Quer ser blogueiro na Rússia? Só com a benção do Putin

vladimir-putin-is-watching-you

E Vladimir Putin fez das suas de novo. Todo mundo sabe que o presidente russo, como todo bom ex-KGB tem mantido o país sob um controle ferrenho de informação, ainda que não chegue no nível de republiquetas como a Coreia do Norte. A internet é mantida no cabresto, veículos da mídia tradicional não podem escrever uma vírgula que não seja pró-Rússia e principalmente pró-Putin. O culto à sua personalidade ficou bem evidente durante os Jogos de Inverno de Sochi, onde mesmo com diversos problemas a mídia local fez de tudo para manter o presidente com a imagem lá em cima.

Só que tradicionalmente blogs não são considerados veículos de mídia tradicionais, portanto mesmo que muitos (como nós) tenham se profissionalizado ainda há o espírito libertário que permite ao autor falar o que pensa. Isso não mais será tolerado na Rússia.

Putin sancionou no início da semana uma lei polêmica que obriga todos os blogueiros do país cujos sites possuam mais de 3 ml visitas diárias junto à agência reguladora de mídia estatal, o que os sujeitará às mesmas sanções e normas previstas a jornais, revistas e emissoras de rádio e TV. a lei se estende também a perfis em redes sociais e sites de microblogs: você possui mais de 3 mil seguidores no Twitter e só posta fotos de gatos? Sinto muito, mas será obrigado a se registrar do mesmo jeito.

Oficialmente a medida visa endurecer o combate a terroristas, mas todos sabemos que Putin quer manter a internet extremamente controlada, lembrando que em fevereiro outra lei que entrou em vigor deu poderes ao governo de fechar qualquer site e tirar do ar qualquer notícia considerada subversiva. Com a nova lei qualquer blog ou perfil em redes sociais serão constantemente monitorados, e como veículo de mídia reconhecido será responsabilizado por tudo o que escrever terá que a checar as fontes e remover comentários julgados imprecisos (ou subversivos) pelos censores, assim como não poderá ferir uma pessoa ou grupo (leia-se “não falará mal do presidente ou da Mãe Rússia”). A lei também proíbe o anonimato, seja do autor ou de comentaristas e por fim sites serão obrigados a armazenar dados dos usuários em servidores locais por seis meses (soa familiar…).

O membro da Duma e diretor da Comissão Parlamentar sobre Políticas de Informação Aleksey Mitrofanov nega que a lei sirva para regular blogs e perfis em redes sociais, e que tais veículos não estarão sujeitos às sanções previstas em órgãos oficiais. Entretanto movimentos paralelos de plataformas e órgãos dizem o contrário: o LiveJournal já anunciou anteriormente que a contagem de leitores de blogs seria congelada em 2,5 mil, e só os blogueiros e moderadores terão acesso ao número real; a medida seria para otimizar o serviço e que a coincidência com a lei russa seria “acidental”. Já o site Yandex desativou sua ferramenta de ranking de blogs.

Como a lei é um tanto vaga ainda não dá para ter certeza como ela será aplicada, e se sites e redes sociais internacionais como Google, Facebook e Twitter também serão obrigados a instalar servidores na Rússia e submetê-los ao Kremlin. De qualquer forma, ver Putin fechando cada vez mais o cerco à liberdade de imprensa não é algo agradável.

Fonte: TV.

Relacionados: , , , , , , , , , , , , , , , ,

Autor: Ronaldo Gogoni

Um cara normal até segunda ordem. Além do MeioBit dou meus pitacos eventuais como podcaster do #Scicast, no Portal Deviante.

Compartilhar
  • Humberto Henrique

    É terrível para onde o mundo está caminhando, um direito básico como liberdade de expressão não sendo respeitado, até parece que estamos retrocedendo.

    • Well Dias

      Ou seria o caso de que, hoje, sabemos que nossos direitos de liberdade são negados… desde sempre? Em outras palavras: A ficha caiu.

      • DanielBastos

        Acho eu ta mais pra isso mesmo ….

      • True Story

        Exato. Antigamente tudo era analogico e corria dentro de seu circulo social.
        Hj eles tem medo da verdade… Antigamente era facil dizer que e boato

    • Ricardo Silva

      Liberdade de expressão? aonde existe isso? comece a fazer acusações sem provas por ai, pra você ver o fim que você leva.

      • Mateus Azevedo

        Liberdade de expressão e difamação são duas coisas completamente diferentes.
        Ninguém te proíbe de falar o que quiser, mesmo que sejam acusações sem provas. Se a outra parte não gostar, tem o direito de te processar.

      • Bruno Rocha

        seu ídolo

        • Ricardo Silva

          Não cara, eu tenho asco de comunista, assim como de quem se acha o bidu da internet.

          • Bruno Rocha

            Não conheço ninguém na terra que tenha um ódio patológico ao USA que não seja vemelhinho.

          • Ricardo Silva

            Cara, para de falar asneiras, aonde que eu disse que tenho ódio dos EUA, só pq eu fiz uma critica, já sou comunista, socialista? para de babar o ovo dos outros, por causa de gente igual a você é que começam a surgir essas leis contra liberdade de expressão, não contribui em nada para a discussão, e parece uma maritaca repetindo baboseiras, vê se cresce …

          • Bruno Rocha

            Não babo ovo de país algum. Só acho ridículo atacarem sistematicamente os EUA, sendo que existem países milhões de vezes pior. Quase não vejo ninguém falar mal da China, sendo que o governo de lá costuma praticar mini-genocídios em povoados onde há superpopulação e ainda esconde o fato de seu povo matar meninas recém nascidas. Engraçado como nesses casos as vagabas feministas e “u direitu dos mano” fingem que não sabem de nada. Nem vou falar dos países islâmicos e a mother Rússia.

            “para de babar o ovo dos outros, por causa de gente igual a você é que começam a surgir essas leis contra liberdade de expressão,”

            O quê? Pessoas como eu que odeiam o politicamente correto e não tem medo de falar a verdade, doa a quem doer?
            Quer dizer então que o certo é calar a boca e fechar os olhos à verdade e chamar isso de “liberdade de expressão”? É isso que é liberdade de expressão pra você, camarada?

            HAHAHA

            Não. Menos. Bem menos. Quem faz isso são pessoas como você, que repete mantras esquerdopatas aprendidos na escola.
            Algum site fora a meia dúzia falam da censura que a Rússia está fazendo em seu país, mandando matar opositores e gente pró-Ucrânica?

            Hue

          • Ricardo Silva

            Mas quem está negando que esse tipo de coisa acontece na china, na Rússia ou em países islâmicos? Isso praticamente todo mundo sabe, e foi noticia por um bom tempo nos noticiários mundo a fora. O EUA é tão podre quanto esses países, pode colocar todos no mesmo balaio.
            A Rússia está infestada de terroristas e neo-nazistas, tanto que se você tiver a pela um pouco escura, não é recomendado andar a noite por lá, muitos estudantes de origem africana foram mortos por Neo-Nazistas lá, e qual o melhor meio de comunicação para estes grupos atualmente? a Internet !!! Logo se não existir algum tipo de monitoração e repreensão, o negócio pode tomar proporções catastróficas. A verdade é que o brasileiro conhece pouco a situação da Rússia e do restante do mundo, a maior parte da opinião que temos sobre o mundo advém do ocidente com forte influencia dos EUA e seus aliados mais próximos, o que eu prego, é que temos que ser completamente imparciais nestes casos, e procurar fontes de ambos os lados e de terceiros para formarmos uma opinião, políticos precisam de apoio público para justificar sua ações, não importa o pais, logo o que mais existe por ai é contra-informação, infelizmente para nós meros coadjuvantes é praticamente impossível perceber isso. No mais, o EUA é um pais que não possui saúde pública e que possui mais de 50 milhões de pessoas vivendo na linha da pobreza, quantas pessoas você acha que acabam morrendo por esse problema. Resumindo, defender paises, partidos e politicos é pura idiotice.

          • Storvs

            Isso é que eu ia falar… a China fez isso há ANOS e ninguem fica ah! preocupado com a liberdade de imprensa… quando tá comprando um Iphone… Agora a Russia que tomou a Crimeia onde ao contrário do Tibet, a maioria do população é russa ah… não aí não! Que absurdo, onde já se viu isso ??

    • Bruno Rocha

      Hoje tá pior, e pior… ninguém reclama.

  • :)

    Isso ai é para quem tem visão simplista e acha q de uma hora para a outra um pais ditatorial vira uma democracia… Ou mata o lider opressor da população e automaticamente vira uma democracia feliz…

    Caiu a URSS, veio uma pseudo democracia autoritaria.

    • Ricardo Silva

      Quem é exemplo de democracia? EUA? kkk

      • OverlordBR

        Brazzzzzzzzzzziiiiiiillllllllll! 😉

      • Lucas Timm

        Tem seus problemas, mas é um ótimo exemplo. Melhor que o Brasil, certamente.

        (E não, não é vira-latismo).

        • Ricardo Silva

          Melhor que o Brasil em que termos? Democracia ou liberdade de expressão? pra mim os dois paises são uma M … nos dois quesitos … vai lá nos EUA e começa a falar qualquer asneira num blog, pra você ver o que te acontece …

          • True Story

            Se for mentira vc pode ser processado. Nao e qualquer asneira nao meu filho.

            Olha esse haterismo anti americano

          • Will DL Souza

            “vai lá nos EUA e começa a falar qualquer asneira num blog, pra você ver o que te acontece …”

            Tem Amish e KKK vivendo de boa nos EUA e ainda organizando suas manifestações por lá na caruda.

      • Uma excelente democracia.

      • Bruno Rocha

        Vamo ri do retardado socialista que vive às custas da democracia capitalista galera…

        • Sent from my iPad

        • Ricardo Silva

          Mais uma vez, tenho asco de comunista e socialista, assim como de quem se acha o sabichão da internet.

  • OverlordBR

    E, no Brasil:
    Serpro assume o compromisso de não monitorar
    e-mails e arquivos particulares dos trabalhadores. A empresa pública
    realizava monitoração online e estática do conteúdo dos e-mails e perfis
    nas rede sociais dos seus empregados.
    Fonte?
    Site do MPT: www. prt10. mpt. gov. br / content /
    serpro-assume-o-compromisso-de-n%C3%A3o-monitorar-e-mails-e-arquivos-particulares-dos-trabalhador

    E depois vem o governo defender liberdade de expressão, privacidade e blá blá blá!

  • Ricardo Silva

    Como você tem certeza que tudo isso vai acontecer? sendo que no final você mesmo diz “Como a lei é um tanto vaga ainda não dá para ter certeza como ela será aplicada”, pura suposição? especulação? ou é birra mesmo?
    Liberdade de imprensa? o EUA tem com a NSA com certeza. A verdade é que a realidade de outros países é completamente diferente da nossa, principalmente países que sofrem com constantes ataques terroristas, como você tem certeza que lá, todo troll é bundão igual o brasileiro? Legal é poder ser livre para postar o que quiser sem precisar provar nada e depois sair linchando pessoas na rua, isso sim deve ser liberdade. Praticamente 100% de certeza que você pegou essa noticia de um site americano, certo?

    • abraaocaldas

      Calma cara, esse ódio no coração faz mal.

      • Ricardo Silva

        kkk nem é ódio, é que eu acho engraçado esse tipo de artigo, onde se assume um batalhão de coisas, e no fim tem um “Não temos certeza de nada” 😀

        • abraaocaldas

          Mas ai o cara não pode dar a opnião dele? Tudo precisa ser ipso facto? Ele montou um cenário provável para o que vai acontecer em face dos últimos acontecimentos na Rússia e o constante cerceamento dos direitos individuais.

          Do jeito que está indo a Rússia vai acabar se isolando do mundo.

          • Ricardo Silva

            Ele pode expressar a opinião dele, esse é um direito que todos temos, mas ele poderia deixar isso claro né, “Na minha opinião vai acontecer X,Y,Z” … Mas no texto ele fala, “Oficialmente vai acontecer X,Y,Z” e depois no fim … “Não temos certeza de nada”, a Russia está fazendo o que ela acha que é certa, quando o EUA fazem o que eles acham que é certo, não existe esse sentimento de “Os EUA vão se isolar” é por isso que o Putin está puto, Quando os EUA disseram que a Rússia deveria respeitar as leis internacionais, o Putin respondeu “Que bom que os EUA e Alemanha reconhecem que existem leis internacionais”. Os EUA apoiaram a tomada da Ucrânia por um governo de extrema direita nacionalista e nazista, Só que a Rússia não é um Brasil da vida, em termos geopolíticos é ótimo o que está acontecendo, não que a Rússia seja flor que se cheire, mas os EUA precisam aprender a parar de meter o bedelho onde não é bem vindo.

          • Tipo o Brasil no Haiti?

          • tenfelipe

            Não entendi essa sua comparação de caso. Poderia desenvolver melhor? O que você acha que o Brasil está fazendo com o Haiti?

          • Gastando rios de dinheiro dos contribuintes, que ficam à míngua em hospitais, não possuem segurança e não conseguem nem ir ao trabalho livres de um bando de arruaceiros depredando ônibus.

    • Você diz o caso da NSA, denunciado pelo Snowden, que foi publicado pelo Washington Post e pelo New York Times?

      Eu acho que lá existe liberdade de imprensa sim.

      Quanto a fontes, serve a mesmo notícia no Russia Today, fantoche de Moscow e totalmente alinhado com o governo putin?

      http://rt.com/politics/154056-russian-bloggers-mass-media/

      • Ricardo Silva

        Mandei uma resposta que não foi publicada, belo exemplo de liberdade de imprensa e expressão.

    • Bruno Rocha

      Rússia, socialismo, comunismo, estado deus poderoso e absoluto;

  • Evgeny Morozov sempre cantou essa pedra.

  • Must crack Capitalism

    http://vimeo.com/87939821

  • Eles lá tiveram o “Marco Civil” deles no ano passado, e agora está ai o primeiro fruto…
    Aqui vai ser igual. Marco Civil aprovado, agora a presidente vai poder controlar a internet por decreto.

  • Ricardo Silva

    Mandei uma resposta ao moderador que não foi publicada, belo exemplo de liberdade de imprensa e expressão … sem mais …

  • Pingback: Rússia bane AMD, Intel e essa política dos processadores imperialistas()

  • Pingback: Google, Facebook e Twitter terão que guardar dados na Rússia()

  • Pingback: Rússia bane LinkedIn do país e força Apple e Google a removerem o app de suas lojas | HypeNews()

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Walmart, Cupom de desconto Ricardo Eletro, Cupom de desconto Extra, Cupom de desconto Adidas, Cupom de desconto Submarino, Cupom de desconto Americanas, Cupom de desconto Casas Bahia