Meio Bit » Arquivo » Internet » O novo orkut

O novo orkut

14 anos atrás

Acabou a expectativa! O Google Brasil anunciou, a pouco, o novo orkut, com visual completamente remodelado, e outras novidades que visam dar um up na rede social preferida dos brasileiros (e indianos).

O novo orkut é fruto de um trabalho de nove meses, feito no Brasil. Aliás, a partir de agora, toda a base de operações da rede social está diluída entre Brasil e Índia; Mountain View “livrou-se” da rede. Desenvolvido com o uso do Google Web Toolkit (GWT), o efeito colateral disso talvez seja a melhor notícia para aqueles que torcem o nariz para o orkut: a nova versão provavelmente não funcionará no Internet Explorer 6. Na realidade, até pode vir a funcionar, mas mediante o uso do Chrome Frame, que é mais ou menos como o IE Tab, só que traz o engine do Chrome para o IE.

Essa mudança dramática na estrutura do site não é mera implicância com o IE6. Na realidade, o uso do GWT acelera várias atividades corriqueiras dos usuários da rede, como acesso a perfis e comunidades, e envio de fotos – esse, o recurso mais popular do orkut. Na nova versão, enviar fotos é três vezes mais rápido que na antiga.

Mas nada disso causará mais impacto do que o novo layout. Aquele, vazado intencionalmente (é, foi sacanagem do Google Brasil, hehe), é mesmo o novo layout. Confira imagens (clique nelas para ampliá-las):

novo-orkut-1-20091029 novo-orkut-2-20091029 novo-orkut-3-20091029

Com cinco opções de cores, mais enxuto e com forte enfoque nas atualizações dos contatos, de fato, ele aproxima-se mais do Facebook, porém sem tanta complicação, afinal, o orkut abrange um sem número de perfis de pessoas, e é preciso mantê-lo simples o bastante para atender aos menos íntimos da informática.

A parte de fotos foi totalmente refeita, e além de mais rápida, está mais intuitiva:

upload-fotos-novo-orkut-20091029

Vídeos também ganharam atenção especial. É possível gravar e mandar recados e depoimentos em vídeo de dentro do orkut a partir de agora – e já estou imaginando a quantidade de tosqueiras que sairá disso. O bate-papo nativo, que usa a mesma tecnologia do Google Talk e Gmail, a exemplo desse último, agora aceita vídeoconferência.

Outras novidades podem ser vistas neste FAQ. De modo geral, o novo orkut é mais rápido, enxuto, permite fazer muito a partir da home, e mesmo assim agrega mais conteúdo e melhora muito em diversos pontos, a maioria os mais usados pelos seus membros.

A má notícia? Convite. Isso é tão… 2004. Mas enfim, para usar o novo orkut, será preciso convite. O pior é que os “escolhidos”, aqueles que usam o novo orkut, serão identificados por um anel do orkut ao lado do nome. Imagine a confusão que rolará na página de recados desses coitados agora, no começo? Um saco isso.

Aparentemente, os primeiros premiados terão 50 convites para distribuir aos amigos, e a partir deles a “pirâmide” será formada. A expectativa é que todos os 80 milhões de usuários já estejam de orkut novo até a metade de 2010. Até lá, as duas versões coexistirão pacificamente, sem perdas para quem está na velha.

Alguém tem um convite aí para me enviar? 😀 .

Fontes: iG Tecnologia, Blog oficial do orkut, @GoogleDiscovery e #novoorkut.

relacionados


Comentários