Meio Bit » Arquivo » Indústria » Apple quer que a Samsung pare de "roubar suas ideias"

Apple quer que a Samsung pare de "roubar suas ideias"

Apple vai aos tribunais contra Samsung por achar que a fabricante coreana anda copiando suas ideias.

13 anos atrás

Galaxy Tab vs. iPad: segundo a Apple, parecidos demais...

Galaxy Tab vs. iPad: segundo a Apple, parecidos demais... (Foto por Arvid Bux)

Lançar tendências é o que toda empresa deseja. Ser a pioneira, ou pelo menos a primeira a fazer um produto de determinado nicho corretamente e/ou popular, é o sonho de qualquer CEO. Destaca a empresa, eleva os lucros, leva o produto para um patamar onde ele passa a servir de modelo para todo o resto da indústria.

Não é preciso ser especialista para constatar que, desde 2007, o iPhone molda o mercado de smartphones. Compare a primeira versão dele com o modelo top da época... N95? N95. Saíram os botões, entrou uma tela capacitiva enorme com ícones dispostos na tela inicial e muito cuidado com a experiência do usuário. Uma quebra gigantesca de paradigmas.

Entre 2007 e começo de 2010, vivemos uma fase terrível, onde a Apple reinava absoluta entre os smartphones parrudos. Tudo o que se via, de suas competidoras, eram cópias pioradas do iPhone, do design do aparelho ao próprio sistema operacional. Foi só com o amadurecimento do Android que as coisas mudaram e, hoje, com webOS e Windows Phone 7 ainda tímidos, mas como alternativas reais à dupla que lidera o mercado, a briga está mais heterogênea.

O que nos traz ao último embate jurídico envolvendo fabricantes de smartphones. A Apple ajuizou uma ação contra a Samsung alegando que a linha de produtos Galaxy é muito, mas muito semelhante à dos seus produtos, iPhone e iPad. Um representante da empresa de Cupertino declarou, sem meias palavras:

"Não é coincidência que os últimos produtos da Samsung se pareçam tanto com iPhone e iPad, do formato do hardware à interface de usuário, incluindo as embalagens. (...) Esse tipo de cópia explícita é errada e precisamos proteger a propriedade intelectual da Apple quando empresas roubam nossas ideias."

Assim parece crível a alegação da Apple (e talvez o seja, não estamos aqui para julgar, esse é o papel do juiz), mas quando entramos nos detalhes, fica tudo meio... estranho. A Wired diz que, numa das suas alegações, a Apple aponta que o Galaxy Tab é uma cópia fiel do design de produto da Apple, usando um formato retangular com bordas arredondadas (!), borda preta e ícones ordenados de forma muito semelhante aos do iPad.

O que a Apple queria, um tablet redondo?

Como todo processo judicial, esse promete se arrastar por algum tempo antes que uma decisão seja tomada. Além do Galaxy Tab, a Apple também atirou contra Galaxy S, Epic 4G e Nexus S.

Fonte: Gadget Lab.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários