Globo e FIFA dão rasteira em paraplégico

globomente5

Essa imagem que você está vendo foi o ápice da Abertura da Copa. Mostrando que não só o Brasil é capaz de organizar eventos de nível mundial, mas também acreditamos e investimos em ciência e tecnologia. Nem de longe é uma solução, mas uma prova de conceito, uma demonstração da pesquisa feita pelo neurocientista Miguel Nicolelis e sua equipe da Duke University.

Eles conseguiram desenvolver sistemas de biofeedback que permitiam a macacos controlar com o cérebro membros robóticos, e recentemente chegaram a recuperar o sentido do tato. A pesquisa apresentada, fruto de uma promessa de quatro anos, foi cumprida: um paraplégico, vestindo um exoesqueleto deu o chute inicial da Copa do Mundo.

Isso, claro, se você acreditar nas palavras de Nicolelis, pois todo mundo que viu a abertura da Copa, cortesia da Tia Mariângeles e a turma de Arte & Artesanato da 5ª Série da Escola Municipal Tancredo Neves, achou que o trabalho de Nicolelis estava mais para Flash do que Homem de Ferro.

Vendido (e comprado) como ponto-alto da abertura da Copa, o Exoesqueleto se resumiu a isto:

Bp86il8IAAEk4j9

Isso mesmo. Tela dividida. Galvão Bueno narrava a IMPORTANTÍSSIMA chegada do ônibus com a Seleção Brasileira enquanto ignorava a demonstração tecnológica de um dos raros brasileiros que não se destaca com os pés ou com a bunda. Não é exagero. Em tela dividida foram TRÊS SEGUNDOS, sem nenhuma menção, para em seguida cortar para o ônibus.

A Ciência foi colocada literalmente para escanteio. A apresentação ficou restrita ao canto do gramado. A justificativa da FIFA? O Exoesqueleto era muito pesado e iria danificar o gramado delicado criado pela vó. Claro, com certeza um exoesqueleto pesa muito mais do que um palco-bola com motores. Pombas, a bunda da Jennifer Lopez pesa mais que o exoesqueleto e não foi proibida de acompanhar a dona pelo gramado.

No Twitter comentaram que a apresentação fez sentido, mostrou a exata atenção que o Brasil dá a Ciência e Tecnologia.

Por isso, meninos e meninas, que nosso programa espacial tem datilógrafos. Quase nada fazemos e quando fazemos, não valorizamos. O piloto de provas do exoesqueleto estava usando um lenço cedido pela família de Santos Dumont, um gesto simbólico unindo invenções e inventores separados por mais de 100 anos. Mas isso não interessa, melhor ver uma bosta de um ônibus.

Isso me faz ver o quanto estamos atrasados. Nas Olimpíadas nos EUA, em 1984, o mundo se deslumbrou ao ver um homem voar.

RocketbeltSociety — The Olympics

30 anos depois não conseguimos ver um homem andar.

Leia também aqui no MB:

 
Leia no Contraditorium:

Relacionados: , , , , , ,

Autor: Carlos Cardoso

Entusiasta de tecnologia, tiete de Sagan e Clarke, micreiro, hobbysta de eletrônica pré-pic, analista de sistemas e contínuo high-tech. Cardoso escreve sobre informática desde antes da Internet, tendo publicado mais de 10 livros cobrindo de PDAs e Flash até Linux. Divide seu tempo entre escrever para o MeioBIt e promover seus últimos best-sellers O Buraco da Beatriz, Calcinhas no Espaço e Do Tempo Em Que A Pipa do Vovô Subia.

Compartilhar
  • Archer

    “No Twitter comentaram que a apresentação fez sentido, mostrou a exata atenção que o Brasil dá a Ciência e Tecnologia.”

    Pois é, nem sei qual a surpresa. Eu não assisti à abertura (e nem estou assistindo ao jogo agora :P), mas pelo twitter vi o povo questionando “o que era aquele cara com o traje mecânico”. Acho que nem a globo sabia direito o que estava acontecendo.

    Uma pena, só isso. Como professor tento fazer a mente dos jovens acordar para o pensamento, as descobertas, o mundo visto de diversas formas. Mas aí chega na copa do mundo, o ‘mega evento’, e a atenção que eles dão é pra quê? A chegada da seleção, um bando de bundão que com sorte não se vendeu como nas últimas copas.

  • Repitam comigo:

    Brasil…

    odeia…

    Ciência.

    • Fausto Biazzi de Sousa

      Nasci…
      no…
      país…
      errado!

      • Um país onde indivíduos como o Luciano Huck são idolatrados por milhões e onde poucos lembram quem é Suzana Herculano. :/

        • James Ocelot

          Suzana Herculano não é aquela neurocientista?

          • Acho que você não entendeu a intenção de meu comentário: ela não é reconhecida fora do nosso mundinho geek/techie/whatever. 😉

            Enquanto isso, um coxinha qualquer tem servido de exemplo para a parcela retardada de nossos jovens.

          • É verdade. MAS, te garanto em isso ocorre em 99% dos países. Pra não dizer 100% (estou otimista hoje).

          • Prefiro acreditar que em alguns países europeus isso não acontece tanto. E tem o Japão também.

          • Isso é só vontade mesmo (que eu também tinha). Europa não é muito melhor do que o BR. Ciência de ponta existe mesmo nos EUA. Europa é o sonho brasileiro, mas, é tão ruim quanto aqui.

          • Tão ruim quanto aqui em termos de ciência de ponta e importância da ciência, que fique claro, não estou comparando outros aspectos (sociais e econômicos).

          • André Ranulfo

            E em Israel.

          • Sim, claro. Os colégios públicos da Suíça são iguais aos do Rio.

          • E era exatamente disso que falávamos né?

          • Você disse que na Europa não tem ciência de ponta e que lá é como aqui.

          • Escola pública tem ciência de ponta?

          • Não, e o Brasil não tem nenhuma nem outra: nem escola pública que preste nem pesquisa de ponta. Temos universidades com cursos de homeopatia, ufologia, cromoterapia, aromaterapia, tarô, astrologia e outras pseudociências.

          • Então … o que tem a ver com o que eu disse?

          • Alessandro Galvão

            Só lembrando que o CERN fica na Suíça e não no Kentucky.

          • Bruno Rocha

            Só lembrando que antes do CERN tinha o TEVATRON, EUA.

          • Alessandro Galvão

            Só lembrando que o ponto aqui não é quem veio antes ou depois, mas se havia ou não pesquisa de ponta na Europa. O CERN é uma das provas que há.

          • Alvaro Carneiro

            Paulo, você já saiu do Brasil algum dia? Ou é aquele pássaro que nasceu na gaiola e acha que a gaiola é o paraíso?

          • Bruno Rocha

            Não é não.

          • Japão? Tem certeza? ht tp:// ww w. sankakucomplex. com/ 2014/05/24/akb48-sales-higher-than-ever-heres-why/

          • Esse mundo tá cada vez pior, puxa vida. :/

          • Maycon Cruz

            Cada país tem os HUES que merecem. Idiocracy FTW!

          • Toga

            Sankaku, sabia que cê tinha cara de Otaku.
            Mas veja só, ao invés de serem milhares a darem audiência, é um só. Por isso que questionam o real sucesso desses grupos.

          • Bruno Rocha

            A diferença é que no Japão não se despreza mentes criativas e pessoas importantes de sua história. Essa é a diferença entre o Brasil e o resto do mundo. Querendo ou não, a idolatria da mediocridade no Brasil assusta qualquer estrangeiro. O que noutro país seria uma exceção, um ponto fora da curva, aqui é regra geral.
            Quem liga pra Joaquim Nabuco?
            O Brasileiro que quer crescer tem que sair desse hospício.

          • Maycon Cruz

            Você já ouviu falar nas Idols, né?

          • Não sou tão otaku assim. 😉

          • Bruno Rocha

            American Idols Europa Idols >>> [abismo] >>> Idolos Brasil

          • Edmilson_Junior

            99% dos países eu não acredito mas 99% da população eu posso acreditar. Afinal só precisamos de um chefe para 99 operários ou mais 😉

          • Bruno Rocha

            Completamente errado. Em qualquer país do mundo intelectuais são idolatrados. O Brasil é o único país do mundo que endeusa esportistas e artistas medíocres acima de qualquer coisa.

          • Bruno Rocha

            Patrícia

            Quantos aninhos você tem, Patrícia?

            “Quantos paises do mundo vc ja morou mane?”

            Ah, vamos ver. Já fui pra Miami, Lisboa e Berlin.

            “vou te provar que vc esta errado, na Inglaterra jogadores de futebol sao idolos e ganham milhoes, na India jogadores de Criquet sao Deus, Na Africa do Sul jogadores de Rugby ganham muito mais que qualquer.”

            E daí? Você leu o que eu escrevi? Aqui a mediocridade tem status de deus.

            Na Inglaterra qualquer torcedor do Liverpool conhece (de verdade) Sir Isaac Newton e todos os principais escritores e filósofos ingleses remontando a tempos antigos.

            Na Índia as pessoas sabem que seu país está se tornando um polo tecnológico mundial e também valorizam seu passado e suas grandes mentes.

            Vou te explicar uma coisa, pirralha. Em qualquer lugar do mundo qualquer celebridade ganha mais que todo mundo. Mas só aqui no Brasil é onde as pessoas admiram apenas eles E MAIS NADA. Conhece Joaquim Nabuco? Tibiriçá?

            “O USA e jogadores de Basqueteball?”

            Nos EUA qualquer mendigo conhece os Founding Fathers. Conhece as histórias de suas guerras e o preço que pagaram por acabarem com o colonialismo, ser o primeiro país do mundo a abolir a escravidão e a primeira democracia do mundo.

            “vou parar por aqui mas a lista he grande, sai desse seu mundinho!!! Intelectuais sao idolatrados no resto do mundo hahahahahah faca me rir!!!”

            Como você vive nessa terra de macaco, não é de se espantar que pense como a maioria dos macacos.

          • Bruno Rocha

            Samba, bunda, futebol e carnaval. Isso é Brasil.

        • Marcell Chaveiro Silva

          na verdade eu também não sei. rs

          A mídia brasileira odeia educação e informação. Só curti alienação e propaganda!

        • Guest

          Lusiano eu vim aqui ti pedi uma ajuda?

    • Pois é. Dezenas de dançarinos, jogadores, cantores, um palco com servo-motores e é um exoesqueleto que vai danificar o gramado. E para completar um certo artista que afirma ter o QI elevado chamou o projeto de “troço inútil que custou R$ 33 milhões”.

      • Luiz Rodrigo Martins Barbosa

        Esse troço inútil custou tudo isso?!?! Deveriam gastar 18 vezes mais e construir algo mais útil, tipo um estádio de futebol em Manaus.

      • Luandersonn Airton

        Só por curiosidade, quem é o dito cujo de QI elevado?

        • Luis

          Roger

          • Luandersonn Airton

            Obrigado.
            Mas qual o sobrenome? Eu não conheço o tal famoso…

          • Well Dias

            Roger, do Ultraje A Rigor. Banda que fez sucesso nos anos 80, e hoje faz palco ao lado de Danilo Gentile, no programa Agora é tarde. (acho que agora ajuda).

          • Luandersonn Airton

            Tentei não parecer preguiçoso e nem ser chato no meu comentário, mas parece que não deu muito certo =/

            Mas obrigado também. Ajudou.

          • Well Dias

            E eu tentei não ser prepotente, foi só zelo meu. Relaxa.

          • DrunkCharmander

            Não é possível que ele falou isso de um projeto como esse, não gosto dele, mas isso já está ficando ridículo…

          • Guest

            Sim, o Roxmo fez isso.

          • Marcelo Eiras

            Ele disse alguma mentira ? A comunidade cientifica está dizendo a mesma coisa.

            Me diga algo no projeto do Nicolelis que seja novidade ou melhor do que já existe.

            Muito pelo contrário, o que ele mostrou foi um “roda quadrada”

            Isso é especialmente cruel com os paraplégicos que acreditaram nas promessas deste cara…

      • Luis

        Vai ver a FIFA pensou que era isso

      • Maycon Cruz

        Por que sempre que quando eu acho que o limite da infâmia já foi atingido, vem algum infeliz e consegue me deixar mais desgraçado da minha cabeça? Why? WHYYYYYYYYYYY??? [se descabela]

      • Marcelo Eiras

        Estranhamente a comunidade cientifica internacional está dizendo a mesma coisa. O pessoal não consegue diferenciar um cientista brilhante de um marqueteiro e querem dar lição de moral.

        Parem, pesquisem, procurem saber da fama do Nicolelis, pesquisem projetos semelhantes antes de, por puro preconceito, julgar um cara só porque é músico. Um musico de 175 de qi diga-se de passagem.

        Uma paraplégica correu uma maratona com um exoesqueleto.

        Pessoas normais conseguem com um pequeno treino controlar uma cadeira de rodas com um interpretador de ondas cerebrais não intrusivo, isso a anos atrás.

        Não existe NADA de novo ou relevante na pesquisa do Nicolelis.

        Nicolelis prometeu uma ferrai que voava e entregou um fiat 147 a álcool.

        Mark Tuszynski, neurocientista e diretor do Center for Neural Repair da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD):

        “A demonstração é positiva, pois chama a atenção para os paraplégicos. No entanto, é um show para abertura da Copa, sem mostrar grandes avanços científicos. Em 2012, uma paraplégica correu uma maratona com um exoesqueleto e essa não é uma tecnologia nova. Além disso, a estrutura é muito pesada, de 70 quilos e, se houver uma queda, isso pode levar a graves lesões”

    • cmr

      Escola
      Cosme
      Rimoli
      de escrita
      e interpretação
      de texto.

    • Alexandre Abreu

      O BRASIL NÃO!!!!!!!!!! Está parecendo que é a mídia…

      • Brasil, sim. Coloque um cnal passando BBB e outro passando documentário da National Geographic (documentário de verdade e não aquela bosta de programa de loja de penhor) e vejamos qual dá mais audiência. Por que mesmo que History colocou aquelas tranqueiras de alienígenas do passado? Pq é o que a população tosca quer ver.

        • Alexandre Abreu

          Ah, tá… E QUEM você acha que influenciou a cultura do povo que hoje está aí? Cresci escutando desde Chico Buarque, Gal Costa, Morais Moreira até Mozart e Wagner, passando por Led Zeppelin. Hoje empurram verdadeiros lixos e as pessoas aceitam como se isso fosse “muderno”.

          • “Ah, tá… E QUEM você acha que influenciou a cultura do povo que hoje está aí?”

            Ninguém.

            “Cresci escutando desde Chico Buarque, Gal Costa, Morais Moreira até Mozart e Wagner, passando por Led Zeppelin”.

            Seus pais ouviam isso também quando jovens?

            “Hoje empurram verdadeiros lixos e as pessoas aceitam como se isso fosse “muderno””

            Ainda existem CD de Mozart pra vender. Compra quem quer. Globo não passa show da Furacão 2000. Logo, ninguém escuta funk.

          • Quando estava na universidade ainda, graduando em rádio e televisão, fizemos um experimento com a nossa rádio online:

            Em um dia colocamos só as ditas musicas da “alta cultura”, como você diz aí.

            Outro dia colocamos sertanejo, pagode, e afins.

            Aí eu te pergunto: qual você acha que teve mais audiência? E se nós dependêssemos da audiência para vender espaço, repetiríamos qual programação?

            E com isso, é a mídia que faz ENGOLIR algo, ou é umas ESCOLHA das pessoas, que a mídia acaba por optar porque É O QUE FAZ ELA SUBSISTIR?

          • Douglas Barros

            Então meu, amigo… A midia querendo ou não faz a propaganda desses Artistas, Não sei dizer com isso começou mas sim, ela age em grande fazendo as pessoas engolir isso. Mas ninguém é obrigado também… grande parte da culpa é de quem realmente engole e não cospe para fora…

          • Eles divulgam; se as pessoas engolem e continuam engolindo a culpa não é — exatamente — deles. É da cultura (e da educação) como um todo.

            Emissoras não conseguem mudar a educação de um povo, o buraco é mais embaixo. Isso engloba até mesmo o fato de o Brasil não dar atenção nenhuma para ciência e para conteúdos edificantes como um todo (não só na tv).

            E se a emissora X coloca programação cultural (ainda mais se for 100% do tempo) só ajuda a reduzir a audiência, principalmente porque é aí mesmo que a emissora Y vai cair com tudo pra ganhar a audiência.

            E VAI ganhar a audiência. Conteúdo interessante para eu (ou você) não necessariamente é para o resto. É para isso que emissoras fazem pesquisa, e colocam o que a maior parte quer assistir. Temos o que merecemos ter na tv.

        • Douglas Barros

          Então de acordo com o seu comentário continua sendo a midia, e a midia não me representa.

    • Luis

      Que isso cara o Roger do Ultraje atual bandinha do Danilo Gentili conhece tudo de robótica:

      Roger para Nicolelis: “Estimulei o pensamento e diverti milhões no meu
      país. Não gastei milhões num robô com tecnologia arcaica Veremos”

      • Aquilo me deu câncer.

      • Marcell Chaveiro Silva

        Perdoe a ignorância, mas não sei como interpretar a frase acima corretamente ^^

      • OverlordBR

        “Eu tinha uma galinha que se chamava Mariluuuuuuuu”

        QI elevado dá nisto.

        • DrunkCharmander

          Dizem aos quatro cantos que ele tem QI acima da média, gostaria de saber exatamente quanto, pois muita gente tem QI acima da média, as vezes nem é tão surpreendente assim.

          • Carlos Ferreira

            QI é apenas uma medida pra raciocínio lógico. O Roger pode até ter um QI alto,e continuar sem conhecimento ou sabedoria alguma. Talvez ele resolva rápido alguns puzzles, mas isso não o impede de ser ignorante e preconceituoso, ou mesmo de ficar fazendo comentários baseados em achismos e na opnião mal formada dele.

          • Marcelo Eiras

            Na verdade ele tem um QI de 172, mensurado pela Mensa que é a mais antiga e mais famosa sociedade que reúne pessoas com altos quocientes de inteligência do mundo. A organização destina-se à associação entre pessoas com QIs nos 2% do topo de qualquer teste de inteligência padrão aprovado.

          • Bruno Rocha

            A inteligência da maioria das pessoas é focada nos assuntos que lhe interessa. Como o negócio dele é música, ele sabe tudo de música. Como nosso negócio é nerdice e eletrônicas, nossa inteligência é focada nisso. Então sempre que fazemos uma crítica a uma área que não conhecemos estamos sujeitos a cagar pela boca.
            Todo mundo é assim.

          • Marcelo Eiras

            Não é bem assim, o Roger também conhece e é interessado nessas áreas tecnológicas, nerdices e inovação e por isso deu esse arranca rabo com o Nicolelis. Não existe mensa que só entende de uma coisa, estamos falando de pessoas que tem um QI só encontrado em menos de 2% da humanidade. Roger tanto sabe, que já percebeu a jogada do Nicolelis, viu que ele “re-inventou a roda” e está querendo vender como uma grande descoberta.

            As pessoas estão menosprezando um mensa só porque ele é músico e superestimando o Nicolelis por puro ufanismo.

            Se as pessoas deixarem o ufanismo de lado verão com clareza que o Nicolelis como cientista é um ótimo marqueteiro, pois ele prometeu muito, uma revolução, e mostrou absolutamente nada de novo, tudo que ele mostrou já existe melhor e a bem mais tempo. Recomendo dar uma olhada no primeiro capítulo do excelente documentário Brave New World com Stephen Hawking e também ver os projetos de exoesqueleto de empresas como a Boston Dynamics (recentemente adquirida pela Google).

            Em suma não existe nada de novo ou de melhor do que já existe no projeto do Nicolelis, foi apenas marketing pessoal misturado com ufanismo, mas como como bem definiu Mark Tuszynski, neurocientista americano e diretor do Center for Neural Repair da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD):

            “A demonstração é positiva, pois chama a atenção para os paraplégicos. No entanto, é um show para abertura da Copa, sem mostrar grandes avanços científicos. Em 2012, uma paraplégica correu uma maratona com um exoesqueleto e essa não é uma tecnologia nova. Além disso, a estrutura é muito pesada, de 70 quilos e, se houver uma queda, isso pode levar a graves lesões”

          • DrunkCharmander

            Tem uma resposta minha acima que rebate sua argumentação, não vou repeti-la aqui, mas se tiver interesse, pode lhe esclarecer alguns pontos.

          • DrunkCharmander

            Eu achei aqui pelas referências que passou, mas isso me deixou muito transtornado, sempre acreditei que QI elevado se manifestasse em altruísmo, empatia, desprendimento e alguma dose de sabedoria. Ou ele é um ponto fora da curva, ou pior, a amostra de personagens com estudos dos quais me alimento e me inspiram não representam a realidade.

          • Marcelo Eiras

            Ma verdade qi é inteligência, raciocínio lógico e matemático.

            E que vamos combinar, o Nicolelis é um tremendo marqueteiro e não apresentou absolutamente nada demais, muito pelo contrário. Basta ver a opinião da comunidade científica. Não existe nada de novo ou relevante na pesquisa ou na demonstração do Nicolelis, existe muito é marketing pessoal misturado com ufanismo e só.

          • DrunkCharmander

            Bom, nisso discordamos de maneira inconciliável, para mim é uma pesquisa fantástica e inédita, não concordo em nada com a associação que fez dela com outros projetos pelo mundo, a do Nicolelis é claramente mais ousada, usa meios promissores de recepção de sinais e de feedback tátil, e o garoto não precisa levantar e sair correndo para provar isso, isso é uma mentalidade comum do assunto.

            Para quem entendeu tecnicamente os objetivos e metas do projeto, bastou sim levantar a perna e chutar a bola para provar o conceito. Para alguém sem conhecimento no assunto, como é o grande público, isso pode ter parecido um fiasco ou nada, não os culpo, ninguém precisa entender de tudo, e é uma intercessão de áreas de difícil acesso.

            Mas essa incapacidade do Rogério de colocar de lado sua reprovação a orientação política do Nicolelis, e misturar isso ao seu caráter ou pior cientificamente falando, a sua pesquisa, é para mim uma clara demostração de falta de inteligência, sinto muito mas isso não é lógico, é um impulso emocional se sobrepondo ao raciocínio lógico, e forte.

            Eu não tenho problemas em admirar, respeitar e dar prosseguimento com diligência e ética ao trabalho de pessoas com orientações políticas, religiosas ou de gênero radicalmente diversas da minha, desde que sejam pesquisas que não violem os direitos humanos ou a lei local, o contrário disso para mim é um absurdo. E eu sei o que eu sou, não há meio de provar o contrário, pois faz parte de mim, nasceu comigo, por isso sei o que esse rapaz que você tanto admira por ter entrado na tal Mensa não é. Ou ele não é inteligente como o teste apontou ou ele está deixando sua emoção se sobrepor a seu raciocínio, o que seria pior, na minha opinião.

            Sobre o cientista que criticou a roupa de 70Kg, essa observação “70Kg” é claramente um reducionismo difícil de tirar de um cientista livre de conceitos predefinidos sobre este projeto, e é de venda muito fácil para o grande público, e para meios midiáticos, como uma semelhante que vi do seu amigo Rogério “só funciona com tábua em baixo?”.

            O meio científico dificilmente têm bons interlocutores na mídia, pois não se empacota uma pesquisa nos níveis necessários para a mesma. Esse tipo de crítica vende jornal, gera bons cliques, mas não se aplica a atual fase desse projeto, e infelizmente existe muita vaidade e luta de egos no meio científico.

            E vou dizer uma coisa: Dependendo da maturidade do projeto dele dentro de 1,5 ano, vou procurar saber se ele se interessaria em permitir que eu utilizasse dados da coleta de sinais dele em uma parte do meu projeto de engenharia para a faculdade.

          • Marcelo Eiras

            Em qual realidade paralela que o Nicolelis mostrou é melhor que isto ?

            watch?v=8yjV-fdRgyQ&t=13m15s
            watch?v=RHmH7a8v3Dc&
            watch?v=LXQMQ_1mhkU

            Quer dizer quem não acha o Nicolelis um gênio e sua pesquisa revolucionária e inédita ou é um ignorante no assunto ou então um cientista invejoso?! Simples assim ?

            A fama do Nicolelis na comunidade cientifica é de um marqueteiro egocêntrico, e esse está longe de ser um dos piores adjetivos usados…. Será que tem tantos invejosos assim?

            Procure no google no site do estadao por “instituto-de-nicolelis-enfrenta-apagao-cientifico” e “Daqui não sai mais um ovo” e para no minimo ficar com um pé atrás.

          • DrunkCharmander

            Não lhe chamei de ignorante em nenhum momento, não é necessário ter admiração por ele, mas é sensato ter respeito pelo seu trabalho e pelo que representa, assim como ao de Berkley, que me mandou.

            Não assisti ao 2º e 3º videos seus, é domingo e tenho alguns afazeres, mas vi o 1º e vou comentá-lo em respeito ao seu tempo dedicado a pesquisar esse assunto.

            Primeira coisa a se notar, é que o vídeo de 2010 foi publicado 2 meses atrás, segundo que é uma reportagem da grande mídia, sem deméritos, mas não podemos esperar profundidade.

            Vamos passar agora ao trabalho deles em si, que é muito bom, diga-se de passagem, vou demonstrar para você, que mesmo sem ter profundidade no assunto (não estou lhe ofendendo) vai notar também que se tratam de pesquisas bem diferentes e com gatilhos distintos, já me explico.

            Note que a pesquisa tem 2 momentos: Emprego militar de aumento de força e resistência através de biônicos e recuperação de deficientes. Toda a dedução a seguir é minha, a partir do seu vídeo, peço que a enxergue sem passionalidade, pois a estou fazendo de bom grado, com base no meu próprio conhecimento, sem consulta externa, mas é sólida. Sugiro que reveja o vídeo na medida que lhe aponto os trechos dele.

            1º momento, emprego militar (estou deduzindo isso, mas é irrelevante para nossa conversa): Quando vemos um soldado correndo com o equipamento, e ouvimos que o traje utiliza inteligência artificial, o que vemos acontecer é a IA do traje “compreender” a biomecânica do soldado e permitir a ele continuar no movimento, provavelmente dando a ele aumento de força e resistência, o traje o “ajuda” a correr, diminuindo seu desgaste e necessidade de emprego de força. Por este trecho, vemos que o equipamento é estimulado pelo movimento do próprio soldado, vou fazer um paralelo simplista: Homem de ferro, se ele te bater, a força será superior a de um homem normal, pois quem está batendo é o traje, que tem sua própria força, mas foi estimulado pelo movimento de soco do Tony Stark dentro dele.

            2º momento, emprego civil: Eles com este protótipo usado no soldado em mãos imaginaram adaptá-lo para utilizá-lo em alguém incapacitado de usar as pernas, mas como, se o traje visivelmente para correr está lendo o “corpo” do soldado, e no caso o deficiente não tem movimento nas pernas?

            Eu pelo vídeo descobri como fizeram isso. Veja bem como ela se levanta, ela se inclina para frente, este é o gatilho para o traje se colocar de pé, que como dito na entrevista, têm equilíbrio próprio, e como ela anda? Veja bem as muletas dela, não são simples muletas, elas têm conexões a IA que controla o traje, apoiar a muleta a frente muito provavelmente (pelo vídeo é possível notar isso) o que dispara o movimento da perna mecânica oposta, e assim sucessivamente. O gatilho para parar pode ser alinhá-las, como no momento em que ela está a frente do repórter.

            Agora podemos traçar um paralelo claro com a pesquisa do Nicolelis, veja bem, não estou desmerecendo a pesquisa de Berkley, é muito boa também, mas a de Nicolelis é mais ousada: O traje do Nicolelis lê determinados estímulos cerebrais do usuário através de uma “touca” com sensores não intrusivos, e os usa como gatilho para o movimento, não é um estímulo motor do usuário, é leitura cerebral. Muitos cientistas atacaram o experimento por acreditar que na apresentação da abertura, o traje seria controlado por controle remoto, o que seria muito mais simples de se fazer e difícil, se não impossível de provar num ambiente não laboratorial. Ele obviamente fez isso na abertura provavelmente para ter mais suporte a sua pesquisa e ao meio científico em geral, podem chamá-lo de midiático? Sim, mas se funcionar para levantar fundos, ou inspirar mais pesquisas no Brasil, eu acho absolutamente válido.

            Para tentar ser simplista novamente, o traje do Nicolelis lê a intenção na mente do usuário e executa o movimento. É mais ousado que ler seu corpo ou receber comandos prontos remotamente, e de uso muito mais abrangente, o traje de Berkley por essa reportagem vai necessitar de outro impulso motor, que seja um movimento da mão, ou dos braços, como mostrado. O do Nicolelis, num futuro próximo, precisaria que a pessoa simplesmente quisesse se levantar. Percebe?

            É claramente um caminho longo a percorrer, somente de ler as sinapses relativas a andar num indivíduo saudável, já seria um trabalho muito grande. Mas o fato de ter conseguido fazer o traje executar aquele chute, movimento esse disparado pela vontade do rapaz de chutar a bola, já prova que o objetivo dele é sim possível.

            Duas observações importantes:

            Se mostrar esse vídeo para um monte de gente, a maioria vai realmente acreditar que essa pesquisa de Berkley é “melhor” que a do Nicolelis, o que é um erro, mas um erro justificável pelo desconhecimento.

            Estou vendo nas redes sociais o debate em torno do Nicolelis ser sequestrado por personalidades da imprensa que desaprovam a orientação política dele, e tentam atacar sua pesquisa, com pouco ou nenhum conhecimento do assunto. Isso é prejudicial a ciência, atualmente, tudo no Brasil está sendo levado para o campo partidário. Se o presidente governo X que financiou, está errado, se fosse o Y, estaria certo. Isso é prejudicial para o país e para a ciência.

          • lordtux

            E pior, claro que o exoesqueleto ter 70kg não é nenhum problema, é uma demonstração, prototipo, ninguém vai sair andando com isso por ai.

          • Raphael Eduardo

            Pois é. Esse povo está esperando por magia, não ciência.

      • Guest

        O Nicolelis já deu umas patadas no Roger lá no tuíter.

        • Guest

          Depois de ler isso, eu só consegui achar graça do Roger e pensar: Que ridículo! hahahah

      • Roger (do Ultraje a Rigor) x Nicolelis (da Duke, INN e USP)
        — por comparação do primeiro em relação ao segundo;

        Eis aí um ‘duelo’ totalmente unilateral que eu achava menos provável de acontecer nessa vida do que eu parindo trigêmeos pelo sovaco…

    • Luis

      Ta rolando uma polemica sobre esse exoesqueleto, parece que o Nicolelis
      prometeu uma Ferrari e entregou um fusca, até mesmo o link do G1 no texto do Cardoso aponta pra um negocio BEM diferente daquilo mostrado nos parcos 3 segundos.

      “Graças a um exoesqueleto controlado diretamente pelo cérebro, ele poderá levantar de uma cadeira de rodas, caminhar alguns passos e dar um simbólico “chute inaugural” do campeonato.”

      “Provavelmente Nicolelis atingiu algum avanço no desenvolvimento do
      exoesqueleto, mas não está claro o quanto isso significa diante da meta
      de fazer uma pessoa paralisada “andar de novo”. Chutar uma bola a 15 cm de distância equilibrado por duas pessoas é uma tarefa relativamente
      simples comparada à promessa inicial de caminhada independente e chute controlado.”

      Merece um post mais completo sobre isso.

      • Marcell Chaveiro Silva

        estou um pouco por fora, mas até onde eu sei, o avanço foi na integração cérebro e maquina, a inovação veio na forma como a maquina foi controlada, realmente a carcaça é de fusca =/

      • DrunkCharmander

        Então, acho que isso foi mais uma vez a prática comum do jornalismo de saber de tudo sobre tudo, se um avião cai, o jornalista visita a Wikipédia (às vezes nem isso) e faz um artigo sobre a queda como se fosse engenheiro aeroespacial, se cai um prédio, ele vira engenheiro civil, se entrevista algum para a matéria, pinça os trechos que mais vendem, sem se importar com o que de fato foi dito, e ai de quem contrariar seus “fatos”.

        Dito isso, acredito que o que aconteceu foi desinformação sobre o que o projeto se propôs a fazer, se pensarmos que aquele garoto tem uma lesão irrecuperável na medula (li em algum lugar alguém dizer que as casas de recuperação já fazem pessoas voltar a andar, o que neste caso não é verdade), e que ele moveu aquela perna robótica mentalmente, realmente vimos (ou não vimos, graças a FIFA e seu precioso gramado) uma tecnologia absolutamente revolucionária sim, implantar membros robóticos em deficientes ficou mais próximo desde ontem.

        Meu medo com relação a esta excelente pesquisa é que ela tem óbvio e abrangente uso militar. Estamos caminhando para o emprego cada vez maior de autônomos nas forças armadas mais avançadas do mundo. E não estou dizendo que esta equipe seguiria este caminho, só estou lembrando que aquela japonesa que alguns meses atrás conseguiu reverter a idade de tecido celular animal, sumiu depois da coletiva e até agora não apareceu.

        • Carlos Magno GA

          “Meu medo com relação a esta excelente pesquisa é que ela tem óbvio e abrangente uso militar. Estamos caminhando para o emprego cada vez maior de autônomos nas forças armadas mais avançadas do mundo.”

          A pesquisa vai no sentido totalmente contrário. Fazer um robô chutar é mole. Agora, fazer um robô obedecer ao comando do encéfalo do paralítico para chutar, é uma coisa completamente diferente.

          A pesquisa tradicional de robôs está caminhando para algo próximo aos drones do novo filme do Robocop. Essa pesquisa está caminhando para soldados que vemos no videogame e no filme “Substitutos” (eles inclusive usam um vídeo do Nicolelis na abertura da película).

      • G1 não é referência de nada.

        “Merece um post mais completo sobre isso.”

        Providenciarei.

      • Franklin Weise

        Pensando como engenheiro mas também como vendedor, acho que não foi uma boa estratégia. Produtos beta são sensacionais para aperfeiçoar tecnologias, mas quando divulgados para uma grande audiência leiga, podem levar (como realmente aconteceu) a um descrédito no projeto.

        • Luis

          Pelo que eu me lembro a “promessa” era justamente levantar, dar uns dois passos e chutar a bola, aquilo que foi mostrado ontem é relativamente fácil.

          Vai que a FIFA não viu aquilo e disse” 30 seg. ta bom demais”

      • A crítica é geral. A comunidade o acusa de fraude porque ele não apresentou paper nenhum. Até o Reinaldo Azevedo, que todo mundo odeia o questionou sobre os artigos. A resposta: “get a life”.

        • Luis

          Então parece que o problema é esse, falta de transparência.

        • Reinaldo Azevedo é QUEM? Tem Lattes?

        • Guest

          Ele não apresentou papers DESTE projeto não é? Não é como se ele fosse um desconhecido na área. O projeto ainda está em desenvolvimento, não era cedo para publicar?
          O Francis Collins esteve lá no laboratório dele final do mesmo passado e confirmou tudo, ele, a pessoa responsável pelo dinheiro investido. É mais fácil acreditar nele do que em pessoas que é de conhecimento público que são desafetos do Nicolelis, não tem publicação ou material na área e pior, suga para fora parte da nossa verba de pesquisa.

          • Quem critica Nicolelis? Músicos decadentes, jornalista do G1 e o Reinaldo Azevedo. Chamar um engenheiro da COPPE para comentar, ninguém chama. Mas ciência é uma merda mesmo. Vamos tomar chá de agrião com boldo que melhora.

        • DrunkCharmander

          A comunidade científica infelizmente não é tão amigável e aberta com relação a sucesso alheio…

      • Adriano

        Um blog fez um post interessante com a análise citando justamente isso.
        Posso linkar aqui? Ou pelo menos falar o nome?
        Desculpem me por perguntar, sou um comentarista casual e não estou muito certo das regras.

      • Por isso que se chama *pesquisa*, nada é garantido, ninguém sabe aonde vai dar. A mecânica de carros é bem conhecida, com o investimento adequado você sabe muito bem se vai fazer um Fusca ou uma Ferrari.

        Pra manter a analogia, seria como ele estar pesquisando como fazer um motor a gasolina sendo que até então só existiam motores a vapor, e ainda criar um carro que use esse motor!

      • Guest

        É que o “projeto” não é uma coisa só. A parte do Nicolelis mesmo é de capturar e interpretar os sinais do cérebro e enviar para o esqueleto, e esse esqueleto não é feito apenas por ele, é outro projeto, com outro líder, afinal, o Nicolelis é neurocientista, não engenheiro robótico.

        Esqueletos e próteses melhores tem aos montes por aí, muito melhores. Certamente que os avanços do Nicolelis, que incluem sensação tátil, serão combinados com peças mecânicas melhores. Mas cada um fez sua parte ali.

        A Fifa não quis deixar dar o chute de abertura de fato, deixou para ele apenas 30 segundos para encaixar dentro da abertura. O problema foi esse, e claro, a má vontade da Fifa e das emissoras de mostrar, meio que se esforçaram para esconder o que não seria surpresa. O projeto sofreu vários ataques.

    • Marcell Chaveiro Silva

      A mídia brasileira odeia educação e informação. Só curti alienação e propaganda!

    • Thomaz Eurich

      O Brasil não odeia mais a ciência. A existência de brasileiros como Nicolelis é a prova disso
      Quem odeia a ciência é nossa mídia formada por antigos barões da ditadura.

      • OverlordBR

        “antigos barões da ditadura.”

        Como se os “novos barões da ditadura” adorassem Ciência, não é?

      • “O Brasil não odeia mais a ciência. A existência de brasileiros como Nicolelis é a prova disso”

        Por isso ele trabalha no Brasil, onde não há cortes nas verbas e não se subsidia “pesquisas” com UFOs, Astrologia, Cromoterapia e a Valesca Popozuda, né?

        “Quem odeia a ciência é nossa mídia formada por antigos barões da ditadura”

        Época em que os colégios eram referência e o ensino público de extrema qualidade. Agora, volta pra 1918, volta.

        • Ei, não fala mal da Valesca Popozuda que agora ela foi promovida a “filósofa contemporânea”.

          E quanto aos ETs, é inegável a contribuição deles para o nosso planeta: inventaram o velcro, microchip e o teflon (embora nas últimas décadas têm se dedicado a abduzir vacas e fazer experimentos com sondas retais em humanos)…

          • the fool on the hill

            Eles também tem nos incentivado a investir no intelecto.

        • Thomaz Eurich

          Só se for colégio particular, meu caro. o ensino publico era uma bosta. tenho ate livros didaticos da epoca que provam isso. ja fui professor e, por pior que as coisas estejam, estão muito melhores que na ditadura, quando o ensino de lógica e de filosofia foi banido das escolas e as universidades foram sucateadas por completo em prol do ensino tecnico.
          procura no google mesmo por ‘acordo mec-usaid’, e, se preferir, procure sobre a opinião do proprio nicolelis sobre a ditadura.
          abçs

          • “Só se for colégio particular, meu caro. o ensino publico era uma bosta. tenho ate livros didaticos da epoca que provam isso. ja fui professor ”

            Você foi professor na década de 1960?

            ” estão muito melhores que na ditadura, quando o ensino de lógica e de filosofia foi banido”

            Por isso estamos no topo dos indicadores educacionais (só basta virar de cabeça pra baixo). E sim, filosofia é inútil.

            “universidades foram sucateadas por completo em prol do ensino tecnico”

            Hoje temos curso de aromoterapia, ufologia, homeopatia. BRASIL-IL-IL!

            “se preferir, procure sobre a opinião do proprio nicolelis sobre a ditadura.”

            Eu sei a opinião dele sobre o Brasil atual, bastando ver ONDE ele trabalha.

            PS. Filosofia continua sendo uma merda.

          • Marcelo Eklim

            “Só se for colégio particular, meu caro. o ensino publico era uma
            bosta. tenho ate livros didaticos da epoca que provam isso. ja fui
            professor ”

            “”Você foi professor na década de 1960?””

            Vc provavelmente tb não.
            Não é preciso ter sido testemunha ocular dos fatos pra sabermos quando eles foram uma “merda” cara, vc foi professor na ditadura ?

            ” estão muito melhores que na ditadura, quando o ensino de lógica e de filosofia foi banido”

            “”Por isso estamos no topo dos indicadores educacionais (só basta virar de cabeça pra baixo). E sim, filosofia é inútil.””

            Não estamos no topo dos indicadores educacionais por causa de boa parte dos governantes e uma parcela da população que temos serem de pessoas com o sua capacidade que se omitiram ou apoiaram uma ditadura que além de assassina atrasou o desenvolvimento do país por mais de 4 décadas e deixou resquícios péssimos na nossa sociedade como a tortura nos meios de repressão, desequilíbrio nas forças politicas do país, concentração de renda e formaram uma legião de imbecis como vc que nem ao menos entende que a filosofia é a base de todo o conhecimento.

            “universidades foram sucateadas por completo em prol do ensino tecnico”

            “”Hoje temos curso de aromoterapia, ufologia, homeopatia. BRASIL-IL-IL!””

            Antes de “falar” m.., dá uma lida pela internet e colhe o mínimo de informações senão fica parecendo que vc atua como palhaço tb fora do seu trabalho habitual, sobre ciência e tecnologia no brasil temos na wikipedia

            “A ciência e a tecnologia do Brasil conseguiram nas últimas décadas uma posição significativa no cenário internacional.

            O Brasil tem o mais avançado programa espacial da América Latina, …”, sei q sua leitura não deve ser das melhores mas continua vendo lá blz.

            “se preferir, procure sobre a opinião do proprio nicolelis sobre a ditadura.”

            “”Eu sei a opinião dele sobre o Brasil atual, bastando ver ONDE ele trabalha.””,

            Parte do projeto walking again é feito em conjunto com
            Instituto Internacional de Neurociências de Natal, mas vc tá longe de entender como a ciência é feita, caso perdido!

            “”PS. Filosofia continua sendo uma merda.””
            Apenas pra filosofar, a filosofia continua sendo uma merda, ou pessoas nitidamente com muita dela na cabeça faz ela parecer assim ?

          • DrunkCharmander

            Só para deixar registrado (novamente), dentro de poucos dias inicio numa área da engenharia e considero desrespeitar qualquer área de conhecimento (seja nesse caso filosofia, sociologia) uma ofensa, e um demérito a quem a profere. Se alguém perto de mim desmerecer a habilidade de um índio em construir seu próprio arco, ou fazer sua tinta, perde meu respeito instantaneamente.

        • Marcelo Eklim

          Tá de onda em defender educação na ditadura, qualquer idiota sabe q em ditaduras nada é confiável, principalmente as estatísticas, não, qualquer idiota não !

          • Eu não defendi a ditadura, meu caro analfabeto funcional. Disse que a escola pública era de qualidade. Isso é FATO. A chegada da Democracia não melhorou, só vem piorando. Culpa dos milicos psicopatas ou do povinho vagabundo que não aprendeu a votar ainda?

          • Thomaz Eurich

            “A chegada da Democracia não melhorou, só vem piorando”.

            eu não consigo acreditar que alguem possa estar TAÕ DISTANTE dos fatos, das estatísticas, e da história desse país quanto vc. não vou mais discutir. pro seu caso o melhor que uma pessoa civilizada (que preza pela democracia e condena, SIM, a tortura, a bárbarie e o descaso de soldados juramentados que traíram o próprio país) é sair fora.

          • Bruno Rocha

            Meu chapa, a educação do Brasil desde os anos 80 até hoje vem decaindo a patamares absurdos. Não importa as estatísticas encomendadas pelo governo. Nos testes internacionais de 2012 nós tiramos o penúltimo lugar. A educação do Brasil é boa pra formar analfabetos funcionais e maconheiros marxistas. Não cientistas.

            Odeio tanto a ditadura militar quanto os comunistas e socialistas que destruíram a nossa educação. Paulo Freire é culpado de toda essa desgraça. Que queime no inferno, se o mesmo existir.

        • Thomaz Eurich

          não adianta. oq viuva da ditadura chama de fato nunca será oq eu chamo de fato..
          só de dizer que filosofia é inútil, eu, que não sou da área de humanas nem da filosofia, já sei que é um analfabeto científico.
          eu não preciso voltar pra 1918, eu curto as mudanças, obgd, vc que precisa voltar pros anos 70 colega.
          eu não preciso ter sido professor daquele tempo pra pegar um livro didatico daquele tempo e concluir, sem mto esforço nem genialidade, que é UMA BOSTA.
          um minimo de entendimento de historia da ciencia nacional é suficiente pra notar que a ditadura não fomentou nada de grandes feitos cientificos para o pais, feitos esses que eram comuns antes da ditadura, e que estão retornando agora, 30 anos depois da cagada.
          repito, pesquise sobre o acordo ‘mec-usaid’ e para de chamar teus achismos de fato

          • “não adianta. oq viuva da ditadura chama de fato nunca será oq eu chamo de fato.”

            Eu pego a sua realidade e substituo pela minha. Grande argumentação, filhota.

            “só de dizer que filosofia é inútil, eu, que não sou da área de humanas nem da filosofia, já sei que é um analfabeto científico.”

            Um analfabeto científico com doutorado em Química. Vc… um pobre coitado que acha que Aristóteles, o Grande (que disse que mulheres tinham menos dentes que homens, apesar de ter sido casado duas vezes) era o máximo, mas é tido como um dos responsáveis pelo atraso científico em 500 anos. Galileu mandou um beijo.

            “eu não preciso voltar pra 1918, eu curto as mudanças, obgd, vc que precisa voltar pros anos 70 colega.”

            Eu ainda estou esperando a refutação sobre os índices educacionais.

            “eu não preciso ter sido professor daquele tempo pra pegar um livro didatico daquele tempo e concluir, sem mto esforço nem genialidade, que é UMA BOSTA.”

            Livros didáticos de hoje

            Ah, posso mencionar o salário dos professores da época também? Porque hoje ganham rios de dinheiro, né?

            “um minimo de entendimento de historia da ciencia nacional é suficiente pra notar que a ditadura não fomentou nada de grandes feitos cientificos para o pais”

            E os de hoje…. Ah, sim: mandamos pra fora e importamos médicos cubanos. Sim, claro que tudo hoje faz sentido!

            “feitos esses que eram comuns antes da ditadura, e que estão retornando agora, 30 anos depois da cagada.”

            Com o quê? Com o “Turismo Sem Fronteiras”? Nope. Hoje se financia “pesquisas” co homeopatia,. aromaterapia e outras pseudociências. Onde? Em particulares? Não, públicas!

            “repito, pesquise sobre o acordo ‘mec-usaid’ e para de chamar teus achismos de fato”

            Qdo vc refutar algo que eu disse sem ficar dando voltinhas, aí sim. Sua filosofia-fu não é páreo para um questionamento simples. Vai lá procurar um gato preto que não existe num quarto escuro, vai.

          • Thomaz Eurich

            só te digo isso mano: cresça ou fique pra trás.
            hj tem pink floyd cover aqui. entao eu não voltarei pra esse papo com a parede.

            flws

          • Bruno Rocha

            Que merda. Mais um comunista.

          • Raphael Eduardo

            hurr dãaa comunista feio boboca

          • Bruno Rocha

            Sim, claro, URSS, Cuba, Venezuela, Coreia do Norte, nada disse existe. É tudo teoria da conspiração illuminati neo-maçom.

          • Raphael Eduardo

            além desses, não esqueça do regime comuno-militar brasileiro, também fruto da conspiração iluminati neo-maçon.
            Ainda bem que não estou sozinho hehehe

          • Bruno Rocha

            HUEBR

          • Raphael Eduardo

            huehue BR BR

          • DrunkCharmander

            Só para deixar registrado, dentro de poucos dias inicio numa área da engenharia e considero desrespeitar qualquer área de conhecimento uma ofensa. Se alguém perto de mim desmerecer a habilidade de um índio em construir seu próprio arco, perde meu respeito instantaneamente.

      • Bruno Rocha

        “Quem odeia a ciência é nossa mídia formada por antigos barões da ditadura.”

        Hue

        Isso sempre foi típico do Brasil. Pessoas mais inteligentes sempre são tratadas com desdém. Faz parte da cultura da inveja desse país.

    • Maycon Cruz

      Eis a grande verdade de Pryderi em todo seu esplendor. Pra quem acompanha seu site, sabe que esta rasteira foi fichinha comparada a outras pérolas que acontece por aqui em Banânia.

    • Não se faz Copa com ciência.

  • Isso foi muito deprimente. Eu e minha namorada não estamos dando bola pra Copa (ops!), mas queríamos muito ver esse teste do Nicolelis. Ela, que esperava ficar emocionada vendo o piloto e o exoesqueleto em ação, ficou fula da vida com a ordem das prioridades.

    Eu simplesmente fiquei deprimido pelo futuro da ciência no Brasil

    • Adriano Garcez

      Exatamente o que ocorreu comigo hoje.
      Fiquei esperando até depois do fim da abertura pelo chute oficial e nada aconteceu. De chute oficial, aquilo não teve nada.

      Odeio repetir falas feitas feito papagaio, mas cabe perfeitamente: Brasil, um país de tolos.

    • Maycon Cruz

      Não querendo ser rude nem nada, mas quando você afirmou tal coisa, a primeira coisa que me veio a mente foi:

      “Mas você ainda tem???”

      • Tudo bem. Mas não entendi. Ainda tenho o quê?

        • Maycon Cruz

          O fato do espirito do datilógrafo não ter baixado em você a ponto de ainda ter esperanças de avanços.

          • Haha! Bom, a resiliência é uma das componentes do progresso científico.

            Eu penso que se pararmos de lutar pra melhorar a ciência no Brasil, aí que a coisa desanda mesmo. Veja como está a coisa no EUA, onde eles têm um orçamento bilionário pra ciência. Os políticos descrentes do trabalho dos cientistas e população apoiando apenas pesquisas normativas com retorno de curto prazo.

            Se a gente não continuar incentivando a base dos nossos alunos pra ciência, nosso futuro é ser exportador de matérias primas pra sempre.

  • Guilherme Medeiros

    Até agora eu não acredito…
    Liguei a TV pra ver uma sofrível abertura de copa esperando um evento ímpar na minha vida. Quando esses 3 segundos passaram um misto de alegria e ódio corriam dentro de mim.
    De um lado eu gritava “Alá, Alá o Exo BRA-1 Santos Dummond,”, por outro lado eu não conseguia acreditar q era só aquilo. Só 3 segundos de tela dividida…

    To naquela sensação de transaram sem gozar… Aquela sensação de beber cerveja quente, e sem álcool.

    To aqui, agora, alimentando a esperança de que, se unirmos a comunidade científica e de empolgados num grande abaixo assinado, e protesto, talvez consigamos ter um deficiente dando o ponta pé inicial da final no Maracanã lotado…

    É errado alimentar essa esperança?

    • Well Dias

      “É errado alimentar essa esperança?”

      É! Quem você pensa que é pra sonhar com tamanha nonsense?

    • Adriano Garcez

      Assisti a abertura da Copa com minha namorada e nenhum dos dois acreditou que era só aquilo. Ficamos até depois do fim da abertura esperando pelo chute oficial da Copa feito com o exoesqueleto, mas nada disso aconteceu. #vergonha

    • Maycon Cruz

      Digo que comigo foi uma sensação de passagem de extrema alegria a ódio imenso em 3 segundos. Aquele momento no qual você esbanja um sorriso sincero que se transforma numa risada forçada e sarcástica, com um toque de vontade de jogar sua TV pela janela.

  • Guest

    Da Globo já se esperava, mas alguém deveria ser enrabado pelo veto da Fifa.

  • Quase li o texto na voz do “militante revoltado” do Marcelo Adnet, mas a coisa é tristemente séria. :/

  • lordtux

    Extremamente vergonhoso tudo isso, eu só assiti a abertura esperando isso e no final não teve praticamente nada, e ainda mais para a globo que tem tanta audiencia, tudo se resumiu a nada.
    Fora que gastaram 1 bilhão numa porcaria de estádio e deixaram 2 reais para uma abertura vergonha e fraca.

    • Débora Baldessar Menezes

      Até onde eu sei, foram gastos 18 milhões na cerimônia de abertura..

  • Julio Somazz

    Como sempre, estou logando para dar os parabéns pelo excelente post ao Cardoso. Quando fico indignado com coisas assim, fico pensando que vou comentar como um hater, porém não é como me sinto.
    Mas fico infeliz de criar um filho aqui (que com muito esforço meu e de minha esposa, estuda em uma escola que incentiva a ciência), porém, quando há a oportunidade de termos uma visualização mundial para algo que realmente nos daria um futuro (sim, daria porque não vejo futuro, mais uma vez, infelizmente), acontece o que todos vimos. a importância vai para algo que não é nem de longe “importante”.
    Como todos aqui, poderia ficar divagando sobre todos os problemas que temos, mas encerro o comentário de um “hater”, mais uma vez parabenizando o Cardoso pelo post e esperando que textos assim “abundem” nossa blogosfera e façam , de alguma forma, a diferença entre mentes fechadas e abertas.

    []’s

  • Vinicius AC

    Só lembro que quem fez a mera foi a rede globo e a Fifa. A rede globo é poderosa, mas não é o Brasil. Fez de propósito. Porque? Tenho certeza que tem algumas pitadas de políticas nessa história. Valeu Nicolelis, valeu Brasil, fod…. globo.

  • Reneval Tupinamba Junior

    A verdade é que não dá para saber se a culpa foi da Fifa ou por algum problema técnico do exoesqueleto, nem vou citar a Globo pois nos outros canais foi o mesmo, apenas um flash rápido da cena, além do mais #AGloboMente
    Agora é ver se a equipe técnica do exoesqueleto fala algo mais concreto e real.

  • Earendil

    Essa é boa. A cagada foi da Globo e o sujeito já parte pra agressão do país todo. Dá-lhe complexo de vira-lata

    • Isso mesmo, somos um país de 1º mundo, com baixas taxas de criminalidade, onde as empresas não passam por nenhuma burocracia, um país onde os impostos dão saúde gratuita de qualidade e educação científica laica adequada para as crianças! 8)

      Viva o Brasil, abaixo à Rede Globo! o/

      • Maycon Cruz

        #GloboMenteForever

        • Isso aí, a Globo esconde o país de 1º mundo que existe no Brasil e só mostra a miséria nas novelas!

          • Maycon Cruz

            Não sei distinguir se a piada foi seguida na conversa ou não. 0.0

            Mas enfim, Globo Mente Forever daria um ótimo nome de filme! XD

    • Archer

      Não dá pra culpar só a Globo, pois ela é um sintoma, e não a causa (conspirações à parte). Mas é bizonho a mesma emissora que põe a tela “Educação/Ciência, a gente vê por aqui”, fazer uma bosta dessas.

    • Luiz Rodrigo Martins Barbosa

      Primeiro, o texto ressalta a pesquisa liderada pelo brasileiro e diz que isso deveria ter maior atenção, onde está o vira-latismo? Não pode haver crítica ao nosso perfeito país?
      Segundo, a cagada não foi só da Globo. A cagada maior foi da FIFA por deixar a única coisa que prestava nesse evento só ter incríveis 3 segundos no cantinho do estádio ali, sem qualquer explicação do que tava rolando. E já que os responsáveis no Brasil pela organização da festa acataram essa restrição, então dane-se, o Brasil é só futebol mesmo e a ciência não serve pra nada.
      Terceiro, a imprensa lá fora também está criticando a falta de atenção que foi dada a esse momento, não só os “vira-latas”.

    • Elefante

      Quem faz as imagens é a FIFA, não a Globo.

      • Só que a Globo escolhe que imagens utilizar, não?

        • Luis

          Exato, preferiram o ônibus da seleção.

          • Arthur V.*

            Quase todas as TVs daqui dividiram a tela.

          • A Globo escolhe as imagens da FIFA que as outras emissoras podem ou não usar.

          • Arthur V.*

            Você está falando dos clipes da Copa que são liberados para os telejornais das TVs que não têm os direitos, e não da transmissão ao vivo.

          • Que é o que o povo quer ver, ora.

        • Elefante

          Não, as imagens são as mesmas para o mundo todo. O que é “da Globo” era a imagem dividida com o ônibus, é quando corta pro Galvão, quando corta pra um repórter lá não sei onde. E mesmo se não tivessem dividido a tela, teria sido mostrado os mesmos 2 segundos. Foi assim no resto do mundo, muita gente de outros países também reclamou porque também estavam esperando ver o exoesqueleto e não mostraram quase nada.
          A Globo é o Goldstein da galerinha “engajada” da internet, mas tem hora que eles não tem culpa.

          • Guest

            “A Globo é o Goldstein da galerinha “engajada” da internet” essa é uma bela frase, gostaria de ter pensado nela.

          • “A Globo é o Goldstein da galerinha “engajada” da internet” essa é uma bela frase, gostaria de ter pensado nela..

    • Adriano Garcez

      Vocês estão atirando no alvo errado!

      Independente se a Globo mostrou em tela cheia ou não, o problema foi a organização da abertura não terem dado o devido destaque e valor a algo incrível que aconteceu no estádio. O chute, que deveria ser oficial, acabou acontecendo num canto do estádio com o mínimo de destaque. Esse chute deveria ter sido no meio do campo!

  • tenfelipe

    Mais emblemático do que essa copa começar com um gol contra? Oh, destino, esse babaca irônico!

  • Luiz Rodrigo Martins Barbosa

    O Brasil tem gente muito capaz, é um país com tanto potencial. Nosso problema está nas nossas prioridades, no nosso investimento pífio em pesquisa, na divulgação das coisas bacanas que somos capazes de fazer. Isso tudo fica sempre pra escanteio.

    No final das contas, nossa divulgação de ciência se resume às fantásticas headlines do Terra e ao genial debate promovido em seus comentários [ponto-de-sarcasmo].

  • Pra que ciência se nós temos o Neymar (e a Bruna Marquezine)?

    • Mauro Schütz

      Futuro do país garantido!

      • Antonio Menezes

        A prole do futuro!

  • Me surpreendi quando vi isso ao vivo… “Prioridades”…

  • Rudolf Hellmuth

    Estou nos EUA e não consegui ver o exoesqueleto na ESPN. Não sei se foi na hora que fui encher o meu copo de água ou o quê. Putaquepariu. Realmente, foi a sensação de transar e não gozar. Meus amigos na Irlanda também não viram o exoesqueleto.

  • EFS

    Não querendo fazer propaganda, mas eu assisti na Band, e lá passou em tela cheia e com narração. E ainda repetiram a imagem algumas vezes…

    • Adriano Garcez

      O problema não foi esse. O problema foi da organização da abertura, que não deu o devido valor e destaque a algo incrível que estava acontecendo.

    • Marcelo Mosczynski

      Normal, 99% das pessoas assistiram a copa pela globo, até quem tem TV a cabo assiste pela globo.

      • Murilo Teixeira

        Pois é!!! Tive que ir para o quarto assistir na ESPN Brasil, pois meu pai queria por que queria ver com a narração do GALVÃO BUENO!!!

        Ah esse meu velho…

        • Antonio Menezes

          Porra mano, tudo bem que é teu pai, mas pqp hein…

          • Murilo Teixeira

            pois é… coisas de família…

        • Will DL Souza

          Já eu consegui convencer o meu a ver pela ESPN, ao dizer que trocaram o Caio pelo Ronaldo.

  • Hollander

    A desculpa da Globo foi que a programação original estava em 29 segundos para apresentar a tecnologia. No momento, resumiram para sete segundos.

  • Thales Pedrosa

    Apesar de relevante, o post não menciona que durante o intervalo do jogo a própria globo passou a cena durante uns cinco minutos com direito a comentários repetitivos do galvão. Não é o ideal, mas também está longe de ter “ignorado” o fato.

    • OnoSendai

      Sabe como é, tem que encher lingüiça. Não é la muito honroso o fato de usá-lo como filler entre as duas partes que realmente interessam.

    • Luis

      Isso era coisa para passar no Mundo inteiro e no meio do campo, princialmente depois da vergonha do Berimbau e do Brócolis gigante.

      A Globo só deu uma bola fora mas o erro foi de acatarem a FIFA.

      • Murilo Teixeira

        Na verdade, há informações de que a cerimônia de abertura não teria sido transmitida para todo o mundo devido a problemas de fibra ótica no Brasil…

      • Cara, ouvi relatos de gente que morava em países da Europa e que acompanhou isso com o devido destaque. A própria Band passou isso no momento em que aconteceu.

        A bola fora foi em nível local mesmo: a Globo que não quis mostrar “ao vivo”, optando por repetir depois. Too bad, o mundo é instantâneo e preferiram perder o “furo” da ciência para mostrar o “furo” da chegada do ônibus ao estádio.

        • Carlos Magno GA

          Parece que foi a própria Fifa que liberou apenas 3 segundos do ocorrido. Depois passou uma reportagem extensa sobre o fato, mostrou o laboratório, o equipamento, a APAE e entrevistas com o Nicolelis e o cara que chutou a bola (Juliano Pinto)

      • Maycon Cruz

        “[…] princialmente depois da vergonha do Berimbau e do Brócolis gigante.”

        Ando meio desligado em relação ao que aconteceu. Uma parte de mim quer saber o que houve, mas a outra parte teme a vergonha que vou sentir ao ouvir isso. :/

  • Tiago Morais

    ERRO 503 SERVICE UNVALIABLE!!!!!!!!!!!!!!!! ATAQUE DDOS PARA NAO ACESSAREM ESSA NOTICIA ????????????????
    ESTOU PUBLICANDO O TEXTO NO FACE, SUGIRO QUE TODOS FAÇAM O MESMO. *COPIEM O TEXTO TODO AO INVES DO LINK*

  • Rinaldo

    🙁

  • Tiago Morais

    POST 2 , Erro 503 Service unvaliable, estão atacando o meio bit com Deny of service para nao acessarem essa noticia. meu post foi apagado. o link q postei no face da erro.

  • Tiago Morais

    POST4 , Erro 503 Service unvaliable, estão atacando o meio bit com Deny of service para nao acessarem essa noticia. meu post foi apagado. o link q postei no face da erro.

  • Fernando Weberich

    Unindo inventores. E desde quando o Santos Dumont foi inventor? Só os brasileiros acham que ele inventou alguma coisa.

    • AHHAHAHA OBVIOUS TROLL IS OBVIOUS.

      • Fernando Weberich

        Troll? Dá uma pesquisadinha no GOOGLE e saia da ignorância.

        • Luis

          Cardoso seu inginorante, busque conhecimento.

          • Well Dias

            Já dizia o ET Bilu.

          • Fernando Weberich

            Meia hora de pesquisa no Google, voce vai ver que tem muita coisa boa pra se ler, e obviamente vai ver que o Santos Dumont apenas adaptou, mas nao inventou. Ponto final.

          • Sabe de nada, inocente!

          • Luis

            Ok cara, se esta na internet é claro que é verdade.
            Nem preciso fazer uma busca pq tenho certeza que vai cair naqueles sites que afirmam que homem nunca esteve na lua.

          • True Story

            no google

        • Lucas Timm

          Não alimento trolls, mas pqp, não deu.

          Ainda que Santos Dummont não tivesse inventado o 14 bis e voado em Paris, nem tivesse feito duzentas mil experiências com mecânica e balonismo, ele fez o Deimoselle.

          O Deimoselle voava a vista de todos, enquanto os prototipos dos irmãos Watson só foram mostraradoa pra meia duzia de pessoas. Btw, o Deimoselle pode ser comstruído por qualquer um com paciência hoje,e ainda voa, sim. A Boeing tentou reconstruir o “avião” dos irmãos Watson em seu centenário, e guess what? Não voou também.

          Santos Dummont fez muito mais pela humanidade do que a tua existência vai fazer.

          • Fernando Weberich

            Wright brothers. E, pode continuar achando que a sua informacao esta certa. Ignorancia eh bom.

          • Adriano Garcez

            WOW. Quem são esse irmãos Wright? Nunca ouvi falar!

            (they see me trollin’.. they hatin’)

          • r0t3ch

            fala sério….

        • RodyBr

          Não precisa inventar algo grandioso para contribuir algo para o mundo. Tornar aquilo que foi inventado funcional se torna uma contribuição maior em relação a descoberta.

          E o santo Google pode ser uma boa fonte de pesquisas mas também de informação não confiável.

  • Alexandre Norberto

    Alguém poderia responder uma pergunta? Essa coisa funciona mesmo ou é apenas mais um embuste como tantos outros apoiados pelo nosso “querido” governo? Sabemos que a DARPA e a Honda tem modelos bem mais avançados que esse “nacional”. Levando em conta o intere$$e do nosso governo em certos projetos, há de realmente se questionar como está sendo aplicado o verde ….

    • Luis

      Cara o Adnet tem que criar um militante revoltado versão Direita.

      • Adriano

        Infelizmente isso não é compatível com as visões políticas dele.

    • Well Dias

      Essa coisa é resultado de pesquisas sérias, de muitas universidades internacionais. Então, como tal, funciona mesmo. Mas se você está querendo saber se é um produto acabado, pronto para uso. Não é, ainda levará muito tempo para chegar a esse nível.
      O que essa coisa faz é juntar tudo o que acumulou-se na área da neurociencia e engenharia nestes últimos tempos e tentar criar uma estrutura para substituir as funções motoras de tetra e paraplegia. Ela é capaz de captar e entender ondas cerebrais específicas para quando o indivíduo pensar em mover a perna ou o braço, esse desejo seja entendido e, então, mover no lugar. Para isto, é preciso manter a estabilidade, a precisão, pressão, carga, equilíbrio, etc etc etc. Como plus, essa coisa ainda dá um retorno tátil quando ela “toca”algo.
      E sim, tem dinheiro público brasileiro também, e foi dado mais dinheiro devido a Copa. Queriam ter algo funcional em 2 anos. Nicolelis e toda a equipe devem ter trabalhado duro, devem ter feito o máximo para conseguir uma coisa que funciona. Agora, como dito no texto, simplesmente foram usados para limpar a bunda de alguém e depois jogado no lixo.
      Mas graças a Deus este projeto deve continuar, servirá de base para novos projetos, novas idéias de resolver certos problemas de forma mais elegante, quem sabe, em 20 anos, quando a Copa for feita em um país sério, essa coisa consiga correr no gramado, fazer um drible simples e chutar para o gol.

    • Well Dias

      Essa coisa é resultado de pesquisas sérias, de muitas universidades internacionais. Então, como tal, funciona mesmo. Mas se você está querendo saber se é um produto acabado, pronto para uso. Não é, ainda levará muito tempo para chegar a esse nível.
      O que essa coisa faz é juntar tudo o que acumulou-se na área da neurociencia e engenharia nestes últimos tempos e tentar criar uma estrutura para substituir as funções motoras de tetra e paraplegia. Ela é capaz de captar e entender ondas cerebrais específicas para quando o indivíduo pensar em mover a perna ou o braço, esse desejo seja entendido e, então, mover no lugar. Para isto, é preciso manter a estabilidade, a precisão, pressão, carga, equilíbrio, etc etc etc. Como plus, essa coisa ainda dá um retorno tátil quando ela “toca”algo.
      E sim, tem dinheiro público brasileiro também, e foi dado mais dinheiro devido a Copa. Queriam ter algo funcional em 2 anos. Nicolelis e toda a equipe devem ter trabalhado duro, devem ter feito o máximo para conseguir uma coisa que funciona. Agora, como dito no texto, simplesmente foram usados para limpar a bunda de alguém e depois jogado no lixo.
      Mas graças a Deus este projeto deve continuar, servirá de base para novos projetos, novas idéias de resolver certos problemas de forma mais elegante, quem sabe, em 20 anos, quando a Copa for feita em um país sério, essa coisa consiga correr no gramado, fazer um drible simples e chutar para o gol.

      • Alexandre Norberto

        Well, o projeto do modo como você menciona, está mais para uma concha de retalhos do que uma unidade de pesquisa centralizada, pois o que consegui achar do projeto desse cara é tosco em relação aos da DARPA e tem um excesso de auto-promoção do Dr. Nicolelis que está recebendo fortíssimas criticas de outros pares quanto a validade, condução e resultados dessa pesquisa. Sei que estou ponto uma centelha de duvida e até pessimismo no assunto, mas sabe como estamos vendo alguns fatos que são promovidos pelo atual governo (Vide Petrobrás e outras).

        • Well Dias

          Nicolelis ficou famoso quando conseguiu fazer um macaco mover uma mão mecânica só com o pensamento, isso é tecnologia de ponta. Até onde sei, e posso estar errado (peço sua ajuda nisso) a DARPA não tem projeto de um exoesqueleto desse tipo.
          Não sei o que dizem os críticos a respeito do projeto de Nicolelis, de qualquer forma ele não é um zé ninguém que é promovido pelo Governo por motivos políticos. Nicolelis é pioneiro neste tipo de estudo. Ele tem cerca de 60 prêmios, onde mais da metade destes foram de instituições estrangeiras. Então…

          • Alexandre Norberto

            W. Dias, realmente como o RodyBr falou, a DARPA tem filosofia de trabalho bem diferente do Nicolelis. Mas seria bem interessante a junção da interface de um com o hardware do outro em uma união de esforços, pois a Instituição americana tem acesso a tecnologias de materiais, hardware e software muitíssimo superiores as do brasileiro, sem falar da disponibilidade ilimitada de recursos e pessoal. Dos laboratórios da DARPA saíram praticamente 6 em cada 10 grandes invenções nos últimos 20 anos e tem alguns bons engenheiros brasileiros trabalhando por lá, muitos originados do IME, ITA e USP, que outrora eram celeiros de boas tecnologias no Brasil.

        • RodyBr

          Os projetos de exoesqueletos da DARPA e de outros pesquisadores tem funcionalidade diferente em relação a este projeto brasileiro: enquanto os da DARPA e de outros pesquisadores tem como função em melhorar em diversas vezes a capacidade física existente de uma pessoa, o projeto brasileiro visa em reabilitar pessoas que perderam a capacidade motora.

      • Adriano Garcez

        Cara, seu autocontrole é digno de nota.
        Parabéns pela paciência.

    • Tudo que eu consigo pensar nesse momento é que amaldiçoado seja quem inventou os comentários na internet: vai comer teu capim e some filho.

      • Alexandre Norberto

        Pode dizer o por que filhote? Porque preciso comer capim?
        Para lhe acompanhar?
        Dialoguei com educação com o Well Dias que respondeu com EDUCAÇÃO as minhas perguntas, coisa que deve desconhecer. Cada um que aparece

  • “0 anos depois não conseguimos ver um homem andar.” Final perfeito!

  • Pedro

    Vontade de chorar

  • Pedro

    A globo mostrou uma micro-entrevista com Nicholelis no final, ele disse q foi prometido pela FIFA 29 segundos, o que já seria absurdo pruma demonstração de robótica, mas no fim deram 7 segundos e um canto de estádio. Some a isso a maravilhosa cobertura da Globo e taí.

  • Luis

    Sem querer defender a Globo pois sabemos que a #Globomente mas com tanta
    coisa acontecendo no gramado nem o publico presente reparou no
    exoesqueleto a beira do campo, podem ver no replay.
    Era o tipo de negocio que deveria ser feito depois do “show de abertura”, com os jogadores em campo.

    Duro mesmo é a realidade de saber que as pessoas que estão no comando de um país não tem capacidade de peitar a FIFA numa besteira dessa.

    • E quem peita a Fifa durante a organização de uma Copa deles?

  • Marcoscs

    Não me surpreende.
    Aliás eu estou num nível tal de descrença que dificilmente algo vindo desse governo, e dessa sociedade como um todo, me surpreenderia.

  • Marcelo

    Que fiasco!! Eu DUVIDO que tenha sido alcançada qualquer inovação tecnológica com toda essa “pesquisa” do Dr. Nicolelis. Duvido que a comunidade científica vai dar alguma bola pra esse “feito”. Infelizmente foi só uma demonstração de incompetência mesmo.

    • r0t3ch

      Não seja um asno.

      • Marcelo

        Xingar é fácil demais… Quero ver vc vir com algum argumento, seu analfabeto. Se vc não sabe nem escrever, o que entende de ciência?

        • r0t3ch

          Bom assinou…
          Asno.
          Liga não, como brasileiro estou acostumado a ignorantes como você. Aproveita e completa seu comentário, e diz que a culpa é do PT.

    • acmeira

      Oh, queria dizer não, mas na CNN a galera deu MUITA moral pro projeto. E comentando, claro, que as cameras não filmaram o momento.

    • Glauber Silva

      Cara, você deu uma baita bola fora. O projeto não só é imensamente relevante, como que por motivos obvios, ele não é baseado mais no Brasil. E quem le o MeioBit, já sabe desse projeto a muito, muito tempo.
      Mas se você acha que uma pessoa com paralisia dar movimentos via comando mental não ser uma inovação tecnológica, ninguém aqui pode fazer nada.

  • OverlordBR

    Se tivessem colocado o Neymar, a Dilma ou aquele jogador gordo que curte travecos e bananas… seria um sucesso!
    Mostrariam de inúmeros ângulos, por trocentos minutos e tudo mais.

  • Nemo Maxime

    Sabem de naaaaaada inocentes!
    A empresa HBS (contratada pela FIFA) é que gera as imagens com suas 34 câmeras por partida, mas é a emissora retransmissora, neste caso é a Rede Globo, que decide aquilo que vai ao ar para o distinto público.

  • João Macedo

    Indigno estou, como muitos brasileiros com a abertura da copa, pois perdeu-se o pontapé do paraplégico que sendo anunciado na hora não foi mostrado em tempo real, dando, destaque aos artistas, que no meu ver não representa as raízes ” culturais da nação”, cantores muito pobres de timbre,fazendo cena,pois nem cantando estava pois o playback o fazia para eles,lamento pois a fifa está preocupado com as belezas das curvas das mulheres que porventuras são belas,mas equivocou-se ao não dar prioridade a tecnologia da ciência que da esperança a estes trabalhos incansáveis da ciência brasileira.

  • gabriel henrique

    outra coisa nem deixaram o mlk usar camisa oficial teve que usar uma roupa dessa…. e qualquer outro ponta pé é feito com mais pompa :/

  • o Brasil precisa se livrar dos coxinhas.. quer dizer que a mídia sacaneia, esconde um trabalho de anos de pesquisa e é o Brasil que “odeia ciência”?? É culpa da Dilma, então? Fala sério..

  • Ivana

    Ridículo. Foi uma merda. É impossível calcular o tamanho do papelão que o Brasil fez por preferir mostrar árvores andantes, flores e gotas d’água ambulantes. Digno para um espetáculo de circo, erro para quem tinha a esperança de que o país pudesse mostrar algo realmente bom para o mundo lá fora. Sim, a iniciativa e a propaganda desse projeto científico foram demasiadamente louváveis… Uma pena que praticamente tudo propagandeado fosse uma tremenda mentira. Podre, muito podre.

  • Leonir

    Muito Frustrante!!! Sou paraplégico, e fiz muita propaganda deste fantástico feito que ÍA SER DESTAQUE.

  • Pingback: O gol contra para a ciência brasileira | A Liga dos Cientistas Extra Ordinários()

  • Maycon Cruz

    God – Fuckin’ – Dammit!

    Nada mais a ser dito em relação a isso.

  • João Lucas dos Santos

    Agora, sejamos frangos: Alguém esperava algo diferente do que foi mostrado?

    “No Twitter comentaram que a apresentação fez sentido, mostrou a exata atenção que o Brasil dá a Ciência e Tecnologia.”

    Simples assim!

  • Alcy2k

    Assino em baixo Cardoso.
    Eu acompanho o andamento (literalmente) desse exosqueleto a quase 2 anos.
    Eu assisti a abertura e quando vi a apresentaçao relampago na Globo, pensei: mas é só isso?
    Na realidade, eu esperava o cara sair andando um pouco pelo gramado e depois dar um chutaço na bola.

  • Gustavo Concon

    Para os que odeiam o Brasil: O Canadá tem um programa de imigração muito interessante, estão querendo pessoas pra trabalhar lá! Aproveitem a oportunidade galera, chega de reclamar, tomem a atitude e inscrevam-se no programa.

    Também não concordo e acho que foi péssimo a falta de foco no exoesqueleto, mas acho que todo mundo gosta de xingar, falar que o governo não presta e etc. Todos nós somos o governo, nós temos que lutar, manifestar, não fazer pequenas corrupções no dia-a-dia (tipo não falar que o garçom esqueceu de marcar uma cerveja). Se não está afim de fazer parte dessa mudança, #partiucanada

  • Letícia

    Gente, eu tava na maior espectativa pra ver o ponta-pé inicial, mas a Globo não ajudou muito. A globo também não ajudou nas imagem da abertura, são muito newbee. Acho que a Globo errou, errou do ponto de vista técnico mesmo, e depois ficaram tentando reparar, por panos quentes. Não acredito nem que foi intencional, foi bobeira, agora quero ver se eles vão admitir isso? Jamais

  • Marcelo Eklim

    Parece que a discussão sobre a meta inicial e o alcançado pelo projeto é pertinente, é uma linha tênue entre, o que não foi atingido pela dificuldade envolvida e o por aluma leniência envolvida, acredito que só tempo dirá, no entanto acho que um dos pontos fortes desse projeto é o feedback proporcionado pelo equipamento ao usuário, espero que pelo menos isto tenha sido um grande avanço.

    • Rafael Carvalho

      Eu ouvi na CBN semana passada que o cara iria sozinho com a cadeira, ficar de pé, andar 25 metros até o centro do campo e dar o chute inicial.

      O que aconteceu foi que realmente ele ficou de pé, mas com 2 caras segurando uma barra nas costas do maquinário (não sei se foi apenas para segurança ou se tinha algum apoio real…) e o chute ocorreu, mas poderiam argumentar que o pé poderia ter sido acionado por um botão pelas pessoas que estavam apoiando.

      Eu fiquei com a sensação de que venderam uma coisa e entregaram outra, praticamente uma UBISOFT na E3.

      Editado: não querendo de modo algum desmerecer o trabalho dos cientistas, que é fabuloso.

  • Renato Vilela

    Começou errado e a culpa, infelizmente, foi do próprio Nicolelis. Demonstrações dessa importância não podem respeitar agenda de eventos como a Copa do mundo.Em uma área tão avançada e pioneira como a do referido cientista, qualquer problema inesperado pode atrasar em 5, 10 anos o cronograma. Se disser que em 2016 um paraplégico vai dar a volta no estádio com a tocha olimpica e isso não acontecer, a culpa é dele e não da Globo

  • Marcelo Eiras

    Ok, não tem como discutir a falta de atenção da mídia ao Nicolelis, mas temos que admitir que o Miguel Nicolelis prometeu *MUITO* mais do que entregou, que foi quase nada em termos de inovação ou progresso cientifico.

    Na verdade ele não mostrou nada que já não tenha sido mostrado antes por outros grupos de cientistas desta área, seja na robótica, seja da neurociência.

    Ou seja, muito marketing pessoal para pouco progresso cientifico real.

    A parte robótica não tem nada demais, basta ver o exoesqueleto da Boston Dynamics, recentemente comprada pela Google.

    E a comunicação cérebro interface, que seria o mais impressionante, está longe de ser uma novidade.

    Para quem já viu o excelente o Brave New World with Stephen Hawking, viu uma interface que permitia controlar uma cadeira de rodas por qualquer pessoas com um curtíssimo treinamento apenas com o cérebro.

    No final nem leigos nem a comunidade cientifica ficaram impressionados, como bem definiu Mark Tuszynski, neurocientista americano e diretor do Center for Neural Repair da Universidade da Califórnia em San Diego (UCSD):

    “A demonstração é positiva, pois chama a atenção para os paraplégicos. No entanto, é um show para abertura da Copa, sem mostrar grandes avanços científicos. Em 2012, uma paraplégica correu uma maratona com um exoesqueleto e essa não é uma tecnologia nova. Além disso, a estrutura é muito pesada, de 70 quilos e, se houver uma queda, isso pode levar a graves lesões”

  • Preguiça dessas discussões… País mediocre pra um povo idem…

  • the fool on the hill

    Lamentável!

  • Bruno Rocha

    No fundo todo mundo sabia que ia dar nisso. Eu pelo menos vi isso ao vivo. Passou rápido, um flash, como se fosse algo sem importância. É por essas e outras que Santos Dumont teve que se mudar para a França para construir seu avião.
    Me enoja ver o ufanismo de um bando de macacos vira-latas.

  • EuroGuY

    Lamentavel a Globo mostrar em tela dividida o que deveria ser um dos ápices da abertura da copa. Isso só mostrou que dão mais valor ao futebol e à “cerimônias” do que à ciência.

  • EuroGuY

    Lamentavel a Globo mostrar em tela dividida o que deveria ser um dos ápices da abertura da copa. Isso só mostrou que dão mais valor ao futebol e à “cerimônias” do que à ciência.

  • Marcelo Eiras

    Para quem ainda cai na conversa da “inovação” do Nicolelis…

    watch?v=RHmH7a8v3Dc&
    watch?v=LXQMQ_1mhkU

    Mas para dizer que não falei de flores… Na USP os avanços de recuperação de animais paraplegicos com células troncos e (adivinhem só) Acupuntura estão tendo resultados verdadeiramente surpreendentes. A diferença entre marketing pessoal e pesquisa séria.

    Recomendo a leitura do artigo “Andar de Novo: O que a TV não mostrou” do Herton Escobar no site do Estadão.

    Pesquisem antes de defender ou atacar X ou Y. #fkdk

  • Guest

    Recomendo a leitura do artigo “Andar de Novo: O que a TV não mostrou” do Herton Escobar no site do Estadão.

  • Christian_Silva

    O mundo de hoje tá ficando muito chato e complicado. Copa da FIFA de futebol é um evento de, digamos, FUTEBOL. Lugar para showzinhos e demonstrações científicas CERTAMENTE poderiam ser feitos em outra ocasião.

  • Murilo Barbosa

    Esse cientista é um gênio. Ninguém conhece ele né. Ele um novo Santos Dumoont, t[a ajudando uma galera, tanto com os seus projteos científicos quanto socias. Meu país é um lxo, nessas horas tenho vergonha e ser brasileiro.

  • Não tem Ciência Sem Fronteiras, programas e bolsa de estudos que convençam um cientista mentalmente são a desenvolver estudos no Brasil..

  • Pingback: Robocopa: incrível? Sim. Polêmico? Também.()

  • Pingback: Como Einstein estragou a Copa do Mundo()

  • Pingback: Sala da Justiça ao vivo, hoje às 21hs!()

  • Pingback: Sala da Justiça ao vivo, hoje às 21 h!()

  • Pingback: Links da Semana sobre a Copa do mundo()

  • Pingback: FIFA Strikes Again e bane fones da Beats da Copa()

  • Pingback: Polícia Federal entra em clima de Copa e deixa hacker fazer gol a favor do terrorismo. No Twitter()

  • Pingback: A roupa mais incrível da abertura da Copa - catavento*()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Locaweb, Cupom de desconto HP, Cupom de desconto Descomplica, Cupom de desconto Nuuvem, Cupom de desconto CVC, Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto World Tennis