PMStudios agradece grupo que pirateou seu jogo

superbeat-xonic

Em julho passado um grupo conseguiu destravar o PlayStation Vita e embora algumas pessoas tenham defendido a prática com o argumento de que isso servirá para rodarmos homebrews e emuladores, a quebra do sistema de segurança do portátil evidentemente deu origem a pirataria.

Desde então cópias de diversos títulos para o aparelho passaram a ser distribuídas ilegalmente e embora muitos desenvolvedores tenham ficado indignados com a situação, esse não parece ser o caso da PMStudios. Após descobrir que o jogo que publicam estava sendo compartilhado, eles enviaram a seguinte mensagem aos pirateiros:

Olá pessoal!

 

Nos sentimos honrados por vocês terem gostado tanto do nosso jogo SUPERBEAT XONiC, gostaríamos de convidá-los a aproveitar essa oportunidade para comprar o jogo em promoção na PlayStation Store. Vocês podem aproveitar o jogo e apoiar a equipe por apenas US$ 15,99 (com 60% de desconto), sem necessidade de ser assinante da PlayStation Plus!

 

Tenham um bom dia!

Pelo jeito a pirataria foi uma boa forma de divulgar o título e ao não bater de frente com os responsáveis pela cópia, imagino que a desenvolvedora tenha tentado conquistar a simpatia tanto dos que distribuíram o jogo gratuitamente, quanto das pessoas que adoram idolatrar esses grupos.

Particularmente acho essa estratégia um tanto perigosa, pois mesmo reconhecendo que essa é uma maneira de fazer uma limonada a partir de alguns limões (podres, por sinal), sempre fico com a sensação de que ela passa uma mensagem de que pagar pelos jogos não é o correto.

Além disso, acho que essa condescendência com os pirateiros na maioria das vezes não passa de puro marketing e mesmo se pensarmos que tal postura pode ajudar a vender alguns jogos, ainda prefiro acreditar que boas obras são capazes de fazer sucesso apenas por suas próprias qualidades. E que fique claro que isso nem é uma crítica ao Superbeat: Xonic, afinal ele foi bastante elogiado pela crítica.

Fonte: PlayStation LifeStyle.

Relacionados: , , , ,

Autor: Dori Prata

Pai em tempo integral do pequeno Nicolas, enquanto se divide escrevendo para o Meio Bit Games, Techtudo e Vida de Gamer, tenta encontrar um tempinho para aproveitar algumas das suas paixões, os filmes, os quadrinhos, o futebol e os videogames. Acredita que um dia conseguirá jogar todos os games da sua coleção.

Compartilhar
  • Então o crack que fizeram no Vita já está rodando jogos comerciais? Evoluíram rápido.
    Incrível a Sony não ter subido uma atualização para arrumar, se é que vale a pena hoje (no ocidente claro, no Japão são outros 500)

    • Christian Oliveira

      Na verdade o jailbreak só funciona em versões anteriores a última. Está ocorrendo uma corrida (OLX, ML) para comprar os devices que ainda não foram atualizados.

      • Jonathas Lacerda

        eu inclusive ia vender o meu na 3.60 até que a maldita sony colocou dois jogos que eu queria comprar há tempos em promoção na última flash sale 🙁

        • Julio Verner

          E tu atualizou? BURRO.

          • Jonathas Lacerda

            Em que lugar falei que atualizei? Comprei os jogos e usei uma forma de fazer bypass pra evitar a atualização. Não atualizaria meu Vita simplesmente por atualizar. Tenho o Vita desde o lançamento e acompanho a scene de exploits e homebrews desde sempre pra saber que esse exploit do 3.60 com o henkaku é quase um milagre e que e outro desse jeito, nem tão cedo.

          • Julio Verner

            UFA! hahaha

      • É sério? Interessante, então não encontraram meios de fazer o downgrade ainda..

    • Julio Verner

      Comprei o meu antes dessa macacada br que nunca atualiza um Android mas adora um update de Firmware foderem TUDO.
      Se for procurar 3.60 e morar em grande centro, vai achar e a preço bom. Se partir pro OLX/ML é uma boa garimpada até encontra, e ta escalando rápido o preço.

      Paguei 540 frete free, case acrílica e card de 16gebas…
      Agora to atrás de mais um.

      3.61 nunca terá o exploit, ninguém quer saber dessa fw, só os idiotas que não podem ver um update de fw.

  • Eu acho essa estratégia muito melhor, afinal se o cachorro do meu vizinho pirateia um jogo e eu vejo ele jogando e gosto, sou bem capaz de comprar esse jogo em uma promoção dessas. Já se o dev se posiciona de maneira antipática eu provavelmente não compraria o jogo.

    • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

      Também gosto dessas soluções criativas, tipo a equipe do Game Dev Tycoon que botou uma feature que tirava toda a grana do jogador de cópia pirata.

  • Othermind

    Nem sabia que o vita ja tava rodando jogo pirata. =S

    • Will

      Nem sabia que o Vita tava rodando jogos

  • Christian Oliveira

    Ótima estratégia, costumo pagar pelos jogos depois de “testar” várias vezes, se um jogo merece ser instalado mais de uma vez, com certeza merece ser comprado.
    Já testei vário títulos no PC e acabei comprando no Xone, que é minha plataforma preferida para jogar.

  • ElGloriosoRangerRojo™

    Na real não acho a estratégia nem um pouco perigosa. Achei muito inteligente, por sinal.

    É o simples fato de reconhecer que a pirataria nunca vai acabar. Podem criar um serviço de streaming com todos os filmes do mundo por apenas 10 reais por mês, que ainda assim vai ter gente pirateando e trackers de torrents pipocando mundo afora.

    O que eu acho perigoso é essa cruzada sem noção da DMCA e cia. que só faz os pirateiros ficarem com mais raiva ainda. É uma guerra perdida que aliás, nem é guerra. Esse é um ponto onde ser gente boa e ir ganhando campo aos pouquinhos vale muito mais a pena do que chegar chutando tudo e acusando geral.

    Vide Netflix, que começou muito devagar, se expandindo aos poucos. Quando chegou ao Brasil, o catálogo era uma bela porcaria, não tinha apelo nenhum e eles sabiam muito bem disso, mas fez parte da estratégia marcar presença e preparar terreno para o que vem depois. E atualmente a Netflix vai muito bem! Já tem cacife pra bancar as próprias séries…

  • Eduardo Scharf

    “ainda prefiro acreditar que boas obras são capazes de fazer sucesso apenas por suas próprias qualidades”

    Metade do caminho pro sucesso é feito pelo marketing, inclusive para obras medíocres (infelizmente).

    Isso não é desculpa para liberar a pirataria, claro, mas se eles conseguirem reverter algum lucro já é algo bom que surgiu de uma situação ‘não ideal’ 🙂

  • Tá… O cara ofereceu aos ladrões escrotos que roubaram seu jogo irem na Playstation Store e COMPRAREM uma cópia??


    HAHAHAHAHAHAHAHAHAH

    https://uploads.disquscdn.com/images/c5a8ebb88977c9facaeec378f93f81571a6accad1955965b0623af51e038fb8f.png

    • Gustavo Bandoni

      Foi assim que o Paulo Coelho se tornou um fenômeno de vendas na Rússia então não seja super apressado em falar que é uma ideia ruim

      • Foi?

        • Gustavo Bandoni

          Foi
          Esse site tem o torrent de todos os livros dele
          http://paulocoelhoblog.com/2008/02/03/pirate-coelho/
          O detalhe é que o site é dele . Quando ele fez isso as vendas de o alquimista passaram 3000 copias para 12 milhões em 4 anos

          • Não existe nada, além do próprio achismo do Velho Louco, que possa associar o aumento no número de cópias à pirataria. Ele apenas está colhendo a exposição por se fazer de favorável ao roubo literal. Como ele mesmo disse, ele é rico e não se importa.

    • Julio Verner

      Quem é o ladrão? Quem comprou? Quem dumpou? Quem semeou? Quem baixou? A demagogia do brasileiro é algo a ser estudado.

      • Definitivamente, quem baixou.

        • Julio Verner

          E o trackers que hospedam? E os Ads dos trackers, blogs e etc..? O ladrão é o esperto ou o que acha que é esperto(baixando)? 😉

  • Mike

    “Nos sentimos honrados” nops ai já é demais. Nós percebemos que vocês gostaram bastante do nosso jogo SUPERBEAT XONiC…..
    Enquanto houver pessoas sem condição para adquirir “x” produto/serviço vai existir pirataria (quem nunca jogou games piratas quando criança porque os pais nunca iriam pagar $200 num “joguinho”), indisponibilidade também dificulta mas atualmente as coisas estão ficando cada vez mais acessíveis e a pirataria se tornando menos justificável. Desprezível é o lazarento que tem dinheiro e não paga, não dá nenhum valor no trabalho do outro e ainda se gaba de tal pratica.

    Gosto muito de jogos rítmicos e o sistema desse game é muito interessante, conheci quando lançaram as DLCs com musicas de Blazblue e Gulty Gear, ainda não joguei e nem pretendo comprar um PSVita, ao menos por enquanto.

  • Lucas Ambrosio

    Sou a favor de que todo jogo seja de graça, e ao passar de fase, ou de tempo em tempo o jogador é obrigado a ver algumas propagandas.

    #Brinks

  • Alvaro Carneiro

    puro marketing que deu certo, tanto é que o jogo está com propaganda de graça em vários sites, inclusive aqui.

    por outro lado – não se engane: quem pirateia vai sempre piratear, mesmo quem tem grana. O pirata acha um absurdo pagar por software, por algo que pode ser copiado. “copiado não é roubado” a falácia é essa.

    e quem gosta de comprar, vai comprar o jogo, mesmo que esteja disponivel de graça, no pirata.

    resultado: não afeta as vendas significativamente, e a ação da produtora rendeu bom marketing gratuito.

    • Pedro

      Discordo, e a Steam, Spotify e outros estão ai para me apoiar. Se você oferece uma série de vantagens e comodidade para quem adquire legalmente o jogo/filme/etc, para eu vou querer ir atrás de torrent de 3 seeders nos confins da internet?

      • Mike

        Isso combate a indisponibilidade de conteúdo e preços abusivos. Conheço gente que tem PS4 compra jogo de 200$ e não gasta um real na steam porque tem como “copiar/roubar de graça” no torrent.

  • Theuer

    “Particularmente acho essa estratégia um tanto perigosa…”

    Bom, a outra opção é “ir chorar na cama, que é lugar quente”.
    Qual das opções tem mais chance de virar alguns dólares?

    • As empresas deveriam então passar a dar seus jogos, assim todo mundo acharia bonitinho e numa dessas eles venderiam duas ou três cópias.

  • Wagner Felix

    Não é muito diferente do U2 distribuindo albuns de graça desde o século passado :D. A diferença é que no caso da desenvolvedora, aproveitaram a oportunidade, no caso do U2 sempre foi parte da estratégia de marketing.

  • Julio Verner

    Conheci agora e to baixando… Até agora só baixei os AAA e tem de jogar um por vez… Porque a maravilhosa sony cobra um rim por essa merda de cartão e o fígado por jogo. Como sempre: apoio veemente abrirem TODOS consoles. Não praticam preço justo e vendem hardware da PIOR qualidadade(Silver, estou olhando seu Totem de 20 empilhados aqui sucateados).

    Ou você se rende ao sistema, ou aprende a aceitá-lo e evitá-lo quando possível. Faço os dois por não ter chances de incendiar a Babilônia.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis