Redação 16 anos atrás
Fazendo meu trabalho diário de denúncia de scammers, picaretas e outras formas de vida dos esgotos da internet, deparei-me com um email (mais um) sobre o Orkut. Meu perfil seria deletado, etc, etc. Fui procurar o site para alertar da invasão. Como a página tinha apenas um flash que não carregava no Firefox, fui para o nível acima, a empresa responsável pela hospedagem do mesmo.
Nesta descobri um link para um chat ao vivo. Excelente. Sabendo que esses scammers mandam centenas de milhares de emails, quanto mais rápido a denúncia for feita menos gente cai no golpe, pois o arquivo maligno será prontamente apagado, certo?
Errado. A atendente parece não ter sido muito treinada no conceito de co-responsabilidade, conivência com atividade criminosa e agilidade, pois insistiu em me pedir um email que seria encaminhado ao responsável.
Virar para o lado e dizer "fulano, tem alguém aqui falando que um cliente foi invadido, pode ver se é sério" é pedir demais. Chat online pelo visto só serve pra vender servidor.
Um velho ditado diz para nunca atribuir à malícia o que pode ser explicado por incompetência. Que assim seja.
Abaixo, o diálogo.
cardoso: denuncia de uso fraudulento dos serviços
Está agora a falar com Joyce of //empresa conivente//.
Joyce: Bom dia.
Joyce: em que posso ajudar?
Joyce: no caso solicito que poeça ao responsável pelo site que abra um chamdo informando, para que possamos verificar a questão.
Joyce: então por gentileza encaminhe a situação ocorrida para [email protected] para que eu possa encaminhar para a equipe responsável.
Joyce: OK?
Joyce: precisao de uma notificação para encminhar para a equipe responsável.
Joyce: preciso de uma notificação registrada, e se eu abrir será uma notificação minha, mas não sou eu quem está denunciando nada.
Joyce: Poderia encaminhar o email por gentileza?
Joyce: Por nada.
Joyce: Tenha um bom dia.