Câmara aprova PL que vai taxar serviços de internet

camara

Você que é cliente da Netflix, Spotify, Steam e cia limitada, é bom se preparar porque em breve terá que gastar um pouco mais. Na noite desta quinta-feira, 10/09/2015 a Câmara dos Deputados aprovou a PL Complementar Nº 366/2013 de autoria do senador Romério Jucá (PMDB-PR), que aumenta a carga tributária sobre serviços de internet que atuam no Brasil.

A proposta circula já há algum tempo e foi apelidada de “imposto da Netflix”, pois seria uma reação ao crescimento do serviço no país. Aos olhos do governo tais serviços não pagam tudo o que deveriam ao fisco e por isso, seriam considerados concorrência desleal. Assim a decisão de ontem fará com que a alíquota mínima de 2% do ISS (Imposto Sobre Serviços) passe também a ser recolhida.

Quais seriam os serviços afetados? Bem, praticamente TODOS os que você usa e não usa, ao menos não de forma direta. O texto da PL diz que são passíveis de tributação serviços que fornecem “processamento, armazenamento ou hospedagem de dados, textos, imagens, vídeos páginas eletrônicas, aplicativos, sistemas de informação, entre outros formatos” (nisso se enquadram WordPress, serviços de hospedagem, OneDrive, Dropbox, iCloud, Google Drive, iTunes, Google Play Store, Amazon, Windows Store, servidores e outros), “elaboração de jogos eletrônicos” (Steam, PSN, Xbox Live e etc.), “disponibilização de conteúdo de áudio, vídeo, imagem e texto em páginas eletrônicas” (Flickr, Spotify, Netflix, Evernote, etc.). Livros, jornais e outros periódicos escaparam.

As consequências disso serão sentidas por todos, desde o usuário comum que só ver seus filmes a donos de sites, que verão os custos de armazenamento e hospedagem aumentarem consideravelmente. E com o dólar custando quase quatro reais as perspectivas não são boas.

A PL Complementar ainda visa acabar com a guerra fiscal entre municípios: hoje, para fugir dos impostos as empresas preferem registrar seus serviços em cidades mais baratas; agora, com a PL 366/2013 os municípios são proibidos de aplicar isenção, tendo que recolher o mínimo de 2% (esse conheço bem essa corja o valor não ficará só nisso). O prefeito que se recusar vai responder por improbidade administrativa, podendo ter os direitos cassados por até oito anos além de perder o mandato.

Ainda há alguns pontos a serem discutidos, algo que a Câmara pretende resolver na próxima terça-feira. Depois o texto segue para o Senado Federal, e após nova aprovação irá para as mãos da presidenta Dilma Rousseff, que decidirá pela sanção ou veto. Após arpovada os municípios terão um ano para cancelar todas as isenções e passar a cobrar o imposto.

Novamente, parabéns a todos os envolvidos.

Fonte: Câmara.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Em quem vocês (todo mundo) votaram, mesmo? Já ligaram pros seus congressistas reclamando?

    • Mauro Schütz

      Os que votei não entraram, o que acontece com quem não está representado? 😛

      • luisbrudna

        Parece que essas pessoas que não tem representação devem calar a boca e prestar serviços escravos para os vencedores. 😛

        • Mauro Schütz

          Segundo essas pessoas sim e se reclamar tacham de golpistas. 😛

        • Não votei na Dilma e está acontecendo comigo!

    • Tejobr

      Comigo não tem esse papinho de “jogar fora o seu direito de exercer a cidadania”.
      Tenho três candidatos: um estuprador, um homicida e um político corrupto. Em quem eu voto? Em ninguém… estou exercendo a minha cidadania!!!

      • Mauro Schütz

        Tem esse problema da representatividade, quem escolhe os candidatos, o partido ou o cidadão?

        • Tejobr

          No final alguém vai ocupar o cargo. Viva a democracia sem estudo! Respeito, mas a minha consciência fica limpa.

          • Mauro Schütz

            Exato, e alguém escolhido por eles, o problema não está só no cidadão. Eu geralmente vejo o histórico de quem eu voto, e se não prestar (muitos), fico sem votar mesmo.

          • Tejobr

            Por falta de informação é que não é. Com essa tal recém lançada tecnologia chamada Internet, existem sites como o Ranking Políticos. Se você, pelo menos, votar usando os números deles, as senhoras estatísticas podem ajudar…

          • Well Dias

            Isso dá trabalho, tem que usar a mente, olhar para números e fazer contas de somar.

          • Tejobr

            Tem não. Só pegar o cara que está no alto de cada coluna. Mais fácil que isso é realmente pegar um santinho na rua e mandar ver.

            Claro que tem a representatividade. Mas aí, realmente, é muita matemática…

      • Well Dias

        Por isso anulo meu voto, é a única forma que disponho pra dizer: Não quero nenhum de vocês.
        Se mais gente fizer isso, uma dia, algum ser inteligente que comanda os partidos vai notar que há uma grande quantidade de pessoas que não se identificam com os candidatos e com um pouco mais de esforço tentará buscar novos perfis de políticos para lançar candidatura.

        • Somos dois. Na eleição passada, somente a porcentagem de abstenções chegou a 20%.

          • se vocês entendessem de Estatística, saberiam que quanto menos pessoas indo votar, mais felizes os políticos ficam.

            Tenteimaginar o motivo.

          • Tejobr

            Mais ou menos Pryderi. Pode ser uma utopia, mas se restarem poucos votando, o sistema terá que ser repensado.

            Mas, pelo menos no meu caso, o meu não votar não tem essa intenção imediata. A minha intenção é a seguinte: me mandaram dar um presente para uma das tres pessoas lixo. Eu piso no presente e vou embora. Se pudesse usaria uma sniper…

          • Rodrigo

            O sistema terá que ser repensado por quem, por aqueles que estarão se beneficiando do fato de poucas pessoas votarem?

            Os mesmos que, com o clamor anti-corrupção, aprovaram a doação secreta?

          • Well Dias

            Você esqueceu o desejo pelo poder, o desejo de ganhar que qualquer partido político tem.
            Se 20% da população votaram nulo (que é gente pra carai) significa que há um motivo. Nada que uma pesquisa encomendada não mostrasse quais são os motivos que fizeram estas pessoas não votarem nos candidatos. Quem fizer isso, entender os motivos e propor um novo tipo de candidato que esteja mais próximos dos desejados pelos 20%, terá muitos votos.
            Mesmo que os principais não se interessem por estes 20%, os menores partidos que se dizem modernos e lançam propagandas como diferentes, terá uma grande vantagem.

    • Icaro Kossmann

      Exatamente isso. Ainda dá pra menxer a paciência dos senadores, que também foram votados por nós

  • Pirataria e BitTorrent mandam abraços e beijos

    • Raphael Ribeiro Silva™

      Pirataria não mas BitTorrent…😇

  • Diego de Paula

    Paulo Coelho manda um abraço!

  • Tide “pepe” Hunter

    Cortar o “auxílio-paletó” ninguém quer.

  • Alexandre Oswald

    Mas vai aumentar também a prestação de serviço da internet por conta desse dólar absurdo e da inflação. E os HDs, DVDs, Pen-Drives. Até o Paulo Coelho vai sair mais caro nessa brincadeira.

  • Raphael Ribeiro Silva™

    Tanta notícia “boa” esse ano que nem sei oque comentar…

    _____ legal ver o PT, PMDB, PSDB e etc., ferrando tudo e a culpa só ir pra um.

    • Tejobr

      Não. A culpa é da caravela errada que chegou aqui.

      • Pior que começou por ai mesmo …

      • Guilhermo

        Isso daria um bom enredo para um Back to the Future 4.

        • Não dá, iriam exigir motor a Flex, ou iria afogar o motor com a gasolina aguada daqui, ou iria explodir com o álcool … ou não teria verba suficiente pra encher o tanque e pararia no meio do caminho por “pane seca”.

          • Tejobr

            Fora a falta do espelho retrovisor lateral, que é para que possamos ter um carro popular.

      • Raphael Ribeiro Silva™

        Deveria ter sido Hernán Cortéz a desembarcar “acá”!

        • Tejobr

          Se bem que pensando “acá”, com os meus botões, concluo que a caravela poderia ser inglesa que não faria diferença. Aqui não tem frio intenso, desertos escaldantes, terremotos, furacões, índios que não gostam de espelhos. Todos os ingrediente necessários para se deixar a preguiça de lado. Só havia recursos naturais para explorar. Seríamos lesados de qualquer forma.

          • Raphael Ribeiro Silva™

            Kkkkkkk….exato! “Sacode a poeira e manda a preguiça vazar!”

    • Sempre assim, principalmente que na hora de aumentar imposto e aumentar salario, geralmente e tudo unanimidade.

  • Vin Diesel

    Eu pessoa inteligente já estou vendendo o Xbox, e ainda manterem o netflix até aumentarem, quando vier novo valor Cancelo e digo: reclame ao governo porque eu não tenho voz, VC um império sim. A live Tim é 70 e pago dividida com o colega de casa, se alimentar uso o #netwifi com a senha da empresa e digo o mesmo, subiu o valor eu to indo embora, reclem com o governo. Uma vez me disseram que o americanos consegue as coisas pq é burro. Tão tapado que não aceita e cancela e faz protestos uma legião vem atrás, aí com isso eles conseguem o que querem, mas aqui no bananao o único dia de não fazer nada, que é i dia da eleição o povo que é preguiçoso acorda cedo paga a passagem do seu bolso e cai votar em um fulano que é bonito. Se a parcela que se diz inteligente fizesse campanha em rede social para essas coisas isso não aconteceria, mas cor de vestido, em 3 dias o país todo sabe. Co isso é possível gente? As pessoas tem medo? Medo de boicotar em massa? Reclamaas na hora g não pode fixar sem? Vivesse na merda para não viver uma ou duas semanas sem. Se as coisas alimentarem eu silenciosamente vou cair fora.

    • Se o povo já se estapeia entre si por ideologias políticas, você acha mesmo que haveria um consenso para uma revolta em massa?

      • Claro que sim. Bom, a menos que os LGBT venham, porque viadagem eu não admito!

    • Tejobr

      Onde a Dilma é bonita? rs
      Mas entendi. E isso é básico: o poder do consumidor está no consumo. Vamos comer pipocas…

      • Lá, atrás da parede, do outro lado do oceano, em Cuba …

        • Devidamente metralhada num paredão de concreto.

          • … por ter perdido o cargo e a verba que mandava pra lá …

          • …e ter ocasionado a volta de tantos méRdicos desempregados…

          • Tejobr

            … e ter perdido a oportunidade única de entrar para a história como a primeira presidente mul… digo presidenta do país. Vai ser lembrada como a incompetente da PetroBrasil.

            Político brasileiro não tem orgulho… dentre outros atributos.

          • Tejobr

            … por ter perdida a carga… a presidanta.

  • The Truth Seeker

    Fiquei curioso, alguém sabe se existe esse imposto nos países de verdade?

    • Pedro Pedigoni Gonçalves

      Nos demais países, eles tem o IVA (imposto sobre valor agregado), que seria análogo ao nosso ISS (competência municipal – imposto sobre serviços) e ao ICMS (competência estadual – imposto que, geralmente, incide sobre mercadorias e insumos, como água, energia elétrica, gás etc).

      • abraaocaldas

        Pelo menos não é cobrado em cascata e fica bem claro na hora de pagar.

        • Guilhermo

          E há retorno.

  • K9s10

    O último a sair apague a luz.

    • Tide “pepe” Hunter

      Queria achar a saída.

      • O problema não é a saída, é não ter que usar a porta dos fundos pra entrar no país lá de cima …

        • Guilhermo

          Tem um país lá de cima que está com as portas da frente escancaradas para diversos profissionais. Se for da área de TI então…

          • Well Dias

            Muitos países estão precisando de gente de TI. Os mais vistos são Irlanda, Canadá e Austrália. Além disso, com um pouco de contato, você consegue Inglaterra e EUAs.

  • Pedro Pedigoni Gonçalves

    O ISS é um imposto municipal de 2% a 5% (dependerá de cada município fixar a alíquota), e quem arca com ele, a priori, é o prestador do serviço, que pode ou não repassar o custo ao consumidor.
    Um serviço de R$ 10,00, terá cobrança máxima de R$ 0,50 (ou R$ 0,20, na cobrança mínima)… em serviços com grande concorrência (música online, espaço na nuvem etc), provavelmente não teremos nenhum impacto.
    Ademais, se as empresas querem vender conteúdo no Brasil, devem recolher impostos, sendo uma forma de parte do dinheiro ficar aqui.
    O fato de haver corrupção ou mau uso do dinheiro dos impostos, infelizmente, não são argumentos para que não ocorra a incidência tributária, surgindo aí nosso dever de fiscalizarmos a atuação de nossos políticos e nos conscientizarmos na hora de votar.

    Por fim, mais preocupante que a criação do ISS para o consumidor é a alta do dólar… este sim tem mais impactos no aumento dos serviços, vide o fato de o Real ter tido a maior desvalorização (salvo engano) frente ao dólar (1 dólar = R$ 2,33, há um ano atrás).

    • OverlordBR

      quem arca com ele, a priori, é o prestador do serviço, que pode ou não repassar o custo ao consumidor.

      “Pode ou não…”

      provavelmente não teremos nenhum impacto.

      “Provavelmente… ”

      Adoro estas justificativas cheias de “SE”… 🙂

      • Pedro Pedigoni Gonçalves

        Isso é da natureza dos impostos (debatido em Economia e na Teoria da Tributação)…
        Se você aumenta o imposto sobre heranças, p.e., pode fazer com que as pessoas poupem mais, para garantir bens aos filhos, ou, ainda, que não poupem (pois o esforço pode ser muito alto), diminuindo o que passaria aos filhos. Nos EUA, a alta tributação sobre as heranças incentiva a doação para entidades filantrópicas… no Brasil, tal efeito pode não ocorrer.
        Não é mero achismo, é que os efeitos dos impostos sobre os agentes econômicos não são previsíveis.

        • Acho mais facil as pessoas passarem boa parte dos seus bens em vida para evitar a tributação de herança, no caso de pobre que so herda divida a coisa é complicada.

          • Pedro Pedigoni Gonçalves

            No Brasil, o imposto de herança incide também sobre doações (em importe menor)… se a doação é uma forma de antecipar a herança, quando o doador morre, o imposto de herança incidirá na alíquota total (o que exceder a alíquota que incidiu na doação).
            No mais, as dívidas do morto não podem exceder o valor da herança… Se seu pai deve R$ 1.000.000,00 e deixa R$ 50.000,00 de herança, os herdeiros só passarão a dever R$ 50.000,00.

  • Brasil, um país de tolos. Parabéns aos eleitores do PT!

    • Helton Mariano

      Acho que não só, viu. Autoria do PMDB e aprovado em congresso. Mas talvez seu comentário tenha sido apenas irônico.

      • Base aliada desde 2002? Este PMDB?

        • Helton Mariano

          Ah sim, mas este partido não sai de cima do muro… nem sei mais.

          • Mauro Schütz

            Do jeito que anda, estão flertando com o PSDB novamente.

        • Que também foi base aliada do PSDB e também tem agido como oposição desde que o partido demonstrou interesse em acabar com a parceria e ter candidato propio nas proximas eleições, o mesmo partido o mesmo partido do sarney que teve ideias excelentes como tabelamento de preços para conter a inflação, coisa que para quem não lembra o resultado e só olhar para Venezuela que adotou a mesma estrategia e agora falta tudo, até papel higiênico.

          • Mauro Schütz

            Só ver que o PMDB tem a maior base, é o jeito deles usarem o poder, eles escolhem quem entra e manipulam de todo modo, quase um poder “invisível”.

          • Isso, este PMDB. Não adianta vir com esse discurso de que tem agido como oposição porque isso é agora. Estão coladinhos com o PT desde 2002, com o Marco Maciel como vice e, com a Dilma, o Temer.

          • Sim viraram oposição basicamente esse ano, com grande incentivo do Eduardo Cunha, que aproveita até quando é indiciado por receber propina da lava jato para culpar o PT. Mas acho que basicamente o PMDB era bom amigo do PT quando estava recebendo mensalão, diminuiu a propina, começou a revolta.

          • Pois é, mas o projeto desta lei é anterior à treta e o dindin serve às prefeituras de todos os partidos. Ahááá…

          • Não é por isso que virou projeto do PT, mas duvido que a presidenta va vetar essa cagada e aumentar a insatisfação do PMDB e de quem patrocinou a campanha dela e de todos os partidos e que tem o poder da imprensa. Basicamente não estou falando que o PT é bom, mas que o PMDB esta envolvido diretamente e é responsável por no minimo 60% de todas os cagadas no brasil, já que ele tem a maioria no congresso desde a época que a ditadura acabou.

          • Sim, meu caro. Todos nós sabemos disso.
            O país está quebrado por incompetência do Executivo, cujas contas não fecham (e ainda tem as “pedaladas” esperando julgamento).
            O país está quebrado porque o Executivo e o Legislativo têm a cultura do toma-lá-dá-cá. Os partidos, em troca de apoio no Congresso, se lançam em verdadeiras tretas por cargos e ministérios do…Executivo.
            O Executivo, se quiser ter governabilidade, está acostumado a ceder cargos, verbas, fazer maracutaias e tudo o mais. Em troca, o Legislativo aumenta, sem o menor pudor, os gastos públicos, flexibilizando valores de livre alocação para o Executivo, aumentando impostos, trasformando MPs que versem sobre impostos em lei e todo o mais que todos já estamos cansados de saber. E de pagar por.
            Não tem ninguém inocente nessa história. Nenhum partido é amigo do povo e, se há algum político que possa ser chamado de honesto, eu realmente preciso conhecê-lo, porque em meio a um sistema tão corrupto é difícil de acreditar que haja um sequer.

          • Como você quer que as contas fechem?

          • “Por trás de uma conta do Governo existe sempre uma figura oculta, que é um percentual a ser retido”

          • Mauro Schütz

            Superfaturou até a conta! 😛

          • Se tiver algum politico honesto, simplismente ele não vai ter grana para fazer campanha, por que não da para concorrer com politico que paga marketeiro com dinheiro da empreiteira ou da friboi ( essa que injetou dinheiro em todos os partidos que tinha chance de se eleger e consegue emprestimos mais facil depois com o BNDS)

          • Tejobr

            Em governança isso é chamado de “Conflito de Agência”. E os acionistas somos nozes.

            Na cidadezinha do interior do vale do paraíba em que fui criado (com pouco mais de 3000 habitantes), menor que o meu bairro, foram afastados o prefeito e o vice por “problemas judiciais”. Quem comanda a cidade, desde Janeiro desse ano, é o presidente da câmara…

          • É por isso, exatamente por isso, que quando você critica só o PT, ou só seus eleitores, você subliminarmente absolve outros partidos que possuem culpa igual nessa merda toda, como PSDB e principalmente, PMDB.

          • A intenção não é essa, e vc sabe disso. Lhe respondi ali em cima sobre por que falo com mais veemência do PT.

          • Você falou só do PT. Não “com mais veemência”

            Todo escândalo de corrupção envolve outros países que não só o PT, e em alguns deles, como o Mensalão, os idealizadores não são do PT, são do PMDB e do PSDB.

            O PT é um lixo de partido e está corrompido em suas entranhas, mas da mesma forma e com mesma intensidade está o PSDB, e ainda mais, com maior periculosidade, está o PMDB.

            Criticar só o PT é absolver os demais. Pode não ser sua intenção, mas é o que você está fazendo.

          • Como eu disse, é tudo puta velha, mas o PT é pior, e sua fsidade é imperdoável. Quando os outros estavam no poder, eles batiam duro, se faziam de santos, diziam que queriam uma chance pra fazer diferente. Quando galgaram o poder, aprimoraram a sacanagem. De Partido de TRABALHADORES, mesmo, só tem o nome.

          • Então, esse é o problema, é você achar que o PT é pior, não pelo mal que ele faz ao país, mas por seu incômodo pessoal com a hipocrisia do partido.

            Eles não aprimoraram a sacanagem sozinhos, cara. A corrupção aumentou junto a outros partidos. Incluindo PSDB e PMDB.

            Enquanto pessoas como você estiverem focando em um ou outro partido apenas, por birra, e não por lógica, todos eles se beneficiam.

          • OverlordBR

            é você achar que o PT é pior, não pelo mal que ele faz ao país, mas por seu incômodo pessoal com a hipocrisia do partido.

            Mas mas… você acabou de escrever que o PMDB possui maior periculosidade do que o PT e o PSDB…

            Se isto não é um incômodo pessoal… 😉

          • Isso não é apenas incômodo pessoal, isso é conhecimento de história política no Brasil, cara. Meu incômodo pessoal é com o PSDB e com o PT, mas eu não posso deixar isso ser maior que a razão e o raciocínio lógico.

          • OverlordBR

            Meu incômodo pessoal é com o PSDB e com o PT, mas eu não posso deixar isso ser maior que a razão e o raciocínio lógico.

            Ué, mas você nem se deu ao trabalho de tabular os votos da PL?
            Já saiu disparando contra partido A ou B… 😉

          • OverlordBR

            O PT é um lixo de partido e está corrompido em suas entranhas, mas da mesma forma e com mesma intensidade está o PSDB, e ainda mais, com maior periculosidade, está o PMDB.

            Desculpe, mas é falácia.

            Isto equivale ao pessoal que diz coisas como “o PT rouba mais”.
            É a tua visão pessoal e não lógica.

          • Não, cara! O PMDB consegue estar envolvido em escândalos de corrupção do PT e do PSDB ao mesmo tempo. Há décadas. Quando eles não são os mentores disso. Quando eles não são responsáveis pelo fim da governabilidade.

            Não é minha visão pessoal que faz disso uma verdade. É isso ser verdade que faz disso minha visão pessoal.

            E confesso que me assusta de verdade você, que é um cara inteligente, não ver isso.

          • PS: Leia esse excelente post do Balza, do UOL. O PMDB não se importa com resolver problemas ou melhorar o Brasil. O PMDB se importa em estar no poder a manter sua boquinha. Se unindo com quem quer que seja necessário, a qualquer custo.
            http://eleicoes.uol.com.br/2014/noticias/2014/07/03/o-psdb-amava-o-psb-que-amava-o-pt-que-amava-o-pmdb-que-amava-todos.htm

          • OverlordBR

            confesso que me assusta de verdade você, que é um cara inteligente,

            Ih, depois desta nem vale a pena continuar…

          • OverlordBR

            você subliminarmente absolve outros partidos que possuem culpa igual nessa merda toda, como PSDB e principalmente, PMDB.

            Hein?
            Subliminamente eu posso erroneamente concluir qualquer coisa.
            Até que, você, por esta frase, é um eleitor do PT… 😉

            Que dizer que, se eu colocar uma frase como:
            “O PT é uma merda” estarei isentando os outros partidos?

            Para um cara que mantém um site sobre falácias, isto é bizarro. 😉

          • Então você não entendeu meu comentário. E abstraiu o contexto, que sempre é necessário.

            A frase: “O PT é uma merda!” não está errada e não vejo problema algum nela, já que é mesmo.

            O problema aqui, que é o que você não entendeu, é a frase “Parabéns aos eleitores do PT”, sendo que a culpa não é exclusivamente dos eleitores do PT. Quando você coloca dessa forma, você isenta sim os outros partidos e eleitores dos outros partidos.

            Entre outros motivos porque o dever de cidadão não termina na urna, ele começa nela.

            Mas também porque a PL sequer foi elaborada pelo PT, foi pelo PMDB. E ENDOSSADA pelo PT. E pelo PSDB. E outros partidos!

            http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/plenario/chamadaExterna.html?link=http://www.camara.gov.br/internet/votacao/mostraVotacao.asp?ideVotacao=6575&tipo=partido

            Ficou mais claro agora?

          • OverlordBR

            Bom, meu contexto foi claro: foquei na lógica da tua frase e não a de outrem.

            Quanto à frase “Parabéns aos eleitores do PT”, também estaria correta nesta votação…

            Se tu puderes olhar na votação da tal PL, verás que a maioria dos votos de SIM, por partido, foram do PT.

            PT 49 votos
            43 SIM
            02 NÃO
            04 ABSTENÇÃO

            PMDB 42 votos
            30 SIM
            11 NÃO
            01 alegou ART 17

            PSDB 41 votos
            36 SIM
            05 NÃO

            Sendo que o PMDB, que na tua visão pessoal tu tanto odeia, estranhamente votou mais NÃO.

            Então, atendo-me apenas as fatos, e não a questão pessoais ou subliminares, posso dizer que a frase, para o contexto do artigo do Ronaldo, está perfeita. 😉

            E antes que os MAVs (de qualquer partido) venham me apurrinhar: acho tudo a MESMA MERDA!
            Do PT ao PSDB, passando por aqueles que ainda não tiveram tantas chances para roubar: PSOL, PSTU e outros nanicos!

          • Onde foi que você leu que eu “tanto odeio”? ¬¬

          • Onde foi que você leu que eu “tanto odeio”? ¬¬
            Faz isso não, cara. Isso é má fé. Eu nunca disse isso.

            O que eu disse é 1. Que a culpa não é só do PT, mas também do PT.
            2. O PMDB está presente em quase todos os escândalos de corrupção do Brasil, atrelado ao PT e ao PSDB, além de estar por trás de várias propostas, como essa que eu citei (que é o tema do texto), cuja resposta popular é atacar o PT apenas.

            Não é difícil de entender, vai?

          • Não estou aqui pra defender partido nenhum amigo, acho que tem q colocar tudo no mesmo saco e acabar com todos, mas gosto de matemática e cismo com essa coisa de ficar calculando bobeiras, então, só pra constar, ou se vc quiser corrigir de repente, temos um empate técnico em quem mais votou sim entre PT e PSDB, ambos com 87% de aprovação. Não perco essa mania de fazer contas cara, coisa chata demais. Mas é que fica esquisito, temos um empate e só um leva o “prêmio”, não seria justo né…

          • ricms

            Parabéns pelo comentário, muita gente só conhece crítica seletiva.

          • Christian Oliveira

            Que deixou de ser base aliada, quando “colocou na mesa” para ter mais ministérios e ouviu um não.

        • O PMDB é base aliada da situação, inclusive durante o governo do FHC. Vocês aí batendo no PT só, sem falar um A do PMDB e do PSDB, demonstram ingenuidade, ou ignorância ou ma fé.

          Aliás, de todos os 3, o PMDB é o pior.

          • Tudo puta véia. Mas quem encabeça os escândalos? Quem aparelhou a máquina pública e a Petrobras? De quem foi o tesoureiro condenado no mensalão? O marketeiro de quem também foi condenado? Dirceu era de que partido e foi ministro de quais governos?

    • Como queria essa aqui atualizada pra estampar uma camisa …

    • Icaro Kossmann

      Não seria parabéns ao eleitores paranaenses que votaram no Romero Jucá??? Do PMBD???

      Esse é o problema do Brasil, tem zilhões de políticos que são eleitos por todos, mas na hora de cobrar e apontar o dedo só existe um alvo.

      E não me venha dizer que defendo Dilma, é questão de coerência. Cobrar quem tomou a iniciativa. E agora ficar em cima dos senadores ( que também) foram votados por nós pra que o projeto não passe. Fácil colocar a culpa no executivo enquanto todo mundo caga pro que o legislativo faz.

      Se as pessoas cobrassem mais os candidatos em que votaram, pra TODOS os cargos, as coisas seriam diferentes, mas…..

      EDIT: Pelo que conferi o Senador Romero Jucá é de Roraima (RR) não do Paraná.

      E achei a lista de votação, mostrando o que cada parlamentar votou, se foi contra, a favor ou se absteve e a orientação que foi dada a eles pelo partido. Como não sei como colocar link aqui vou deixar daquela forma marota, com espaços entre as palavras:

      http :// www2 .camara .leg .br /atividade-legislativa/plenario/chamadaExterna.html?link=http: //www. camara. gov .br /internet/votacao/mostraVotacao.asp?ideVotacao=6575&tipo=partido

      • Eu discutiria com você, mas já expliquei tudo isso em outros comentários aí embaixo, é só olhar. Pela atenção, obrigado.

        • Icaro Kossmann

          Eu já chego nos comentários abaixo, mas é que foi mais forte que eu 😛

      • Tide “pepe” Hunter

        Mas era tão bom culpar o FHC por tudo.

        Fazem isso até hoje, 2015.

        • Icaro Kossmann

          Um erro não justifica outro.

          • Tide “pepe” Hunter

            “Não foi o PT que inventou a corrupção.”

            PT MAV.

          • Icaro Kossmann

            Então tá né, se você pensa assim.

          • Tejobr

            Não, mas bradou contra ela até deixar de ser a oposição.

        • Tejobr

          Bom. Não sou especialista em política, nem em finanças. Também não sou fã do FHC. Mas a noção que eu tenho é que o Lula ganhou as eleições no momento certo: quando a merda já tinha sido limpa (inflação anterior pra mais de metro), e a economia mundial estava boa. Conjunção astral?

        • Eu defendia o FHC quando era presidente, não que eu dizia que ele não fazia cagada, mas que ele só era responsável pelas cagadas que ele fazia, minha postura com o PT no poder é a mesma, afinal ninguém consegue fazer tanta merda sozinho, e preciso de mais de 500 deputados, mais de 80 senadores, fora governadores, ministros, prefeitos, vereadores para fazer tantas burrices, fica até dificil de cobrar, pra mim uma das coisa mais urgentes que brasil precisa é diminuir o numero de politicos para 1/3 , e de partidos para no maximo 5, mas eles proliferam mais rapido que cancer terminal.

          • Mauro Schütz

            É burrada em cascata, começa numa ponta e se espalha, ainda mais quando é pra criar novos gastos.

          • Se fosse burrada, não tinha filho de uns e outras ai largando emprego de catador de bosta em zoológico pra empresa recebendo aporte da Oi no dia seguinte e caminhando pro setor de carnes, se tornando “empresário de sucesso” misteriosamente do dia pra noite …

          • Somente estão repassando a conta do buraco …

          • Mauro Schütz

            Não é esse tipo de burrada que estava falando, usei burrada pra evitar a palavra merda, mas já dizendo, é merda em cascata.

            EDIT: Como em cascada, ela se espalha, então sim, eles colocam filhos uns dos outros em vantagem (em efeito cascata).

          • Anderson

            Velho, se você fosse um pouco mais inteligente, teria feito uma buscar rápida no Google e ficaria sabendo que o filho de Lula, o Lulinha, nunca foi dono da Friboi. Em recente entrevista, um dos donos da JBS, controladora da referida empresa, disse sequer conhecer o filho do ex presidente deste país.

            Você deve ser alienado.

          • p_churros

            Ahãn, se eu falar que sou o Papai Noel vc acredita?
            Cara a JBS tem muita politicagem, BNDES e por aí vai… De graça que não é

          • Anderson

            Ok, Papai Noel. Então, faça o seguinte: poste aqui o link de uma notícia que comprove através de documentos a veracidade desta informação. Não vale notícia da Veja, Época, Folha de São Paulo nem do G1, ambas são baseadas em factoides mal fundamentados. Bora lá, eu te desafio.
            A questão, irmão, é que a mídia do nosso país, de conluio com alguns partidos políticos, leia-se PSDB, Solidariedade, DEM, dentre outros, dissemina aquilo que ela quer que o povo acredite. Veja o caso dos milhões do Romário, por exemplo, que culminou, ou irá culminar, numa ação movida por ele contra o detrito sólido de maré baixa, a revista Veja.
            Tudo o que eu afirmei aqui é possivel provar. Agora só falta você.

          • p_churros

            A claro, o que vale são links de sites chapa branca do desgovernos…
            Olha, não vai ganhar presente no final do ano, o Papai Noel aqui já está avisando.

          • Anderson

            Essa foi boa. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
            Velho, na verdade, o que importa é a comprovação da informação que lhe foi passada, entendeu? Pode ser El Pais, Carta Capital, BBC ou qualquer outro meio de informação, desde que seja isento de partidarismo, ou seja, imparcial. Tem, Papai Noel? Quero ‘ibagens’.

      • Tejobr

        Cobrar como? Abaixo assinado no Facebook? Ataque DDoS via e-mail ao congresso? Lembrando que eu não voto. Só a titulo de argumento.

        • Icaro Kossmann

          Por meio da assessoria de cada parlamentar. No site da câmara disponibiliza isso. Claro que teria que ser uma mobilização virtual, tipo, atochar a caixa de email do cara, mostrando que seus eleitores estão descontentes.
          Mas se tiver recursos, o ideal seria pessoalmente né?

          Não quer dizer que seja efetivo, mas meios de acompanhar o que cada parlamentar faz, vota, cada projeto de lei, e entrar em contato com a assessoria é possível.

          • Tejobr

            Cara, não consigo nem com ameaça de cancelar o serviço que a Vivo configure o meu DNS Reverso… você vai é conseguir, no máximo, umas piadinhas na rodinha de pocker com strip-tease dos congressistas.

          • Icaro Kossmann

            Pera, aí é outra esfera, muito mais difícil hahaha

            Mas como disse, não quer dizer que vá ser 100% efetivo, mas que os métodos e meios existem e estão disponíveis, a todos isso estão.

          • Corguinho capinado

            Pois é, vc está certissimo! Se não fosse por essa pressão popular o lobby das indústrias teria derrubado a neutralidade da rede, aprovado o AI-5 digital.

            Nego ignorou noções elementares de política a vida toda, não sabe sequer como funciona a divisão dos poderes, mas quer pagar de espertão quando dá merda.

      • Luís Eduardo

        Romero Juca é um dos principais aliados da Dilma. Quem assinará a lei será a Dilma. É preciso ser tão obtuso pra não ver que Romero Jucá é tão governo quanto o PT e segue ordens da presidente (do PT)?

      • OverlordBR

        http :// www2 .camara .leg .br
        /atividade-legislativa/plenario/chamadaExterna.html?link=http: //www.
        camara. gov .br
        /internet/votacao/mostraVotacao.asp?ideVotacao=6575&tipo=partido

        Pronto, pronto… está aí a tabulação dos votos:

        PT 49 votos
        43 SIM
        02 NÃO
        04 ABSTENÇÃO

        PMDB 42 votos
        30 SIM
        11 NÃO
        01 alegou ART 17

        PSDB 41 votos
        36 SIM
        05 NÃO

        Agora, ninguém pode chorar…

        • Icaro Kossmann

          A ideia de não colocar os partidos e sim o link, é pra que as pessoas olhem para o candidato em que ela votou e saiba o que ele decidiu. Cobrar o partido é muito mais complicado, porém cobrar e ficar em cima de cada parlamentar, principalmente naquele em que cada um votou é mais fácil. Partidos são instituições, funcionam seguindo vontade das pessoas, e é em cima dessas pessoas, individualmente, que a pressão deve ser.

          • OverlordBR

            Não entendi o mimimi.
            Eu só tabulei os dados… ponto.

            A interpretação fica por conta de cada um, conforme seu viés pessoal.

          • Icaro Kossmann

            Porque o objetivo não é apontar partidos e sim os parlamentares em si.

          • OverlordBR

            Mas não precisa de tanto mimimi, cara.

          • Icaro Kossmann

            Cara, precisa, porque exatamente pela falta de detalhamento das coisas é que generalizamos tudo e colocamos a culpa em qualquer coisa que parece ser lógica, sem observar os detalhes, que em questão política, fazem toda a diferença.

        • Bruno

          Queria ver esses numeros mesmo.

          Acho que na verdade todos deviam chorar juntos…

    • Tejobr

      País rico é país sem pobreza. Caramba! Isso é igual algoritmo. Cheio de lógica!

      • E segundo os índices que eles não querem atualizar pra não aumentar o número de pobres, está perfeito e eles acabaram com a miséria no Brazil na Banânia…

        • Sim. De acordo com esse desgoverno, quem ganha entre R$ 200,00 e cerca de R$ 1.100,00 é considerado “classe média”.

          • É … embora viva na mérdia…

          • Tejobr

            Então o meu aluguel pode ser chamado de classe média alta?

          • Pancho, solo Pancho

            Claro que sim, você acessa a internet, já é da classe alta para todas as estatísticas

          • Icaro Kossmann

            Lá vou eu tretar de novo, mas seguinte:

            Já teve alguém que postou essa mesma frase aqui e fui atrás pra conferir, mas são considerados famílias de classe média não quem ganha entre 220 e 1100, mas as famílias que ganham entre esses valores PER CAPITA. Tem no site do Min. do Planejamento um documento de 66 páginas explicando como chegaram nesses valores. Não vou colocar link de novo, é só Googlear 🙂

          • AnGr4

            Exato. Um casal que não ganha nem 500 reais por mês é classe média. É mais ridículo do que eles imaginam. Como tirar o povo da pobreza? Renomeia o nome pobre, como fizeram na ditadura, onde pobre virou carente.

          • Para mim, essa explicação complicada que deu o Ministério do Planejamento não passa de enganação para com povo.

          • Icaro Kossmann

            Mas essa é a beleza da coisa, você não precisa se convencer ou acreditar no que é dito, mas buscando a informação na fonte você pode questiona-lá com os próprios argumentos que eles forneceram.

          • OverlordBR

            Errou feio.

            mas são considerados famílias de classe média não quem ganha entre 220 e
            1100, mas as famílias que ganham entre esses valores PER CAPITA

            Indivíduo pertencente à Baixa classe média:

            – 1 pessoa que ganha até 441 REAIS por mês
            OU
            – 1 família (pai, mãe e 2 filhos) com renda até R$ 1.764

            Fontes: Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) e Centro de Políticas Sociais da FGV

            Ou seja: se uma pessoa não possue família e ganha até 441 REAIS por mês, ela é considerada baixa classe média.

            Se você (como indivíduo), por acaso, ganha acima de 2.480 reais por mês, Icaro, PARABÉNS: segundo o PT, você é um burguês capitalista opressor à Alta classe alta!

            Só imagino que a que classe um político pertence…

          • Icaro Kossmann

            Na verdade, não errei não, você que leu tudo as pressas e não entendeu o que está escrito, até porque seus exemplos só corroboram o que eu falei.

            Mas vamos lá:

            Errei sim nos valores que são entre R$291 a R$1019. Também a um erro no seu ultimo exemplo, vou coloca-lo aqui na forma como foi apresentado nos documentos:

            Caso 6: Uma pessoa que vive sozinha e recebe quatro salários mínimos (R$2.488,00),
            estaria na faixa Baixa Classe Alta.

            Assim, se o indivíduo ganha R$ 2488,00, vive SOZINHO, ou seja, não possui família pra sustentar, então a renda PER CAPITA dele é de 2488,00 reais.

            Porém se o mesmo indivíduo ganha R$ 2488,00 e tem, por exemplo só, um filho e uma esposa, que não possui nenhuma forma de renda, a renda PER CAPITA da família dele, e por consequência dele, é de R$ 829,33. Logo ele solteiro, sem dividir casa com ninguém é Baixa Classe Alta, no momento em que ele formou família e tem que dividir seus ganhos ele passou a ser Alta Classe Média.

            Lembrando que isso é um conceito estatístico, não é invenção do PT, PSDB, PQP, é questão de matemática. O que não quer dizer que não possa ser um conceito questionado e reavaliado. Também não estou dizendo que quem ganha 2488 reais por mês seja rico, mas que se for analisar de forma matemática você encontra essas divisões.

            http://www.sae.gov.br/wp-content/uploads/Perguntas-e-Respostas-sobre-a-Defini%C3%A7%C3%A3o-da-Classe-M%C3%A9dia.pdf

            http://www.sae.gov.br/wp-content/uploads/Relat%C3%B3rio-Defini%C3%A7%C3%A3o-da-Classe-M%C3%A9dia-no-Brasil1.pdf

            http://www.sae.gov.br/wp-content/uploads/ebook_ClasseMedia1.pdf

            http://www.cps.fgv.br/cps/ncm/

          • OverlordBR

            Caso 6: Uma pessoa que vive sozinha e recebe quatro salários mínimos (R$2.488,00), estaria na faixa Baixa Classe Alta.

            Hein?

            Então avisa o governo, cara… porque não é isto que a imagem lá no site do SAE está dizendo:

            http://www. sae. gov. br/wp-content/uploads/classeMediaBrasil1.jpg

            É só tu teres um pouco de vontate e ir no site do SAE (Secretaria de Assuntos Estratégicos)

            e ler a legenda da imagem:

            Está ali:

            8 – Alta Classe Alta (> R$ 2.480,00 per capita)

            Das duas, uma:

            – ou o governo tem informações conflitantes (e nós dois consultamos estas informações)

            – ou um de nós está errado.

          • Icaro Kossmann

            Com todo o respeito, você está errado. Continua me fornecendo informações que corroboram o que eu escrevi. Creio que você não entendeu o conceito de per capita ou o que o símbolo ‘>’ representa. Na boa, sem zuera, dá uma olhada com mais calma, inclusive nesse link que você acabou de me passar.

          • OverlordBR

            Hein?

            Mas eu só coloquei o caso que você postou ali:

            Caso 6: Uma pessoa que vive sozinha e recebe quatro salários mínimos (R$2.488,00),
            estaria na faixa Baixa Classe Alta.

            Até grifando… kkkkkkkkkkkkk

            Sensacional!
            Que coisa triste! O cara não aceita nem a imagem do site da SAE.
            hauihauahu O pessoal está se divertindo muito aqui.

          • Icaro Kossmann

            Se uma pessoa vive sozinha, logo a renda per capita é o quanto ela ganha, sem dividendo algum. Conseguiu entender???

          • OverlordBR

            Novamente:

            Icaro Kossmann:
            Caso 6: Uma pessoa que vive sozinha e recebe quatro salários mínimos (R$2.488,00),
            estaria na faixa Baixa Classe Alta.

          • Icaro Kossmann

            Sim, e onde está errado isso?? É questão de estatística cara. Já disse, na moral, leia com calma que você vai ver que você só tá fornecendo informações que condizem com o que eu falei. Inclusive o próprio link que você me passou é claríssimo.

          • OverlordBR

            Mas mas você colocou dados errados, cara! Na moral!

          • Icaro Kossmann

            Desculpa, mas continuo discordando e pelo jeito disso nós não vamos sair daqui, até porque estou convicto do que escrevi e o material que você mesmo me forneceu, deu mais base pra isso.

          • OverlordBR

            Mas mas é só ir no link que te passei e ler a legenda da imagem, cara! É simples!

          • Icaro Kossmann

            Exatamente.

          • Icaro Kossmann

            Pera, deixa ver se eu entendi, estamos tretando por causa disso: 2488-2480=8??? Por 8 reais de diferença??? A vamo pro bar tomar uma gelada com isso. Se realmente for esse o ponto.

            Saindo da zuera, no exemplo que citei realmente está o valor de 2488, veja no link, porém no mesmo documento, tudo a que se refere a Alta Classe Alta, inclusive nos links que eu postei também e no que você colocou classe alta alta, se define com renda PER CAPITA maior que 2480. Alguém colocou 8 reais a mais na conta de um baixa alta renda. O que pra mim, é só um erro de digitação, visto que todos as outras referencias utilizam o valor de 2480.

          • Icaro Kossmann

            Mas tirando isso, continuo não entendendo o porque veio falando que errei feio, se todas as informações batem entre si, em todos os documentos, inclusive nessa que você passou.

          • Rodrigo

            Classe média é um conceito estatístico. Não tem muito a ver com status, poder aquisitivo e tal (embora se leve isso em consideração para formular os conceitos).

            Grosso modo, organiza-se a população de acordo com sua renda. Encontra-se a mediana. Abaixo da mediana estão os 50% mais pobres e acima os 50% mais ricos. Define-se classe média com base na metade da mediana e o dobro do seu valor. Simples.

            O próprio documento da SAE responde a relação entre classe social e riqueza:

            Pertencer à classe alta tem o mesmo significado que ser rico?

            Não. Enquanto que ser rico é um conceito absoluto, baixo, médio e alto são conceitos relativos. Assim, não podemos afirmar que quem pertence à classe alta é rico, mas simplesmente que pertence à classe alta brasileira. Alta em relação a quem? Em relação ao conjunto de pessoas que têm uma renda inferior. Usando as definições que a Comissão propôs, o ponto onde termina a classe média equivale à 82ª posição na distribuição de renda brasileira. Portanto, quem está na classe alta tem 82% da população com renda inferior a sua. No Brasil, se a renda de uma família de 4 pessoas é superior a R$4.500, ela já se encontra entre as 15% com maior renda. Entretanto, isso não quer dizer que ela seja rica.(http://www.sae.gov.br/wp-content/uploads/Perguntas-e-Respostas-sobre-a-Defini%C3%A7%C3%A3o-da-Classe-M%C3%A9dia.pdf) p. 9-10

            Ou seja, a renda média da população brasileira é uma bosta, mas questionar o conceito de classe média, que 1000 per capita não é isso ou aquilo é burrice. É nadar contra a estatística.

            Sim, segundo esse documento da SAE, famílias que ganham acima de 4.500 são classe alta, o que é uma bosta, significa que ganha mais que 85% da população.

            Dá uma lida também no relatório se quiser entender melhor.

            http://www.sae.gov.br/wp-content/uploads/Relat%C3%B3rio-Defini%C3%A7%C3%A3o-da-Classe-M%C3%A9dia-no-Brasil1.pdf

            E leia também o ebook, que traz outros conceitos:

            Definição das classes – Nossas classes econômicas foram definidas pela distribuição relativa do período inicial, e, dada a desigualdade quase idêntica das duas bases de dados, só precisamos multiplicar as faixas de renda da PNAD por um fator da POF, uma vez que esta base se mostra mais acertada para os níveis de renda, em função de menores erros e omissões. Após esses ajustes, a renda domiciliar da classe C, central, está compreendida entre R$ 2.004,00 e R$ 8.640,00 com uma renda média de R$ 4.912,00 a preços de janeiro de 2014, ajustados pelo custo de vida local. A tabela 2 resume os limites superiores e inferiores dos níveis de renda para cada classe econômica.

            Classes Econômicas em R$
            Classe E 0 a 1.254
            Classe D 1.255 a 2.004
            Classe C 2.005 a 8.640
            Classe B 8.641 a 11.261
            Classe A 11.262 > (http://www.sae.gov.br/wp-content/uploads/ebook_ClasseMedia1.pdf) p. 20

          • Rodrigo

            Classe média é um conceito estatístico, seu animal, vá estudar. E esse valores que você citou estão errados.

          • Já se percebe o seu nível de “MAV Mortandela” pelo linguajar chulo e de baixo calão. Vá estudar e militar pelo seu partido nos sites alugados, pelego. 😉

          • Rodrigo

            E já se percebe a sua capacidade intelectual por fugir da discussão e por sua lógica binária, por inferir que sou do outro grupinho. Enquanto vocês ficam nessa torcida de futebol só fico olhando.

            Não preciso de pão com mortadela, já que recebo salário que vem dos seus impostos. Hoje vou tomar uma cervejinha em sua homenagem e agradecimento, por ajudar a pagar o meu salário.

            Chola mais.

          • Você já chegou ofendendo, sem argumentar educadamente nem demonstrar “todo o seu conhecimento em estatística” para todos aqui. Agora, reclama de “capacidade intelectual”? rsrsrs

            Cara, esses dados são da Secretaria de Assuntos Estratégicos do seu desgoverno. Leia a explicação deles e faça um favor a todos aqui, mostrando todo seu profundo conhecimento em “pedaladas estatísticas do PT”. 😉

            Além disso, já se entregou como “MAV pão com mortandela” ao dizer que vai “tomar cervejinha com minha ajuda indireta”…

            Vá procurar o que fazer, pois estou muito ocupado trabalhando, ao contrário de você.

            Abs. 😉

          • Rodrigo

            Cara, nem sei o que é mav.

            Por isso que o PIB desse país tá assim, enquanto você diz estar trabalhando, mas o que vejo é você comentando aqui. Ninguém trabalha nesse país. Galera da iniciativa privada passa o dia no whatsapp passando correntes, o cara demora uns 3 dias pra organizar uns documentos, mas a notificação no celular responde na hora. Esse país tá uma zona, amigo, ninguém quer trabalhar, iniciativa pública ou privada.

            Vá encontrar um prestador de serviço de confiança, que faça o trabalho direito e seja honesto… se encontrar não perca o contato dele nunca, porque pra achar outro vai ser uma luta. Ou você paga barato por um trabalho ruim, ou paga caro por um trabalho, no máximo, meia boca. Honestidade e compromisso poucos querem. Acho ótimo que muitos trabalhadores estejam sendo reconhecidos e tornando os trabalhos mais caros, mas nesse bonde aparecem muitos trambiqueiros.

            O pessoal dos escritórios preferem ficar no Disqus e Facebook, brincando de herói da nação, denunciando mavs, esquerda caviar, coxinhas, como muitos aqui o fazem durante a semana em horário de expediente.

            Você diz que a culpa é da presidenta e dos políticos, mas ninguém quer assumir a responsabilidade por tê-los colocado lá. A presidenta é só a ponta do iceberg, temos uma câmara desprezível, não conseguem nem fazer uma reforma política meia boca, e você acha que vou ficar defendendo um lado ou outro? Fico na minha, no máximo defendendo atitudes que possam melhorar.

            Sobre os dados da classe média, existe todo um documento explicando toda a metodologia. Portanto, o que você deve criticar não é o conceito em si, mas que os valores são baixos. Nossa renda per capita é baixa. Sim, se sua família ganha isso per capita você é classe média. Não, isso não é motivo para comemorar.

          • Machuca

            Acho que MAV é o rótulo que dão para uma militância virtual do PT. Na cabeça desse pessoal, qualquer um que discorde deles é MAV.

          • OverlordBR

            Por isso que o PIB desse país tá assim, enquanto você diz estar trabalhando, mas o que vejo é você comentando aqui.

            Falácia linda, hein?

          • Rodrigo

            Veio assistir o amiguinho? Rsrsrs. Se não fosse uma ironia, uma forma passivo agressiva de ofender o comentarista, uma figura de linguagem – hipérbole, conhece? – não seria uma falácia linda, seria feia mesmo.

            No resto do comentário, aponte-me alguma mentira.

          • OverlordBR

            Ih, já se percebe a sua capacidade intelectual por fugir da discussão e
            por sua lógica binária, por inferir que sou de algum grupinho.

          • Rodrigo

            Ué, você apontou falácia numa crítica ao seu amiguinho e apontei o seu desconhecimento sobre recursos linguísticos: figura de linguagem e ironia.

          • P. Santiago

            Mas ele está certo. As definições de classes são obtidas de partições da distribuição de renda. Isso é estatística. Não são coisas que o governo ou partido atuais inventaram.

          • Você não leu a matéria. Lá, explicam que a Secretaria de Assuntos Estratégicos chegou a essa definição após escolher entre 31 propostas.

            Depois das “pedaladas” fiscais desse desgoverno, não confio em informação “oficial” alguma nessas áreas.

    • Christian Oliveira

      SR. Malcriado, por favor, acorda!

      • Leia meus outros comentários antes de me tomar por alguém que dorme. E essa camisa vermelha aí, hein?

        • Christian Oliveira

          Acorda que já são 515 anos.
          Essa camisa comprei em Orlando, ela tem um homem e um cavalo, como tantas outras marcas, que usam deste mesmo modelito. A cor é vermelha como tantas outras polo são, assim como é minha cor favorita, como é a cor do Chapolim, como é a cor do Flash, como é a cor do colorado, como é a cor da bandeira de portual, como é um milhão de coisas nessa cor.
          Ou começa também a enxergar comunismo até na tarja dos remédios?

          • Comprou em Orlando? Esquerda Caviar detected, bom saber!

          • Christian Oliveira

            Melhor entender e poder comprar, ou não querer entender e ser capitalista sem capital?
            Direita pão com mortandela?

          • Pelo menos não é o povo do pão com mortadela quem está sustentando meu caviar à base de pixulecos.

          • Christian Oliveira

            Nem o meu.

            Mas não consegui nada sozinho.

            Dependi de cada patrão meu e de cada funcionário e de cada cliente.

            Se um vai mal, todos vão mal.

            Vivemos num circuito fechado.

          • Círculo fechado globalizado. E o mundo deu um recado alto ontem com o rebaixamento. Vamos insistir no erro?

          • Christian Oliveira

            Nas trevas, nem nota teremos.

          • Isso porque estamos na…luz?

          • Christian Oliveira

            Saindo agora do trabalho consigo:
            -Pegar o trem e chegar em casa;
            -Passar em algum pegue e pague e comprar leite;
            -Ligar a luz, o chuveiro e tomar banho;
            -Dormir e não se preocupar muito com quem está na rua.

            Nas trevas, não estaria nem no trabalho, talvez estaria em casa, sem energia, sem mantimentos, de orelha em pé para cada estralo.

          • Logo se vê que não mora no Rio. Aqui, a qualquer hora do dia ou da noite, não se tem certeza de que se vá chegar em casa.
            Ligar a luz pode. Mas uma só, de preferência bem fraquinha, porque a tarifa está sendo regida pela bandeira vermelha.
            Tomar banho também pode, mas a água aumentou e está ameaçando acabar.
            Comprar o leite ainda dá também, mas com uma inflação já acumulada de mais de 7%, quem sabe?
            Trevas. É só o que eu vejo.

          • Sou a favor de uma desconstrução (inviável) da Pátria e reconstrução, mas nem desejo participar disso, já que a maioria de tão absurdamente alienada e incapaz de tomar alguma decisão por si, não acredito em nada dar certo por aqui, ou em qualquer lugar.

            Creio que não haja um mundo habitável ou minimamente decente para meus netos… muito menos na Banânia (não possuo mesmo respeito por esta nação)

            Não acredito em Esquerda ou Direita, mas sou meritocrata assumido, faço por merecer. Não creio em política, que pra mim é apenas uma modalidade de “ginga” social, pra não criar conflitos.

            A máquina política (em qualquer lugar do mundo também, vai) brasileira sempre foi muito bem lubrificada com dinheiro e engrenada pra gerá-lo, e quando há uma mudança no governo seria como uma “troca de marcha” nessa caixa de câmbio (quase que literal).
            Essa “mudança de gênero” dos últimos anos no nosso “governo” criou um descompasso nessas engrenagens, um oba oba de todo mundo parando de fazer parte da máquina e só nadando no lubrificante, o que fodeu tudo de uma vez só.

            Se poderia haver um respiro no vazamento de lubrificante, organizado e bem encoberto, hoje há um buraco irreparável, que só será tampado depois que o óleo acabar. Querem aproveitar até o último momento pra botar a mão na cumbuca.
            Foram nossos piores e mais irresponsáveis mecânicos.

            Essa é a minha opinião. Se for necessário ir às armas, que vão sem mim, este lugar não me interessa.

            O mercado mundial perdeu a confiança no país, será uma missão difícil. Quem poderia nos ajudar simplesmente não quer e não vai, se continuar assim.

            Enfim, é tudo jogo de interesse, e nesse caso um bem articulado, até então….

          • ^Cadê o destaque?

          • Christian Oliveira

            Marcha nada, a classe política e poderosa é a mesma desde o tempo de Dom Pedro II.

            Essa situação deles sentirem-se encomendados, pois alguém está revirando as gavetas deles já aconteceu quando fizeram a república, na era Vargas, quase com JK, com Jânio e Jango, com Collor e agora com Lula/Dilma.

            É a mesma história, não mexe no meu queijo senão eu te tiro do governo.

          • Tiveram de iniciar esse esquema algum dia né? Tudo pra “assegurar a soberania nacional”….

          • Christian Oliveira

            Papai me mandou para “Coimbra ” para fazer “Direito” e cuidar dos negócios da família e passar as horas vagas no Bataclã.

          • Tejobr

            Christian, um amigo meu, há muitos anos, criou uma frase que quebrou a velha “Há gente pior”. Até aquele dia eu me calava quando a usavam.

            Um dia ele me disse: “Há gente pior, mas também há gente melhor”. Ou seja, estamos acostumados a nos nivelar por baixo.

          • Engraçado, ele cita que tem um cavalo, o nobre senhor a frente do MST, que há poucos dias pediu pro MST e demais militantes ir à rua pegar em armas contra a burguesia, como já fazem com as terras que invadem, estava com uma camiseta branca com um belo dum jacaré.

          • Ahááá

          • QG …

          • Sem PC.

          • post novo … XD

    • Christian Oliveira

      Para o MalcriadoRJ

      Um testiculo do bom jornalista Bob fernandes, só para ficar mais a par “das coisas”.

      Amigas, amigos:

      Lembram daqueles Revoltados de restaurante 5 estrelas que chamaram o Mantega de “ladrão”, “palhaço” e “sem vergonha” há 4 meses? Eram os empresários João Locoselli e Marcelo Melsohn.

      Chamados à Justiça para confirmar ou não o que disseram, pediram perdão, como relata Mônica Bergamo.

      Um dos Revoltados, Marcelo, disse que agiu “irrefletidamente” e que o ex-ministro é “probo, honesto e digno”.

      O outro, João, ao assinar o pedido de desculpas, afirmou não saber de nada que possa ” desaboná-lo (a Mantega) em sua vida pública”.

      Fim desse caso.

      Lições elementares e que, ampliadas, valem para outros personagens que estão além desse episódio.

      Lições que valem para presepeiros em geral, trolls, fakes, valentões orais e fascistas de qualquer latitude ou longitude.

      É direito de todos o de considerar Mantega, personagem desse caso, o pior ministro da História etc…

      Todos temos o direito da mais dura crítica a quem quer que seja. Mas caluniar, injuriar, ofender, agredir, é crime e como tal deve ser tratado.

      Ignorância, truculência e ódio podem até ser armas na Política, e têm sido, mas nem por isso deixam de ser ignorância, truculência e ódio.

      Transformar ressentimentos, recalques e frustrações pessoais – ou mesmo só natural boçalidade- em combustível político é fato cada vez mais presente no debate público, nesse infindável e obtuso Tom & Jerry, Frajola e Pi Piu.

      É combustível político, mas nem por isso deixa ser, e produzir, os efeitos que produzem a ignorância, o recalque, os ressentimentos, as frustrações e a boçalidade oca.

      É preciso saber distinguir o que é o dever de participar, lutar, cobrar, criticar, ser cidadão, do que é apenas o impulso egoico de ser “protagonista”.

      O dever exige atitudes objetivas.Pede ações práticas para além das palavras, cabe em manifestações nas ruas e em grupos, mas também, ou ainda mais, no dia a dia, no cotidiano.

      Quando amparado na beligerância, no ódio, como instrumento para dar vazão a motivações profundas e obscuras, esse impulso do “protagonismo” pede terapias. Ou tarjas.

      • Caro MAV, antes de mais nada, vá ensinar seu pai a fazer filho homem. Não preciso ler esse textículo ridículo para ter opinião. Eu tenho opinião. A minha opinião é totalmente oposta a este desgoverno que aí está há 13 anos minando as riquezas do Brasil.

        Tributação de Netflix e afins é merda. Agora vem aí repristinação da CPMF, aumento de IR e sabe-se lá mais o que para cobrir o estelionato eleitoral. Sim, estelionato eleitoral, que induziu a nossa imensa massa de iletrados a, mais uma vez, depositar a confiança numa então candidata que prometeu tudo ao contrário do que agora faz.

        Pergunte ao trabalhador recém-desempregado se ele se sente confortável durante as noites intermináveis de fila nas ruas enquanto tenta – eu disse TENTA – dar entrada no seguro-desemprego.

        Pergunte, em qualquer hospital de qualquer Região Metropolitana, se a fila ao relento, que começa nas madrugadas, está adequada como retorno dos impostos que todos nós pagamos.

        Pergunte aos flagelados do Morro do Bumba, em Niterói, se os abrigos temporários (desde 2010) estão confortáveis, e se eles estão felizes por saber que dois prédios construídos pelo Minha Casa, Minha Vida para abrigá-los tiveram rachaduras irreparáveis ainda durante a fase de construção e tiveram que ser demolidos. Diga a eles que quem já esperou 5 anos pode esperar mais um pouco.

        Pergunte aos trabalhadores da Petrobras e das terceirizadas (principalmente nos estaleiros aqui do RJ e na região do agora extinto COMPERJ) se o Partido DOS TRABALHADORES os está representando bem.

        Eu tenho opinião formada por estes meus olhos e ouvidos que prestam atenção ao que está se passando à minha volta. Não sofri lavagem cerebral pseudoesquerdista (sim, porque Esquerdista, com E maiúsculo, é quem vive como o uruguaio José Mujica).
        Se você acha que esquerdista de verdade é quem come caviar, mora na Zona Sul, viaja diversas vezes por ano ao exterior e usa iPhone, pode ir junto com eles pra PQP!

        • Christian Oliveira

          Opinião equivocada.

          Em qualquer empresa, governo, casa, cofrinho.

          Se vc parar para fazer contas e instituir o nada entra, nada sai.

          Se o lanchinho da escola depende do dinheiro do cofrinho, que agora está sobre suspeita de roubo, como vc fará para pagar a cantina da escola?

          Se sua emrpesa está sofrendo uma devassa fiscal, com suas contas congeladas, como vc fará para rodar a folha de pagamento?

          É isso que está contecendo.

          Esse governo que é uma bela e uma porcaria sem ter que fazer além daquilo que faz, está ainda mais porcaria, tendo que prestar conta de todos os centavos que entram ou saem.

          Esse desgoverno, começou a ficar impossivel, com a legião de parlamentares descontentes que não estavam conseguindo mais financiar seus próprios interesses.

          Só que tem um porém, tirando esse desgoverno, teremos aquela outra legião de descontentes que estavam conseguindo, mal e porcamente de financiamento para seus interesses.

          A diferença de um e de outro, é que esse último quando fica sem paciência parte para a violência, crua e nua.

          Vai ter quebra-quebra nessa porra, dia após dia, por pelo menos uns 2 anos.

          Viveremos uns 10 anos de trevas, pode ter certeza.

          Prefiro avançar, lentamente e sempre, mas avançar.

          • Você é um cara inteligente. Já percebeu que com confrontação não vai extrair nada de mim, e agora tenta me “ganhar” com uma falácia mais elaborada.

            A resposta continua sendo a mesma. As coisas que eu acabei de declarar continuam acontecendo. O Governo não está governando. O povo está padecendo, morrendo à míngua nas portas dos hospitais e sem perspectiva alguma.

            Vocês, esquerdistas, adoram incitar o povo, fazer quebra-quebra, pagar pão com mortadela e tudo o mais. Talvez seja a hora de vocês receberem exatamente o que tanto postularam – uma revolução popular.

            Talvez seja hora de quebrar tudo mesmo, de fazer uma guerra civil. De desconstruir na marra para reconstruir com carinho e atenção. Talvez aí nosso povo aprenda o real valor do trabalho e dos bens que se conquistam.

            Talvez aí a gente pense 2, 3, mil vezes antes de colocar outros falsos bolcheviques no poder e alimentar essa corja.

          • Christian Oliveira

            Como qualquer golpe, revolução, reviravolta.

            Classe com poder economico que se sente ameaçada começa a usar da maior força, o povo, contra a classe que governa.

            Aconteceu assim com os czares, na revolução francesa, roma, cidades estados e uma lista sem fim.

            Só não se esqueça de quem está encomendando essa.

            Dica, não são os mocinhos.

          • Tá faltando o Brasil, onde ainda não aconteceu. Tá com medo?

          • Icaro Kossmann

            Na verdade já, e várias. Mas nunca tomaram proporção como essas. E nem acho que sejam necessárias.

          • Nunca aconteceu. Aconteceu nos EUA, isso, sim. Aqui, no máximo, houve uma ou outra revolta. Umas maiores, outras menores, e isso não está mais nem na memória do povo.

          • Christian Oliveira

            La foi a guerra de secessão, caso não se lembre a classe economica e dominante, perdeu, aqui ela irá ganhar.

          • Aqui ela já está no poder, disfarçada de bolchevique.

          • Christian Oliveira

            Junto com os que estão disfarçados de paladinos.

          • Paredão para todos eles. Viu, até você concorda!

          • Christian Oliveira

            Concordo plenamente, mas sou bundão demais para dar um tiro sequer, com certeza pegaria a familia e seria fugitivo.
            se ainda fosse solteiro sem filhos, com certeza já estaria na fase do up the irons, mas sou apenas um pai de familia que prefere a calmaria.

            Penso naquela cena do filme “O Patriota”, uma guerra longe, é bem diferente de uma na porta de casa.

            Ter opinião própria é valoroso, mas apreciar a opinião alheia é um must.

          • Desculpe se em algum momento exagerei ou fui passional demais, mas não aguento mais viver nesse país do jeito que está e perder cada vez mais amigos para o exterior.

            Bom, do jeito que anda a violência, ainda bem que os estou perdendo para o exterior, não para as balas “perdidas” ou as facadas que são a tendência da estação aqui no Rio.

            Fico PUTO vendo todo dia o povo nas filas de hospitais, seguro-desemprego, INSS(apesar da greve) e o cacete, sendo que com o tanto de tributação que já pagamos isso aqui deveria ser uma Suécia.

            Chego a desejar que caia um meteoro em Brasília, mas nem isso iria salvar, já que nos estados e municípios há mais que o necessário para repor os corruptos que se perderiam.

            Não acredito no voto. Desde 85 essa mesma lenga-lenga de que o voto é a solução, de que a consciência política é a solução. Quanto mais consciência política tenho, mais vejo o que está errado e mais sei que a tendência é só piorar.

            Quanto mais vou ao exterior, mais tenho termos de comparação, e mais puto eu fico com a situação do Brasil. A solução está mesmo na ponta das armas, e o Lula sabia disso, e empurrou aquele desarmamento goela abaixo. Aquilo não foi um plano de segurança pública. Foi uma forma de garantir seu plano de poder.

          • Christian Oliveira

            Véio estamos falando da porra do nosso pais, 200 milhões de pessoas, como ser sangue de barata?
            Saúde, Educação duas coisas que o prinicpal administrador são os governos locais, independente de quem for o presidente, pouco ele pode fazer alem de destinar verbas.

          • Chamei vc de sangue de barata?

          • Christian Oliveira

            kkkk por sua passionalidade.

            Temos duas saídas:

            Pegar em armas e viva lá revolucion.

            Ou montar um partido.

            Para a segunda me chame.

          • O cara usa camisa vermelha é já quer uma teta pra mamar! XD
            I rest my case!

          • Christian Oliveira

            Teta, num partido anão, que irá viver do que seus integrantes possuirem, cercado de tubarões e tentando convencer um povo de ovelhas que não acreditam nem mais no pastor?

            Me da duas dessa teta.

            Ha não ser que vc esteja escondendo a fortuna da familia, mas isso é para a ciência, para politica, precisamos é de gente.

          • Desnecessário. Eu sei e o cara sabe que esse final da conversa era zoeira. Não sabe, não se mete.

          • Já existe um projeto de partido que está tentando regulamentação. É o Partido Novo, que parece ser de centro-direita ou direita, já que o Brasil só tem partidos de centro-esquerda a extrema esquerda. É preciso contrabalançar essa situação como ocorre nas democracias mais antigas e fortes.

          • Christian Oliveira

            Extrema esquerda?!?!

            O pessoal da soja de MT e MS mandou um abraço.

          • Sim: PC do B, PCB, PSOL, PSTU, PCO.

          • Christian Oliveira

            Estes não tem representação qualquer, vivem de migalha que os grandes deixam cair.

            Os que realmente teem e exercem o poder estão principalmente no PMDB.

          • Alberto Prado

            Sou de MT, mas não entendi a referência dos fazendeiros de soja com extrema esquerda…

          • Christian Oliveira

            Pq eles são de centro-direita, alguns extrema direita.
            E são governo, muitos deles no PMDB, PSDB.

            São da bancada do agro-negocio e bancada do boi.

          • Alberto Prado

            Ah sim. Mas sinceramente, eu tenho achado a política pelo menos aqui em MT bem diferenciada com relação ao resto do Brasil. Muito devido ao governador Pedro Taquis e a colaboração da Assembleia. E longe de mim ser a favor da bancada ruralista pois prezo pelo meio ambiente. Mas eles estão fazendo grandes feitos em relação a infraestrutura do estado de MT.

          • Christian Oliveira

            Sim, até por uma questão de sobrevivência do modelo de negócio.
            Mas a briga é exatamente na expansão desorganizada no velho estilo o “progresso em primeiro lugar”.

          • Partido Novo é mais um erro sendo cometido. Mais do mesmo, com outros nomes.

          • Christian Oliveira

            Não,

            Só vejo que será violenta o suficiente para causar ainda mais desordem.
            E violenta de menos para causar uma real mudança.

            Temos mais a perder, que a ganhar.

          • No imediatismo, sim. No longo prazo, não. Veja os EUA pós-Guerra de Secessão ou mesmo o Brasil pós-Guerra do Paraguai.

          • Icaro Kossmann

            Cara, eu vejo os dois laos incitando a violência, na moral.

          • Então talvez esse seja o ponto de convergência. Talvez todos estejam enxergando exatamente o que está faltando, já pensou nisso?

          • Icaro Kossmann

            Não, violência não resolve nada. E falo isso sem parecer piegas. É isso o que penso e sei que o diálogo é possível. Basta ambos pararem de olhar pra seus interesses e pensarem na população. Porque no final o povo é quem se fode e os caras ficam lá na boa bebemorando juntos.

          • Ninguém em sã consciência QUER uma guerra. Porém, é inegável que os povos que saem de conflitos armados geralmente saem deles fortalecidos, com uma disposição incrível para reconstruir.
            É disso que estou falando, e vc entendeu. Nesse sentido, a violência resolve, sim.

          • Icaro Kossmann

            Continuo discordando. basta ver os conflitos que até hoje perduram na África e Oriente Médio.

            Sou e sempre vou ser contra qualquer tipo de violência. E exatamente por termos exemplos históricos de guerra e violência é que podemos ver que as coisas podem sim se resolver no diálogo e diplomacia.

          • Nosso povo é naturalmente diplomático e carinhoso. O que nós ganhamos com isso até hoje? Mandioca.

          • Icaro Kossmann

            Não cara. O brasileiro não é assim. Mas entendo tua opinião.

          • O que falta ao brasileiro não é gana por reclamar e protestar. O que falta é organização e educação política.

            O povo tá dividido entre partidos, em vez de se unir por pautas comuns a todos.

            Sabem quem se beneficiam disso? Partidos corruptos, ao verem um povo brigando entre si e não contra eles.

          • Tejobr

            Como o holocausto… e se… o povo não tivesse caminhado calmamente como gado para os fornos… e se…

          • Segunda vez que vc mita hj, jovem! Assim vou perder o “emprego”!

          • Tem vaga no ODZ … perdemos uma garçonete loira …

          • Tem vaga no Meditabundamente também!

          • Tejobr

            Só somando…

          • Passa lá no meu blog, cara. Pega o endereço no meu perfil!

          • Tejobr

            Poxa. Eu acabei de responder algo parecido, sem ter lido aqui embaixo. Será que já evoluímos e estamos nos comunicando telepaticamente.kkkkk

          • A guerra infelizmente se torna um mal necessário algumas vezes, como em nossa atual e deplorável situação na banânia, pois não adianta justiça quando é defenestrada por quem está no topo e o controlador de tais fantoches.

            A guerra é horrenda, mas traz seus benefícios, evolui a ciência …

            Realmente, preferia estar num feudo honesto, sensato, na paz, do que no atual mundo em que vivemos, em que não vemos, enquanto povo, outra solução que não seja uma bala enfiada na cabeça dos grandes corruptos, como assim é feito na China.

          • “Basta ambos pararem de olhar pra seus interesses e pensarem na população.”

            Ai está um grande problema, nunca irão ceder, os que saíram, os que estão lá agora, e os que querem entrar nas mamatas …

          • Você também parece inclinado à esquerda, mas não quer deixar explícito pelo que vejo. Suas opiniões causam dubiedade.

            Quanto à incitação da violência, volte até a campanha de 2010, quando Lula, Zé Dirceu e demais petistas saíram pelo país dizendo que “os opositores deveriam apanhar nas urnas e nas ruas” e que iriam “arrasar com a oposição”. 😉

          • Icaro Kossmann

            Bem, sou a favor das pessoas e da resolução dos problemas via diálogo. Se quiser taxar como esquerda fique a vontade. Esses dias postei uma opinião no twitter e um cara veio dizer que eu estava concordando com o libertarianismo ( ao qual ele defende e é de direita), então pra mim não importa o lado, se eu vejo que todos saem beneficiados e que é a decisão mais humana, vou defende-la.

            Quanto a questão da violência, sou contra, independendo do lado, mas é certo que em 2010 eu não tinha sequer consciência política, acho que grande parte da população era assim. E bem, se incitaram a violência, tal como alguns grupos políticos fazem hoje, que sejam punidos, ambos. A lei deve ser soberana.

            E quando digo que os políticos são reflexo da nação é isso, até pra defender ‘a moral e ética e tirar corruptos do poder a população prefere ser corrupta e passar por cima das próprias leis.

          • “A lei deve ser soberana.”

            A lei hoje não resolve, é deturpada ao bel prazer de quem está no poder.

          • Tejobr

            Como disse acima, a lei não é necessariamente a justiça. E eu trabalho com TI nessa área…

          • Dr. Strangelove

            “A revolução não é o convite para um jantar, a composição de uma obra literária, a pintura de um quadro ou a confecção de um bordado, ela não pode ser assim tão refinada, calma e delicada, tão branda, tão afável e cortês, comedida e generosa. A revolução é uma insurreição, é um ato de violência pelo qual uma classe derruba a outra.” Mao Tse-Tung

          • Tejobr

            … pelo qual uma classe derruba a outra. E que começou quando um ser peludo e tosco descobriu que um galho partido lhe dava vantagens sobre as outras tribos. Mais velho que prostituição…

          • Cara, sem ofensas, você escreve de forma complicada. Ainda não consegui entender se você apoia o atual desgoverno ou não. Por gentileza, exponha suas opiniões de modo claro.

          • Christian Oliveira

            Putz, com esse nove exigir clareza é quase uma ofensa, kkk

            Apoio o que precisamos, não uma pessoa ou partido, não gosto da Dilma, nem do PT, mas se a Dilma perder todo o apoio, daremos abertura para os que estão querendo colocar os interesses de seus negócios como prioridade: Bancada da Biblia, Bancada do Boi, Bancada da Bala.
            Não gosto do Geraldo Alkimin, mas apoio seu atual movimento no sentido de fazer o estado andar novamente principalmente em obras de infraestrutura como o monotrilho e SABESP.

            Entanda que hora temos que ir contra e hora temos que apoiar, seja quem for.

            Se essa lei passou pela primeira casa, é interessante para todos que ela seja ou barrada no senado ou vetada pela Dilma.

            Simples?

          • Obrigado, agora ficou mais claro. Acho que a palavra que você quer expressar com suas opiniões é governabilidade.

            Também sou a favor dela e sei bem que não há santos no Congresso. Entretanto, o país vai cada vez pior e o atual desgoverno já provou ser corrupto e incompetente ao extremo.

            Logo, está na hora de alternar o poder. A propósito, em qualquer país sério, a presidente já teria renunciado diante desse cenário insustentável.

          • No Japão, um primeiro ministro sairia pedindo perdão, e, envergonhado, se suicidaria.

          • Exatamente. E por muito menos! Nos regimes parlamentaristas, é a coisa mais comum o presidente ou primeiro-ministro renunciar, quando a governabilidade se torna impossível.

          • Tejobr

            “Eu não entendo o que você diz… você é suiço” (Um jantar para idiotas).

        • Rodrigo

          Um dos problemas é que temos um governo federal altamente concentrador, mas, ao mesmo tempo, mantemos uma estrutura de poderes desconcentradores como estados e municípios. E todas essas estruturas custam dinheiro. Temos municípios com 2 mil habitantes. É ridículo. Aí não tem hospital tem que ir na cidade vizinha, não tem escola tem que ir pra cidade vizinha. Secretaria de educação serve só pra alugar ônibus superfaturado para levar os alunos à escola do município vizinho. Não tem isso, não tem aquilo. Mas tem câmara, tem prefeitura, tem secretaria disso, secretaria daquilo, funcionários, cargos comissionados, licitação disso, daquilo…

          Ou você tem um governo federal concentrador e poucas estruturas desconcentradas, ou o inverso, um governo federal menos concentrador e com mais poder às estruturas desconcentradas, no meu entender isso geraria mais eficiência e mais possibilidade da população cobrar.

          Mas não sei, vejo tão pouca gente cobrando nos estados e nas prefeituras que acho difícil. Assembleias Legislativas votando assuntos importantes e vazias. Câmaras de vereadores aprovando aumento de IPTU e proibiçao do Uber e ninguém para se posicionar contra, câmaras vazias e ninguém cobrando do vereador que é seu vizinho. Mas todos bajulam muito.

        • E cara, MAV (Militantes em ambientes virtuais) é uma sigla que está sendo usada por você para generalizar qualquer pessoa que discorde do que você fala.
          Isso é comportamento de gente maluca que lê Reinaldo Azevedo, Constantino e Olavo de Carvalho.

          Nem todo mundo que discorda de você em relação ao PT é MAV.

          Toma cuidado com isso, senão o único resultado que você vai conseguir é minar sua credibilidade.

          • Deixa ver se eu entendi: na minha vez, vc me acusa de usar ad-hominem. Agora, na sua, diz que quem lê certos autores é “gente maluca”. É isso mesmo?

      • Resultado fatídico de um governo de esquerda. Rumo ao fracasso, rumo ao retrocesso. Todo dia é um 7×1 na bunda do brasileiro.

        Esse pais é verde e amarelo, nada de vermelho. Não adianta, vocês iram cair.

        • Icaro Kossmann

          Não cara, não faz isso. Tá tudo indo bem, aí vem falar que país não é vermelho, que isso, que aquilo.

          Cara, esse governo é tudo, menos de esquerda. A não ser que inverteram os pólos.

          • É mesmo? Sério? Jura? Não diga? Esse governo é tão de esquerda quanto a minha rola.

            PS: “discurso de ódio mimimi.”

          • Governo populista que esta mamando e destruindo a maquina publica a cada dia que passa. Vai levando o país inteiro. Vai cair e vai ser feio, tenha como exemplo a Grécia.

          • Icaro Kossmann

            Se tu diz.

          • Populista? A Dilma e o ministro da Fazenda vem criando imposto atrás de imposto, e diminuindo projetos sociais um atrás do outro, com ações que beneficiam bancos, empresas privadas, quem financiam suas campanhas, é um governo nitidamente de direita, por favor né gente?

        • Christian Oliveira

          Vcs?
          Amigo, entende uma coisa:

          A Dilma é a pedra no caminho de Cunhas e Bolsonaros.

          Se vc prefere eles, então é melhor se contentar com o imposto do Netflix, pq vem mais bomba nessa história.

          • Como dizem “o PT não é o único que rouba, na época de fulano, de tal partido … blablabla”.

            Realmente, o PT não é o único que rouba, mas foi o que começou a roubar na cara dura, esfregando na cara do povo que rouba e rindo. Além de ter montado o maior esquema de corrupção e desvio de dinheiro pra se perpetuar no poder.

            Fora enviar dinheiro a aliados suspeitos, desde nossos “amados” vizinhos da América latrina, até atravessando oceano, indo de Cúba aos países africanos, e se bobear, através da Argentina, até para grupos terroristas no oriente médio.

            A coisa é mais feia que as coisas da história de Lula desde a época do sindicato que foi abafada em um suposto Latrocínio na casa do cidadão que resolveu abrir a boca a respeito.

            Foi mensalão, dizerem que não sabiam de nada, dizerem que assinaram sem ler sobre a compra de algo falido, chegar no Petrolão e agora restando apenas a caixa preta do BNDES para esclarecer as maracutaias de nível internacional com o dinheiro que deveria ter vindo pra saúde, segurança e educação do brasileiro.

            Se você viu na época da destruição ocorrida no japão e o tempo de reconstrução, e for analisar, o Brasil já foi roubado em mais da metade do PIB da nação, dava pra resolver problemas no país todo e ainda sobrava, tamanho o rombo que estão escondendo.

            Realmente a solução não é apenas retirar a Dilma, o PT, tem mais coisa a ser feita, e uma delas é impedir a subida do PMDB e do PSDB.

            Sendo sincero, eu preferia a solução do finado Enéias, de desenvolver uma Bomba Nuclear no Brasil, não só pela questão de se impor internacionalmente, de poder bater no peito e exigir respeito, mas de aproveita-la aqui, pois se ocorresse tamanha competência como tivemos com nosso foguetinho de bosta, eu desejaria imensamente que ela fosse desenvolvida em Brasília, e funcionasse nesses únicos momentos de lotação do congresso, que envolve verba, dinheiro, salário pra esses vagabundos e safados.

          • Christian Oliveira

            Nossa que mundo cão, onde foi que já ouvi que civilização são somente duas partes do mundo?

            Negociamos com esses, negociamos com todos, ou VC aha que a BMW do xeque é feita no deserto?

            Que o helicóptero que patrulha a fronteira é feito ao lado do oásis?

            Que o petróleo da Venezuela é consumido somente pela Venezuela?

            Da mesma forma que temos empresários aqui, eles também possuem lá, tudo é business.

            A ideia do Enéas foi semi implantada no Irã, hoje o que eles tem é a lista de alguns físicos mortos em acidentes/doenças sem explicação e a grande maioria das usinas e centrífugas sucateadas por vírus digitais.

            Mas conseguiram um acordo de certa forma até bilateral, mas não pq a opinião pública americana achou melhor isso, foi muito mais por cartada do Obama mesmo, que não tem mais nada a perder.

            Como já disse em algum outro comentário, quem quer faz, não encomenda.

            Nossos pensadores, nossa elite intelectual tá mais preocupada em ganhar o próprio salário seja onde for.

          • Não citarei mais de 20 países prolongando o assunto…

          • Christian Oliveira

            Os 20 que são difícil bacarai de negociar e ganhar com isso, ou os 20 que estão na mesma situação que a nossa e tentando criar um mercado bem mais amplo que apenas o clube do bolinha?

          • Só não levou o 10 porque esqueceu de Pasadena!

          • Não quis usar o nome … XD … e botei vários exemplos de várias pessoas …

            mas botei ali o “assinaram sem ler” …

          • Então, no seu ponto de vista, o problema não é roubar.
            É roubar de uma forma que te incomode.

            “O que os olhos não vêem o bolso não sente. ”

            Não é assim que funciona né cara?

      • Tejobr

        Olha amigão, o que vou dizer vai ser bastante “mamilos”, mas, alguém certa vez disse que para se obter a paz, às vezes é necessário recorrer à violência. Ou você acha que todas as revoltas armadas a favor da liberdade foram guerras erradas?

        O que quero dizer com isso é que nem sempre a lei é a justiça. As leis são meras tentativas de aproximação da ordem. Se a lei refletisse a justiça, o nível de um advogado não deveria pender a balança da “justiça” para quem pode pagar mais…

        Então, para com esse papinho de calúnia, difamação. O povo (nós) está cansado…

    • Cortana ✔

      Bom para o PMDB, PSDB e DEM que o brasileiro sempre coloque a culpa no PT.

      • Cortana, vc é azul, não vermelha. Cala a tua boca.

        • Cortana ✔

          E você é um aloprado!

    • Tiago Frioli

      PT ??? Filho são deputados de bancada evangélica , conservadores que estão lá herdando seus mandatos políticos de pais, avos e bisavôs.

    • Anderson

      Icaro Kossmann te deu um resposta sensata que, ao meu ver, você poderia ter ficado sem ler. O mal daqueles que falam todo tipo de sandice, e justamente o fato de não fazer uso de algo que todos têm, o cérebro.
      Comentar você soube. Ler e interpretar o que estava escrito no artigo, que era bom, nada. Sinto vergonha alheia por você, meu caro. Mas, não fique triste, assim como você, há milhares de pessoas assim.

    • Parabéns ao povo brasileiro! O governo é só o reflexo das pessoas que moram no Brasil. Só isso. A culpa é de todos.

    • Machuca

      Por eleger a Dilma? ISS é tributo municipal, pode ter certeza que cada prefeito deste país estará fazendo pressão nos Senadores e nos Deputados para aprovarem a cobrança sobre o netflix. Como apenas 10% das prefeituras são do PT, e não 100%, qual a razão de culpar os eleitores do PT?

      • Leia o resto. Os atrasados estão sempre errados. Se quisesse discutir, viesse na sexta- feira.

        • Machuca

          Virou moderador? Aciona o ZICA aí então

          Edit. a propósito, eu já tinha lido uma boa parte dos teus comentários, tirando outras pessoas que escreveram sobre o fato do ISS ser um tributo municipal, não há nada que você tenha dito que seja pertinente.

          Isso aqui já tá parecendo G1

          • Chola Mais™

          • Machuca

            “mimimi chegou atrasado, tinha que ter vindo na sexta”

            sou eu quem está chorando hahaha

          • Kkkkkkkk
            CHOLA MAIS™ que tá pouco!!!!

          • Machuca

            KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

          • Batatinha, passa lá no meu blog pra ver a zoeyra! É nóis!

    • Pereira

      e do PMDB PP PTB PSC PHS PT PSDB PRB PTN PMN PRP PSDC PRTB PTC PSL PTDOB PR PSD PSB DEM SOLIDARIEDE PROS PPS PV.

  • OverlordBR

    O cerco está pesado em cima do Netflix, não é?

    Primeiro, aquele mimimi de “conteúdo nacional obrigatório” no Netflix… agora a aprovação desta lei (sim, eu sei que não afeta só o Netflix…).

    Qual o próximo imposto?
    INVENTE O IMPOSTO MAIS CRIATIVO e tenha a honra de ver o governo brasileiro criando ele com o vosso nome!

    • Por isso o “Prefeito das Galáxias” aqui do RJ, que não é bobo nem nada, vai vetar a leizinha contra o Uber. Vai perder mais uma fonte de imposto?

    • NÃO DÊ IDÉIA …

    • abraaocaldas

      Imposto sobre os comentários em portais, mas essa lei já abrange isso já que “…processamento, armazenamento ou hospedagem de dados, TEXTOS” …. , pagar R$0,20 para cada comentário.

      • OverlordBR

        Eu tava ralado. 🙁

        • E eu?

          • Não, não pergunte … XD

            edit… bem que avisei … XD

          • Pancho, solo Pancho

            Uhum, anotado, 9511 comentários… vamos ter que confiscar seus imóveis, sua casa e Sua Mãe

            Vish chama a polícia que tem um falido aqui

          • Mas por trás de cada comentário tem uma figura oculta, que é um joinha, e eu, com mais de 37 mil joinhas, sou muito mais ryco que o Cardoso, por exemplo. Portanto, ninguém vai botar a mão em mim! =P

          • Pancho, solo Pancho

            verdade, esqueci que com seus 30k de joinhas vc ganhou um carro…

            Anotado, mais 15% de ganho de capital sobre o carro

        • Pancho, solo Pancho

          Uhum, anotado, 4088 comentários fica o valor de 817,60, favor pagar até amanhã ou terá multa de 0,33% ao dia vencido.

      • Pancho, solo Pancho

        Uhum, anotado, 1021 comentários fica o valor de 204,20, favor pagar até amanhã ou terá multa de 0,33% ao dia vencido.
        Ah amanhã é sábado? se vira!

        • abraaocaldas

          Manda para a divida ativa da união.

        • Deus lhe pague … XD

    • IAR: Imposto sobre o Ar Respirado.

      • IVP – Imposto sobre Vento Peidado

        • No país da feijoada, certeza que desviariam essa alta verba… seria conhecida como “Peidolão”?

  • E. Bicalho

    Tecnicamente a Steam não está no Brasil e, ainda que surja esses 2%, podemos acessar um país vizinho via proxy.. Google Drive a mesma coisa, todo mês chega na fatura do cartão em dólar (+IOF).

    Não utilizo os demais.. Mas estamos na internet… Não vai “pegar”.
    Isso se for aprovada, de fato. Ainda falta o Senado e a PresidentA.

  • Tejobr

    Ah. Sim. Já estamos muito bem de imagem com as agências internacionais.

    Se taxar as igrejas milionárias vão ganhar mais que com a Netflix. Porque ainda tem isenção de impostos? Elas já desceram das árvores faz tempo…

  • Cocainum

    Sem tomar partido, se é certo ou errado, mas acho importante colocar essa informação. A mensalidade do Netflix, se o ISS de 2% for repassado integralmente, passaria de R$ 19,00 para R$ 19,38.

    • Comentário requentado do Gizmerda? Que deselegante, senhor petista. E aqui eu não sou factoide. Aqui é real deal. Pode vir.

      • Cocainum

        Isso porque coloquei apenas o valor real que esse imposto representaria e disse que não tomaria partido.

        Se você fugiu do outro site e não quer comentar por lá, problema seu.

        • Não, isso porque você quer fazer parecer que 2% a mais sobre um serviço, num país onde em tudo se paga imposto embutido, e, muitas vezes, em cadeia, não representa nada.
          Isso é desonesto.

          • Cocainum

            Se você achar algum erro matemático no meu cálculo ou alguma justificativa para o ISS sobre o Netflix gerar aumento em outras tributações em cadeia, terei imenso prazer em fazer a devida correção.

          • Se essa fosse a única pica voando, talvez eu nem estivesse chiando tanto, afinal, nem assino o Netflix, então, no fundo, nem é problema meu.
            Mas ainda vem por aí o aumento no Imposto de Renda e estão fazendo de tudo para trazer de volta a CPMF. Fora os incentivos cortados, a alta do desemprego, o aumento dos juros e tudo o mais que vai gerar uma recessão monstruosa neste ano e provavelmente nos dois ou três próximos.
            E vai ter mais aumento para compensar o rombo.

          • Tejobr

            chiu! Não revela a área 51… o povo vai entrar em pânico.

    • A gente sabe que nunca é assim por que o Brasil sofre do mal de impostos em cascata.

  • Monstro Medieval

    Mas pode deixar que no dízimo ninguém mexe.

    • Claro, como a bancada evangélica vai fazer lavagem de dinheiro ?

    • Tejobr

      Dinheiro sem taxas, aliás. A melhor empresa para se abrir no Brasil. Isenção que eu ainda não entendi porque prevalece. Afinal, eles já desceram das árvores faz tempo, dado o volume milionário que flui. Não precisam de incentivos fiscais. Pelo menos poderiam pendurar uma placa da “Ancine, Rouanet” na porta… colocar uma placa na praça em frente: essa empresa cuida dessa praça etc.

    • Mauro Schütz

      Bom pra fazer lavagem 😛 Daria até nome pra uma nova seita.

    • Rodrigo Monteiro

      Dismo é bem complicado de mudar, pq dismo querendo ou não é uma doação voce ja pagou muito imposto para ganhar seu dinheiro e não é justo pagar mais na hora de doar…

      Se taxassem o dismo, tambem taxariam doações a ONGs e fundações serias que ajudam muito a sociedade e com certeza o Brasil não seia nada bem visto na diplomacia internacional se taxasse doações do tipo “medicos sem fronteiras”.

      Deve ter ate um acordo internacional protegendo isso…

      • Monstro Medieval

        O que quis dizer é que não taxam as igrejas, não o dízimo especificamente.

        • Rodrigo Monteiro

          Mas as igrejas não FAZEM dinheiro e vivem somente de doaçoes, iguais as outras institiuções…. não?

          Talvez daria para tributar o templo de salomão que cobra entrada…rsrs

          • Tejobr

            Ah! Maldita semântica… bom temos as rádios e emissoras de TV das igrejas, já que é para argumentar. Fiquei curioso para saber se essas empresas são taxadas.

          • Rodrigo Monteiro

            Com certeza são, para o governo não importa quem é o dono da emissora, só importa que é uma emissora, uma empresa igual outra qualquer…

          • Tejobr

            Vou abrir uma empresa de TI, mas de natureza religiosa. Resolvemos os problemas técnicos com orações e apoio psicológico. Não recebemos pagamentos, somente doações.

          • Rodrigo

            Se a igreja compra um carro, não paga IPVA. Não paga IPTU. Não paga ICMS sobre energia e fornecimento de água e coleta de esgoto em alguns estados. Não paga ITBI.

            Assalariados em geral não FAZEM dinheiro e pagam toda ordem de imposto.

            Ah, além das igrejas e organizações de educação e assistência social, partidos políticos também são imunes.

            O motivo para essa imunidade é político, não econômico.

          • Monstro Medieval

            Nosso país é extremamente eficiente em crirar meios para colocar imposto em qualquer coisa, podem dar um jeito nisso também.

    • Tiago Frioli

      Cambada de desgraçados, porque não começam a meter a mão no dinheiro das igrejas principalmente as que o Eduardo Cunha frequenta.

  • E o congresso cedendo a pressões ( na verdade esta recebendo por fora ) das empresas de TV a cabo, que ao invés de tentarem se tornar mais competitivas e entregar oque o consumidor quer prefere atacar o concorrente, assim como os taxistas atacam o Uber, os usineiros do álcool pediram o aumento da gasolina e nossa industria de eletronicos exige aumento das barreiras alfandegarias no Brasil. Todos perdemos com esse movimento, o mercado perde a concorrência, países que poderiam ser parceiros evitam importar de um país que não aceita a exportação de seus produtos, e no final e sempre a gente que paga a conta.

    • Monstro Medieval

      Nesse ponto você já percebeu que todas as operadoras de TV a cabo são também de provedores de internet? Pelo menos as que conheço. Quer dizer, elas se sentem lesadas dos dois lados, por ninguém assinar seu serviço e ainda encherem a banda de transmissão com os filmes, música, etc.

      • Sim, eles sao obrigados a melhorar a infraestrutura para poder entregar aquilo que a gente contratou e paga, coisa que não precisavam antes por que o uso da internet era muito menor, dava pra dividir 10M com 50 pessoas facil, mas assistindo video fica dificil, mas é mas facil se fazer de vitima do que assumir que ela tem que ter infra para entregar oque ela vende.

        • Tejobr

          Eu me lembro quando dava para dividir 256 Kb com algumas pessoas, mas “não damos suporte a roteadores, senhor”.

  • Atrollando Natuacara

    “Aos olhos do governo tais serviços não pagam tudo o que deveriam ao fisco e por isso, seriam considerados concorrência desleal.”
    Claro! vamos concorrer lealmente atochando mais imposto da banda larga do povo.

  • Xultz

    Ouvi dizer que o governo, para tornar a criação de impostos ser menos impopular, vai mudar o nome. Ao invés de “imposto”, vai se chamar “crowdfunding”, só que obrigatório.

    • Tejobr

      Também pode ser Acesso Antecipado…

  • Tejobr

    Se a Netflix tiver que aumentar muito seus valores, vão perder clientes. Em consequência, menos impostos. Outra consequência: mais gente comendo pipoca!

    • E assim que funciona, quando mais caro , mais dvd pirata, mais balde de pipoca, e no final perda de impostos, infelizmente nossos politicos não sabem fazer conta, um mercado prospero deve ser protegido e não atacado.

    • Diego Tietz

      Procura por “curva de laffer”. Tem até videozim no YouTube.

  • Começo a dar razão a Vargas e todos os outros ditadores que fecharam o Parlamento, hein?

    • nada, so muda o sangue suga e depois ele deixa o pais de herança para o filho igual na corea do norte, democracia tem seus problemas, mas ditadura é ainda pior, protesto na rua ao invés de terminar com cacetete e bala de borracha, termina com fuzilamento de quem estiver na rua.

      • Tejobr

        E depois alguns trocados para Hollyhood…

    • Christian Oliveira

      Quase, tem aqueles dois barbudos que fizeram o mesmo naquela ilha, mas como sempre a propaganda vai sempre a favor dos Yankes.
      Aqui não tem diferença os que estam sempre muito a favor dos próprios umbigos, são donos da propaganda.

      • Exatamente, aqueles dois responsáveis por tantas mortes em nome de la revolución.

        • Christian Oliveira

          Disso que estou falando, para alguns se vale tudo, vale tudo!

  • CAra, já assou da hora de espalhar os gatos pingados no país, pra além da câmara de vereadores …

    http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/08/cidadaos-do-interior-do-parana-obrigam-vereadores-reduzir-salarios.html

  • Denis Assunção

    que bando de f……….. ooo paisinho de terceiro mundo mesmo

  • Tejobr

    Faz tempo que pago pelos meus jogos (Ave Gabe!). Vou ter que voltar à adolescência?

    Vou ter que procurar o GameCopyWorld, desenterrado dias atrás pelo Dori?

  • Julio Verner

    Bom, assinei o Netflix esse mês, to no “grátis” ainda… Há tempo de cancelar e ficar só no Popcorn mesmo… E quero ver esses mamadores estatais me cobrarem lá.. Enquanto isso continuo sonegando TUDO. Botem a culpa da crise em mim.

    • Tejobr

      Consegue imaginar uma empresa privada agindo assim? Governança inexistente, administração falha, produtos obsoletos, ruins e caros e não entregues. Então você manda uma fatura para o cliente, e na descrição sai: “Taxa a título de não falência”.

      Também estou olhando para vocês, Setores de Energia e Saneamento…

      • Julio Verner

        Pois é! Estado aparelhado… Vender armas e drogas na borda do Paraguay ta sendo uma melhor forma de viver!

      • Melhor comentário do dia!

        • Tejobr

          Como dizem: “Vai tentando que um dia acerta”. tks

      • Esqueceu das empresas de telefonia também …

        • Tejobr

          Isso vai ficar para a minha tese de Gestão de TI. Pouco espaço aqui. rs

  • Helton Mariano

    Aumento do repasse do fundo partidário de R$ 308 milhões para R$ 867 milhões, mesmo com continuação das doações nas campanhas por empresas. Benefícios e mais benefícios para os engravatados, sem contar os sucessivos aumentos. Entre outros.

    Mas falta dinheiro, de onde vamos pegar? Bora colocar imposto na Internet das coisas.

    • Tejobr

      Agora precisamos das contribuições de campanha das empreiteiras. Vamos chamar de “Contribuição para o déficit”.

    • Boa lembrança. Acho que, dos países ocidentais, o Brasil tem o Estado mais caro, ineficiente e corrupto de todos. São mais de 240 bilhões de reais para o Congresso (Câmara e Senado), cargos comissionados, servidores temporários e efetivos, dentre outros, anualmente.

  • Só minha conta da Oi já teve aumento neste ano tanto no valor do telefone fixo como no serviço de internet.

  • Negro Emo

    Que bela bosta.

  • rbsouto

    Ronaldo, por favor, é “presidente”, pessoa que preside.

    • Isso foi o que eu aprendi, mas acho que aprendi tudo errado.
      No meu tempo de escola, me ensinaram que um casal é formado por seres (humanos ou animais) de sexos diferentes, e que, quando temos dois iguais, os chamamos de par.
      Portanto, talvez presidentA não seja mais errado também.

      =P

      • Well Dias

        Assim como mulhersapiens, criançasapiens, velhosapiens, jovemsapiens, lgbtlsapiens. Só não tem politicosapiens. Porque estes não estão no mesmo nível na escala da evolução.

        • Victor Zavecz

          Você está ficando quase tão “RORAIMADO” quanto essa idiota que nos representa. kkkkkkkkkk

    • Ronaldo, por favor, é “presidAnta”, essa criatura que preside.

  • RôShrek

    Uma dúvida de um ignorante: esses serviços também pagam impostos equivalentes ao ISS na gringa?

    • Sua resposta está nestes comentários. Dê uma olhadinha.

  • rbsouto

    Lei 2029, Bolívia: tentaram privatizar “todas as fontes de água” (inclusive chuva).

    Do jeito que o nosso governo gosta de dinheiro, não sei como ainda não inventaram um Imposto sobre Queda de Hidróxido de Hidrogênio.

    • Tejobr

      Aliás, se algum dia você for tentar ($$$) usar alguma forma de geração de energia própria, como a solar, tenha certeza de que será totalmente off-grid. Senão vai ser taxado por não consumir.

  • Majin-boo

    Daqui a pouco vão inventar imposto sobre imposto. Taxar 2% quem paga acima de 10% de imposto.

    • Jeferson

      Isso já acontece, o ICMS (Acho que é esse se não me engano) é pago em cima do valor depois de ter todos os impostos embutidos!

      • Majin-boo

        Que merda, a gente faz piada com a desgraça e o governo faz de verdade…

        • Well Dias

          Sinto por alguns terem estragado o seu dia. Mas levanta a cabeça e continua.

    • Pancho, solo Pancho

      Filho, Brasil véio, é assim que a tributação funciona aqui.

  • Maom

    Tá certo! É o mínimo que podemos fazer depois do PT ter tirado o Brasil da miséria. Eles precisam de nós, vamos ajudar!
    Super Genoíno é seu amigooooo
    Vai salva-lo do periiiigoooo!

  • Christian Oliveira

    Claro que jornais e revistas escaparam, ou ninguém percebeu ainda que os mesmos que aprovaram/colocaram em pauta/criaram a lei, são donos ou ganham lobby dos jornais e revistas que estão sangrando pela aorta?

    Já ia me esquecendo, também é a turma que levanta a bandeira do “Impechement”.

    Continuem dando apoio, continuem achando que esses paladinos da moral e corrupção estãof azendo algo por todos, continuem, apenas continuem.

    Daqui a 2 anos, quando sessarem o “quebra-quebra”, não confundir com quebradeira, quem sabe voltemos a normalidade.

    Neste momento a única salvação esta nas mãos da Maria Antonieta, se ela ainda estiver com a cabeça no lugar.

    • Ok, então qual caminho a ser seguido Christian?
      Deixar como está, por quem está no poder, tem direito de roubar?

      Vocês (os que apoiam esse governo esquálido e incapacitado) sempre postulam como o outro lado sendo sempre pior do que o que estamos agora… Então explica aí: como países que seguiram essa “filosofia” estão e como os países contrários (portanto, aqueles que estão na margem contrária do rio, que vocês sempre dizem ser pior) estão?

      Não sou contra dividir o leite com os que não tem… Mas sou contra matar a vaca de fome, depois fazer churrasco e dizer que a culpa é do ex-proprietário da mesma…

      • Christian Oliveira

        O caminho é que essa PL seja vetada, assim como a maioria das demais, ou nem passe pelo senado, se for com Temer ou com Cunha ou com Aecio, nenhum deles irá vetar.
        A reforma está acontecendo e não é aquela sonhada reforma, a reforma que está sendo feita atende somente a empresas que não querem mudanças e que dificultam ainda mais qualquer forma de concorrer com elas.
        O que não tem nada a ver com roubar, o que está em disputa agora são os avanços que nós não teremos e que são necessários.

  • Caipiroto, o Capeta Caipira 😈

    Tava demorando. Os políticos sempre procurando um jeito de meter a mão no nosso bolso.

  • Resultado fatídico de um governo de esquerda. Rumo ao fracasso, rumo ao retrocesso. Todo dia é um 7×1 na bunda do brasileiro.

  • Yami

    “Livros, jornais e outros periódicos escaparam.”
    Pq será, né? ¬¬
    Dica: Amigos não sacaneiam outros amigos, né?

  • Rolando

    E isso é só uma parte da asneira que querem fazer, já tem políticos querendo que a Netflix reserve cotas para produção nacional, ou seja, em breve estaremos pagando para não ver aquela porcaria nacional que não vemos nem na tv aberta.

  • kenji

    É quase impossível de acreditar. Mas aqui é Brazil, então um disparate desse é possível. Que bela porcaria.

  • SiouxBR

    Apenas lembrando que existe uma lei federal onde desde 01/01/2002 nenhum município pode cobrar menos de 2% de ISS das empresas. Creio que essa nova lei acrescente outros impostos e não apenas fixe algo que já está sendo cobrado desde 2002 por lei.

    Tenho empresa de TI contribuinte de ISS desde 1994 e acompanho bem a parte tributária das empresas prestadoras de serviços de informática. As “mudanças” citadas pelo Ronaldo não são novas e dificilmente seriam um problema para a Netflix e os demais provedores (o ISS é o menor dos impostos pagos pelas empresas – o que pesa são os impostos federais e o ICMS, quando cobrado).

  • #CorruPTos precisam de mais dinheiro, afinal quem vai pagar os custos da próxima eleição?
    Se fosse o aumento de R$ 0,10 na tarifa do ônibus teríamos uma guerra civil, mas como é mais um imposto então está tudo certo.
    E lembrem-se, a polícia orienta a não reagir ao assalto, por isso acredito que ninguém faz nada quando o governo mete a mão no nosso bolso!

  • Renato Provazi

    nós não temos condições financeiras de sediar olimpíadas, é desempregado dando festa, se os governantes tivessem 1% de vergonha na cara cancelavam o evento hoje mesmo

    • Se tivessem vergonha na cara, pelo simples fato de terem prometido despoluir certo lugar e não terem feito po##a nehuma após torrar milhões, ou ainda, depois de terem gasto tantos bilhões em um certo circo futebolístico recente …

      Parei … não há limites pra quantidade de exemplos que podemos citar …

  • Paulo Cesar Pc

    Brasil todo mundo se fode em ritimo de festa, se fosse por causa de bosta de novela estava todo mundo bravo, agora a desgraça de imposto aumento e foram criados mais nao vejo ninguem manifestando.

  • Cara,

    Além do “imposto Netflix” ainda acabaram com as isenções municipais. Isso vai prejudicar muita cidade pequena e média do interior que só consegue segurar algumas empresas no seus municípios assim.
    Acabando com a isenção, essas empresas não terão mais motivo para se manter nessas cidades e migraram para cidades maiores (capitais) onde o escoamento dos produtos é mais fácil e curto.

    Tiro nos dois pés!!!

  • Diego Turco

    Cade o mito de vcs? Ah, o PSol votou contra…

  • Na boa, Netflix tem mais é que fechar as portas aí nesse pais de m@#$ e o povo tem é que assistir via “balde de pipoca”… Assim esses fdp’s de Brasilia não arrecadam nem de um lado, nem de outro.

  • Storvs

    A familia Marinho agradece….

  • Tiago

    Eu tenho uma dúvida: não bastaria não registrar o serviço no país? Por exemplo a Apple, que não deu a mínima para moeda local e cobra em dólar, não bastaria a loja dela ser americana? Como eles pretendem resolver isso, bloqueando os backbones?

  • Bruno Alencar

    Pelo que entendi o imposto já existe. O problema é que algumas cidades estavam criando isenções indevidamente criando guerra fiscal.

  • Luis Crampazzo

    tava demorando pra isso acontecer.

  • Pingback: Dossiê Jair Bolsonaro - saiba mais | Folha News()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis