Rodrigo Ghedin 12 anos atrás
Sabe aquele filme típico de ação, onde o mocinho vence o exército inimigo sem a ajuda de ninguém, fazendo uso das táticas mais descabidas, inacreditáveis, nada reais? O Campo de Distorção da Realidade começa a adquirir traços de filme "B" de ação...
A Apple veio a público para responder a acusação de que guarda, no iPhone, todo o itinerário dos seus proprietários, mesmo com os serviços de localização desligados. Acusação grave, afinal, trata-se de um dado extremamente sensível.
No formato Q&A, a empresa de Steve Jobs já começa na defensiva, com um enfático "não, não estamos registrando os seus passos pelo iPhone". Nas perguntas seguintes, com mais detalhes, é explicado que, sim, a Apple colhe informações de localização (oi!?) que são enviadas de forma anônima e criptografada para ajudar o gadget a localizar conexões e sincronizar o GPS com mais rapidez. Esses dados formam um banco de dados comunitário que é compartilhado entre donos de iPhone, em pequenas doses, para ajudar justamente no aspecto citado acima.
Contraditório.
Um ano registrando os locais por onde o usuário passa, mesmo quando os serviços de localização estão desligados? Ambos bugs, segundo a Apple, que serão corrigidos com uma atualização gratuita do iOS nas próximas semanas. A próxima grande atualização do sistema também trará um reforço nessa área, com criptografia do arquivo que registra os passos do usuário.
Anteontem, Steve Jobs em pessoa respondeu a uma pergunta, feita por email, sobre o "LocationGate", termos que vem sendo utilizado para se referir a essa polêmica envolvendo a localização de usuários do iPhone. A pergunta, feita por um usuário, foi:
"Steve,
Você poderia explicar a necessidade te se ter uma ferramenta de localização passiva embutida no meu iPhone? É meio irritante saber que a minha localização exata está sendo registrada o tempo todo. Talvez você possa jogar uma luz sobre isso antes que eu mude para um Android. Eles não me rastreiam."
Com seu habitual tom lacônico, disse o manda-chuva da Apple:
"Ah sim, eles [Android] fazem também. Nós não rastreamos ninguém. A informação que circula é falsa."
Contraditório.
E durma-se com esse barulho...
Via Yahoo! Finance e Mashable.