San Picciarelli 11 anos e meio atrás
A Mozilla anunciou o lançamento da esperada versão para o Android 3.0, Honeycomb, adicionando melhorias à versão já lançada para smartphones.
Assim como em outras versões recentes, o novo Firefox para tablets inclui o "Awesome Bar", uma ferramenta para acesso rápido à sites favoritos junto à barra de navegação.
Mas a maioria das mudanças está na programação da versão e os usuários não verão nada muito além desse adicional e de um visual mais "honeycomb" do Firefox.
'Awesome Bar'
Dependendo de como você segurar o tablet, há uma interface de abas (tabs) na lateral que se converte automaticamente em dropdown, facilitando bastante a navegação e também agradando aos olhos pela simplicidade.
O Firefox para Honeycomb procura mostrar agora que a Mozilla está cada vez mais preocupada em remover o que não é necessário no browser para tornar a experiência de navegação o mais simples e limpa possível.
'Abas, formatos de Retato e Paisagem'
De todos os navegadores, o Firefox pode ser aquele com o maior desafio quando falamos em objetivos de simplicidade e minimalismo. Especialmente pelo fato de ser o navegador hoje com a maioria absoluta de add-ons e extensões desenvolvidas e, onde para alguns usuários, seu ambiente pode ser terrivelmente super populado.
No caso da versão tablet, isso parece ter dado lugar a uma preocupação especificamente voltada para a navegabilidade, onde até o momento não se fala em extensões e a oferta ao internauta não passa de adições bem específicas, como as mencionadas acima ou então a possibilidade de navegar pelas abas com o polegar esquerdo e fazer a rolagem de conteúdo pelas páginas com o direito.
"Abas: acesso com o polegar esquerdo"
No modo retrato (portrait) as abas movem para a barra superior em formato de menu, no topo da tela, liberando totalmente o espaço de navegação. Algo realmente joinha.
Pensando no que a Apple fez com o próprio iOS (Lion), levando parte da experiência do iPad para o desktop, a Mozilla bem que poderia pensar em inserir essas melhorias nos seus principais navegadores OS.
Não pude verificar bugs ou problemas com fechamento espontâneo do navegador e tudo parece contar com o bem sucedido histórico da Mozilla de lançar versões redondas e bem cuidadas.
Abaixo, dois screenshots que tirei a partir de um Galaxy Tab 7" na versão imediatamente anterior ao Honeycomb (Gingerbread), mostrando que a Mozilla preservou o esquema de polegares de uma versão para outra.
[via Ian Barlow]