Meio Bit » Arquivo » Internet » Facebook vai avisar quando seus amigos estiverem perto de você

Facebook vai avisar quando seus amigos estiverem perto de você

Ferramenta Nearby Friends do Facebook vai notificá-lo toda vez que seus amigos estiverem perto de você

10 anos atrás

facebook-nearly-friends-001

Para aqueles que são paranoicos em relação ao Facebook coletar informações sobre todos os aspectos de sua vida, a novidade anunciada ontem vai derrubar os poucos cabelos que ainda lhes restam: a rede social revelou o novo recurso chamado "Nearby Friends", que vai permitir que você rastreie seu amigos quando estiverem próximos.

Não que a ferramenta seja exatamente uma novidade - o Google Latitude já utiliza esse recurso -, mas convenhamos que o potencial dessa ferramenta especificamente para o Facebook é imenso. Ao ativar o Nearby Friends, o app do iOS ou Android vai utilizar os dados de geolocalização do smartphone ara triangula sua posição e a de seus amigos, e vai notificá-lo sempre que algum estiver próximo de você; além disso é possível restringir as notificações a amigos específicos, portanto quem você não quer encontrar não saberá onde você está. Portanto, para que duas pessoas recebam notificações uma da outra é preciso que além de ativo, ambos não estejam nas listas mútuas de encontros indesejáveis.

facebook-nearly-friends-002

Com o Nearby Friends será possível compartilhar a localização exata com os amigos (como um Foursquare direcionado), avisar contatos de onde você estará em um momento específico e avisar familiares quando você estiver viajando, mostrando a eles arredores de onde você está.

Agora a parte óbvia, o Facebook não faz isso porque é bonzinho com os usuários. Ao absorver informações de localização em tempo real, ele poderá oferecer ads específicos de acordo com a posição e gostos pessoais dos envolvidos ao cruzar o banco de dados de todos os usuários envolvidos num encontro, por exemplo. Apesar de um porta-voz do Facebook ter declarado que "a intenção do Nearby Friends não é oferecer ads", eu duvido muito que ele não será usado para tal.

A ferramenta será disponibilizada nas próximas semanas nos Estados Unidos.

relacionados


Comentários