Meio Bit » Arquivo » Internet » Tenha seu próprio Google

Tenha seu próprio Google

17 anos e meio atrás

O Google, acaba de lançar um serviço bastante interessante, o Google Co-op, que permite que você monte pesquisas da maneira que desejar, usando o Google.

Testei o sistema e é bastante impressionante.

Com ele você pode montar uma página de pesquisa sua no Google com várias opções de customização.

O sistema permite que você personalize:

  • Título
  • Descrição
  • Palavras Chaves
  • Sites Incluidos
  • Visual
  • Incluir seu logotipo

Além da parte de customização, você ainda pode incluir seu ID do programa AdSense para que seja remunerado nos anúncios exibidos na pesquisa (ou, se desejar, solicitar que nenhum anúncio seja incluído).

Quando você define os sites o sistema permite que você decida se deseja que a pesquisa ocorra somente nos sites incluídos ou se em toda a web, dando ênfase para os sites incluidos.

O Google já permitia algo similar a isto com o AdSense para pesquisas, onde você podia definir até 3 sites e o Google exibiria seus anúncios do AdSense quando fosse utilizada esta busca, porém esse sistema é uma enorme evolução sobre o AdSense para pesquisas.

A capacidade de customização é muito maior e a otimização pode ser feita de forma bem satisfatória, levando a pesquisa a se integrar bem ao seu website.

Você pode usar o sistema de várias maneiras:

  1. Usar a página fornecida pelo Google.
  2. Colocar uma caixa de pesquisa em seu site que usará esta pesquisa.
  3. Colocar a caixa de pesquisa e mesclar a página de resultados com uma página do seu site.

A terceira opção é a que dispõe de mais recursos, porém é a mais complicada de deixar funcionando (apesar de ser, ainda, bem simples).

É possível, também, definir colaboradores para a pesquisa, de forma que outras pessoas possam editar os detalhes, como palavras chaves e sites incluídos, por exemplo, isso pode ser uma mão na roda para sites colaborativos ou que tenha vários administradores.

Criei uma página de exemplo para que possam ver como ficam os resultados, o endereço fornecido pelo Google é bem estranho, por isso recomendo a utilização da integração com o site, para não deixar seus visitantes confusos.

Existem alguns aspectos que poderiam melhorar e o principal deles seria a possibilidade de importar a lista de sites a partir de um arquivo OPML, pois, para quem tem muitos sites é ruim ter que digitar um a um.

Apesar de existir uma opção avançada, feita através de um arquivo XML, esta configuração avançada não permite a definição dos sites incluídos, mas permite a inclusão de vários parâmetros que não estão incluídos no painel principal.

Além disso a digitação dos endereços de subdomínios deve ser feita individualmente, o que pode complicar para quem utiliza muitos subdomínios.

Uma opção, para adicionar vários sites é o Google Maker, um bookmarklet que permite que você adicione sites a sua pesquisa enquanto está navegando.

No geral, é uma ferramenta excelente e que pode melhorar consideravelmente a pesquisa em sites que não disponham desta tecnologia e mesmo para os que já disponham de uma pesquisa mais simplificada.

PS.: Quando solicitar a associação do Google AdSense com os resultados da pesquisa, o Google lhe enviará um e-mail com um link para confirmar a operação, este link vem com um erro, existe um ponto no final do mesmo que deve ser retirado, caso contrário não ocorrerá a validação.

relacionados


Comentários