Meio Bit » Arquivo » Games » Botões demais

Botões demais

16 anos atrás

O site GamePro fez uma matéria muito interessante criticando o fato de que os controles de videogame se tornaram muito complexos, possuindo em alguns casos (PS3 e Xbox 360) até 17 botões.

Para defender sua opinião, o autor do artigo usa como exemplo o sucesso que a Nintendo alcançou com o Wii e comentários de duas pessoas envolvidas com a indústria. Phil Harrison, chefe da Sony, teria dito que "Dar um controle a uma pessoa é como dar uma arma carregada ou uma granada sem o pino, eles não sabem o que fazer". Já Cliff Bleszinski, designer de Gears of War afirmou que "sempre achou que os controles de videogames possuem muitos botões".

Para concluir a matéria, eles enumeraram cinco características que deveriam mudar nos controles para facilitar seu manuseio:

- Reduzir o número de botões na "parte frontal" e nos "ombros"
- Transformar o "Start" e o "Select" em um único botão de menu
- Acabar com o direcional digital
- Usar sensores de movimentos
- Disponibilizar periféricos adicionais (Nunchuk, guitarras, baterias, etc)

Na minha opinião acho as medidas um pouco radicais. Particularmente não vejo problema na quantidade de botões presentes nos consoles de hoje e sim na forma como eles são usados. Se um jogo não tiver uma jogabilidade inteligente, não adianta o joystick ter 2 ou 30 botões. Outro detalhe é que milhões de pessoas jogam no computador usando teclado e não preciso dizer que ele tem muito mais botões que um controle, não é mesmo?

relacionados


Comentários