Meio Bit » Arquivo » Games » Mais um rumor: XBox One terá trava de região

Mais um rumor: XBox One terá trava de região

Porta-voz da Microsoft confirma que XBox One terá trava de região, mas não esclarece se ela será como no 360 ou física, como no Wii U

11 anos atrás

XBox One

Se tem uma coisa que eu sempre detestei em videogames é a trava de região. Como eu sempre gostei do estilo japonês de jogos, conseguir jogá-los em consoles ocidentais era uma verdadeira epopéia. De adaptadores de cartuchos a destravamentos mecânicos, tudo já foi usado.

O cenário hoje é o seguinte: a Nintendo manteve a trava, Sony e Microsoft abriram mão e seus consoles são livres, deixando a decisão a cargo das desenvolvedoras. No caso do PS3 apenas um jogo possui a limitação por região: Persona 4 Arena. Já no 360 vários títulos são travados, a maioria esmagadora sendo jogos japoneses (muitos deles não foram localizados, como a série de shmups Dodonpachi. Curiosamente outro game da CAVE, Mushihime-sama Futari, é region-free). Já nos portáteis o padrão sempre foi de serem livres, até a Nintendo decidir travar o 3DS. Do lado da Sony, tanto o PSP quanto o PS Vita são region free.

Mas segundo o mais recente rumor, parece que a Microsoft está mudando de ideia. Um porta-voz da Microsoft (estou começando a pegar ojeriza do termo "porta-voz" pois quase sempre vem bomba, quando não informações desencontradas) disse ao Digital Trends que o XBox One terá sim trava de região, mas não esclareceu se ela será no console ou seguirá o modelo atual, em que as softhouses decidem o que fazer.

"Tal como ocorre nas indústrias do cinema e música, os games precisam de diretrizes regulatórias específicas para cada região, antes de receberem a classificação indicativa. (...) Continuaremos a trabalhar com nossos parceiros para que essas diretrizes continuem a ser seguidas no XBox One."

Caso o modelo atual seja o adotado, ainda poderemos jogar alguns games livres ou talvez, como no 360, mudar a região do console para rodar os travados. Caso o bloqueio seja no console tal como no Wii U, temos um problema e talvez a solução nem seja se decidir pelo PS4, pois o presidente da Sony Computer Entertainment Shuhei Yoshida tem a resposta para essa dúvida mas não a dará agora, o que pode significar más notícias. Afinal, qual o sentido em não revelar se o console for livre?

O pessoal do Polygon entrou em contato com a Microsoft e outro porta-voz disse que "a empresa não tem nada a anunciar no momento".

Fonte: VG24/7.

relacionados


Comentários