Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Cúmulo do Hype: Deutsche Telekom aceitando reservas para o iPhone 5, que a rigor sequer existe.

Cúmulo do Hype: Deutsche Telekom aceitando reservas para o iPhone 5, que a rigor sequer existe.

12 anos e meio atrás

shut-up-and-take-my-moneyParece óbvio mas todo mundo convenientemente esquece que a Apple NÃO tem um roadmap público de lançamentos. A rigor Steve Jobs pode ter deixado um bilhete na mesa dizendo “acabou, não faremos mais iPhones” e isso estaria sendo implementado neste exato momento.

Não existem datas oficiais para lançamentos da empresa. Quando o iPad 2 “demorou” a aparecer, alguns colunistas escreveram que a Apple estava atrasada, como se estivesse escrito em algum lugar que ela deveria entregar um novo iPad até o dia XX.

Essa estratégia tem várias vantagens: Confunde a concorrência, por não saber quando e se um produto novo será lançado, evita o marketing negativo dos atrasos e passa a idéia de que qualidade vem em primeiro lugar, que o produto só é lançado “quanto estiver pronto”.

No caso da Apple deu tão certo que as pessoas antecipam produtos que não existem oficialmente, fazem protótipos falsos, especulam sobre a tecnologia e se impacientam com a aura de mistério. Mistério esse que gera situações surreais como a Deutsche Telekom alemã. Desde o dia 5 de Setembro estão aceitando reservas para consumidores interessados em comprar o iPhone 5, ou seja lá o nome do próximo celular da Apple, SE ele existir.

Repetindo: Tem alemão reservando um celular que não existe por um preço que ninguém sabe qual é e lançamento em data indeterminada.

Me parece um exemplo de ovelhização extrema, algo digno de fãs de Twilight, O grande mérito da Apple tem sido, mesmo com essa base de consumidores sem critério, capaz de manter a qualidade e o cuidado com que seus produtos são projetados.

Esperemos que continuem.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários