Meio Bit » Games » Invincible: Guarding the Globe — "pega leve, gacha!"

Invincible: Guarding the Globe — "pega leve, gacha!"

Invincible: Guarding the Globe é um idle RPG para fãs da HQ e série animada, mas sistema de gacha é mais agressivo do que o normal

19/02/2024 às 14:00

Invincible: Guarding the Globe é um game mobile/gacha game produzido em uma parceria entre a Ubisoft e a Skybound Games, a divisão de jogos da companhia fundada pelo criador da HQ, Robert Kirkman.

Este idle RPG apela para o fã da franquia, principalmente da série animada do Amazon Prime Video, mas embora possua uma mecânica de jogo simples e interessantes, sua mecânica de recrutamento de personagens é um tanto agressiva demais.

Invincible: Guarding the Globe (Crédito: Divulgação/Skybound Games/Ubisoft)

Invincible: Guarding the Globe (Crédito: Divulgação/Skybound Games/Ubisoft)

Salvando o mundo, um "tiro" de cada vez

Invincible: Guarding the Globe foi desenvolvido principalmente pela Ubisoft Barcelona Mobile, uma subsidiária da gigante francesa voltada exclusivamente para jogos e experiências em dispositivos móveis. A trama do game se passa no mesmo universo da série, mas traz um enredo independente (pense no game como um "episódio filler").

A história não é tão importante em um jogo mobile, claro. Basicamente, Invincible, Atom Eve, Omni-Man e cia. terão que lidar com uma invasão em escala global, onde inimigos estão aparecendo e causando confusão em várias partes do mundo. O jogador deve compor diversos times de heróis e despachá-los para a batalha, onde poderão derrotar os oponentes e coletar recursos.

A mecânica do jogo é similar ao de outros jogos incrementais, ou idle/AFK games. Você pode controlar um esquadrão manualmente, ou ativar o modo automático para que a IA cuide de tudo sozinha, e é possível (e necessário) supervisionar vários times ao mesmo tempo.

A parte "idle" do game vem do fato de que é possível despachar os grupos e fechar o game, voltando depois para conferir os resultados e coletar as recompensas;  AFK Arena e Fallout Shelter estão entre os games mais populares deste gênero.

Invincible: Guarding the Globe (Crédito: Divulgação/Skybound Games/Ubisoft)

Invincible: Guarding the Globe (Crédito: Divulgação/Skybound Games/Ubisoft)

Eu acho que a porção de evolução de personagens e combate bem interessantes, dentro do que se espera de um idle RPG. Não há muito o que inventar aqui, a mecânica é similar à vista em outros games, apenas a skin de Invincible foi aplicada para agradar seus fãs. Nesse sentido, a Ubisoft Barcelona não tinha como errar.

O mesmo infelizmente não pode ser dito do sistema para aumentar seu esquadrão. Como dissemos antes, Invincible: Guarding the Globe é um gacha game, ele conta com uma roleta aleatória que consome recursos ganhos no jogo, ou dinheiro real para os apressados, mas a mecânica implementada aqui não é muito amigável.

Como de praxe, os personagens são separados por raridade, no que quanto maior, mais difícil de conseguir e mais poderoso ele será, mas a Ubisoft complicou as coisas ao fazer com que a própria roleta tenha níveis.

Funciona assim: a roleta exibirá quais personagens você terá a chance de recrutar, e é possível atualizá-la gratuitamente até 3 vezes, mas as chances de aparecer um herói Elite (a categoria mais alta) são muito baixas; conforme a roleta ganha mais níveis, que aumentam quanto mais heróis você recrutar, a probabilidade dos mais raros aparecerem vai aumentando.

Invincible: Guarding the Globe (Crédito: Reprodução/Skybound Games/Ubisoft)

Invincible: Guarding the Globe (Crédito: Reprodução/Skybound Games/Ubisoft)

Outra coisa diferente, cada pull na roleta (ou "tiro", como alguns dizem) eliminará o personagem que você recebeu do pool, para caso você continue a tentar por um mais raro, você não receberá um repetido (isso não se aplica a heróis que aparecem mais de uma vez na rodada, como na imagem acima). A roleta de equipamentos, onde você pode adquirir acessórios para fortalecer seu esquadrão, funciona de forma similar, e ambas são resetadas a cada hora, incentivando o jogador a continuar jogando.

Comparando com sistemas em gachas mais populares, como os da Hoyoverse (Genshin Impact, Honkai: Star Rail), a roleta inicial de Invincible: Guarding the Globe é mais limitada a novatos, e só torna interessante para quem investir mais tempo no game, e a mecânica de níveis força o jogador a continuar puxando mais heróis para evoluí-la, claro, outro método para nos fazer abrir a carteira.

Claro, ainda é melhor do que o predatório Street Fighter: Duel e seu sistema saído de games de 15 anos atrás, mas divago.

Conclusão

Como todo idle RPG, Invincible: Guarding the Globe é bastante simples em sua mecânica, e permite ao jogador coletar recursos mesmo com o game fechado, executando ações simples, mas o sistema de gacha é mais punitivo do que precisa ser. Recrutar os personagens mais poderosos exige investir tempo para reunir recursos suficientes para fazer os pulls, gastando recursos que, na expectativa da Ubisoft, envolve dinheiro real.

A meu ver, este é um game que apela mais para os fãs da HQ e série animada; há idle RPGs mais voltados a um público geral, que vão agradar mais gente, e gacha games com roletas menos sedentas pela sua grana.

Invincible: Guarding the Globe — Ficha técnica

  • Plataformas — iOS e Android (analisado no Android, via acesso antecipado cedido pela Ubisoft);
  • Desenvolvedoras — Skybound Games, Ubisoft;
  • Distribuidora — Ubisoft;
  • Classificação Indicativa — 12 anos.

Pontos fortes:

  • Permite coletar recursos mesmo estando offline, como todo idle game;
  • Vários personagens da HQ para coletar.

Ponto fraco:

  • Sistema de gacha não é muito legal;
  • Interessante apenas para os fãs da HQ e animação.

relacionados


Comentários