Rodrigo Ghedin 12 anos atrás
Após lançar um ereader diferente, com uma telinha inferior sensível a toques e bem colorida dividindo espaço com a tradicional de eink, a Barnes & Noble continuou inovando com seu NOOK. Na sequência, anunciou o NOOK color, um tablet disfarçado de eraeder que, com jeitinho, acaba virando um tablet Android dos mais baratos.
De volta desse quase-embate com iPad e similares, a B&N voltou às origens hoje, com o anúncio do NOOK Simple Touch Reader, um ereader com eink sensível a toques, o que não é exatamente novidade, mas chama a atenção por fazê-lo com uma nova tecnologia, baseada em infravermelho, que entrega uma tela bastante responsiva sem prejudicar a legibilidade, ao contrário dos antigos ereades da Sony que usavam camadas extras na composição da tela para permitir toques.
Novo NOOK Simple Touch Reader.
Bem pequeno (pode ser segurado com uma mão) e mais leve que o Kindle 3, seu principal concorrente, o novo NOOK também se livra de botões extras. Existe apenas um físico, o "home", que volta o ereader para a tela inicial. A traseira é arredondada e emborrachada, o que facilita ainda mais a empunhadura.
As comparações com o vitorioso ereader da Amazon continuam. De acordo com a B&N, o novo NOOK tem 80% menos do efeito "pisca-pisca", um problema curioso na transição de páginas no eink, onde a página meio que muda para um esquema de alto contraste antes de ser efetivamente alterada, e o dobre da bateria, garantindo até dois meses longe da tomada.
Por dentro, memória embutida de 2 GB e espaço para microSDHC, conexão Wi-Fi (Nada de 3G), processador TI OMAP3 de 800 MHz e Android 2.1 — mas não espere rodar Angry Birds nele.
A B&N ainda promete uma espécie de rede social interna, a NOOK Friends, com recomendações e comentários de livros, além de conexão com Facebook e Twitter, tudo permeado pelo myNOOK.com (ainda um simples redirecionador).
O novo NOOK chega no dia 10 de junho, por US$ 139 — mesmo preço do Kindle 3 ad-free. Confira dois vídeos abaixo, um oficial, outro do This is my next (um hands-on; repare na fluidez da interface touchscreen):