Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Boas vibrações: Luva com dispositivo vibratório oferece poderes de super-herói.

Boas vibrações: Luva com dispositivo vibratório oferece poderes de super-herói.

13 anos atrás

Touching glove technology git

Que tal ganhar alguns super sentidos a mais? Pode custar bem menos que levar uma picada de inseto ou hibernar numa câmara de raios ultra-violentos, sendo senão tão simples quanto... vestir uma luva.

Uma equipe de designers do Instituto de Tecnologia de Georgia apareceu com uma idéia incrivelmente eficiente. A ponta de cada dedo em uma luva especial começa a vibrar no momento em que toca minimamente alguma superfície, amplificando e muito a quantidade de dados cuja sensação seria experimentada naturalmente pelos dedos.

A coisa toda funciona através de um processo conhecido como ressonância estocástica e parte da premissa de que a adição de white noise (ruído branco) a uma parte do corpo pode aumentar a percepção de estímulos sensoriais como a visão, audição, de equilíbrio espacial e a sensação toque.

A mágica acontece através de uma pequena lacuna na ponta dos dedos - inicialmente no dedo indicador, ou o fura-bolo se preferir - que permite o contato direto com a pele do dedo da mão, mas também com um dispositivo conhecido como "atuador".

O atuador é feito de uma liga de camadas de zirconato agrupadas umas sobre as outras, afim de gerarem juntas o tipo de vibração em alta-frequência quando do momento mínimo do toque, para que o dedo possa assim receber os estímulos de proximidade.

A luva acima foi testada em 10 voluntários adultos. As tarefas incluíam desde terem seus dedos alfinetados com objetos pontiagudos em diversas intensidades, até descrevem a sensação de perceber um filamento de fibras incrivelmente leves e também diferentes texturas em lixas de papel.

A cada tarefa, os pesquisadores puderam observar melhoras substanciais na sensação de toque dos voluntários, bem além das encontradas normalmente em qualquer pessoa.

Embora tenham ocorridos certas variações de pessoa para pessoa, foi consenso de que todos experimentaram um aumento significativo na experiência de percepção sensorial com o uso da luva.

Estes experimentos podem ser uma saída para pessoas com debilidades sensoriais causadas por inúmeros fatores e também podem ser um instrumento de grande valia para tarefas que requerem alta precisão e destreza manual, tais como cirurgias complexas ou separar o feijão de sábado na casa da sua sogra.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários