Meio Bit » Indústria » Como funciona o Bump Stock, usado na tragédia de Las Vegas

Como funciona o Bump Stock, usado na tragédia de Las Vegas

Como o atirador de Las Vegas conseguiu disparar seus rifles de forma automática, se elas proibidas nos EUA? Simples, ele usou um Bump Stock

6 anos atrás

O ataque em Las Vegas foi o maior massacre com armas de fogo da história dos EUA: o assustador é ter sido cometido por uma única pessoa. Os motivos ainda são um mistério, já que o sujeito não se encaixa em nenhum dos perfis possíveis. Ele sequer era fanático por armas, mas parece ter feito o dever de casa ao usar um acessório chamado Bump Stock.

Um dos motivos de tanta gente ter morrido foi o uso de fogo automático, com uma cadência de tiro muito acima do que uma pessoa consegue só apertando o gatilho a cada disparo. Isso foi especialmente confuso para quem acompanhava, pois armas automáticas são banidas nos EUA.

las_vegas_shooting_21240_c0-311-3780-2514_s885x516

Esse banimento foi fruto de uma Lei promovida em 1986 por Ronald Reagan, mas desde antes disso eram caras e de difícil acesso. Desde 1982, NENHUM dos atentados no estilo de Las Vegas ou Sandy Hook, nos EUA, foi feito com armas automáticas.

Ao contrário do que Hollywood mostra, criminosos por lá não gostam de armamento pesado: chama muito a atenção das autoridades. Em 2014, só 2% dos homicídios envolveu qualquer tipo de fuzil, e aí entram na conta os de caça.

A própria posse de armas é distorcida pela mídia. 50% das armas do país estão na mão de 3% da população. No total, só 22% possuem uma arma de qualquer tipo. 33% dos donos de armas se identificam como moderados ou liberais [fonte].

Uma outra estatística reveladora: nos EUA as pessoas usam mais armas para se matar do que para matar outras pessoas.

O banimento de armas automáticas não gerou o famoso “só criminosos terão armas automáticas”, assim como a posse de metralhadoras por civis não levou a seu uso em atentados. ZERO armas de coleção foram usadas ilegalmente. O controle do ATF e do FBI é bem severo.

Como então o sujeito conseguiu uma automática?

Simples, ele não conseguiu. Ele usou uma marmotagem.

Existem técnicas para transformar uma arma semi-automática em full auto, mas em geral você precisa de um bom armeiro, com uma boa oficina. E é ilegal. O que o sujeito usou foi um acessório chamado Bump Stock, uma coronha adaptada criada com um propósito bem menos sinistro.

O tiro automático não é muito útil em guerra: serve como fogo de supressão, para evitar que o inimigo coloque a cabeça para fora, mas no geral você está jogando munição fora.

A forma teórica de simular tiro automático seria apertar o gatilho rapidamente, a cada ciclo de tiro, mas ninguém é tão rápido. Surgiu então a ideia de deixar o recuo da arma fazer isso por você.

O Bump Stock é uma coronha com um sistema de amortecimento onde você puxa o gatilho e mantém o dedo firme. O rifle recua com o tiro, bem mais que o normal, arma o próximo tiro e, pela inércia, faz com que o gatilho vá de encontro a seu dedo. É algo genialmente simples:

Cardoso_Bump_Stock

Aqui um bump stock em uso:

GunsAmerica → $99 Bump Stock Works!

Esse tipo de acessório nunca foi considerado perigoso por tornar o tiro totalmente impreciso, a única garantia é que você jamais acertará no que está mirando. A parte cruel é que ninguém imaginou que o alvo seria uma multidão, onde não importa a falta de precisão.

A própria NRA - National Rifle Association pediu hoje que o governo estude regulamentações adicionais sobre os bump stocks. Vão ser banidos? Dificilmente. Deveriam? Sim, pois apesar de terem sido criados com um propósito inocente, foram desvirtuados por um maníaco e, neste momento, um monte de malucos estão anotando a ideia.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários