Vendas na França — a 39ª semana teve o Top 5 ocupado por… 5 versões do FIFA 18

Laguna_Super_Nintendo_Switch

O tio Laguna costuma dizer que o Switch faz um sucesso avassalador apenas no Japão e nos Estados Unidos, mercados onde o console híbrido da Nintendo esgota o estoque bem antes do mês terminar. Diz a Nintendo que vai aumentar a produção para 2 milhões de unidades mensais, até para aproveitar melhor o período das festas de final de ano. Esse aumento de produção vai servir mais para os consumidores daqueles dois países.

E quanto ao restante do mundo civilizado? O aumento da produção do console híbrido terá grande impacto?

A resposta é… não muito. Em outros mercados, como os europeus, o Nintendo Switch até faz sucesso sim mas não chega a esgotar estoques antes do mês terminar. Também não encalha muito, o que indica que a Nintendo of Europe sabe medir a demanda da região toda.

Qual o tamanho do sucesso do Switch na Europa? Bom, tivemos alguns números lá no mês de estreia, mas à exemplo do NPD Group a GfK não liberou muitos números específicos de vendas depois. Alguns desses números revelados pertencem ao mercado francês, território dominado pela Sony.

Enquanto o Nintendo Switch vendeu 105 mil unidades logo no dia do lançamento francês (03 de março), nesses sete meses de vendas o console híbrido acumulou nada menos que 390 mil unidades vendidas na França. Se fizermos as contas, excluindo os early-adopters do dia do lançamento, teremos pouco menos de 40 mil consoles vendidos mensalmente. Quarenta mil consoles não supre a demanda semanal japonesa, por exemplo.

Só que podemos comparar esses 390 mil consoles vendidos na França com outro número, o da base instalada do Wii U naquele país. O fracassado console da Nintendo vendeu no total 830 mil unidades na França, levando 4,5 anos para atingir tal número. Ou seja: em sete meses de vendas na França, o Switch vendeu o equivalente a dois anos de Wii U por ali.

Por que esse dado é relevante?

Por causa do ranking abaixo.

Laguna_Top_SELL_semaine_39_FIFA_18

Ranking dos jogos mais vendidos na França durante a 39ª semana de 2017 (25 de setembro a 1º de outubro, SELL [GfK])

  1. [PS4] FIFA 18 (Electronic Arts, 29/09/17);
  2. [XBO] FIFA 18 (Electronic Arts, 29/09/17);
  3. [PS3] FIFA 18 (Electronic Arts, 29/09/17);
  4. [PS4] FIFA 18 Édition Ronaldo (Electronic Arts, 29/09/17);
  5. [NSW] FIFA 18 (Electronic Arts, 29/09/17).

O jogo multiplataforma FIFA 18 conseguiu vender muito bem lá na França e a versão do Nintendo Switch conseguiu ficar entre os cinco games mais vendidos da semana de lançamento, concorrendo contra as versões dos consoles já estabelecidos. Sim, globalmente a versão Switch do FIFA 18 responde por um percentual baixo mas tanto na França quanto no Japão o mercado respondeu bem ao jogo da EA no console estreante.

Para um console da Nintendo que veio depois do Wii U, o Switch conseguiu vender bem um multiplataforma em ao menos dois mercados significativos. Só resta saber se outros jogos multiplataforma terão desempenho equivalente ou melhor, para justificar mais editoras a desenvolver mais games para o console da Nintendo.

Fontes: GfK e SELL via Les Echos (paywall).

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Emanuel Laguna

O “tio Laguna” nasceu no Siará em meio à Fortaleza de 1984. Sempre gostou de brincar de médico com os aparelhos eletrônicos e entender como um hardware dedicado a jogos funciona, mas pretende formar-se como Engenheiro Eletricista qualquer dia. Antes apaixonado pelos processadores gráficos desktop, vê nos smartphones, tablets e outras geringonças mobile o futuro da computação.

Compartilhar
  • Fernando Silva

    Não tão relevante à matéria, mas o FIFA 18 Switch lançou mais barato no Japão. Realmente, o Switch vende bem aqui na Europa e vejo muita gente interessada, mas o povo aqui é mais comedido e somente os early (eu comprei na pré-venda assim que acabei de ver o vídeo de apresentacao lá em janeiro) adopters e pessoas que já planejavam comprar um console acabaram levando-o. O Switch é facilmente encontrado tanto online (com preço mais salgado dependendo da loja) ou nos atacadões como Saturn ou Mediamarkt sem problemas. O pessoal vai comprar mais no Natal mesmo.

    • Majin-boo

      Eu, por exemplo, estou esperando o natal (junto com o 13) para comprar o ps4 ou switch, ou os dois (por sorte, moro na zoropa tbm)

      • Heisenbeck

        Vou confessar para vocês que é uma raridade ver alguém jogando Switch aqui em Paris. E em todas as lojas se acha facilmente o console em estoque.

        • Fernando Silva

          Aqui na Alemanha vi gente com o Switch só na Gamescom e no trem quando viajei para outra cidade. No metro que pego da casa pro trabalho e nos lugares comuns vi nenhum ainda.

          • Márcio Oliveira

            Cara, que interessante.
            Eu estava curioso mesmo de saber como é o switch na Europa ( se vê gente jogando em praça, metrô, trem..), enfim , saber como é o uso do on the go . Pq aqui no Brasil essa possibilidade de jogar em praça ou trem é impossível.
            Então, fale mais please.

          • Fernando Silva

            Eu jogo no caminho para o trabalho e de volta (o que dá uns 30 min. por rota). Na rua ainda não vi ninguém, mas é tranquilo. Claro que como toda cidade tem o bairro mais perigoso que não dá pra bobear, mas no geral é bem tranquilo. Só a criançada percebe que eu to com um Switch na mão. O resto pensa que é tablet ou nem liga (já que todo mundo fica mais olhando para o próprio celular ou carrega eBook).

          • Majin-boo

            Em Milão não vi ninguém com switch na rua, nem 3/2ds (que eu tenho um e jogo de vez em quando no trem).

          • bruno miranda

            Qual é o valor aí? Tô querendo pegar um pro meu moleque e em novembro estarei na Europa.

          • Fernando Silva

            Por volta de 300€ dependendo de onde você procura. Algumas lojas estão vendendo bundles também e logo menos sai o bundle com Mario Odyssey.

      • Fernando Silva

        PS4 comprei só por causa da porcaria do The Last Guardia. Sou mega fä do Team ICO e não via a hora de jogar o bendito. Agora tá lá, pegando poeira (mentira porque tá dentro do armarinho de games). A única coisa que me fez parar de jogar o Switch foi o SNES Mini. Maldito bichinho que traz a nostalgia e a jogatina com os amigos de volta…

        Edit: péra, tem 13° na Europa 0.o

        • Sim, em alguns países tem o 13º (salário de natal é o nome mais comum) e numa minoria, o 14º.

      • Julio da Gaita ✔

        tem décimo terceiro na zoropa?! fiquei confuso…

        • Majin-boo

          Na Italia sim, e melhor porque nao è relativo ao ano trabalhado, voce ganha valor cheio se começou em Janeiro ou Dezembro.

          • Julio da Gaita ✔

            bom heim, foda mesmo deve ser o calor aí no verão né… séloko

          • bruno miranda

            Eita, mas o empregador tem algum subsídio?

          • Majin-boo

            não sei, mas é bem semelhante ao Brasil, ou melhor, o contrário, pois as leis trabalhistas brasileira foi copiado da italiana na década de 1930.

        • deve ser na itália, eles tem um sistema de leis trabalhistas bem parecido com aqui.
          Ou frança, que tb parece bastante.

    • Dizer que a Saturn ou Mediamarkt são atacadões me doeu a alma :p

      • Fernando Silva

        XD não achei um nome melhor

    • Pablo Lukan

      Aqui na Espanha o SNES mine classic edition é muito mais barato em lojas físicas…

  • Inquisidor

    nintendo switch = nsfw? kkkk .
    edit ata, agora eu li direito kk

  • Carlos Frederico

    Está aí um jogo que nunca vou jogar: jogo de futebol. Não os curto sob nenhum aspecto (físico, real, virtual, o que for). 🙁

    Hoje chega meu NS da Inglaterra *_*

    • adriano marcos

      Idem… mas concordo que é um tipo de jogo muito bem feito e tem um publico grande e cativo.

  • Kkkkk Nintendo pensa mt pequeno mas fazer o que ne por isso Sony domina tudo

    • lukas meira

      domina tudo? leva um pau nos portáteis

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis