Emanuel Laguna 5 anos atrás
O tio Laguna costuma dizer que o Switch faz um sucesso avassalador apenas no Japão e nos Estados Unidos, mercados onde o console híbrido da Nintendo esgota o estoque bem antes do mês terminar. Diz a Nintendo que vai aumentar a produção para 2 milhões de unidades mensais, até para aproveitar melhor o período das festas de final de ano. Esse aumento de produção vai servir mais para os consumidores daqueles dois países.
E quanto ao restante do mundo civilizado? O aumento da produção do console híbrido terá grande impacto?
A resposta é… não muito. Em outros mercados, como os europeus, o Nintendo Switch até faz sucesso sim mas não chega a esgotar estoques antes do mês terminar. Também não encalha muito, o que indica que a Nintendo of Europe sabe medir a demanda da região toda.
Qual o tamanho do sucesso do Switch na Europa? Bom, tivemos alguns números lá no mês de estreia, mas à exemplo do NPD Group a GfK não liberou muitos números específicos de vendas depois. Alguns desses números revelados pertencem ao mercado francês, território dominado pela Sony.
Enquanto o Nintendo Switch vendeu 105 mil unidades logo no dia do lançamento francês (03 de março), nesses sete meses de vendas o console híbrido acumulou nada menos que 390 mil unidades vendidas na França. Se fizermos as contas, excluindo os early-adopters do dia do lançamento, teremos pouco menos de 40 mil consoles vendidos mensalmente. Quarenta mil consoles não supre a demanda semanal japonesa, por exemplo.
Só que podemos comparar esses 390 mil consoles vendidos na França com outro número, o da base instalada do Wii U naquele país. O fracassado console da Nintendo vendeu no total 830 mil unidades na França, levando 4,5 anos para atingir tal número. Ou seja: em sete meses de vendas na França, o Switch vendeu o equivalente a dois anos de Wii U por ali.
Por que esse dado é relevante?
Por causa do ranking abaixo.
Ranking dos jogos mais vendidos na França durante a 39ª semana de 2017 (25 de setembro a 1º de outubro, SELL [GfK])
O jogo multiplataforma FIFA 18 conseguiu vender muito bem lá na França e a versão do Nintendo Switch conseguiu ficar entre os cinco games mais vendidos da semana de lançamento, concorrendo contra as versões dos consoles já estabelecidos. Sim, globalmente a versão Switch do FIFA 18 responde por um percentual baixo mas tanto na França quanto no Japão o mercado respondeu bem ao jogo da EA no console estreante.
Para um console da Nintendo que veio depois do Wii U, o Switch conseguiu vender bem um multiplataforma em ao menos dois mercados significativos. Só resta saber se outros jogos multiplataforma terão desempenho equivalente ou melhor, para justificar mais editoras a desenvolver mais games para o console da Nintendo.
Fontes: GfK e SELL via Les Echos (paywall).
Leia também: