Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro Fotografia de Espetáculo de Emídio Luisi

Livro Fotografia de Espetáculo de Emídio Luisi

12 anos atrás

Demorei um pouco para escrever sobre este livro. Estou com ele desde a Photo Image Brazil deste ano, mas a demora não se deve a ser um livro difícil ou chato, mas pelo fato de poder saborear de maneira agradável todas suas informações. Tenho um carinho especial pela figura de Emidio Luisi pelo fato de considera-lo meu verdadeiro primeiro professor de fotografia. Há 15 anos atrás, a prefeitura do Município o trouxe para ministrar uma oficina de fotografia para comemorar o aniversário da cidade. Parte de minha paixão pela imagem nasceu neste dia.

Emidio Luisi tem sua especialidade na fotografia de espetáculo, tanto teatro quanto dança. Ao procurar pelo seu nome na internet vamos encontrar centenas de citações e várias imagens que comprovam o seu talento. Agora, a Editora Photos o convocou para colocar todo este conhecimento em um livro que se torna obrigatório para todos que querem fotografar um palco. Tomando por experiência própria digo que não é fácil registrar uma apresentação teatral. Dança deve ser uma experiência ainda mais complexa. Então, se você está pensando em entrar nesta carreira, então o livro é obrigatório.

O primeiro ensinamento que temos no livro, e está logo em sua epígrafe é que fotógrafos de espetáculo devem ser invisíveis. Para o bom andamento do trabalho ele não deve chamar mais atenção do que o espetáculo que está fotografando. O livro é organizado em sete atos, como uma peça de teatro. Metade do livro trata de temas absolutamente técnicos, ensinando o básico para quem está começando. A apresentação faz uma comparação entre o analógico e o digital e fala um pouco sobre fotometria, balanço de branco e a utilização do preto e branco.

O primeiro ato é uma grande introdução. Temos uma discussão sobre sensibilidade, concentração, conhecimento técnico e rapidez. Em uma peça de teatro tudo acontece muito rápido. É preciso estar preparado e conhecer bem seu equipamento. O Segundo Ato fala apenas dos diferentes tipos de luz de cena. A parte mais importante, segundo minha avaliação, é a parte que fala sobre temperatura de cor. Cada vez menos os fotógrafos iniciantes se preocupam em saber sobre isso. Lição importante deste capítulo: nunca utilize flash. O Terceiro Ato fala da importância do equipamento (ter duas câmeras é o melhor caminho), a questão da fotometria e como se posicionar durante uma apresentação.

O Quarto Ato é dedicado inteiramente à composição, sendo que a técnica escolhida para ser aprofundada é nossa velha conhecida Regra dos Terços. O Quinto Ato, chamado de Por Trás do Palco, é dedicado à importância de se também registrar as imagens dos bastidores. Elas podem render um material exclusivo para o fotógrafo. A energia dos bastidores antes do espetáculo é uma das coisas que o público fica privado, portanto se torna muito interessante para a fotografia. Finalmente chegamos ao Sexto Ato onde é tratado do espetáculo em si. Aqui temos a discussão sobre ritmo, harmonia e emoção, bem como a diferença entre usar cor e preto e branco e a importância de fotos de divulgação do espetáculo antes da estreia.

Por fim temos o Sétimo Ato, chamado simplesmente de Gran Finale. Uma pequena conclusão onde o principal é a importância atemporal da fotografia. Uma pequena poesia em um livro onde as imagens são um atrativo que demonstra a arte em se fotografar arte. O livro possui uma ótima encadernação em papel de alta qualidade. São 163 páginas com mais de 100 fotos feitas pelo mestre ao longo de sua carreira. Infelizmente tenho que admitir que está não é uma resenha imparcial. A emoção me toma e, se você vive fotografia da mesma maneira que eu, então vai entender completamente o que estou falando quando tiver está obra em suas mãos.

O livro Fotografia de Espetáculo de Emidio Luisi está a venda no site da Editora Photos e o valor do investimento é de R$ 89.00. Vale a pena comprar.

relacionados


Comentários