Lenovo demonstra o Folio, um curioso tablet dobrável

lenovo-folio-001

Fabricantes de dispositivos móveis prometem há anos lançar aparelhos dobráveis, capazes de se moldar às necessidades do usuário. Embora o conceito do Nokia Morph ainda esteja bem além de nossas capacidades, empresas como Samsung e Lenovo vem investindo a sério nessa área e no caso da sul-coreana, ela prometeu que veríamos os primeiros modelos no ano passado. Pois é.

Em suma: não é fácil. A Lenovo, que andava meio quieta é a empresa que apresentou os primeiros resultados durante a Lenovo Tech World 2016 como o CPlus, um smartphone que pode ser usado como um bracelete esperto e o Folio, um tablet que pode ser dobrado ao meio e virar um smartphone. Este último, bem mais promissor reapareceu na edição 2017 do evento próprio da empresa realizado em Xangai, e os presentes puderam dar uma conferida mais de perto nele.


MSPoweruser — Lenovo Folio Concept at Lenovo Tech Word 2017

O Folio é um tablet de 7,8 polegadas com um display de 1920 × 1440 pixels (308 ppi) que ao ser dobrado se converte em um dispositivo com display de 5,5″; com a outra metade da tela passando a exibir o logotipo da Lenovo. Isso muda quando tiramos uma foto, com o display mostrando dos dois lados o que a câmera está captando. Dobrado, o Folio passa a exibir wigdets como player de música, contador de passos, previsão do tempo e outras coisinhas. O sistema é o Android 7.0 Nougat.

Por dentro ele conta com um chip eSIM de telefonia embutido e o SoC é um Snapdragon 800 Series da Qualcomm (Xiao Long, hahahaha), o que mostra a intenção da empresa de oferecer o híbrido como um dispositivo premium. A maior superfície permite uma maior bateria e cuidados foram tomados para que os componentes não fossem comprometidos com o vai e vem da dobradiça do híbrido, que é parecida com aquela presente nos dispositivos da linha Yoga.

lenovo-folio-002

Há alguns detalhes a serem levantados aqui: nota-se que a Lenovo ainda precisa polir bastante o Folio visto que sua mais incômoda particularidade, a elevação na tela para acomodar a dobradiça e evitar impor um stress ao display flexível permanece inalterada em relação ao modelo apresentado em 2016. Embora um mal necessário é evidente que a estética não é das melhores, o que faz do híbrido um gadget feio e pouco atraente. OK, a possibilidade de ter um tablet e um smartphone no mesmo dispositivo é empolgante mas ainda assim a Lenovo terá bastante trabalho para torna-lo um produto final.

O vídeo abaixo é da demonstração na Tech World 2016:


Anshel Sag — Lenovo’s Folio Bendable Tablet

Não há previsão de quando ou se o Folio chegará ao mercado, ao mesmo tempo que a Samsung não toca mais no assunto gadgets dobráveis. Talvez ainda estejamos muito longe do ideal.

Fontes: China Mobile, Business Insider e MSPowerUser.

Relacionados: , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Acho que uma tela já curva seria mais útil….. pois como citado na matéria, a fadiga do material deve ser absurda… não imagino uma tela dessas durando mais do que alguns meses….

  • Zalla

    parece que a tela esta vincada, em um mês de uso isso vai rachar..

    • Ivan

      É apenas um conceito, deve demorar uns anos até chegar ao mercado.

      • Zalla

        mas mesmo assim, o conceito tem que atender no minimo alguns requisitos, ser dobravel sem quebrar a tela é um deles…

        • Ivan

          A tela não quebrou, ficou um pouco marcada mas intacta.

          • Zalla

            Isso em alguns dias de feira, se bobear não sobreviveu a um dia

  • Felipe Braz

    kra, que agonia quando o japa começa a dobrar o tablet!

  • Ainda não acharam um caso de uso decente pra tela flexível, a não ser show-off

    • Andre

      Como não? agora os caras vão poder lançar smart phones retro naquele formato “clamshell”. Sucesso garantido 😀

    • Odilon Costa Neto

      Olha se conseguirem lançar um que seja enrolável, dai sim vejo negócio para substituir as famosas blueprints.

    • Zalla

      A Ideia de ter um smartphone de 5,5 que vira um tablet de 10 pol é interessante

      • Também acho. Mas só quando melhorares as baterias e as telas ficarem praticamente irriscáveis/inquebráveis.

        Fora que eu nem sei como funcionaria uma capa protetora para esse monstro.

  • Christian Oliveira

    Com isso voltados aos gadgets de flip, para depois os gadgets sliders e finalmente teremos os gadgets tela plana /, não pera, legal mesmo é com bordas arredondadas.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis