Primeiras impressões sobre o novo orkut

Miguxos, anencéfalos e caras legais que frequentam comunidades obscuras do orkut, preparem-se: o que vocês estão prestes a ler é um rápido hands-on do novo orkut.

Sim, tenho acesso, amigos, mas não, não tenho convites. Sei que é inútil escrever (a experiência com o Google Wave me mostrou isso), mas não custa nada: não tenho convites para o novo orkut. Não sei qual o critério do Google, mas eu não recebi convites para distribuir aos amigos…

A primeira coisa a dizer é: Google, por favor, tire aquela bolinha dos perfis de quem tem o novo orkut. Aquilo é mel para a galera viciada por convites. Já viram filmes de zumbis onde os monstrengos descobrem um sobrevivente e chamam o resto da galera chegada num cérebro para ir atrás do azarado? O efeito esperado é mais ou menos esse – e, ao invés dos sobreviventes, não dispomos de armas de grosso calilbre para lidar com o problema. Por enquanto, aliás, o clima está ameno, mas acredito que seja pelo fato da notícia do novo orkut não ter se espalhado. Entre amigos e contatos próximos, poucos sabem da novidade.

bolinha-do-orkut-20091030

Mas vamos ao novo orkut propriamente dito. A primeira impressão é muito boa. Veja:

novo-orkut-20091030

O novo layout agrada bastante, é mais limpo e moderno, bem diferente do azul-calcinha com cara de 2004 da versão antiga. O uso de novas tecnologias, que impedem o uso da rede no Internet Explorer 6 (yay!), traz outro benefício: velocidade. Muito AJAX, poucos recarregamentos completos da página dão o tom dessa versão.

Logo de cara, o novo orkut traz as sugestões de amigos. O efeito de transição entre as páginas é bem bacana, e é fácil adicionar ou rejeitar as sugestões. Acredito que, com o tempo e as negativas ou aceites, a acurácia do sistema melhore. O que, na realidade, nem é algo tão necessário, visto que, desde já, as sugestões apresentadas são bem precisas (e eu, shame on me, não era amigo do chefe no orkut ainda 😛 ):

sugestoes-de-amigos-novo-orkut-20091030

Logo abaixo, temos os aniversários, pessoas que te adicionaram, e por fim, as atualizações dos amigos. Todas funcionam com uso e abuso de AJAX, e a parte das atualizações de amigos promete ser um hit nessa nova fase do orkut. A atualizações de status agora permite respostas, e dá para imaginar que, dali, surgirão conversas intermináveis, o que talvez crie um certo canibalismo dentro do ecossistema – afinal, como ficam os recados?

Minha aposta nessa tendência tem estreita relação com o que o Google “diz” no espaço para atualizações de status. Na versão pt-Br, a frase é: “Conte algo para seus amigos!”. Imagino isso, para o heavy-user de orkut, como um convite à conversação. O que é bastante legal, e tornará a timeline de atualizações, se bem utilizado, um espaço bastante ativo.

conta-algo-ai-manow-novo-orkut-20091030 

Da imagem acima é possível extrair mais uma novidade: temas. Ok, não são exatamente temas, mas sim esquemas de cores diferentes. O que muda é essa área azul gigantesca, e os cabeçalhos dos blocos (amigos, comunidades, essas paradas). Muita gente vai amar, e não será surpresa se o Google estender essa área, acrescentando novas cores e/ou esquemas temáticos – alguém lembra do Google AdSense versão Halloween? 😛 .

Nesse mesmo quadradão azul, que tende a ser o centro de operações do novo orkut, na parte inferior estão atalhos para as principais áreas suas na rede. As tradicionais recados, fotos e vídeos, e em mais, os aplicativos Open Social. Esses, aliás, ainda não foram adaptados para o novo layout, de modo que, ao clicar num, a versão “velha”, com alguns toques da atual, é mostrada:

open-social-novo-orkut-20091030

Isso não acontece com todos. Tente adivinhar um app que já adaptado ao novo orkut.

Pensou? É, ele mesmo: BuddyPoke.

buddy-poke-novo-orkut-20091030

Justiça seja feita, alguns outros de maior utilidade também já estão adaptados ao novo sistema, como o Twitkut. Esses aparecem em abas, ao lado da do padrão “Algumas palavras”, no primeiro bloco do perfil.

twitkut-novo-orkut-20091030

Voltando à home, os blocos de amigos e comunidades ganharam mudanças bem-vindas. Agora, todos os seus amigos e comunidades aparecem diretamente ali, com a ajuda de uma barra de rolagem vertical. Outro fator que ajuda a encontrar o que se deseja é a busca em tempo real, muito precisa e responsiva. Na parte de gerenciamento, porém, o orkut meio velho dá as caras novamente…

amigos-novo-orkut-20091030

Na área dos recados, pequenas melhorias. Agora temos um formulário WYSIWYG, com negrito, itálico, sublinhado, emoticons (iguais aos do Google Talk), fonte colorida (…) e vídeo, para linkar facilmente vídeos hospedados no YouTube. Não disponho de uma webcam para testes, mas dizem que, de posse de uma, é possível gravar vídeos em tempo real, e mandar sob a forma de recados ou depoimentos. Para os old-school, o estilo BBCode continua disponível.

novo-formulario-novo-orkut-20091030

As páginas de recados também possuem, agora, links rápidos para denunciar spam (ótima sacada), e um botão para atualizar as mensagens sem precisar recarregar a página toda.

A parte das fotos, não por acaso uma das favoritas dos usuários do orkut, simplesmente mata a pau. É sensacional, dá gosto usar, tamanha a usabilidade e rapidez das operações. Aqui as técnicas e ferramentas do Google que ferraram o suporte ao IE6 mostram sua força, de modo que é simples enviar, atualizar ou editar as imagens dos seus álbuns.

fotos-novo-orkut-20091030

Quem curte as comunidades, uma boa parcela da galera que não usa o orkut como Flickr, se sentirá meio desapontado com a falta de novidades nessa área. Muitos pedem, e eu ratifico esse desejo, formas de acompanhar discussões que se desenvolvem dentro dos grupos. Um RSS, aviso por e-mail, qualquer coisa. Infelizmente, ainda não foi dessa vez que as comunidades no orkut ganharam atenção do Google. Não há absolutamente nada novo nelas, apenas o look and feel intermediário, o mesmo de alguns apps Open Social, e só.

comunidades-novo-orkut-20091030

Por fim, o Google finalmente reconheceu o filho bastardo, e colocou, no cabeçalho das páginas do orkut, atalhos para outros produtos e serviços, como acontece com todos os demais sites. Não está uniforme, mas sim numa inexplicável e estranha barra cinza, mas já é alguma coisa. Dali surge outra coisa inusitada: meu orkut”. Aparece na logo, e também no título da página. Do lado direito, pesquisa no orkut e na web, configurações, e um link para voltar à versão antiga, caso a nova lhe desagrade.

barra-superior-novo-orkut-20091030

Essas são apenas primeiras impressões do novo orkut. Tive pouco tempo para brincar nele – recebi o convite hoje, no início da tarde. A primeira impressão é ótima, e mesmo as mudanças não sendo profundas conceitualmente falando, mudam sensivelmente a forma de encarar a rede social. E, na parte estrutural, o novo código, graças ao rompimento do Google com código legado (aka compatível com IE6), deixa tudo mais rápido, intuitivo e agradável.

Pode não ser (e provavelmente não é) o bastante para arranhar a hegemonia do Facebook no resto do mundo, mas o novo orkut sobra quando falamos em manter a hegemonia no Brasil, onde é e sempre foi líder absoluto. Para ficar perfeito, só falta aplicativos Open Social decentes. Nesse ponto, o orkut ainda engatinha se comparado ao Facebook…

Outras impressões do novo orkut:

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar
  • junior.rocha

    Realmente parece estar mais “clean”

    Porém, qual a “grande revolução” deste novo layout?

    • jbvsmo

      Não achou revolucionário?

      Nem eu, mas olha só esse cara: http://www.youtube.com/watch?v=JjOYo3dBxVQ

      • wat

      • thE Masterkey Blaster

        :O   :sick:

        :sick:

        :sick:

        :sick:

        não acredito que vi 5 segundos desse vídeo 🙁   :sick:

        num quero nem imaginar o que tem nos outros segundos à frente

      •  Que menino alegre!!!Daqui a pouco ele tá na RedeTv.

  • trefe90

    Parece está fo** Novo orkut, 7 signature, que luxo ein.
    “Conte algo para seus amigos!” em 140 letras? ^^
    Po quero um convite. Eu sei.

  • Recomendo esconder parte do texto da página principal…

  • gopher

    Eu acheique ficou…. a mesma coisa? Ao menos da parte visual, se bem que praticamente só acesso comunidades, estou pouco ligando para perfis. E as cmms parecem não ter mudado, aliás, tomaram meio banho de loja e estamos conversados. Uma pena.

  • FelipeArruda

    Nova tecnologia anti IE6! Maravilha!

    Mal posso esperar para ver isso e o wave liberado.

     

    De boa, ficpu lembando o Facebook. Não que seja ruim.

    E essa do Flickr me faz querer cada vez mais migrar do Picasa para lá!

  • gopher

    Eu acheivque ficou…. a mesma coisa? Ao menos da parte visual, se bem que praticamente só acesso comunidades, estou pouco ligando para perfis. E as cmms parecem não ter mudado, aliás, tomaram meio banho de loja e estamos conversados. Uma pena.

  • Anti_furto

    essa parada do Anti IE6 eu concordo 100%, não sei como ainda tem gente que usa essa velharia, bom, desde o lançamento do IE6 eu uso o FF 😛 huaheauhaehuae…

     

    sobre essa de “só convidado” tem acesso ao novo layout acho uma tremenda “viadisse” do orkut, não sei pq essa frescura, mas td bem. :sick:

  • tomboderider

    Min mandja um convite!!! ahuahua

     

    brincadeira! A unica coisa q ralmente faz falta é envio de email qdo um tópico é atulizado nas comunidades. Ficar acessando toda hora, sendo um F5er, é um saco.

  • Eu quero convites para o Orkut, mas isso é Retrô! O visual ficou bom, mas agora quero testar!Proxa Google!!!! 🙁

  • renrutal

    Vamos fazer o seguinte?

    O primeiro que me mandar um convite do novo Orkut (e eu entrar e confirmar, é claro) junto com o seu email, leva um convite do Google Wave. Injusto, eu sei.

    Pra deixar a corrida mais interessante, não vou postar o meu email aqui. Então usem o cérebro e STFW. E não adianta spammar o MeioBit e a minha caixa pessoal, o que vale é o convite mandado pelo Google.

    PS: Só resta um convite (sério mesmo)

    http://img691.imageshack.us/img691/3426/convitegooglewave.png

  • virgilio

    Teu pageviews é baixo e teu idioma é português.

    Por isso você não tem convites.

     

    Tem comunidades e pessoas vendendo o convite disso já. 😛

    • Acho que não, hein. Sempre uso o orkut em inglês, só mudei para pt-Br para tirar as screenshots. Além disso, uma pá de gente que recebeu convite ainda está sem para distribuir…

      Acho que o Google, nesse começo, está entregando convites a conta gotas, justamente para criar hype.

      []’s!

  • thE Masterkey Blaster

    não sabia que a WIZARD PARANAVAÍ era seu chefe 😀 :p

     

    piadinha!! por favor sem engenheiros… tá?

    • Também é, trabalho lá, hehe. Mas, no texto, a piadinha era referente ao Leo Faoro 😉 .

      []’s!

      • thE Masterkey Blaster

        nahh.. droga! aí vc quebrou minha piada… 🙁

        ahh sim eu tinha percebido que era do Faoro… por isso a parte do “sem engenheiros

         

  • Rayane

    Convite? Tô fora dessa chatice há anos. 😛

  • Aquela bolinha é uma Pipe Bomb hahahaha

     

    L4D, pra quem não entendeu 😛

    • Perfeita analogia. Ou melhor, quase: ao contrário da pipe bomb, a bolinha do orkut não explode após alguns segundos 🙁 .

      []’s!

      • É, então pode ser o vômito do Boomer, que tem o mesmo resultado 😛

  • carlosfilhoo

    Antes frequentar o orkut do que ter essa cara de quem não fode há meses… Nessa merda aqui só tem nerd… pqp…

    • JayShaman

      Pior é quem sabe que só tem nerd aqui e ainda entra no site  }:)

      Tem que ser muito orkuteiro mesmo  😀

  • Sinceramente?

    O Google chupo tudo o que pôde do Facebook.

    Só que no Facebook a interação é bem maior com outras midias, como o Twitter por exemplo.

    O Orkut esta tentando ser um “Facebook 2: A vingança dos Mortos”, só, que. Se igualando com o Facebook no mesmo tipo de features, não seria melhor ir pro Facebook do que continuar numa Rede Social que não cria nada de novo?

     

    Outro detalhe, as duas únicas coisa que eu realmente queria, era poder fazer com vídeo a mesma coisa que com foto, com categorias.. ou coisas do tipo. Outro era integrar com as COmunidades, de marcar tópicos, saber quando pessoas responderam…

    No meu caso, como os dois não mudaram nada, pra mim, só maquiaram e ajustaram o que tinha, novidades ou features novas? Quem sabe um dia.

  • TxaiDw

    mesmo assim… ainda prefiro facebook!

  • Rodrigo, o uso do novo ou velho visual nos aplicativos OpenSocial dependem do modo de visualização que ele usa.

    Se ele está no modo “perfil”, como o BuddyPoke mostrando as ultima ações ou o Twittkut mostrando os ultimos updates, ele usa o visual novo.

    Mas se estiver no modo canvas (“tela cheia”), como aplicativo do Flickr (ou o BuddyPoke pra mandar algo pros seus amigos) ele sua o visual antigo.

  • Diniz

    Naõ sou muito fã do orkut( apesar de ter uma conta lá) e estou me iniciando no facebook ( com o mesmoo animo do orkut), mas achei interessante esse novo visual.

    Acho que não negaria se recebesse um convite para isso. 😛

  • Esperem só até verem o projeto que estou trabalhando, um orkut/facebook/rede social/whatever para pessoas anti-sociais!

  • Muito bom post, porém deixo a pergunta para a galera que está atars de convites. O Orkut ainda é orkut, pensem nisso.

  • Dreadful

    Fui convidado e também não recebi convites…

    Logo eu que não gosto, a única vantagem seria convidar o pessoal que gosta.

     

    E por mais que eu odeie o orkut, o novo visual ficou muito bom mesmo.

  • Hawk

    Vocês não estão conseguindo quebrar o texto na página principal? Ficou muito grande e com muitas imagens para uma página principal.

  • Opa quero um convite para o novo “ORKUT”, brincadeira, falando sério parece que evoluíram um bocado a interface, mas enfim estou cansado do “ORKUT” mesmo, então acho que não vou aproveitar nenhuma evolução, dizem as más línguas que o FACEBOOK está sendo copiado na cara de pau, e VIVA o TWITTER!!! 😉

  • FReeMax

     

    “formas de acompanhar discussões que se desenvolvem dentro dos grupos. Um RSS, aviso por e-mail, qualquer coisa”.

     

    UP!

     

    [ é, ‘up’ é bem coisa de orkut mesmo né 😛 ]

  • Eu não pedi e ganhei convites para o novo Orkut,em compensação já consegui trocar um convite,pelo do Google Wave!

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia