Hackers de Verdade constroem versão mecânica de PONG

99672

O Telejogo foi meu primeiro videogame, Dizem que em algum momento alguém experimentou jogar Futebol ou Paredão, mas todo mundo que conheço só ficava no Tênis mesmo. Fruto de uma improvável parceria Philco-Ford, o Telejogo kibava o venerável PONG, que por sua vez era um kibe analógico de jogos mais antigos existentes em computadores de verdade.

Ele era tão simples que sua circuitagem toda podia caber em um chip. Na verdade cabia ele e mais 5 outros jogos, no AY-3-8500, um circuito integrado de 1976.

AY-3-8500-1D

Embora primitivo PONG é um jogo que ainda hoje consegue distrair, mesmo cabendo em algumas poucas linhas de Javascript. Duvida? Divirta-se(use as setas).

Agora um pessoal resolveu criar uma versão de mesa do PONG. Eletrônicas há várias, mecânica eu nunca vi. O Table Pong Project é comandado por Daniel Perdomo, que em uma oficina no Uruguai junto com vários amigos bem habilidosos criaram uma pequena maravilha tecnológica.

No começo parece mais um daqueles projetos conceituais que só funcionam na cabeça de quem é burro o bastante pra financiar a idéia no Kickstarter mas aos poucos vemos que sim, o negócio existe e é lindo!


Daniel Perdomo — PONG PROJECT

Fonte: Neatorama.

Relacionados: , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Juaum

    É o tipo da coisa que só se acredita vendo.

  • Claudionor Buzzo Raymundo

    Artesanato eletromecânico! Muito lindo!

  • Parece muito divertido.

  • Zaaboo

    Com todos esses leds… Sem dúvida me convenceu.

  • Provavelmente mais divertido do que o original

  • Acho que me divertiria mais fazendo do que jogando

    • ricms

      Imagino o misto de sensações após a conclusão do projeto, Uma mistura de satisfação com vazio…

  • Erivelton Muniz

    O projeto é bem interessante. Aparentemente eles usam uma shield cnc para controlar o deslocamento dos motores que fazem as vezes do trajeto da bola. Se usaram o modelos mais recente, ficaram os outros dois eixos para controlar as barras de rebatimento. O outro arduino deve ficar para controlar o resto das tranqueiras da mesa.

  • Deni Carson de Souza

    Que inveja desse pessoal com tempo² (tempo + dinheiro [lembrando que tempo = dinheiro]) pra poder brin, digo trabalhar nesses projetos.

  • Leo Lemos

    nooohhhhh!!!!
    eu já joguei isso, exatamente esse (lá em 19 e alguma coisa), óbvio que a prioridade era dos primos mais velhos e claro, tínhamos que “induzir” o meu avô a dormir, para usar a TV e poder jogar isso… (sabe como é né, interior, tv colorida era novidade, aniversários com família reunida e claro, primos e (ahhh elas..) primas.. época boa…

    me lembro da gente jogando e do nada aparece na telinha de um [eu acho que era um AUTORADIO, ou MOTOROLA, porém se procurar por “rádio com TV Mustang” no SeuTubo, era um daqueles… aquele rádio para carros e que custava um RIM (quem nasceu em 70 e se “educou” em 80, sabe do que estou falando) que um tio meu tinha] a famosa vinheta do plantão da globo (até hoje, ouviu a vinheta pode saber que uma desgraça aconteceu) era um incêndio no Ed. Andorinha (ehhh 1986, eu tinha 8anos na época) e o repórter pediu para tirar as crianças e pessoas “sensíveis” da sala pq as imagens eram fortes (obvio que enquanto a família assistia na tv, atrapalhando o nosso jogo, a mulecada esta na Caravam 78 Dourada, 8 canecos do meu tio vendo a galera pular do prédio tentando escapar do fogo, pensando bem, o reporter tinha razão, pq até hoje lembro disso, detalhes e tal…)

    sim, tive a sorte de crescer praticamente na loja de SOM (na época AUDIO-VIDEO-CINEMA) que era referência na região, com 7 anos de idade, enquanto os técnicos estavam lá cuidando do P.A, eu estava do lado vendo a Gretchen (éhhh faz tempo) rebolando e eu olhando por baixo da saia dela 😀 e com +/- 8 anos, descobri um CP-500 abandonado no estoque dessa loja, que teve quase o efeito de uma droga em minha pessoa… adotei essa” coisa” levei muita surra por isso e agradeço isso, pois foi assim que aprendi a ler em inglês e a minha vida nessa área começou )depois de apanhar, literalmente, afinal eu só fodia esse computo, muito, meu tio desistiu de me punir e começou a me apoiar… lembro até hoje da minha primeira planilha feita em cobol… afff, horrível 😀 (depois veio outros computos e tal)

    época boa, em que as “primas” mais velhas trocavam de roupas na nossa frente e a noite o assunto entre os primos era qual a cor do peitinho de tal pessoa… saudade disso 😀

    • Monstro Medieval

      Também pensei isso, mas o Pong não leva em conta a velocidade que você imprime ao disco, apenas a direção. Não tem aceleração nem redução da velocidade.

  • Também tive o telejogo, meu primeiro videogame, parecia bruxaria interagir com a TV num jogo eletrônico!!! Lá por 1980 e eu uma criança iniciando nos eletrônicos.

    Esse analógico é sensacional. Mas não vi ninguém fazer ponto. Como é a dinâmica??? A bola retorna da onde? Não sei se isso é mais legal de ver do que divertir jogando. Mas azar, vou no Uruguai ver, moro do lado 😀

    • Lui Spin

      Também não vi o ponto.

      Imagino que ao bater na “parede” e não na “raquete”, faça ponto para o lado oposto. Só que a bolinha continua no jogo, não tem para. Imagino.

  • Idilberto Lopes

    Uma das coisas mais lindas que já vi. Pagaria satisfeito para jogar isso em algum shopping por aí…

  • Goodtimes

    Gostei muito. Pena que o cara ainda não aprendeu a usar a estabilização de imagem.

  • Belo trabalho!
    Na cp tinha um nesse estilo, mas era digital!

  • Lui Spin

    Que incrível. O melhor de tudo é o acabamento. Show mesmo.

    Há jovens que gastam o tempo inventando máquinas como essas, já outros passam o tempo fazendo ativismo de esquerda.

  • Junior Capitanio

    incrévilou, sera que tem bluethoot

  • Marcelo Eiras

    Eu tenho o Telejogo I (1977 com 3 jogos) e Telejogo II (1978 com 10 jogos) e só recentemente após restaura-los descobri que era colorido e não preto em branco como me lembrava já que ele é NTSC e na época só tínhamos o Pal-M.

  • Marcelo Eiras

    Na verdade o Telejogo não usava o AY-3-8500 e sim o compatível MM57100N e o Telejogo 2 usava o AY-3-8610.

  • Rodolfo da Silva Carvalho

    Sensacional!

  • RafaRiff

    Cardoso, na época a Philco era da Ford.

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis