Meio Bit » Arquivo » Mobile » Finja surpresa: graças à Apple Store BR, os gringos descobrem que nosso iPhone é o mais caro do mundo

Finja surpresa: graças à Apple Store BR, os gringos descobrem que nosso iPhone é o mais caro do mundo

Você pagaria quanto por um iPhone 5S? A loja brasileira da Apple foi inaugurada lá no Rio de Janeiro e a imprensa estrangeira estranhou que nossos iGadgets são bastante caros. Alguma surpresa?

10 anos atrás

Laguna_AppleStore_WorldMap

Localização das lojas físicas da Apple pelo mundo. (Crédito: Gary Allen)

Na manhã do sábado, dia 15, a Maçã do tio Trabalhos inaugurou sua primeira loja física no Brasil: a Apple Retail Store situada no Rio de Janeiro é também a primeira na América Latina.

Embora a Siri ainda não esteja em bom português, nosso país é o 15º em que a Apple opera sua própria rede de lojas e, se lembrarmos bem o que o Tim Cook dizia naquela entrevista, a intenção da empresa é aumentar o foco nos países emergentes, et cetera.

Inclusive o próprio CEO da Apple mandou um “obrigado” no Twitter:

Na falta de pautas melhores, a imprensa internacional foi pesquisar os preços do lojinha e ficaram assustados ao descobrirem o óbvio (para nós): o iPhone 5S oferecido aqui é o mais caro do mundo.

Pior: a abertura da loja atraiu um “rolêzinho” com mais de 1.500 pessoas e os gringos provavelmente acham que todo mundo foi comprar e aceitar pagar caro pelos desejados aparelhos. A renda média do brasileiro é por volta dos R$ 2.000 (US$ 836) mensais, pouco maior que a renda média chinesa, mas pagamos (você, eu não) aproximadamente 1.200 dólares por um simples iPhone 5S com 16 GB.

A empresa não faz caridade: a Apple quer obter lucro onde quer que esteja e os impostos brasileiros fazem com que produtos eletrônicos como o XBox One também sejam os mais caros do mundo. Também tem o caso do PlayStation 4, mas todo mundo sabe que é sacanagem da Sony mesmo e tem quem pague.

A abertura da loja da Apple a rigor não significa nada: quem é fã da Apple e não tem os três mil reais para comprar um iPhone no Brasil já sabe que o caminho das pedras é importar do exterior mesmo e talvez visitar a loja no Village People Mall só para sonhar um pouco. O tio Laguna não nega que adoraria ter acompanhado de perto a bela bagunça que deve ter sido a inauguração daquela loja na Barra da Tijuca, mas dormir na fila não é pra mim. Talvez para os loucos do vídeo abaixo:

relacionados


Comentários