Meio Bit » Arquivo » Hardware » Lumia 535, o primeiro smartphone Microsoft da era pós-Nokia

Lumia 535, o primeiro smartphone Microsoft da era pós-Nokia

Microsoft Mobile apresenta o Lumia 535, smartphone de entrada que é primeiro da linha a não mais contar com a marca Nokia

9 anos atrás

lumia-535

A Microsoft finalmente abandonou de vez a marca Nokia. O primeiro produto da divisão mobile a trazer única e simplesmente o nome da companhia de Satya Nadella foi o carregador DC-21, entretanto era questão de tempo que o primeiro smartphone aparecesse para o grande público. Sabiamente eles souberam ir com calma apresentando o Lumia 535, um dispositivo que apesar de ser de entrada como seus antecessores, dificilmente é um aparelho fraco.

O Lumia 535 não é nem de longe um smartphone poderoso, mas ele é sensivelmente melhor que o Lumia 530. Este foi desenvolvido com a intenção de ser um smartphone pé-de-boi, com uma escala de preço próxima da linha Asha, que foi devidamente assassinada junto com a Series 40 em prol da dedicação total ao Windows Phone. O 535 seguiria o mesmo caminho, com um quê a mais de qualidade. O SoC é o mesmo Snapdragon 400 200, quad-core com clock de 1,2 GHz e GPU Adreno 302, mas a RAM subiu de 512 MB para 1 GB, o espaço de armazenamento dobrou de 4 para 8 GB (expansível via Micro-SD até 128 GB) e a tela sofreu um upgrade, de 4 polegadas e resolução 480 x 854 pixels para uma IPS LCD qHD de 5 polegadas, de 540 x 960 pixels. Isso fez entretanto que a densidade de pixels caísse de 245 para 220 ppi, mas o foco aqui é melhorar a performance sem fazê-lo mudar de faixa de preço.

A Grande novidade é a presença de duas câmeras pela primeira vez em um dispositivo Lumia de entrada. Ambas são de 5 megapixels, mas a principal agora conta com autofoco ao invés de foco fixo, e recebe a adição de um Flash LED. O sensor de luz ambiente, que foi estranhamente removido do 530 está de volta no 535. A aparelho virá em versões Dual-SIM ou de chip único, entretanto é apenas 3G, até para manter o preço baixo. O SO é o Windows 8.1 com o último update Denim e conta com features Microsoft como OneDrive, OneNote, Skype, Office e Cortana.

O Lumia 535 será lançado neste mês principalmente em países emergentes, começando por China, Hong Kong e Bangladesh. O preço sugerido é o equivalente a cerca de US$ 135. Rússia e Oriente Médio o receberão nos próximos meses, portanto ainda não há uma previsão de quando ele chegará ao Brasil.

A gente já sabia que isso iria acontecer muito em breve, mas ainda assim é triste ver o destino que Nokia teve ao se tornar uma subsidiária da Microsoft, ainda que muito da culpa recaia sobre ela mesma. Claro, há a possibilidade da companhia finlandesa voltar ao jogo mas não será a mesma coisa, a expertise e excelência ficaram com a Microsoft. Se a Nokia quer mesmo voltar a ser um nome grande no mercado mobile ela terá que superar a si mesma, que a partir de agora não ostentará mais o seu nome em novos dispositivos mobile.

Fonte: MS.

relacionados


Comentários