Meio Bit » Arquivo » Ciência » Calma com o andor, o coelho espacial chinês está vivo

Calma com o andor, o coelho espacial chinês está vivo

Os boatos sobre a morte do robozinho Coelho de Jade foram um tanto quanto exagerados e mais irritantes que o uso excessivo dessa citação de Mark Twain. A mídia saiu correndo pra declarar a morte do robozinho lunar chinês, mas é com prazer que desmentimos nossos coleguinhas. O Coelho Está Vivo! Clique e veja as provas!

10 anos atrás

killer_rabbit

Depois de um incrível lançamento, que encheu de orgulho os datilógrafos da Agência Espacial Chinesa, o robozinho Yutu, Coelho de Jade desceu da sonda Chang'e 3 e começou a explorar a Lua. Primeira vez em 40 anos que um artefato feito pelo Homem executa uma manobra de pouso suave na superfície de nosso satélite.

Isso foi 14 de dezembro.

O Yutu estava preparado para enfrentar a noite lunar, 14 dias na escuridão, sofrendo o frio do vácuo do espaço, aquecido apenas por sua pilha atômica. Ele resistiu por dois dias lunares, mas na 3ª noite algo deu errado. Provavelmente a poeira lunar fez com que partes mecânicas travassem. Ele não conseguiu fechar os painéis solares que o protegeriam do frio.

A situação foi comunicada pelo “próprio” robô, já quando nada mais poderia ser feito. Nas redes sociais, o perfil do Coelho postou:

A má notícia é que eu deveria ter ido dormir esta manhã, mas antes disso, meus mestres encontraram algumas anomalias em meus controles mecânicos. Algumas partes de meu corpo não obedeciam aos comandos. Agora meus mestres estão trabalhando duro tentando me consertar. Mesmo assim, eu sei que é possível que eu não consiga sobreviver essa noite.

Eu originalmente pensei que poderia saltitar por aqui por três meses, mas se esta viagem terminar prematuramente, eu não estou medo. Se eles me consertarem ou não, eu sei que minha falha irá fornecer a meus mestres informações valiosas e experiência.

Eu vou contar a todos um segredo. Realmente não estou triste. Estou vivendo minha própria aventura, e como qualquer protagonista, encontrei um pequeno problema.

Boa noite, Terra. Boa noite, Humanidade!”

yutu-rover-on-the-moon-640x353

Isso tem umas duas semanas. De lá para cá não tiveram contato, e um site chinês reportou que a missão estava oficialmente encerrada e o Coelho de Jade estava morto. A mídia inteira foi atrás, do Engadget à AFP. Mas nós não, sabem o motivo?

Fontes. O tal site chinês é um site independente, não é uma agência oficial. Também não é uma publicação científica. Seguindo as lições do Mestre Will McAvoy, quem declara óbito é um médico, não uma estação de TV. Vejamos o que os Cientistas tem a dizer.

Pois bem: com ajuda de cidadãos fluentes em mandarim, blogs respeitados de astronomia descobriram um comunicado lacônico mas oficial, que dizia: “O Coelho parece estar melhor. Há evidências de que ele talvez tenha acordado. Vamos ver”.

Agora no final do dia o UHF Satcom, um perfil do Twitter de um site que monitora comunicações espaciais desde o ano 2000 postou o seguinte tweet:

satcom

Isso mesmo, downlink do Coelho de Jade, firme e forte. Entenderam? O Coelho não é tecnologia chinesa da Deal Extreme ou de satélite brasileiro, motherfuckers: é engenharia de precisão que faz iPads e iPhones.

Agora é sentar e rir dos jornais que publicarão ainda por mais uns dias, e dos portais até semana que vem que falarão da morte do Coelho.

De qualquer jeito, mesmo que o coelho estivesse morto, a Chang'e 3 continua funcionando e o feito chinês não teria sido diminuído em nada o climão da brincadeira de sempre nas reuniões do BRIC, quando sempre algum manda “quem aqui tem um programa espacial de verdade levanta a mão — você não, Brasil”.

Fonte: PS.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários