar alguma luz… Começando pelo período de Diocleciano, durante o qual Roma passava por uma severa crise: encarecimento e falta de suprimentos, pressões de bárbaros nas fronteiras, movimentos dissidentes, etc. Neste período, o cristianismo fervilhava pelas ruas de Roma, causando vários “inconvenientes” ao propagar a ideia de um deus único (Roma era politeísta). Diocleciano decidiu combater este “levante religioso” perseguindo e matando estas pessoas. Porém, esta tática acabou não funcionando: era com alegria que os “seguidores de cristo” se entregavam ao martírio – o que não causa nenhuma surpresa quando se observa o fato de que eram miseráveis explorados sem nenhuma expectativa de vida e motivados pelas promessas de um paraíso pós-morte (durante a Revolução Francesa, as pessoas desafiavam a morte pela expectativa de muito menos do que isso, apenas pela crença de virem a ter uma vida melhor na ausência de uma dinastia).

            Pois bem: Constantino, mais tarde, preocupando-se com os escassos recursos que estavam sendo desperdiçados com este distúrbio popular, mudou a tática de atuação para o que hoje é entendido como “se não pode vencer o inimigo, junte-se a ele”. A grande “sacada” de Constantino foi então alegar ter recebido uma “revelação” do tal deus único dos cristãos, e por isso teria decidido adotar o cristianismo como religião oficial do Império. Com isso, ele conseguiu não só “acalmar os ânimos”, mas o mais importante: conseguiu fazer com que uma miríade de religiões pagãs politeístas adotassem o mesmo deus, que acabou por “substituir” o deus que todas elas tinham em comum: o deus sol (aliás, todas as religiões primitivas, inclusive a cristã, derivavam da astrologia). Com isto, o “gênio político” Constantino conseguiu ainda reverter a referida crise, ao consolidar o domínio romano através da religião, ampliando e estendendo as bases tributárias do Império. Cada nova “eclésia” (igreja) criada, remetia para a capital o que arrecadava com doações e dízimos. A partir daí a história foi previsível: a Igreja, sob a proteção de Roma, adquiriu enormes poderes políticos e, principalmente mais tarde, quando da instauração do Sacro Império Romano Germânico (IIº Reich), pôde iniciar seu predomínio ideológico sobre praticamente todos os cantos do mundo ocidental – principalmente, séculos mais tarde, sobre as colônias europeias na África e América Latina. De modo que hoje, alguém nascido num destes lugares, de uma família que adotou este conjunto de crenças passadas de geração em geração, está tentando, na internet, forçar outros a aceitarem a mesma crença…

            Agora, se vc continuar incapaz de apresentar uma só evidência que fundamente a sua fé (endente-se a dificuldade…), apenas afirmando que a sua religião é verdadeira apenas porque acha que tem que ser, enquanto todas as outras não passam de “falsos mitos”, eu serei outro a te bloquear. Nunca vi carinha tão chato, birrento e irascível…

          • Antônio Bonfim

            Nossa, um livro kkkk
            Bem, Jesus é o cristianismo, e se quer evidências, estude sobre as profecias cumpridas nEle e as probabilidades das mesmas…

            Tudo o que sustenta o ateísmo é a crença no acaso, no nada, porém sem nenhuma evidência, e fazem isso com toda a fé do mundo rsrs, tudo simplesmente para negar o Criador… Lamentável a dureza do coração humano

          • Leandro

            Quais profecias foram cumpridas?
            Sim, pq os judeus estão esperando até hj a vinda PRIMEIRA do Messias. Sabe pq?
            Pq esse seu jesus não cumpriu nenhuma. é por isso que judeus não considera jesus como o filho de Deus.
            Sai dessa agora, Antonio

          • Antônio Bonfim

            Kkkkk por aí se nota a ignorância bíblica e histórica da pessoa hehe, pelo jeito a criatura nunca estudou sobre o que tá tentando argumentar rsrs, existem quase 300 profecias cumpridas na pessoa de Jesus Cristo, procure se informar melhor, quanto aos judeus estarem esperando o Messias, eles acham que o Messias é um rei guerreiro estilo Davi, que vai guerrear contra os seus inimigos, estuda rapaz pra não passar vergonha. O apóstolo João escreveu sobre isso quando disse “Ele (Jesus) veio para o que era seu (os judeus), mas os seus não o receberam.” pra argumentar sobre a Bíblia tem que conhecer, moleque.

          • Leandro

            Kkkkk por aí se nota a ignorância bíblica e histórica da pessoa hehe, pelo jeito a criatura nunca estudou sobre o que tá tentando argumentar rsrs,

            Vc Antonio, no máximo leu a bíblia e só. E ainda faz uso de hermeneutica, coisa que a bíblia proíbe. E esquece que existe arqueologos renomados, como Israel Finkelstein que pesquisa há anos a historicidade bíblica sem encontrar nenhuma evidência que as histórias contadas são reais. Ta lá no livro dele ‘a bíblia não tinha razão’.

            existem quase 300 profecias cumpridas na pessoa de Jesus Cristo

            QUAIS? Cite as.

            pra argumentar sobre a Bíblia tem que conhecer, moleque.

            Para argumentar sobre a bíblia tem que ter embasamento científico, se apoiando em áreas de estudo como a arqueologia moderna, moleque.

          • Rollando Pires de Barros

            Tá, peraí. Deixa eu ver se entendi… Jesus nasceu de uma virgem, fez cegos voltarem a enxergar, caminhou sobre a água, transformou água em vinho, curou leprosos, trouxe mortos de volta à vida (!) e ainda ressuscitou! Sem mencionar que supostamente existem centenas de profecias que ele cumpriu e que o próprio afirmou ser rei e que veio para trazer a espada, e ainda assim os judeus negam que ele seja o tal messias, apenas por Jesus não ter sido um guerreiro como Davi??? KKKKK Cara, esses judeus são uns tremendos cabeças-duras, hein?!

          • Rollando Pires de Barros

            Ridículo. Absolutamente ridículo! As únicas “profecia” da Bíblia referem-se ao que está… na própria Bíblia! Como ninguém sabe quando os capítulos foram escritos, neguinho acha que o que aparece posteriormente é a realização do que foi dito antes, e fazem disso uma “profecia cumprida”. Para criar a suposta divindade de Jesus, os primeiros crentes da antiguidade pegaram um monte de coisas que estavam escritas na Torá e disseram que tinham acontecido com Jesus! Como por exemplo que ele nasceria em Belém, de uma virgem, que seria traído, que seria vendido por 30 moedas, blá blá blá. Profecias, não é mesmo? KKKKKKKK
            Se o próprio povo que escreveu as profecias não acredita no seu “messias” alguma coisa de errado tem aí, não acha?
            Usar a Bíblia para justificar as “profecias” da própria Bíblia é a coisa mais patética que vc pode fazer, camaradinha…
            Não tem uma só “profecia” que se refira ao que acontece depois que a Bíblia foi escrita.
            Mas, mesmo assim, tem um bando de antas estúpidas que ainda acredita que o apocalipse se trata do fim do mundo, quando a besta, na verdade, era Nero!

            E, se “profecias” são indícios de divindade para vc, a mãe Dinah deve ter sido a Virgem Maria encarnada! KKKKKK

            Agora pega a tonelada de coisas que a Bíblia disse que aconteceriam naquele tempo mas que não aconteceram… Aqui vc pode ver algumas:
            https://www.youtube.com/watch?v=k5eUGQ9HvHU
            https://www.youtube.com/watch?v=M5MzJXzj6Bs

          • Leandro

            Ei, Tito!
            Como fez pra por links sem cair na moderação?

          • Tito Bellicus

            LINK

          • Arminius Querusco

            Foi uma analogia, não tome como exemplo literal. Se vc visse as tais 4 fotos sem saber que eram da mesma pessoa, vc poderia muito bem julgar que eram 4 pessoas diferentes.

            Observar um animal “se transformar em outro” requereria uma vida de milhões de anos… O que existe para comprovar são as evidências deixadas ao longo do tempo. E se você quiser uma constatação da evolução ocorrendo “em tempo real”, só precisa “ampliar o foco”, pensar além do que estão acostumados aqueles cuja compreensão não alcança o que está fora da zona limítrofe da percepção imediata.

            No Reino Monera, por ex., as espécies de bactérias são classificadas de acordo com seu metabolismo. Assim, existe uma unidade taxonômica para dada diferente elemento sintetizado. Num experimento de evolução induzida, foi constatado que uma espécie de bactéria (que sintetizava carbono) foi submetida a um ambiente privado de tal elemento. Como consequência disso, ela passou a sintetizar o citrato que estava presente no novo ambiente. Isso foi possível porque a dita cuja foi capaz de produzir uma nova proteína, que não existia na espécie a qual pertencia até então. E lembre-se: proteínas são a base do DNA…

            Foram precisos 22 anos para que este experimento se materializasse, o que, para os humanos, é o equivalente a verdadeiras eras geológicas!
            Eu poderia postar aqui links de papers e da instituição onde o experimento foi (e, com novas descobertas, continua sendo) realizado, mas o comentário não iria passar…

            Mas, por favor, evite o ridículo de afirmar que elas “continuam sendo só bactérias”. É o mesmo que afirmar que poodles e lobos continuam sendo canídeos…

          • Antônio Bonfim

            Ridículo mesmo é vc supor que a bactéria deixou de ser bactéria kkkk, ela se transfomou no quê? Tá vendo como a teoria da evolução é ridícula? Seus defensores não conseguem enxergar a vergonha que passam… E como já disse, ninguém conseguiu provar uma espécie se transformando em outra, isso é apenas uma farsa pra enganar incautos

          • Tito Bellicus
          • Antônio Bonfim

            Isso é evolução? Kkkkk vcs são patéticos… Aquela do dinossauro TER EVOLUÍDO para uma galinha é bem melhor rsrsrs

          • Tito Bellicus

            Não, evolução é você estar conseguindo digitar com os cascos.

          • Arthur Santos

            Aí caralho! Morri de rir aqui dos cascos. Bojack veio comentar aqui.

          • Felipe Rafael

            Qual é a boa então, professor Tibúrcio?

            Acho ok você contrstar o Darwin e toda sua teoria derivada. B e l e z a!

            Agora solta aí, a “Teoria do Bonfim”, estou todo ouvidos.

            Vamos lá, não se acanhe…

          • ochateador

            Usar a tag code te permite postar links.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          Ai, ai… Bicos mais grossos em uma espécie X de ave são pequenas adaptações. A longo prazo, São bicos completamente diferentes. Vai me dizer que aquele livro que me proíbe de comer camarão e fala que tenho que ser pobre é que tá certo, né?

          • Antônio Bonfim

            Nossa…. “a longo prazo são bicos completamente diferentes…” nossa, agora a coisa ficou séria kkkk mas o bico EVOLUIU para o quê? O bico deixou de ser bico ou só se adaptou? Kkkkk

            E sobre “aquele livro” que TE proíbe de comer camarão e fala que VC tem que ser pobre eu desconheço

          • Arminius Querusco

            E quanto àquele livro que afirma que as plantas já existiam antes de o sol ter sido “criado”?

          • Antônio Bonfim

            Não, ela não diz! Deus ordenou que a terra produzisse as ervas no terceiro dia da criação (um dia antes da criação do Sol). Nesse momento a terra começou a germinar as tais ervas (isso, como sabemos, leva certo tempo), mas elas só nasceram mesmo depois que Deus fez chover (Gênesis 2:5), ou seja, depois da criação do Sol:

            “Toda planta do campo ainda não estava na terra, e toda erva do campo ainda não brotava; porque ainda o SENHOR Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra” (Gênesis 2:5).

          • Arminius Querusco

            “Deus ordenou que a terra produzisse as ervas no terceiro dia da criação (um dia antes da criação do Sol).”

            Pra um tipo assim desconhecer que uma planta, por menor que seja, necessita realizar fotossíntese como fonte de energia para poder sobreviver, não deve ter chegado à 4ª série… E eu achando que tivesse na cabeça algo além de contos mitológicos escritos por completos ignorantes da Idade do Bronze. Valeu por tomar meu tempo. Toma um block como retorno.

            E só para fazer as citações relevantes:
            “E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi. E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.”
            Gênesis 1:11-12
            “E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.”
            Gênesis 1:16

            Isso sem mencionar que estrelas não passam de “luminares” colocados num suposto “firmamento do céu”, apenas para “iluminar a Terra”… Como é possível que uma pessoa, ainda mais adulta, em sã consciência, se agarre a uma estultícia dessa como “fonte da verdade” é algo que somente um psiquiatra pode entender.

            O engraçado é que o Enuma Elish e a Epopeia de Gilgamesh, escritos antes do alfarrábio de asneiras cristão, contém praticamente todos os mesmos “ensinamentos”, mas são coisas da pagãos e hereges!

          • Antônio Bonfim

            Que bom que vc entendeu, mas como todo neo ateu, apenas nega o evidente, preferindo acreditar no acaso, em suposições infundadas e irracionais… É interessante observar que vc prefere acreditar que tudo aconteceu por mero acaso hehehe brilhante!

          • Pedro Lucas

            Bem vindo a realidade , o universo não tem necessidade de se encaixar nas suas crenças.
            Não duvido muito que vc deve ser adepto dos flattards (terra planistas , que negam até a existência da gravidade)
            Não preciso gastar os meus dedos , em 100 anos (se a humanidade der certo com essa quantidade de pessoas como vc ) suas teorias vão ser negadas todos os dias , e vcs vão viver isolados negando eternamente entrar em foguetes.

          • Antônio Bonfim

            Está enganado em tudo que disse rsrs, pela mentalidade deve ter uns 11 anos

          • Pedro Lucas

            Onde está a evidência de que um deus (propositalmente com d minúsculo) criou a humanidade a partir de um casal a 6000 anos atrás (ignorando as evidências de esqueletos humanos datados com muito mais de 6000 anos) e depois matou quase todo mundo e em menos de 3000 (não me importa se seria menos ou mais ) é ainda sobrou tempo para 8 pessoas virarem 8 bilhões com raças diferentes e em continentes separados por longos oceanos ?

          • Antônio Bonfim

            A evidência está na história da humanidade, na arqueologia, na ciência, etc. O problema é que vc não quer que Deus exista, pois sabe que vai ter que ficar diante dEle. Então se agarra a ilusão de não existir um Deus, assim vc pode continuar vivendo a sua vida medíocre de pecador, se agarrando a crença do acaso.

          • Belisário

            Então acreditar em Jeová é algo lógico e racional, e não apenas uma questão de fé? Estou totalmente aberto à ideia. Só preciso que você esclareça um pouco mais. Não é que eu seja cético, mas, por exemplo, quais são essas evidências que estão na “história da humanidade, na arqueologia, na ciência, etc”? Eu devo ser muito estúpido ou cego, porque, honestamente, não consigo ver nenhuma.

          • Belisário

            Com base em que você acredita neste deus cristão? Me ajuda, eu quero acreditar também.

          • Antônio Bonfim

            O engraçado é alguém negar tudo isso e se agarrar a crença de que tudo foi criado pelo nada rsrsrs, e sobre as histórias que vc contou, elas foram escritas muito depois da narrativa de Gênesis rsrs, poressa e outras dá pra ver que vc é apenas mais um ignorante, não sabe nem o que escreve, apenas usa o Ctrl C, Ctrl V e acha que sabe tudo rsrs, é um pobre coitado.

          • Tito Bellicus

            Uma dica, fuinha: quando a data se refere ao período anterior à era cristã, quanto maior o número de anos, mais antigo, tá? Agora volte a sua fonte e perceba que há pelo menos meio milênio de diferença entra as narrativas, sendo o Gênesis a cópia versão mais recente.

          • Rafael F. Silva

            Adaptação e evolução são coisas diferentes. Os sherpas evoluiram a ponto de ter uma vida normal em altíssimas altitudes. Já você, se morar 20 anos no himalaia pode se adaptar, mas jamais terá o organismo igual ao de um sherpa. Se você sair de lá depois de alguns anos, seu organismo voltará ao normal, o que não aconteceria com um sherpa.

        • Lord Grim

          Antônio Bonfim é um negacionista, ele esta negando todas as ideias e não faz nenhuma argumentação contra. Não percam tampo com ele, este tipo de gente não muda de pensamento….

          • Antônio Bonfim

            Eu nego as idéias do tipo “o acaso criou tudo”, ou “adaptação é o mesmo que evolução”, etc. Me mostrem algo convincente e não o delírio de algum louco que faz de tudo pra negar a existência de um Criador.

          • Bruno

            Eu nego a idéias do tipo “um criador criou tudo” ou “deus ordenou que a terra produzisse ervas”, etc. Me mostre algo convincente e não o delírio de algum louco que faz tudo para acreditar na existencia de um criador.

          • Antônio Bonfim

            O que é mais plausível, que Alguém criou ou que o nada criou aleatoriamente? Seja mais racional, se é que consegue pensar um pouquinho rsrs

          • Bruno

            O que é mais plausivel, que um ser imaginario criou tudo ou que ainda nao saibamos ao certo como chegamos até aqui ? [insira aqui um jeito de te chamar de burro sem ser direto]
            Mas chega. Que deus te elimine.

          • Antônio Bonfim

            “acuse-os do que vc é”…
            O medo de dar a resposta mais sensata, mais racional faz o indivíduo mudar de assunto e partir pra ofensa hehehe, típico de neo ateus

          • Eduardo Scharf

            Um Universo a partir do Nada – Lawrence Krauss
            https://www.youtube.com/watch?v=WZnslD4hhS8

          • Antônio Bonfim

            O nada não cria nada…

          • Eduardo Scharf

            Tu respondeu 18 minutos depois de eu ter postado, e o vídeo tem 53 minutos. Nem colocando na velocidade máxima do youtube a conta fecha. Okey…

          • Antônio Bonfim

            Esse cara que afirma que tudo veio do nada levou uma surra do William lane kraigh kkkk se informe melhor pq o que vc postou já está ultrapassado

          • Grade, Tardigrade

            Então quem criou o tal deus?

          • Antônio Bonfim

            Então pra vc é mais plausível tudo ter surgido do acaso do que ter surgido de um Criador? Kkkkk olha só como vc é bem “racional” hehehe

          • Tito Bellicus

            Qual criador? Tem que ser especificamente o deus em que vc acredita? Me fale um só argumento em favor do seu deus que não possa, ao mesmo tempo, ser argumento a favor de outras ideias abstratas, como a de que vivemos em uma simulação virtual ou de que uma mega raça de alienígenas criou tudo o que vemos.

  • Il Padrino

    Isso não vai parar a não se que consigamos usar as ferramentas intelectuais que a natureza nos deu para nos levar e as demais espécies daqui para locais habitáveis quando isso for exigido pela própria natureza. Meteoros, cometas, gases, e tudo que estava envolvido no ambiente primordial – e foi fundamental para a vida em determinado estágio – é tóxico para a evolução em estágios mais complexos. Então, caso não arrumarmos um jeito de usar nosso intelecto para construir uma “Arca de Noé” que nos tire daqui em um determinado momento quando nos for exigido, a evolução não só vai parar, mas como retroceder e colocar bilhões de anos de trabalho na lata do lixo cósmico. Para mim essa é a explicação darwiniana para natureza ter complicado tanto as coisas ao ponto de ter criado seres com mentes que consigam interagir com ela de forma tão ativa: proteger a evolução do ambiente hostil cósmico. Basicamente a evolução criou um “jardineiro” para as demais espécies.

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Já pensei sobre isso, mas é uma pena não podermos verificar isso.

      • Rafael F. Silva

        Já podemos verificar em alguns animais domesticados lá pelos primórdios da civilização e principalmente na agricultura, onde os resultados são bem mais evidentes a curto prazo.

      • Il Padrino

        Eu nao vejo outra razao para a natureza nao ter parado em animais comedores/cagadores e ter criando essa complexidade chamada cérebro se nao fosse para fazer uso dele para algo. O que me veio em salvar o tempo evolutivo percorrido levando a vida gerada de lugar em lugar, sempre onde estiver mais seguro para a vida continuar. Nao consegui pensar em outra razao. Alias, é estranho pensar por que o universo, deste tamanho, levaria de alguma forma a geração da vida como seu processo natural evolutivo.

  • Lucas Ambrosio

    É por essa e outras que concordo plenamente com o Alex Pyron.
    Falando nisso, estou no aguardo de uma matéria do Carlos Cardoso sobre o assunto.
    As possibilidades de sarcasmos e ironias são muitas.

  • Elender Góis Gallas

    Nunca vi tantas falácias num artigo só

    • Grade, Tardigrade

      Então vá até o local onde vivem os tais bichos e colha os dados você mesmo.

      Easy like that!

  • Vagner Da Silva

    tá parecendo os x-men, lá a mutação dá os poderes certos na hora certa e se precisar fazem retcon de mutações secundárias… mas dez gerações é tempo demais pros quadrinhos.

  • Ariel Souza Rossi

    Hahaahahaha

    Vc cita um exemplo onde a espécie invasora possibilitou o crescimento de uma especie em extinção, como se isso fosse sempre benéfico.

    Só esquece que na maioria das vezes, espécies invasoras só causam desequilíbrios e extinção de outras espécies nativas.

    • Grade, Tardigrade

      Dei mais uma lida no texto e não achei a parte que fala que espécies invasoras são a salvação!

      Copia e cola aí, faz favor.

      • Ariel Souza Rossi

        Comece lendo o título e interpretando. Depois passe para o resto do texto e faça uma interpretação dele.

        Depois releia meu comentário, pois em momento algum usei o termo “salvação”, e o intérprete também.

        • Grade, Tardigrade

          O título não diz: “Espécies em extinção sempre serão salvas por espécies invasoras“, portanto sua crítica não faz o menor sentido!

          Se vc não tinha entendido o que eu escrevi antes (normal, já que também não entendeu o post), talvez agora vc consiga!

  • Torquato Pit Bull

    Não sou torcedor, mas deixa eu dar uma de comentarista do Tecmundo: Vai Corinthians!

  • Luciano Alonso

    Eu só passo por aqui para ler os comentários. KKKK. Minha nossa, eu me divirto com isso.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples