Negócio fechado: Disney compra a quase totalidade da Fox por US$ 52,4 bilhões

E aconteceu: após semanas de especulações e viradas de mesa, a The Walt Disney Company anunciou hoje (14) a compra da quase totalidade da 21st Century Fox pela bagatela de US$ 52,4 bilhões. Ainda que tal negociação ainda precise ser aprovada pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos (que já tem o processo AT&T/Time Warner para desenrolar e por isso mesmo, não anda de muito bom humor), a aquisição torna a Disney um conglomerado ainda mais poderoso do que já é.

De acordo com o documento oficial, a aquisição diz respeito à toda a parte da Fox que responde por produção de conteúdo de cinema, TV e internet que não os canais Fox, Fox News, Fox Sports e Fox Business nos Estados Unidos, tal qual jornais como o The Wall Street Journal e o New York Post; esses permanecem sob controle dos Murdoch, que passarão a administrar uma empresa bem menor como era de desejo deles desde o início; no caso Lachlan e James, respectivamente co-presidente e CEO da Fox não queriam herdar todo o conglomerado das mãos do pai Rupert Murdoch, que está se aposentando depois de não ter conseguido comprar a Warner e perdê-la para a AT&T.

O que vai para as mãos da Disney então? A totalidade da 20th Century Fox, o estúdio que conta com as subsidiárias para cinema, TV, Home Video e animações como a Fox Searchlight, a 20th Television e a Blue Sky Studios; 73% da National Geographic; 30% do Hulu (como ela já era dona de outros 30%, a Disney passa a ser sócia majoritária com 60% e assume o controle do serviço de streaming; Comcast e Time Warner detêm 30% e 10% respectivamente); 50% da Endemol Shine Group (Big Brother, MasterChef, The Biggest Loser; o resto está na mão da Apollo Global Management); o serviço de satélites Star India e 39,14% da Sky e a manutenção dos planos de aquisição dos outros 60,86%, iniciados um tempo atrás e sob escrutínio dos reguladores; mais de 300 canais internacionais, cerca de 22 canais de esporte regionais e serviços como a FX Networks, e por fim todas as propriedades intelectuais produzidas pela empresa.

Só para citar algumas das marcas que passam para o controle da Disney, além do retorno dos direitos para o cinema dos X-Men para as mãos da Marvel Studios (os do Quarteto Fantástico dependem de um acordo a ser firmado com a Constantin Film) temos as franquias Avatar, Alien, Predador, Duro de Matar, Planeta dos Macacos, A Era do Gelo, Kingsman, Alita: Battle Angel, Maze Runner e várias outras, bem como o controle de produções para a TV como Os Simpsons, Futurama, Family Guy, American Dad, The OrvilleBuffy, Sons of Anarchy, Prison BreakHow I Met Your Mother, Cosmos: A Spacetime Odyssey e curiosamente a série de TV do Batman dos anos 1960, que a Disney não poderá explorar já que a Warner é a distribuidora. A Disney também colocará as mãos em acordos de distribuição embora não controle algumas marcas, como Archer (pela FX).

Bob Iger, CEO da The Walt Disney Company e Rupert Murdoch, co-presidente da 21st Century Fox

O acordo renderá aos acionistas 0,2745% das ações da Disney por cada ação da Fox que detiverem, o que acabará por repassar 25% da empresa aos atuais controladores da companhia recém-adquirida; ao mesmo tempo o período de permanência de Bob Iger como CEO será estendido até 2021, sem mencionar que ainda não há um plano de sucessão e nem sinal de um possível substituto. A precisão é que a negociação seja concluída em até 18 meses.

E aí reside o principal problema: o Departamento de Justiça dos Estados Unidos já tem um tremendo abacaxi para descascar na forma da aquisição da Time Warner pela AT&T; a operadora se recusa a se desfazer de quaisquer propriedades como forma de concluir o negócio, ela teria oferecido vender a CNN mas a resposta que ouviu foi “é pouco”. Para seguir as leis antitruste os reguladores teriam exigido a venda da Turner inteira, ou da DirecTV e como a AT&T se recusa, o órgão partiu para o movimento mais natural que é embarreirar o processo inteiro.

As chances da Disney se safar sem que os reguladores exijam a venda de uma propriedade valiosa tendem a zero, e como não é a empresa que decide o que ela pode se livrar o DoJ pode exigir qualquer coisa, desde o Hulu para evitar ferir o mercado de streaming e ferrar ainda mais os concorrentes, como algum estúdio de animação como a Blue Sky ou a Pixar, a Marvel ou subdivisões da 20th Century Fox, com as propriedades intelectuais inclusas. Há várias possibilidades e a porrada pode ser bem feia, embora ela ainda demore um tanto para vir pois esse processo não se dará da noite para o dia, visto que a compra da Warner já completou um ano e ainda não foi fechada.

De qualquer forma, caso a Disney consiga concluir a aquisição da Fox a gente vai voltar a ver e ouvir isto:


ThatGuyInPhilly — Star Wars – Original 20th Century Fox Music 1977 [HD]

Fonte: The Walt Disney Company.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Black Bomberman

    Imagina a Disney produzindo Os Simpsons… O Homer com a voz do Pateta e o Bart com a do Donald

    • Diogo

      E lá vamos nos com as piadinhas óbvias…

      • Julio da Gaita ✔

        E lá vamos nos com as piadinhas óbvias…

        Faz uma aí que não seja óbvia e seja 10/10, quero ver…

        • Diogo

          Essa eu compartilhei lá no Giz:

          Já imaginou um filme do Quarteto Fantástico com o Mickey? Se bem que o Mickey teria medo do Tocha Humana, já que o Mi-quei-Mou-sse….

          • Erick Lucena

            Já que a piada foi ruim, vamo piorar?

            Mousse de quê? Chocolate? Morango?

          • cloverfield

            Pior que eu ri.

        • Pai De Santo

          Então aqui vai uma, velha já, mas eu ri… Devo ser meio lesado mesmo:

          “Imagina um cara gordo, andando armado, encontra um saco cheio de areia de construção e, revoltado, atira no saco com sua arma.
          No outro dia nos jornais a notícia:
          Gordo baleia saco de areia.”

          Não tem a ver com a Disney, mas sei lá, bora lá.

          Saravá!

      • Nícolas Wildner

        A Didney já fez tanta transação de compra que esgotou as piadas. Fica a dica aí pras outras empresas…

      • Black Bomberman

        Aceita que dói menos.

  • Nícolas Wildner

    Nova música de abertura(SFW):

    https://www.youtube.com/watch?v=IsdCGQbbd8k

  • CtbaBr©

    Eu fiquei curioso para ver na pratica qual sera o resultado dessa compra!

  • Marcelo Eiras

    Adeus filmes minimamentes adultos de heróis como Logan.

    Simpsons politicamente correto (já vão fazer mudanças na dublagem do Apu).
    Capaz da Lisa virar personagem principal ou Lisanizarem o Homer e o Bart..

    • Evandro

      Não acho que será politicamente correto, eu acho é que vão tirar qualquer tipo de política da jogada. Vai ter só risada, bang bang, romance e fim. Toda a critica social eles vão sacar fora pra conseguir vender mais para o público infantil e para os adultos infantilizados. Não falo só dos Simpsons mas em geral.

    • André Luiz

      Tem muitas produções adultas feitas por empresas que o pessoal nem imagina que pertencem a Disney.

      Esse negócio que tudo vai virar comercial de margarina é bobagem

      • Humberto Jorge

        A Disney é dona da A&E e do Hulu.

      • Touchstone, por exemplo.

      • Ivan

        pois é pura idiotice

      • Marcelo Eiras

        James Mangold, diretor de Logan, acha que compra de Fox pela Disney “seria triste”

        “…O que acontece quando você faz um filme impróprio para crianças, por trás das câmeras, é que o estúdio precisa se ajustar a uma realidade em que não há McLanche Feliz. Não há bonequinhos. E toda a mercadoria e vendas envolvidas ao redor do filme não acontece. E quando isto não acontece, quer dizer que você está fazendo um filme para adultos.”

        https://omelete.uol.com.br/filmes/noticia/james-mangold-diretor-de-logan-acha-que-compra-de-fox-pela-disney-seria-triste/

        • Rammus

          Cara, não dá para levar a sério matéria alguma vindo do “omelete”

        • major505

          Cara, a Disney já fez coisa muito mais pesada que Logan.

          Coisas que eles produziram ou distribuiuran que pouca gente sabe:
          Apocalipto (extremamente violento)
          Perl Harbor (porcaria, mas é deles)
          Os Excentricos Tanemballs
          Vida Aquática com steve Sizou
          Sexto Sentido
          Olhos de Serpente com Nicolas Cage
          Armagdon
          Star Ship Troopers… Sim esse mesmo, o que gente é devorada por insetos gigantes)
          Força Área Um
          Con Air
          Face Off (sim, o filme que Nicolas Cage vestido de padres bolina uma mulher no coral)
          A Rocha
          praticamente tudo do Tim Burton
          Uma linda mulher (sim, um filme sobre uma prostituta)
          Cocktel
          Sociedade dos poetas mortos

          E isso é só uma pequena mostra.
          Por isso que falo: Disney é mais que mickey e cia. Disney é um mega conglomerado que tem de tudo, cinema, tv, educação, software, hardware, o que vc imaginar.

          • Fabricio Ribeiro

            Poxa Perl Harbor não é de tão ruim assim vai.

      • Jorge Dondeo

        Quais?

        • André Luiz

          Todos os NCIS por exemplo

    • Marcelo Eiras

      Deadpool RIP

    • Michel Ayres

      A Disney já mostrou em alguns casos que consegue fazer coisas adultas muito boas… e com o histórico que a Fox tinha com coisas como Deadpool (que só saiu filme qd saiu acordo com a marvel e depois de muitos anos) e x-men que a fox estragou bastante

    • Mais respeito com a Princesa Lisa.

    • Se comparar com Rick n’ Morty, Simpsons já é um convento há tempos…
      Mas, não vejo essa compra como algo positivo. Monopólio sempre tenderá a ser prejudicial ao consumidor. Se tratando da Disney, que além de tudo é uma Nintendo da mídia (excêntrica, cheia de frescuras), não duvido que tentará sufocar a Netflix num primeiro momento. Depois irá impor suas regras de mercado e em prol de TVs por assinatura. Veremos…

      • major505

        Sim, mas se não fosse por simpsons, hoje ninguém apostaria em animação para adultos.

        Quem detrata os Simpsons hoje, esquece de quão inovador eles foram 25 anos atrás.

      • Fabricio Ribeiro

        Quanto a Netflix é certeza que eles irão pra cima dela com tudo… Infelizmente o que eu acho é que se os rumores forem verdadeiros de que a Apple está querendo comprar a Netflix, eu na posição de executivo da mesma, não hesitaria em vende-la, pois mesmo que a Apple não sendo forte no campo de distribuição de mídia como a Disney, ela tem dinheiro, o que poderia dar um fôlego para o Netflix financiar as produções muito mais produções para concorrer com a temida Disney.

  • Atrollando Natuacara
    • chadefita

      Achei ofensivo, posta mais!

      =]

    • Paul

      Isso deveria ser trancado a sete chaves. Deve dá mó vergonha para eles. Mas isso é real msm? Tá muito esquisito o traço. Kkkkk

      • Marcelo Eiras

        O traço original do Mickey parece ter sido feita por uma criança de 5 anos com sérios problemas motores.

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Isso é Comichão e Coçadinha zoando o primeiro desenho do Mickey, rs!

        • Paul

          Vdd, agora que vc disse reparei no traço da boca. Característicos em alguns personagens de Os Simpsons, como o Apu e aquele gato deles, por exemplo. :v

    • cloverfield

      Treco, o Narrador do mundo Canibal.

    • OverlordBR

      Adoro Comichão e Coçadinha… meu desenho dentro do desenho predileto.

  • Cocainum

    Tio Patinhas diversificando investimentos…

    • Ivan

      Só falta ele comprar bitcoin

  • Humberto Jorge

    Basicamente agora ficou duas grandes das redes AT&T e Disney com a saída da FOX. AT&T agora terá dominio da DirecTV, CNN, Verizon, Turner e Warner. A Disney terá a ABC, ESPN, FOX, Fox Searchlight, Pixar, Marvel Group.

    Ou seja, 70% – 75% do que o mundo ocidental consome de Entretenimento será de duas empresas.

    • Luiz

      e o resto vem do Faceberg

    • A Comcast é dona de uns negócios aí, não?

      • Humberto Jorge

        São os outros 20%, a Universal é o que resta. Outros 5% são as emissoras dos países como Globo, Telefé, RAI, Sky Sports etc.

        • …Globo?

          • Humberto Jorge

            Yup. Globo é o maior conglomerado de mídia fora dos EUA. Parece zoeira, mas é.

          • Ah, sim. Eu tinha entendido que a Globo pertencia a outra empresa 😅 Eu já sabia que era grande.
            Mas tem uma empresas japonesas aí na parada, não? A Toei por exemplo…

    • Gesonel o Mestre dos Disfarces

      Livre mercado aonde, mesmo?

      • grande_dino_2

        O mercado é livre pra criar conglomerados que impedem o livre mercado.

        • Gesonel o Mestre dos Disfarces

          E isso é uma tendência óbvia. Só mesmo sendo retardado (ou liberotário) pra não perceber isso.

  • Neo Trox

    Será que vão pasteurizar tudo de vez? A politicada Disney é ser Friendly Family e politicamente correto, de nunca ofender ninguém.

    Tipo os Simpsons. Tem um episodio que o paralelo do Walt Disney era um simpatizante nazista. Ou um episodio que o anuncio da Fox News dizia: “Não somos Racistas, mas a favorita dos racistas”

    Acho que esse tipo de humor politizado e subversivo deve desaparecer.

    • Lui Spin

      Lógico que vai ter mudanças.

      Achar que nada vai mudar, é muito ingenuo. Principalmente em Simpsons, American Dad, Family Guy.

    • EmuManíaco

      Disney tem centenas de marcas. Apenas as com nome ” disney” e referencias ao mesmo vão passar por mudanças. Nada impede dela manter o nome fox pra essas producoes.

    • Wallacy

      A política da Disney é dinheiro…. você deve já ter assistido muito conteúdo violento de um studio Disney. Porém sem a marca Disney estampada.

    • major505

      Disney já tem divisão para filmes mais adultos, e permite que propriedades dela sejam usadas em coisas mais pra classficiação R como Justiceiro e Jessica Jones no Netflix.

  • James Mangold in this very moment: http://www.aldia.co/sites/default/files/sadaffleck.gif
    Kevin #Tesouhara Tsujihara at this very moment: http://stream1.gifsoup.com/view/130090/inglourious-basterds-hitler-o.gif
    Tem gente na gringa torcendo pra esse acordo melar; as pessoas acham que tudo será igual um comercial de margarina agora, ou que é muito poder nas mãos da Disney, ou ambos. Bem, foi sob o comando da Disney que Pulp Fiction foi produzido. E tem uma penca de empresas debaixo das asas da Warner e da Comcast… Resumindo: nem tudo será comercial de margarina e estamos longe de um monopólio.

  • Ivan

    PRa quem ta preocupado com infantilização:

    Ben Fritz

    @benfritz
    Iger specifically calls out “Deadpool,” wants to keep making sequels. “There may be an opportunity for an R-rated Marvel brand as long as we let audiences know what’s coming.”

  • Vagner Da Silva

    Só espero que não achem que vingadores vs. x-men seja uma boa ideia pra filme…

    • Ivan

      Pq jovi?

      • Vagner Da Silva

        Eles meio que deram uma bela roubada pro time da casa mesmo com os Mutantes possuídos pela força fênix e os argumentos de como os vingadores ganharam foram muito “então tá”

        • Ivan

          Entendi, mas com certeza o filme teira uma historia diferente.

          • Vagner Da Silva

            sim, mas a diferença das marcas vai deixar os x-men num papel totalmente secundário, mesmo tendo um background mais denso do que se unir pra enfrentar uns aliens.

    • EmuManíaco

      é a melhor forma de introduzirem os mutantes sem um reboot.

  • Paul

    Mds! Acho que vão acabar com Os Simpsons. É esquisito pensar Disney e The Simpsons JUNTOS, já que a primeira é uma empresa bem família. Vamos ver…

    PS: https://uploads.disquscdn.com/images/0f40ab4992af88f0c54ff73558ddaff8840c9cabe30559d8578b8dcb9d4c35ac.png :v

    • esse realmente veio direto para os comentarios

      • Paul

        Ah ñ…

    • Nícolas Wildner

      “Empresa bem família”. Lembre-se que em nosso planeta temos empresas que vendem o pesticida e também os adubos insuficiente para as plantas mais os remédios para seres humanos.

      A Disney comprar a 20th e levar os Simpsons é fichinha.

  • FrankCastle

    Finalmente poderei dar porrada naquele mala do Deadpool.

  • Francis Schonarth

    Torcendo agora pra Disney comprar a Televisa, meu sonho é ver o Chapolin nos Vingadores.

  • Jefferson Viana

    Que merda, family Guy e American dad vão entra no rolo??? Eita Carai,

    • Lui Spin

      Vão acabar. Só não sabemos quando.

      Simpsons podem até salvar, mas vão dar uma capada boa neles.

      • Jefferson Viana

        bateu a depressão forte

  • Jorge Dondeo

    Uma pena. Monopólios nunca são bons para ninguém.

  • André Luiz

    O gigantismo dessas corporações é impressionante.

    AT&T/Warner, Disney e Comecast/Universal

    Sobrou alguém ?

    Livre mercado eles disseram

    • Fabricio Ribeiro

      A pergunta que não é… Quem vai ser o próximo a ser engolido desses 3 ai.

  • cagando para isso, nao vamos pagar nada mesmo, tudo no BR sera pirateado deles via locadora e sites que exibem online…

    • Paul

      A questão ñ é essa. Nunca foi…
      É a ameaça da mão do politicamente correto da Disney deformar clássicos como Os Simpsons, por exemplo.

      • EmuManíaco

        Deformar o que ja deveria ser cancelado? ta na hora é de mudanças reais.

        • Paul

          Cancelado pq? Não é uma das maiores audiências da Fox?

          ”ta na hora é de mudanças reais”
          Definitivamente, vc ñ vai querer mudanças feitas pelo pessoal da Disney aqui.

          • EmuManíaco

            Qualquer mudança em os simpsons é bem vinda. não tem nenhuma graça ja a pelo menos uma decada. Consigo rir mais com animações da cartoon network hoje que com simpsons.

          • gfg2

            Que bom que o mundo não gira em torno de ti.

          • EmuManíaco

            e quando eu falei que girava? vai se fo der arrombado e babaca do ca ra lho.

          • EmuManíaco

            e quando eu falei que girava? vai se fo der arrombado e babaca do ca ra lho.

          • EmuManíaco

            e quando eu falei que girava? vai se fo der arrom bado e babaca do ca ra lho.

          • gfg2

            Volta pro G1 assombração.

      • se ficar ruim é só nao assistir e chorar

    • OverlordBR

      Verdade!
      Pirateamos conteúdo da Fox como uma forma de protesto liberal anti-Trump e suas políticas vis!

      MINDIRA!

  • kenji

    No final, apostava que todos os grandes conglomerados de mídia teriam algoritmos de criação eficientes. Só não imaginava que seria tão cedo e que o algoritmo seria o mesmo.
    Agora não teremos mais obras com alma. Serão eficientes em nos fazer rir e chorar, mas será apenas efeito colateral, o objetivo é vender merchandising.
    Sei que já é assim, mas será ainda mais…

  • Será que ainda dá tempo de incluir o Wolverine ou algum outro X-Men no Vingadores: Guerra Infinita parte 2?

    • EmuManíaco

      Em plena mudança que estão tentando fazer de elenco? Duvido.
      Mas pode ter certeza que a formação dos vingadores vai mudar totalmente. Eu colocaria alguns xmen ali em vez de lançar um novo filme.

      A pergunta que não quer calar… Qual Pietro esta vivo no novo universo?

  • DiMais

    que obriguem a se desfazer dos Simpsons, Family Guy e afins!!

  • Vitor RV

    Escrevi ontem no post sobre a nova temporada do Justiceiro:

    Amanhã a Disney deve anunciar a compra da Fox (exceto as redes de TV aberta, jornalismo e esportes).

    A Disney hoje já é o maior grupo de mídia do mundo e a compra ajudará a criar um mastodonte. Trata-se, na verdade, de um passo fundamental para a formação do acervo do seu serviço de streaming a ser criado em 2019.

    Para Trump é um enorme pepino. Seu governo está brigando na justiça para impedir a compra da Time-Warner pela AT&T (numa clara vingança contra a CNN). Como, então, aprovar essa operação ainda mais explosiva? Mas como dizer não ao guru da direita, Rupert Murdoch?

    Já Murdoch terá um outro problema. São óbvias as sinergias entre a Fox Sports, a Fox News e os muitos jornais que a família possui, abrigados em outra empresa (News Corporation). Mas o que fazer com uma rede de TV aberta, se agora ele não produzirá mais conteúdo? A Disney não pode comprar, pois já possui a ABC e a legislação não permite acumular duas redes abertas. Provavelmente ele terá que achar um outro comprador.

    Com a operação, os grandes estúdios norte-americanos ficarão reduzidos a cinco. Em se confirmando a operação com a Time-Warner, dois deles pertencerão a empresas de telecomunicações (AT&T e Comcast), um à Sony e a Disney será um gigante apenas do conteúdo. É obvio que a Viacom (MTV, Nickelodeon, Comedy Central e Paramount) passará a ser a prima pobre desse conjunto. Assim como a Fox, a Viacom é uma empresa com dono, no caso oito anos mais velho do que o octogenário Murdoch. A Viacom claramente passa a ser a bola da vez nesse processo de fusões sem fim.

    PS: ao contrário do que a imprensa noticiou a princípio, a Fox possui todos os direitos dos X-Men (que, então, retornarão à Marvel), mas apenas os direitos de distribuição do Quarteto Fantástico (cujos direitos de produção no cinema pertencem a uma terceira empresa, chamada Constantin). Para que o Quarteto Fantástico volte à Marvel teria que haver um acordo com a Constantin nos moldes daqueles com Universal (Hulk) e Columbia (Homem-Aranha).

    PPS: curiosamente, a Fox possui os direitos de distribuição das séries Batman (dos anos 1960) e Gotham.

    Escrevi hoje:

    Como previsto, a Disney anunciou hoje a compra da Fox (exceto a TV aberta, as redes de esporte e notícias).
    Foram US$ 52 bilhões em ações, o que deve transfomar os ex donos da Fox em acionistas de peso da nova Disney, com cerca de 5% da empresa.

    Vamos ver como vai se portar o governo Trump, que está tentando barrar a compra da Time-Warner pela AT&T.
    Com a compra, ativos como Avatar, Homeland, Simpsons e Arquivo X passam a pertencer à Disney.
    E Wolverine, claro, volta pra casa…

    PS: o que o Murdoch fará com uma TV aberta que não produz conteúdo?

  • OverlordBR

    Próxima animação da Disney será sobre uma família de rednecks e sua luta contra o governo opressor e os cucarachas que invadem nosso país e fogem da migra?

    THEY ARE TAKING OUR JOBS!

  • Vitor RV

    Excluíram meu post daqui como spam, sendo que era uma discussão pertinente sobre o assunto, pelo visto só querem saber desses comentários vazios e piadinhas, tá igual o Gizmodo, vou voltar a usar bloqueador de anúncio nesse site, e não comento mais aqui.
    “Blog de tecnologia de quem tem opinião”, até parece….

  • OverlordBR

    O pessoal da Fox News e da direita conservadora americana deve estar feliz da vida.
    O Murdoch concentrou todo poder & dinheiro em poucas empresas e agora, vai expandir a Fox News e a parte de notícias da bagaça.

  • Rodrigo Lima
  • Mariano Santos

    Essas coisas me lembram White Rose de Mr. Robot.

  • CAFEÍNA

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples