Meio Bit » Arquivo » Hardware » Melhor Coreia finalmente terá seu primeiro smartphone Android chinês

Melhor Coreia finalmente terá seu primeiro smartphone Android chinês

Kim Jong-un dá avala para produção em massa do primeiro smartphone "produzido internamente", mesmo com a população norte-coreana não tendo acesso a internet

11 anos atrás

Arirang, o primeiro smartphone norte-coreano Made in China

Depois da curiosa decisão do Grande Líder Kim Jong-Un em lançar o Samjiyon, o primeiro tablet democrático do povo norte-coreano, um aparelho que apesar de pensado para ser conectado a internet não ter sequer 2G (mas conta com TV e material de propaganda), o gordinho ataca novamente. Ciente de que a população quer produtos com qualidade similar ao que seus irmãos da pior Coreia tem acesso (gadgets, o Girls' Generation é outro departamento), ele deu aval a produção do Arirang, o primeiro smartphone "produzido com tecnologia local".

Kim Jong-Un avalia o Arirang na "fábrica" em Pyongyang durante visita em 11 de maio

Ainda não há maiores informes do aparelho, além dos divulgados destacando a visita do Grande Líder à fabrica em Pyongyang em 11 de maio último. Segundo a agência estatal norte-coreana, o aparelho que está sendo fabricado no país é obviamente um smartphone Android "de última geração", que possui o nome técnico de AS1201 e conta com "câmera de alta resolução e display touch", nada além disso. Kim Jong-Un felicitou os funcionários da fábrica "pelo esforço patriótico em produzir dispositivos de ponta que farão aumentar o orgulho patriótico dos cidadãos norte-coreanos, com o país sendo capaz de produzir dispositivos de última geração".

O Grande Líder acompanha o trabalho de "fabricação" do Arirang

Ufanismos a parte, a verdade é que as fotos divulgadas pelo canal estatal não revelam nada sequer parecido com uma fábrica, os funcionários e o ditador são mostrados apenas inspecionando os smartphones. A bem da verdade, fontes indicam que o Arirang é fabricado na China e apenas averiguado na melhor Coreia, onde seguirá para venda após ser devidamente entuchado de propaganda.

A pergunta é: se o Samjiyon, o tablet local não possui nenhum tipo de conexão, como o Arirang irá funcionar? O mais provável é que ele seja conectado à intranet norte-coreana, já que o país é o único do mundo em que o acesso a Internet pela população é inteiramente proibido, salvo membros da elite governamental.

Fonte: NKT.

relacionados


Comentários