Resenha — Moto X4: ele voltou, porém…

moto-x4-001-3

O Moto X original foi uma revolução. Numa época em que todo mundo focava em dispositivos Android de ponta cada vez mais caros a Motorola, na época sob a tutela do Google entregou um smartphone de qualidade por um preço agressivo, o que se seguiu pelo menos até a geração seguinte. Hoje os chineses da Lenovo preferem fazer a Samsung e abarrotar o mercado com diversos modelos, que não raro competem uns com os outros embora alguns ainda mereçam destaque.

E é nesse cenário confuso que o Moto X reaparece, em sua quarta encarnação. Ele ainda é um smartphone em que vale a pena investir? Eu o testei por um mês e estas são as minhas conclusões.


Design

Antes de mais nada, as especificações técnicas:

  • SoC Snapdragon 630 da Qualcomm, octa-core Cortex-A53 com clock de 2,2 GHz e GPU Adreno 508;
  • 3 GB de memória RAM;
  • 32 GB de espaço interno (expansível via Micro-SD de até 256 GB, bandeja híbrida);
  • display LCD IPS de 5,2 polegadas com resolução Full HD (424 ppi);
  • conjunto principal de câmeras duplo de 12 megapixels com abertura ƒ/2,0, pixels de 1,4 µm e autofoco com detecção de fase e 8 MP com lente grande angular, abertura ƒ/2,2 e pixels de 1,2 µm; Flash LED Dual-Tone, HDR e que filma em 4K a 30 fps;
  • câmera selfie de 16 MP com abertura ƒ/2,0, Flash LED e que filma em 1080p;
  • leitor de impressões digitais com suporte a gestos;
  • certificação IP68, com proteção contra poeira e imersão acidental;
  • 4G/LTE Dual-SIM, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 4.2, BLE, A-GPS, GLONASS, GALILEO;
  • bateria de 3.000 mAh;
  • saída para fone de ouvido estéreo;
  • porta USB-C 1.0;
  • Android 7.1 Nougat, com atualização garantida para o 8.0 Oreo;
  • dimensões: 148,4 × 73,4 × 8 mm;
  • peso: 163 g.

À primeira vista o Moto X4 parece um Moto G5S Plus de fraque, o problema é que essa impressão permanece quanto mais você o conhece. As especificações da versão mais poderosa do outrora aparelho intermediário da Motorola (que não é mais tão intermediário assim) são muito próximas deste, que possui sim algumas características próprias interessantes. Primeiro, a traseira de vidro com reflexo em “S”, graças à curvatura é linda de morrer e chama muito a atenção, ainda que seja um ímã de marcas de dedos.

Visualmente falando este é um smartphone charmoso, ainda que a elevação da câmera não agrade todo mundo; querendo ou não ela já se tornou uma característica inerente à linha Moto.

moto-x4-005

O dispositivo em si não é tão grande, possui um peso razoável e uma pegada confortável, embora seja um tanto esgorregadio devido o acabamento da traseira mas fora isso, é um smartphone dentro do que espera da Motorola em termos de design. Os botões Power e de volume na lateral são pequenos e discretos, enquanto a bandeja na parte superior é mais uma vez híbrida; o usuário terá novamente que escolher entre utilizar dois cartões SIM ou apenas um e um micro-SD de até 256 GB para expandir o armazenamento interno, que é um de seus calcanhares de Aquiles. Com apenas 32 GB disponíveis, sendo que o sistema come nada menos que 13 GB não utilizar um cartão é praticamente impossível. Eu mesmo consegui lota-lo em apenas uma semana de testes, então tire suas próprias conclusões.

A conclusão que se chega é que a Lenovo/Motorola errou feio, errou rude ao não otimizar o sistema ou pelo menos não fornecer uma bandeja dedicada ao Micro-SD e sob essas condições não há como não usar um cartão de memória, o que mata completamente a possibilidade de usa-lo com dois chips e ter espaço minimamente decente para apps e outras coisas.

moto-x4-003-2

moto-x4-002-3

O conector é um USB Type-C 1.0, como ocorre em dispositivos mid-high para cima mas ao menos aqui a Motorola manteve a entrada P2 para fone de ouvido estéreo; apenas os dispositivos da linha Moto Z tiveram a conexão removida. Os fones de ouvido que acompanham o Moto X4 são bons e confortáveis, nada de muito especial.

E temos a tela; esta conta com 5,2 polegadas, resolução Full HD e um bom equilíbrio nas cores, nível de preto bem decente e um bom brilho, o suficiente para você ver o que ela reproduz debaixo de Sol forte. Ela poderia ser maior se a Motorola não insistisse em manter o leitor de impressões digitais na frente do aparelho, o que faz com que todos os dispositivos da fabricante ainda sejam dotados de largas bordas superior e inferior; no entanto, como antes este sensor possui funções de gestos. Deslizar para a esquerda aciona o comando Voltar, para a direita abre a gaveta de apps em segundo plano e um toque rápido aciona a função Home, uma boa opção para quem não quer acionar os comandos na tela.

moto-x4-004

Por fim o Moto X4 possui uma vantagem frente a seus irmãos: certificação IP68, que lhe confere proteção contra poeira e mergulhos acidentais; nem mesmo o poderoso Moto Z2 Force, o top de linha absoluto possui tal característica, ele e todos os outros modelos da fabricante contam apenas com um nanorrevestimento repelente que no máximo protege contra respingos e esguichos. O bom é que as chances de termos a certificação em mais produtos no futuro é quase certa.

Performance e autonomia

Deixando o problema do espaço um pouco de lado, a combinação software/hardware do Moto X4 é adequada. Com um Snapdragon 630 e 3 GB de RAM ele dá conta da maioria das funções básicas para intermediárias sem problemas ou travadinhas, embora chore um pouco com multitarefa. Ele não é o melhor aparelho para jogar (para isso temos os modelos da linha Z, ainda mais se com o Moto Snap Gamepad) e nem é sua função mesmo, já que qualquer coisa mais pesada irá comprometer severamente o armazenamento interno.

moto-x4-007

Redes sociais, Netflix, Chromecast, pacote Office ou GDocs, tudo isso ele tira de letra mas não é como se ele fosse muito diferente de outros aparelhos similares da Motorola, e por isso mesmo a fabricante fez dele um dispositivo para quem deseja consumir conteúdo de áudio com certa qualidade ou compartilhar experiências, através da opção “Sistema de som sem fios”. Com ela é possível emparelhar até quatro saídas de som Bluetooth, sejam caixas de som ou fones de ouvido ao mesmo tempo e dessa forma, você pode reproduzir sua playlist em vários cômodos da sua casa ou conectar mais de um fone no smartphone, sem ter que compartilhar o fio como fazemos hoje. É um gimmick, mas ainda assim é interessante para quem se preocupa com isso.

A bateria, com 3.000 mAh aguenta um dia inteiro de reprodução sem problemas. Nos testes utilizando fone Bluetooth, com 4G ligado e streaming de música ele saía de casa às 8:00 e voltava às 18:00 com pouco mais de 10%, o que é adequado dadas as condições de uso. Não é espetacular, mas igualmente não é um consumo de energia exacebado e sem controle.

Câmera

Hora de falar a real: as câmeras do Moto X4 são fracas, tanto o conjunto duplo principal quanto a frontal. As primeiras são dotadas de 12 e 8 megapixels com aberturas ƒ/2,0 e ƒ/2,2, sendo que a segunda conta com uma lente grande angular e dessa forma, o aparelho é compatível com o efeito bokeh das câmeras profissionais de desfocar o fundo e destacar o elemento à frente nas imagens. A Apple chama isso de “Modo Retrato”, já a Samsung de “Foco Dinâmico”. A Motorola, por sua vez usa o nome “Modo Profundidade”.

moto-x4-012

Em tese a câmera do Moto X4 deveria destacar os elementos com nitidez mas não é bem isso o que acontece, o conjunto tem sérios problemas para ajustar o foco e mais de uma vez seleciona elementos indesejados para criar o efeito. Em muitos testes o motivo estava parcialmente selecionado, em outros ele foi unido com elementos do cenário que foram igualmente realçados.

Tirando isso a câmera é razoavelmente boa para capturar imagens em ambientes iluminados, mas sua um pouco à noite ou em ambientes internos. Fora isso o software é lento, ele para e pensa antes de ajustar o foco e capturar a imagem e isso chega a incomodar após muitos cliques depois.

moto-x4-008

moto-x4-009

moto-x4-010

Ela consegue captar alguns detalhes estando de perto, mas o foco nem sempre se fixará onde você quer e chega a ser incompreensível como cargas d’água a Motorola conseguiu errar tanto em um elemento tão simples. Resumindo, a câmera do Moto X4 é apenas suficiente mas para todo o resto, é uma decepção.

A câmera selfie conta com 16 MP, abertura ƒ/2,0 e Flash LED, e tal qual a principal faz uso do modo de profundidade mas tanto lá quanto aqui, ele não funciona direito e tem problemas de foco. Hora ele foca rostos em partes, hora destaca elementos do fundo. De qualquer forma ela funciona bem em situações com bastante luz e entrega certo ruído em ambientes internos, mas na minha opinião ela deveria ser um pouco melhor dada a resolução.

moto-x4-011

Dá a impressão de que a Motorola fez uso de câmeras de foco fixo, que passam um sufoco para enquadrar elementos próximos ou distantes e é uma pena que o elemento de destaque do smartphone, que justificaria sua existência esteja tão aquém do esperado.

Como sempre, você confere as originais destas e de mais fotos no Flickr.

Conclusão

Sendo bastante sincero, o Moto X4 é um smartphone sem propósito. Com exceção da certificação IP68 ele possui câmeras piores que a presente no Moto Z2 Play e metade da capacidade interna, fora possuir um preço muito próximo do Moto G5S Plus e os mesmos problemas na hora de tirar fotos, ou pouca coisa melhor. Isso posto, o preço sugerido pela Motorola de R$ 1.699,00 não faz o menor sentido, embora seja possível adquiri-lo por bem menos em promoções da rede varejista.

moto-x4-006

Em que situações o Moto X4 se destaca então? Eu só consigo pensar em duas situações, se você deseja um aparelho com design mais refinado e faz questão da proteção contra água e poeira, ou se acha o recurso de replicar música em várias caixas Bluetooth ao mesmo tempo um adicional e tanto. Fora isso, se você deseja economizar é mais lógico comprar um Moto G5S Plus; se quiser mais espaço e melhor performance, adicione alguns cascalhos e fique com o Moto Z2 Play.


Motorola Brasil — Conheça o novo moto x⁴

Pontos fortes:

  • a certificação IP68 foi uma ótima adição;
  • belo design com traseira de vidro, embora meio escorregadio;
  • o recurso de controlar vários dispositivos de áudio Bluetooth é interessante.

Pontos fracos:

  • ambos os conjuntos de câmera têm problemas com foco e o Modo Profundidade não funciona como deveria;
  • pouco espaço interno disponível, graças ao sistema comilão e por isso mesmo a ausência de uma bandeja dedicada para Micro-SD é imperdoável;
  • frente ao Moto G5S Plus e o Moto Z2 Play, o Moto X4 não tem razão de existir.
Relacionados: , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Lucas Timm

    Quando comprei o Z2 Play, o X4 havia acabado de ser lançado.
    Escolhi o Z2 Play. E na boa, bem na boa, não me arrependo nem um pouco.

    Inclusive, vendo Snap Game Pad sem uso :3

    • EmuManíaco

      quanto no snap?

      • Lucas Timm

        780.

  • evefavretto

    O que o pessoal talvez não percebe é que o Snapdragon 660 tem GPU e modem melhores que os 625/626. Se tivesse mais RAM e memória interna, ficaria mais interessante que o Z2 Play pra algumas pessoas, combinando com o IP rating.

  • Zaaboo

    Cara, como eu sinto falta das câmeras que eu tinha com os Nokias. Depois de voltar para o Android comprei motorolas pelo custo e sempre fica a desejar.

    Acho que o último Motorola com uma câmera realmente boa foi o da parceria com a Kodak.

    • tiago

      pior q a camera dos nokias eram muito boas mesmo, se não tivesse falido meu novo celular seria outro nokia/microsoft

  • _brunobraga

    Comprei o Moto X2 no meio de 2015 e até hj me atende bem, claro com alguns engasgos. Fico pensando qual será meu próximo celular, mas provavelmente não irei de Moto X, nesse caso qual celular até uns 1300 reais vcs indicariam?

    • Maom

      oneplus

      • Também voto nele, embora ainda não tenha verba para tal aquisição, quem sabe consigo um Xiaomi Redmi 4X ao menos esse ano.

        ps… #MaomTigrão

        • Maom

          Mas na faixa de preço q ele falou 1300 o one plus 5 e até o 5t estão quase lá… Só ficar de olho nas promoções que consegue…
          ps.: kkkkk

          • é uma pena que tenho outros planos pro meu 13º esse ano.
            (Que é sair do vermelho…) T^T

          • Maom

            Como sou autônomo, 13º pra mim é pesadelo pois tenho que pagar funcionários e entrar no vermelho. 🙁
            Nada de iphone x pros meus filhos esse ano no saco do Noel.

          • Oneplus 5 esgotou e agora só tem o 5T e a versão com 6GB-64GB está por $499 Trumps. Eu pretendo comprar um.

        • _brunobraga

          Pessoal fala muito bem dos celulares da Xiaomi, tava pensando em pegar um deles. Mas enfim, valeu galera pelas dicas. 🙂

          • Um equivalente ao Moto Z com preço 2 a 3 menor … pelo que pude ver a respeito. Potência mesmo é com os OnePlus, alguns dizem que passa os S8 da Semsunga.

    • doorspaulo

      Nessa faixa, vi até S7 na Black Fraude (1400 em algumas vezes).

    • Maximus_Gambiarra

      “Comprei o Moto X2 no meio de 2015 e até hj me atende bem”
      Ué? O seu não quebrou a tela?!

      • Vin Diesel

        pega na mentira…

      • _brunobraga

        kkkkkkkk felizmente não.

        • Maximus_Gambiarra

          Depois da primeira queda, eu utilizei o meu com a tela trincada até chegar a um estágio de não enxergar mais nada. O conserto foi orçado em R$700,00 e eu desisti do aparelho. Eu gostava muito dele, não fosse esse pequeno detalhe.

    • Zalla

      comprei um G5S pra minha esposa por 900 reais, olha até que é um celularzinho bom, a camera é boa pacas

    • Leon

      Cara, na boa, mete uma LineageOS nele, o bicho vai ganhar uma bela sobrevida.

      • Rodrigo

        Instalei no moto X1 e logo desinstalei. Bugs até o osso.

        • Leonardo

          Isso vai de aparelho para aparelho, geralmente da pra ter uma ideia se esta usável lendo o xda, instalei num Moto E 1º geração e está bem usável, levando se em conta as limitações do aparelho, é claro.

        • Leon

          Aqui no meu X2 tá tudo numa boa…

    • Cavaleiro de lugar nenhum

      Peguei um MI5s por 1500 e tudo nele agrada (principalmente a camera), mas por apenas 500 comprei um Note 4x com 32 de espaço e a bateria desse tem até mais potência. Mas estou em dúvida se vendo o Mi5s e pego outro note e guardo o dinheiro para investir em uma camera profissional

    • Luís Eduardo

      Estou com meu MotoX2 também até hj. Não consigo pensar em outro aparelho pra substituí-lo. Depois q vc se acostuma com os gestos e uso de comandos de voz, fica difícil mudar.

  • O que cazzo era aquilo no pote?

    • Lucas Timm

      Também me assustei vendo aquela.. “coisa”

      • Algo com uma calda aquecida no microondas, pois espirrou pra fora…. ainda analizando a geleca…

        • Lucas Timm

          Pra mim parece um Crème Brulee abortado no meio do caminho. Ou que passou do ponto

          https://du7ybees82p4m.cloudfront.net/334_5362628d3d4fa.jpg

    • Jeorgelis

      Torta de Belém. Certeza.

      • Gesonel o Mestre dos Disfarces

        Créme Bruleé.
        O pastel de Belém provavelmente não estaria no potinho.

      • Humberto Jorge

        Pastel de Belém com aquelas negocinho de papel.

    • Crème brûlée.

      • Ganhou desconto pelo visual?

        • Maom

          Creme brulee é assim mesmo…. Uma camada de caramelo queimado com maçarico por cima de um creme. Se não tiver aquele visual, aí sim ganha desconto. kkkk

          • Bota QUEIMADO nisso. Passou do ponto parece.

          • Maom

            Eu já curto mais queimado… Então, quando é pra escolher no balcão sempre peço o mais tostado.

          • João Ribeiro

            queimado n pô, se queimou estragou, amargou, zoou tudo, maaas como vc disse que curte mais assim, pro seu gosto ta certo, mas na técnica errado kk

        • Que mané desconto, eu faço em casa. Eu prefiro o caramelo mais queimado, para realçar o amargo com o doce do creme.

      • Lucas Timm

        Acertei haha
        (E sério, o crème brulée mais feio que eu já vi)

        • João Ribeiro

          pensei o mesmo, parece que usaram um maçarico industrial para caramelizar o açúcar kkk

        • Vin Diesel

          master trash

      • Oberaldo Gilmentoo

        Reparem no detalhe da acentuação.

      • Jairo 😎🍺

        Chique hein

    • Gelatina de café?

  • Jeorgelis

    Para mim, o sistema da Motorola pega o pior dos dois mundos.

    Não é puro e nao é funcional como as coisas correntes.

  • Guilherme Sanches Pastre

    Estou com um a praticamente 1 semana. De forma geral tem me agradado, tem uma performance boa, eu não abuso muito com games nem vídeos mesmo e nem multitarefo muito, então pra mim em questão de performance me agrada. Bateria também razoável, não é incrível como do Redmi Note 4x que eu tinha antes, mas se sai bem no meu uso.

    De qualquer forma, comprei ele por causa das câmeras. Ahhhh, as câmeras…
    Comprei já sabendo do problema na câmera frontal, torcendo pra sair uma atualização de software ou um recall de Hardware, não sei de quem é a culpa. Já as traseiras por enquanto me agradaram. Eu não uso essa firula de Modo Profundidade pois sou fotógrafo, sei que praticamente qualquer simulação via software que for feita pra tentar aplicar esse efeito vai ser um fracasso. Até mesmo simulada no Photoshop se não for MUUUUITO bem feita, fica ruim, então é algo que eu nem me dou ao trabalho de usar.

    Ah, e por favor, parem de chamar isso de Bokeh… auhau peloamordedeus. Bokeh é uma coisa, profundidade de campo é OUTRA, não tem nada a ver uma com a outra.

    Enfim, ainda não consegui usar o aparelho em situações extremas de luminosidade, mas fazendo fotos no modo PRO com Iso 3200 me pareceu oferecer um desempenho bom. Só bom. O que eu achei RUIM mesmo é o app da câmera. Ô app que trava. Hoje mesmo saquei o celular pra fazer umas fotos de uma coisa que aconteceu na rua, quase perdi a situação na lerdeza/travada de abrir o app. Aí quando fui abrir a foto pra postar nas redes sociais, cadê ela? Ele simplesmente não a salvou =/

    • Germano

      A capacida do meu Moto X Play do ano retrasado de abrir a camera so xaqualhando (leve, nao precisa arriscar arremessasr) o celular, sem nem desbloquear, tambem manda lembranças.

      • tiago

        o moto G5 tem essa função, eu trabalho com vistorias em áreas rurais, é muito bacana esse recurso, agiliza muito para pegar alguns flagras fora o flash traseiro como lanterna é muito bom

  • Jeorgelis

    “Com um Snapdragon 630 e 3 GB de RAM ele dá conta da maioria das funções básicas para intermediárias sem problemas ou travadinhas, embora chore um pouco com multitarefa.”

    Não me conformo com isso. Não é um celular barato e tem absurdos 3GB de RAM!

  • Bruno Freitas

    tenho uma pergunta, sobre as cameras, elas podem ser corrigidas via software no adroid Oreo?

    • Bohemia L Fabia

      Estas tem o recurso de update sim em tese, exceto se fizeram bos** no projeto…

  • Vin Diesel

    tem p2

  • Leon Rocha

    “256 MB para expandir o armazenamento interno” só isso?

    • João Ribeiro

      é gb, 256mb mal cabe o sistema de integração do SD como celular kkk

  • Bom… “traseira de vidro” e “escorregadio” deveriam ser mais 2 pontos CONTRA, né não?

    Ainda mais JUNTOS no mesmo aparelho, perigo mortal de queda e mini-paradas respiratórias e quase ataques cardíacos iminentes ao uso.

  • ElGloriosoRangerRojo™

    Pega o valor do Moto X4 e compra um Xiaomi Mi A1. Ainda vai sobrar dinheiro pra comprar capinha, Micro-SD, película e levar a patroa pra jantar…

    • DanielBastos

      Da 2 mi A1 pelo preço(sem contar as taxas)
      Em terras do pastel de flango ficou menos de 800 um. Se for taxado, ainda tá absurdamente melhor.

      • Humberto Machado

        Em SP já está a 900-1000, mais barato que buscar nos xaina

        • Humberto Jorge

          No ML tu compra por 850 com frete grátis.

          • Humberto Machado

            O A1 Humberto? você tem algum link?

          • ElGloriosoRangerRojo™

            Você viu outro modelo. O Mi A1 mais barato do ML no momento está por 1099 reais. Deves ter visto o Redmi Note 4…

    • Acabei de fazer exatamente essa conta…

    • Robert Melo

      Acabei de cancelar o x4 já pago 1200 e vou comprar esse. Vlw a dica

  • Michael Loeps™

    COMO QUE UM ANDROID OCUPA 13GB CARALHO???????????
    VAI TER MA OTIMIZAÇÃO LA LONGE,13GB COLOCA UM WINDOWS PRA RODAR AI LOGO !!!!!!

    • Bohemia L Fabia

      Uai e como o app do Facebook usa incríveis 614 mb, o Messenger 217mb, o Uber 61 mb, o twitter 43 mb, o whats 330 mb, o gmail 76 mb, o waze 130 mb, o maps 427 mb, youtube 34 mb….se formos olhar e somar ai só o Facebook come 1 gb de espaço dos apertados 32…

      • Michael Loeps™

        Mas meu broder, ai você esta falando de dados de aplicativo, que funcionam basicamente como cache. e for levar por esse lado, meu deezer pesava 1gb, o wpp depois de uma hora de conversa com o tiozao da familia 2gb.
        Estamos falando aqui de 13gb ocupados somente pelo sistema. isso é injustificável.

    • tuts

      Atualização em partição a/b, dobra o tamanho do sistema, mas quando atualiza o Android 7 com essa funcionalidade e atualiza para o Android 8 o Android fica com suporte ao treble, a Motorola tá com planos de atualizar todos os dispositivos com o mesmo software no mesmo dia que nem a Apple, pra isso, ela tem que fazer isso. Além de isso dar uma sobrevida ao smartphone, já que possibilita que ele tenha várias atualizações, pois a Motorola não tem que esperar os drivers da fabricante, só empurra o mesmo sistema modificado em todos os aparelhos ao mesmo tempo e sem muito trabalho, possibilita que a Motorola atualize o Android quantas vezes quiser, já que o processo fica mais fácil e menos oneroso, não atualiza só se não quisrr

    • O android não usa 13 GB. deve usar uns 4. O restante são partições de outras coisas, como cache (que deve ter 3 ou 4 gb), partições dev, algum booloader, etc

  • Germano

    Os 21MP da camera do meu Moto X Play do ano retrasado mandam lembranças.

  • Bohemia L Fabia

    Comprei na black fraude um X4 que estava pau a pau com o preço do g5s plus… Diferença de 50 conto por um design mais bacana e a para mim importante certificação água e pó…de resto achei praticamente iguais exceto por uma telA um pouco menor…e devo dizer que saudades da boa e velha moto…onde c o g2 recebi atualização do 4 p o 5 e parou na 6.0.1…o meu turbo 3 geração tb estacionada na 6 foi o meu primeiro desgosto c a Lenovo….

  • tiago

    A mais ou menos um mês tentei escolher um celular novo, fui ler os reviews, era tanto mimimi que nenhum celular prestava, ou por não rodar videos em 4k (pra que isso na tela de um celular), ou por não ter tela retina, ou por não ter uma câmera megaboga, tudo lixo nem Iphone presta mais.

    Ao mesmo tempo não estava a fim de fritar mais de 800 reais num celular que vou quebrar logo já que todos são enormes e frágeis. No desespero chutei e peguei um Moto G5 simples, um baita celular, me atende perfeitamente, a câmera é razoavelmente boa (tiro umas fotos bem legais) alem de opções criativas na interface da câmera que me surpreendeu, minha esposa adorou ele pra fazer selfies, apesar não ter flash frontal ele pisca a tela e resolve muito bem no escuro. tem ainda uma interface por gestos que desconhecia (é muito útil), o giroscópio é útil mesmo, alem da possibilidade de se utilizar óculos VR e o app cardboard câmera para fotos 360, a bateria dura tranquilamente um dia inteiro, o GPS também é muito preciso uso em levantamento de campo.

    O único problema que tive até o momento é o auto falante, infelizmente o som é baixo o que não favorece pra ouvir podcast em ambientes abertos, mas nada que um som auxiliar não resolva, na pesquisa descobri que temos que escolher ou uma câmera boa ou um som bom, os fabricantes consideram essas qualidades antagônicas.

    Até o momento estou feliz e satisfeito, pra quem precisa de um celular como uma ferramenta de trabalho com opções de lazer vai num moto g5 mesmo.

    obs.: todos os motorolas tem um bug com o sinal do chip, não ficam conectados o tempo todo com a operadora, exceto se o wifi estiver desativado e parece ser um problema antigo, mas como hoje em dia é impossível fazer uma ligação decente não é nada que o whatsapp não resolva.

  • Vitor RV

    Meu Nexus 5X H791 tem 26,72 GB de armazenamento e o Android ocupa 7GB de espaço (Oreo 8.1 beta)

  • Que trambolho, feio, com pouca memória, 13GB de S.O. é um sinônimo de tranqueiras mil enfiadas lá dentro. Ninguém em sã consciência compraria uma tranqueira dessas.

  • Jairo 😎🍺

    Excelente review , na minha opinião , pelo preço pelas specs+ camera sofrível é um péssimo custo x beneficio

  • Coringão_Eterno

    Se fosse um Samçung ou um Épol o querido “especialista” que escreveu essas tortas linhas teria outra opinião. É impressionante como esses “especialistas” são vendidos………

  • lordtux

    Por tudo exposto vi que tomei uma otima decisao ficando com o moto g5 plus. Realmente uma pena não termos mais a época de gloria que foi ate o moto x2.

  • Helton Hernandes Monteiro

    Meu Moto Z2 Play tem entrada de fone de ouvido P2. A informação da notícia está errada. Ele inclusive veio com um fone de ouvido muito bom, com cabo chato que não dá nó em si próprio.

  • Matheus

    Bizarro a Motorola lançar um smartphone por mês. Eu comprei o G5S Plus no lançamento e me sinto como se estivesse já pra trás na tecnologia (sei que não, mas é estranho).

  • Samuel

    Uso o MotoX 1 até hoje

  • BassCollection

    A quem interessar: Tenho em casa, Moto X¹, X², X Play (tive dois, vendi um) e, mais recentemente, comprei o Z² Play.
    Não recomendo mais LeNovo / Motorola. Meu próximo celular não seria dessa marca. Por quê? Pela postura da empresa com os usuários.

    Um – Não é possível mais espelhar a tela do aparelho com a TV, via Wi-Fi. O menu tá lá, mas não reconhece nenhum aparelho. Pesquisando na web, vi que eles alteraram o código do SO e bloquearam essa função. Não vou rootear meu aparelho prá alterar UMA linha de código.

    Dois – Economia porca. Tiraram o sensor de bússola da série G5 toda. Quantos centavos custam esses sensores pro fabricante? Qual o motivo?

    Fica aí minha opinião para os que pretendem trocar de celular. Abraço.

    • a bússola não está presente nos G4 também. Talvez nem nos G3. Não entendo porque tirar isso de aparelhos mid-hi, pois é um recurso crucial para quem vai usar um app de navegação. O curioso é que o leitor de digital está lá. Outra coisa que não gosto é a dificuldade de rootear os moto x/g.

      É uma pena, pois o preço, bateria e resistência são bons.

  • Brat

    Bandeja híbrida é quando pode colocar tanto o SIM quanto o SD nela? Aí no caso de for usar SD não tem como usar dual chip?
    O problema do foco da câmera poderia ser resolvido com uma atualização de software?

    • Exatamente, ou você usa dois chips, ou usa 1 chip e um micro-sd.

      Parece que o modo foco sofre de performance mesmo, é totalmente esquisito… não sei se uma atualização solucionaria algo que aparenta ser falta de hardware…

  • Estou com um aqui para a empresa, e a câmera é bem decepcionante. O modo “foco” chega a ser ofensivo, já que é completamente travado, e me parece que se trata apenas de software (que sequer o aparelho é capaz de executar bem)

    No geral, funciona muito bem e de forma fluida.

    Agora 13GB de S.O. é de doer.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis