Gilson Lorenti 11 anos atrás
Acho que todo mundo estava se perguntando qual das novas câmeras full frame que chegaram ao mercado fazem o melhor vídeo. A coisa está tomando proporções que eu nunca poderia esperar. Depois dos megapixels e qualidade em ISO elevado, o que manda na corrida pela preferência do consumidor agora é a qualidade do vídeo em Full HD. E não é para menos. A Canon 5D Mark II deu início a todo um mercado de vídeo que se utiliza das câmeras DSLR para produzirem peças publicitárias, filmes, documentários e filmagem de eventos de forma profissional. Isso se deve ao relativo preço baixo dos equipamentos (se comparados às câmeras de vídeo profissionais) e também pela grande disponibilidade de lentes de alta qualidade no mercad0 de novos e usados.
Depois desse início a Nikon também entrou na briga e agora temos a Nikon D800 batendo de frente com a Canon 5D Mark III. Como não poderia deixar de ser, já temos um primeiro comparativo entre a capacidade de filmagem das duas câmeras. O vídeo está disponível no Vimeo e foi postado pelo usuário Joe Marine. O comparativo ainda tem como bônus a participação da 5D Mark II, que foi a câmera que começou tudo isso. Todos os equipamentos filmaram a mesma cena com a mesma quantidade de luz. Também foi utilizada uma única lente para as três câmeras, a Nikkor 85mm f/1,4. A metodologia é bem simples. O processo de gravação foi feito com temperatura de cor em 3200K e com velocidade do obturador em 1/50s. A velocidade ISO foi sendo aumentada gradativamente começando em 500 e terminando em 25.600. Vejam abaixo o resultado.
Embora o ISO seja definido por um padrão internacional e, teoricamente, deveria ser igual para todos os equipamentos, notamos que a Nikon D800 consegue uma melhor captação de iluminação e de detalhes. Provavelmente se trata de algum elemento de software. Porém, isso tem um preço (também por conta da maior densidade de pixels), pois o ruído gerado é mais palpável. Mesmo em ISO 25.600 a 5D Mark III ainda mantém uma qualidade aceitável de imagem e, pelo menos em minha opinião, uma melhor representação das cores. Porém, cada um deve tirar sua própria conclusão.