San Picciarelli 11 anos atrás
Há uma sequência de sub-redes sociais que normalmente, uma atrás da outra, atuam como pequenos parasitas do Twitter ou do Facebook a oferecer algo micro no mesmo formato.
Aplicativos como o Path, Viddy, Instagram e companhia, cada um ao seu jeito, oferecem a oportunidade do sujeito publicar para o mundo fotos, vídeo ou texto em seus servidores, clonando tudo nas redes sociais mais populares.
O Yiip segue a rima, só que com apenas 10 segundos... de voz. Há algumas vantagens coisas nele. Como por exemplo a possibilidade de formar grupos fechados para troca de Yiips (sim, mais um nome todo hipster para a sua coleção). Mas, considerando serviços como o iMessage ou os Voxer/Pingchats da vida, que vantagem Maria leva?
É meio que a mesma coisa... não leva. Carrega.
Pessoalmente, acho que o 'tweet' falado é bem mais interessante do que o escrito. Entretanto, não acho que deva atingir um grau tão alto de popularidade (muitos já falharam), especialmente pelo fato de que a maioria das pessoas não gosta muito de se expor via voz. Essa massa prefere o anonimato de um nickname boboca e se escondem atrás de algum ataque mais tolo ainda.
Em prol da 'liberdade de expressão', ainda por cima reclamam que não tem direito à voz, fabricando-se como 'Personae Non Gratae' até entre outros leitores e conseguindo que seus IPs sejam simplesmente bloqueados Blogs afora -- aliás, alguns aqui já foram tarde, Hail! (Oi-Tchau Klinger. Aproveite sabiamente o outro nick que lhe resta...)
Mas de volta ao Yupie-Yiip, as notinhas de voz dessa rede social são classificadas por popularidade e podem ser curtidas ou favoritadas como as de outras redes que você já conhece.
Do que eu achei bacaninha no teste que fiz em um grupo fechado - afinal, temos que fazer aquela força para achar o bom - está a possibilidade de editar o Yiip adicionando pequenos efeitos sonoros e/ou recortando o áudio para deixar tudo mais ajeitado. Como os filtros do Instagram, só que para o som. Mesma idéia, maquiagem diferente.
Você pode adicionar uma imagem da sua biblioteca e também um mapa com a sua geo-localização. Pronto, o Kit Pariu da Dona Maria Gazeta está completinho. Em alto e bom som.
Bem, no final do dia, o Yiip é sobre criar uma comunidade ao redor de pequenos tweets de voz, com adicionais (foto/mapa/edição), linkando tudo com as suas outras redes socias. Você você você você você você você... quer?
É a velha história de sempre: ainda não há app para Android, o criador diz que está no forno, mas na verdade está é esperando ver se pega no iOS para investir no outro. Normal.
Yiip (free)