Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Livro Fotografia de Espetáculo de Emidio Luisi

Livro Fotografia de Espetáculo de Emidio Luisi

13 anos atrás

Fotografar espetáculos é uma arte que poucos entendem. Entre estes poucos podemos destacar Emidio Luisi, uma das grandes referências da fotografia de espetáculo no Brasil. O assunto me é muito agradável por duas razões. A primeira é que muito recentemente me descobri um apaixonado pela fotografia de teatro. Como muitos puderam  conferir no pequeno texto que escrevi aqui no Meio Bit sobre minha primeira experiência. Desde essa época aprendi muitas coisas com outros profissionais que atuam na área, o que deve render outro texto muito em breve. A segunda razão é que Emidio Luisi foi meu primeiro professor de fotografia. Infelizmente foi apenas um workshop em 1997 (ele nem deve lembrar-se disso) na oficina denominada "Caçadores de Imagens" aqui em Presidente Prudente. Muito do que ensino até hoje é baseado na metodologia que ele desenvolveu nessa pequena aula.

Mas, toda essa lembrança serve apenas para valorizar ainda mais o novo lançamento da Editora Photos que está colocando no mercado o livro Fotografia de Espetáculos de Emídio Luisi. O livro é recheado de dicas e fotos feitas pelo fotógrafo em mais de 30 anos de carreira registrando peças de teatro, espetáculos de dança e shows. Segundo o texto de lançamento da publicação o livro é leitura obrigatória para quem pretende ingressar no universo do registro de espetáculos, a obra não é o que se pode chamar de um “guia prático”. Entretanto, oferece ao leitor a oportunidade de transitar por situações reais, a partir de exemplos tirados do trabalho do fotógrafo, que há mais de 30 anos dedica-se à fotografia de palco; além de depoimentos de diretores, coreógrafos, iluminadores, cenógrafos e outros profissionais da cultura e da arte.

O livro chega com o costumeiro encadernamento da Editora Photos (com muita qualidade) e possui 172 páginas coloridas. O lançamento oficial do livro acontecerá no dia 23 de agosto, às 19h, na FNAC Pinheiros, em São Paulo. O fotógrafo ítalo-brasileiro Emidio Luisi publicou vários livros autorais, entre os quais "O palco de Antunes - 50 Anos de Teatro", "Ballet Stagium - 35 anos" e, também, do bailarino japonês de butô, Kazuo Ohno pela editora Cosac Naify. Fotografou no Brasil e no exterior vários festivais de dança, teatro e música, como o Free Jazz Festival, Carlton Dance Festival, Bienal Internacional de Dança de Lyon, Festival de Teatro de Avignon, na França, entre outros. Além de estar à frente da Fotograma, escola de fotografia, em São Paulo.

relacionados


Comentários