Meio Bit » Arquivo » Internet » Avalie Meu Rato

Avalie Meu Rato

12 anos atrás

Mestre Splinter levando o lanche pros meninos

Por ter telhado de vidro o brasileiro em posição de poder (e isso vale para todo mundo, do Ronaldo ao Sarney) odeia comediantes. Desde tempos imemoriais sabe-se que a crítica através do humor inteligente é a pior de todas, pois não pode ser respondida através de retórica demagógica.

O sarcasmo é a pior dessas formas de humor, pois dá a falsa impressão de concordar com o objeto da crítica, que em geral não é lá muito esperto mesmo. Ver os argumentos do criticado elevados ao exagero serve como uma lente de aumento, amplificando o absurdo das posições defendidas.

Por isso o Rate My Rat é tão bom.

Todo mundo concorda que ratos são um problema sério no metrô de Nova York. OK, todo mundo menos os ratos. Só que as autoridades assumiram a postura de “isso é sério, tem que ver isso”, “tomaremos providências, eventualmente” e varreram o problema pra debaixo da mesa, onde um rato imediatamente o abocanhou e levou pra toca.

mestresplinterisDEAD

Ficar o dia inteiro “mimimi tem rato no metrô” seria pura encheção de saco. Como manter o problema na mídia, sem cair no militantismo manifestista (estou bem Odorico hoje) de Passeatas da Semana?

O Sindicato dos Trabalhadores dos Transportes Públicos de Nova York decidiu que a melhor forma de chamar atenção para os ratos do metrô era fazer com que as pessoas… prestem atenção neles. E nada melhor que um concurso, onde você fotografa ou filma seu rato preferido e sobe para o site, onde pode inclusive votar no rato mais nojento, na Rat Gallery!

Agora é esperar viralizar e ver a prefeitura correndo atrás do prejuízo, sem poder negar o problema (a quantidade de vídeos e fotos online é impressionante) e sem poder usar a desculpa “estamos tomando providências”, quando claramente não estão.

Só não sei se isso daria certo aqui, provavelmente alguém sugeriria que uma hashtag no Twitter ou avatar de rato no Facebook são mais eficientes…

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários