Meio Bit » Arquivo » Games » Para governo suíço, pirataria aumenta as vendas

Para governo suíço, pirataria aumenta as vendas

12 anos atrás

dori_pir_08.12.11

Um dos argumentos mais utilizados pelas pessoas que defendem as cópias ilegais é que a pirataria não prejudica a indústria e sim é uma maneira de permitir que alguns tenham acesso a produtos que não poderiam ou estariam dispostos a pagar, mas que depois acabam sendo adquiridos legalmente.

Particularmente nunca gostei muito dessa linha de raciocínio, mas o governo suíço pensa diferente e usou tal defesa para manter uma lei no país que permite que os habitantes possam obter gratuitamente pela internet músicas, filmes e jogos, desde que para uso pessoal. Segundo eles, um estudo baseado em outro feito na Holanda mostrou que o valor economizado pelos consumidores acaba sendo gasto com entretenimento.

O documento diz que os cerca de um terço dos cidadãos suíços acima de 15 anos que baixam conteúdo pirata são aqueles que mais compram músicas em lojas e o mesmo ocorre com os games. Além disso, para eles a internet surgiu como uma maneira de permitir que as criações sejam disseminadas mais facilmente e as empresas que sairão vencedoras dessa situação são aquelas que souberem usar a tecnologia a seu favor.

Tal informação provavelmente será usada como exemplo por brasileiros, desconsiderando completamente a realidade financeira e cultural dos habitantes da Suíça ou da Holanda e continuo não conseguindo entender muito bem porque as pessoas se acham no direito de ter gratuitamente aquilo que outros dedicaram tempo e dinheiro para ser produzido. Será que é tão difícil aceitar que existem profissionais que ganham a vida fazendo música, filmes ou games e que eles merecem ser pagos por isso?

[via TorrentFreak]

relacionados


Comentários