Cities: Skylines será lançado para Xbox One

cities-skylines

Existe uma máxima entre os gamers que mesmo o tempo e alguns lançamentos não conseguiu eliminar: jogos de estratégia não foram feitos para consoles (e seus gamepads). Eu até concordo que quando se trata do gênero, a experiência com um controle está longe de ser tão boa quanto com um mouse, mas lembro que lá no Super Nintendo eu já me divertia bastante jogando SimCity e aquele jogo não foi o único.

Como ultimamente eu só tenho jogado no PC usando um controle, acabei me afastando dos jogos de estratégia e ao saber que o excelente Cities: Skylines está sendo adaptado para o Xbox One, confesso ter sentido uma baita inveja dos donos do console.

Com previsão de chegar ao videogame da Microsoft em algum dia do nosso próximo outono, no trailer de divulgação dá para termos uma ideia de como o jogo funcionará com o controle do console e por mais que alguns possam defender que a jogabilidade não parece tão natural quanto no PC, acho que é melhor termos a opção de jogá-lo assim do que simplesmente a versão não existir.

Também foi dito que no Xbox One o jogo virá com a expansão After Dark, que introduz ciclos de dia e noite, mas a editora não deu maiores detalhes sobre a disponibilização dos outros dois DLCs que existem para PC, Snowfall e Natural Disasters.

O que não consigo entender após esse notícia é o motivo de eles não terem mencionado a possibilidade da versão para computadores também ganhar suporte a controles, o que me faz imaginar que isso infelizmente não acontecerá. Mas pior mesmo é a revolta dos jogadores de PC nos comentários do trailer por saber que o jogo ganhará uma versão para console. Acho incrível essa repulsa que algumas pessoas tem por qualquer um que mencione a palavra gamepad e sempre me pergunto porque elas ficam tão incomodadas. Teve até um imbecil que se achou no direito de questionar se é dessa maneira que o estúdio tem gasto seu tempo e recurso. Sei lá, mas será que sou o único a achar que esse pessoal deveria arrumar algo melhor para fazer?

PS: agora é tarde para desejar isso, mas gostaria de ter visto o Cities: Skylines no Wii U. Acho que ele poderia ser bem interessante se jogado com o Gamepad.


Paradox Interactive — Cities: Skylines – Xbox One Reveal Trailer

Update: após entrar em contato com a desenvolvedora do jogo, a Colossal Order, eles me disseram que não existem planos para que sejam feitas mudanças na versão para PC, além de terem dado a entender que o jogo para console está sendo feito por outra empresa.

Relacionados: ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Nilson Morais

    Esse jogo é muito bom, mas eles precisam melhorar o sistema de trems, chega uma hora (Cidades 100k+) que fica impossível gerenciar.

  • Carl Segão

    O jogo é perfeitamente jogável com o Steam Controller, fica até mesmo melhor do que jogar com teclado e mouse, depois que pega as manhas.

    • Zero chance de comprar um Steam Controller.

      • Carl Segão

        Pq, Dori? O bicho é bão demais. Só a curva de aprendizado que é bem íngreme, mas depois que vc deixa ele com tua cara, dá pra dispensar o teclado e mouse até em FPS. O Fallout 4 tenho jogado só com ele de boaça.

    • Julio da Gaita ✔

      sé loko bixao…

      • Carl Segão

        Que nada, jogar deitadão na cama é o que há!

        • Julio da Gaita ✔

          concordo até por isso comprei console, ja fico o dia inteiro sentado na frente do PC, mas o “séloko” é de você usar o “steam controller” isso sim…rs

          • Carl Segão

            Então, como respondi pro Dori, depois que você aprende a usar, em determinados jogos fica melhor do que teclado e mouse. Então uso o Controller e o Link pra jogar a maioria dos jogos do PC na cama mesmo. Usar o giroscópio pra jogar o Project Cars é quase tão bom quanto em um volante da Logitech (com exceção dos pedais, obviamente).

  • Bruno Aveiro

    Eu fiquei muito frustrado com o SIM CITY 5. Aí conheci esse Cities Skylines, baixei uma versão de “teste” pra jogar e adorei, mas não tenho um PC decente pra jogar sempre e por isso acabei não comprando ainda. Recentemente descobri que estava numa promoção na STEAM por menos de 20 reais. Vale super a pena!

    Sobre jogos estratégias de PC que vão para o console… o KERBAL Space Program pra PS4 tem uma jogabilidade legal, @Dori Prata:disqus? Eu não cheguei a pesquisar, mas além do Cardoso eu não vi ninguém comentando do jogo por aqui.
    Abraço!

    • Eu não cheguei a jogar ele e veja só, um dos motivos é justamente não ter suporte a controle na versão para PC.

  • Como alguém que jogou mais de 250 horas de Cities: Skylines, também fiquei animado com isso porque eu odeio ter que usar o mouse no sofá, mas gosto do game e abria essa exceção. Uma pena eles não terem a intenção de dar essa opção de controle pra gente no PC. Cheguei a deixar um feedback a favor disso no vídeo deles ontem, mas depois do seu Update, bateu um desânimo :/

    • Carl Segão

      Steam Controller.

      • Não estou disposto a pagar ~600 reais pra importar um controle, mesmo querendo muito.

        • Carl Segão

          Ah sim. Mas há alternativas mais em conta:

          http://lista.mercadolivre.com.br/steam-controller

          Se comprar pela Amazon, já com frete e taxas, entregando no BR, sai em média $120 Laranjas. Aproximadamente R$ 415, já com IOF.

          O esquema MESMO seria alguém trazer pra vc de fora.

          • Tem razão, com a recente baixa do dólar, até que ficou um pouco menos salgado.

  • doorspaulo

    Pelo visto, seguirá a mesma idéia do Patch of Exile, em que a versão de console acaba tendo uma jogabilidade bem diferente da versão PC.

    Uma pena, pois também uso gamepads para alguns jogos no PC, e seria interessante o Cities com suporte a controles.

    • Paulo de Tarcio Santos Freiri

      Verdade, e pelo ultimo vídeo de gameplay eles já conseguiram resolver o problema de usar só 4 frascos, agora já vai dar pra usar 5, muito bom isso.

  • Junior

    300 conto em um jogo velho de PC, não obrigado, estão demorando muito pra portar os jogos, infelizmente…. Prefiro pagar 20 pratas na steam e ser feliz.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis