Meio Bit » Arquivo » Mobile » Seu iPhone está registrando, sem que você saiba, todos os lugares por onde você passa

Seu iPhone está registrando, sem que você saiba, todos os lugares por onde você passa

Pesquisadores descobrem que iPhone e iPad registram todos os passos dos seus donos em arquivo desprotegido no próprio aparelho.

13 anos atrás

Big Brother is Watching You!

Big Brother is Watching You!

Uma descoberta gravíssima feita por dois pesquisadores, um deles ex-funcionário da Apple, deve colocar em alerta todos os donos de iPhone e iPad. Segundo eles, os dois iGadgets registram, sem avisar e sem o consentimento do usuário, todos os locais frequentados por eles.

Não adianta nem desligar o GPS; na ausência desse, utiliza-se a nem sempre precisa triangulação de torres de telefonia. Tudo é registrado num arquivo no iOS, e por "tudo" entenda latitude e longitude, com data e hora, de onde quer que você vá.

Para piorar a história, esse arquivo entra na sincronia do iPhone com o computador, que não é criptografada e acaba espalhando ainda mais esse tipo de dado extremamente sensível. Com a ajuda de um programa (iPhone Tracker), qualquer um de posse desses dados pode ter um relatório detalhado, de fazer inveja ao FBI. Sequestradores malvados, detetives particulares e esposas ciumentas devem estar esboçando um sorriso de orelha a orelha agora.

Mais motivos para chorar? Não tem como desativar essa coisa, nem segurando da forma certa. Aparentemente, o "recurso" foi implementado no verão do ano (inverno, aqui) passado, na versão 4 do iOS. Se você tem um iPhone ou um iPad desde aquela época, está com um registrador automático e à prova de desativações no bolso (ou na maleta, no caso do iPad) há quase um ano.

Os pesquisadores que descobriram a falha dizem que o arquivo contendo as informações de geolocalização não são transmitidos para servidores externos, o que ameniza a situação, mas ainda fica a quilômetros de deixá-la digerível. Sobre o objetivo da Apple com isso, especulam que, talvez, o histórico dos seus passos possa vir a ser usado em algum recurso ainda não divulgado.

Via Guardian.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários